• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Nutrição & Suplementos

xico1984

Member
xico1984

esses 3 kg que perdeste foram só ao inicio ou o peso continua a baixar? começaste em junho, chegaste aos 73 kg quando? é que se perdeste esse peso no primeiro mês ou 2 e depois estabilizou nos 73 kg, então o teu peso vai continuar nos 73 kg. se só chegaste aos 73 kg no último mês significa que estás num défice calórico ligeiro, portanto convém acrescentares mais 100 ou 200 calorias por dia (2 colheres de manteiga de amendoim ;)). só é difícil manter/aumentar o peso se não conseguires arranjar maneira de acrescentar calorias. aposta nas gorduras, é muito mais fácil.

sickflick

não precisas de usar mais whey, podes simplesmente alterar algumas das coisas que comes. ao almoço/jantar comer mais peixe/carne. aos lanches optar por um iogurte/queijo que tenha mais proteína, etc.

muita gente olha para a whey como se fosse um "alimento limpo", mas aquilo é comida processada, portanto não convém abusar.
Tenho vindo a perder gradualmente embora parece estar a estabilizar..
Com menos peso continuamos a necessitar das mesmas calorias diárias ou menos? Senão a treinar assim assim desaparece lol...

Alguém me da uma dica de um batido que possa fazer para beber de manha nayes de treinar que me de algumas calorias extra?
 

Carolina

Well-Known Member
quanto menos peso, menos calorias vais precisar. com o teu nível de actividade não me admira que tenhas de comer muito.

banana
manteiga de amendoim (ou um punhado de frutos secos à escolha)
aveia
água ou leite ou uma daquelas bebidas de soja/arroz/aveia/amêndoa (a de amêndoa é muito boa)
e juntas um molhinho de espinafres, agrião ou couve pelas vitaminas extra ;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Por uma questão de auto-preservação não vou ver o vídeo ahahah

Nao que?? Eu ja vi uma e duas e tres vezes, e vou ver outra... E digo-te mais... Quem vai pagar vai ser a Maria...;) mais logo.... Lol e mais nao digo....

Sckflick grrrrrrrrrrraaaaaannndaaaaa video maaann... Sick video man...lol

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
interessante e esclarecedor:

low_carb.jpg
 

Rapido

Well-Known Member
Carolina, no que toca a dietas low carbs, estas só serão aplicáveis caso se queira perder (ou no limite manter) o peso? Pergunto isto porque não será um pouco contraproducente uma pessoa bastante activa fisicamente ter uma alimentação low carbs?
 

Carolina

Well-Known Member
o objectivo da imagem é explicar que a quantidade hidratos é irrelevante. o que interessa são as calorias ingeridas (lower calorie intake) e as calorias gastas (higher calorie expenditure). as dietas low carb geralmente funcionam porque originam estas duas coisas, que por sua vez resultam num défice calórico diário, ou seja, perda de peso.

quanto à tua pergunta, a resposta é depende. já há muitos atletas hoje em dia a fazer uma dieta cetogénica (menos de 20-30 gramas de carbs por dia) e com sucesso. o problema é que para desportos onde a força de explosão é necessária, não é uma dieta boa. no entanto, nos ultra-maratonistas e outros desportos do género é fácil encontrar exemplos.

no ciclismo já há equipas a fazer uma coisa parecida. lembro-me de ler uma entrevista do froome onde ele dizia que não comia hidratos. só durante as provas é que consumia geis e bebidas energéticas.

claro que depois também depende do que consideras exactamente low carb. não há propriamente uma definição especifica. os carbs recomendados são entre os 45%-60% se não estou em erro, mas considerar low-carb sempre que se comer abaixo dos 45% não é muito correcto, porque cada pessoa tem necessidades calóricas diferentes. o pessoal que precisa de mais de 3500 kcal diárias, por exemplo, muitas vezes consome abaixo dos 45% pelo simples facto de não conseguirem comer um volume tão grande de comida. mesmo que façam só 30%, são 260g de carbs, que é uma quantidade bastante aceitável.
 

loudiogo

Member
@Carolina, numa entrevista à ciclismo a fundo o Geraint Thomas, tb fala que no ciclismo a alimentação é muito importante, principalmente a quantidade de gorduras que se ingere para ter energia suficiente em prova, já não me lembro ao certo das palavras dele, mas fiquei ao ler aquilo pensei que o gajo não comia hidratos
 

Carolina

Well-Known Member
sim, é provável que esse tenha sido um dos "segredos" da sky (coloquei entre aspas porque não é uma dieta propriamente desconhecida).

um dos objectivos da dieta cetogénica é exactamente a utilização da gordura corporal como combustível. o normal é o corpo humano ir sempre primeiro à massa muscular. para o wiggo ou o froome conseguirem perder peso sem perder potencia, significa que não terão perdido muita massa muscular, mas sim maioritariamente gordura.

mas é uma dieta complicada a nível de gestão. os carbs não podem ultrapassar as 20-30 gramas por dia e a proteína não pode ser muita alta. acho que não deve ultrapassar os 20% das kcal diárias, se não estou em erro. se a proteína for muito alta o corpo vai usar essa proteína como fonte de energia, em vez da gordura.
 

loudiogo

Member
a sky é a sky :D...

As palavras que diz o geraint thomas são (à cerca da comparação entre a pista e a estrada): Na pista podemos comer um bolo e não é necessário tanto rigor na alimentação porque queimamos hidratos, na estrada temos de consumir essencialmente hidratos e proteinas... Dai eu ficar com a ideia de: Este gajo não come hidratos para fazer estrada
 

Carolina

Well-Known Member
deves querer dizer "na estrada temos de consumir essencialmente gorduras e proteínas" não?

o ciclismo de pista é um esforço curto e mais explosivo, é normal. é quase o mesmo que comparar o usain bolt com um maratonista. as necessidades nutricionais são diferentes.
 

Rapido

Well-Known Member
Tendo em conta que o metabolismo para a obtenção de energia por via dos lípidos é mais lento, poderá fazer algum sentido nos desportos de fundo, um consumo de lípidos no lugar dos hidratos.

No entanto será assim possível alterar um mecanismo que é natural? Isto é, a obtenção de energia por via aeróbia é feita, preferencialmente, pelo consumo de hidratos de carbono, com a glicose e a frutose. Estamos a falar de desviar essa via para os lípidos?

Confesso que gostava de ler artigos científicos publicados que falem sobre isto.
 

Carolina

Well-Known Member
isso é porque na dieta dos 31 dias ela retira os hidratos na primeira fase e não os substitui com gordura. cria um défice calórico demasiado grande desnecessariamente.
 

Carolina

Well-Known Member
pode ter sido simplesmente uma conjugação de vários factores.

basta ter comido à base de comida processada, fazer pouco exercício, etc.

a dieta cetogénica funciona e há muita gente que vive em cetose.
 

Carolina

Well-Known Member
só se acumula gordura se se estiver em excesso calórico. se ele não comer HCs e estiver em excesso calórico ganha gordura na mesma. a proteína também pode acabar em gordura.

ele compara pão,massa e arroz, mas não refere quantidades de nada. são 3 alimentos que diferem em termos de calorias e macronutrientes e, claro, volume. 100 gramas de arroz é bem diferente de 100 gramas de esparguete ou 100 gramas de pão.

os hidratos acabam todos a ser processados da mesma forma pelo organismo.
 
Top