• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

pratoni

Well-Known Member
Se estás a ponderar a CAAD8, atenção que a Optimo terá uma geometria igual a da CAAD12, logo mais agressiva que a da antiga CAAD8. Pode ser um factor a teres em conta :)

Pois ainda não percebi o porquê da optimo...
 

DMA

Well-Known Member
Pois ainda não percebi o porquê da optimo...


Acho que terá a ver com dar "aura" o nome CAAD. Fica ligado a algo mais premium e assim podem diferenciar mai$$$ o produto. A CAAD12 parece-me estar a ser um sucesso e parece-me que querem potenciar isso ao máximo.
 

DMA

Well-Known Member
Basicamente:

Versão SL - PF86, cabos internos, liga Al superior

Versão normal - BB BSA, cabos externos, liga Al inferior
 

pratoni

Well-Known Member
Acho que terá a ver com dar "aura" o nome CAAD. Fica ligado a algo mais premium e assim podem diferenciar mai$$$ o produto. A CAAD12 parece-me estar a ser um sucesso e parece-me que querem potenciar isso ao máximo.

Mas se tem a mesma geometria que a CAAD12, que diga-se de passagem é considerada bem agressiva e que a CAAD8 seria mais "relaxada", a Optimo não irá canibalizar vendas à CAAD12?

Ou querem direccionar os "iniciantes" para a Synapse de alumínio? Ficando as CAAD's apenas para os racers?
 

DMA

Well-Known Member
Mas se tem a mesma geometria que a CAAD12, que diga-se de passagem é considerada bem agressiva e que a CAAD8 seria mais "relaxada", a Optimo não irá canibalizar vendas à CAAD12?

Ou querem direccionar os "iniciantes" para a Synapse de alumínio? Ficando as CAAD's apenas para os racers?

Não percebo nada de construção e gestão de marcas e gamas, é apenas um bitaite :)

Acho que muitos compradores não fazem puto de noção da questão das diferenças de geometria. Logo acho que a Optimo não canibalizará vendas à CAAD12 por essa questão.
Acho que eles querem guardar o nome CAAD e associar o mesmo a quadros Al de topo. Eles usaram a expressão "Aluminati" na apresentação da CAAD12; querem dar a entender que são mestres na manipulação do Al. Assim sendo faz sentido guardar o nome CAAD para o pináculo da gama ... e cobrar por isso.
A depois terão duas opções para quem quiser um preço mais baixo; uma mais relaxada (Synapse) e uma mais racing (Optimo).

A Specialized tem algumas combinações de quadros/forquetas com diferenças na construção, tudo sob o nome Allez. Talvez partam na mesma direcção.
 

MigC77

Well-Known Member
CAAD significa Cannondale Advanced Aluminium Design e é uma sigla que actualmente vem em todos os quadros alumínio deles, seja a CAAD8 ou Optimo, a CAAD12 ou a Synapse. É também o nome que historicamente deram aos quadros de alumínio deles (BTT e Estrada).

Acho que fizeram bem em alterar o nome da CAAD8, não fazia sentido e só criava alguma confusão. Como o DMA diz e bem é acima de tudo para diferenciar bem os distintos modelos de alumínio.

A forma como vejo esta segmentação é muito simples… Tem dois principais modelos em carbono: Supersix Evo e Synapse Carbon. Tem os modelos equivalentes em alumínio, usando as “técnicas” CAAD, que chamaram respectivamente CAAD 12 e Synapse respectivamente. Era menos confuso chamarem Supersix Evo Carbon e Supersix Evo em vez de Supersix Evo e CAAD12???? Talvez… Mas aí é onde entram as estratégias de Marketing, as razões históricas, etc…

Onde é que entra a Optimo no meio disto tudo??? É a bicicleta de estrada de entrada de gama com grupos que começam no Claris e vão até ao 105. Com uma geometria menos agressiva que as CAAD… Acho que acima de tudo para quem não percebe muito de bicicletas e vai adquirir a sua primeira estradista, será preço o que vai separar as aguas.
 

pratoni

Well-Known Member
Mas não estavam a dizer que a Optimo tem a mesma geometria da CAAD12?

É esse pormenor que, a ser verdade, não compreendo.

Antes, para os iniciantes existia a CAAD8 que tinha uma geometria mais relaxada que a CAAD10/12 e agora a bicicleta de iniciação tem a mesma geometria da CAAD12?...
 

MigC77

Well-Known Member
Isto foi o que eu li:

“Unlike the old CAAD8, the Optimo’s geometry is based around the race-biased shape of the CAAD12.
We already have the endurance-biased Synapse priced right down to entry level, so we wanted something to appeal to the aspiring racer, or the racer looking for an inexpensive training bike, so we’ve included fender mounts on both the rim and disc versions of the Optimo,” Devine said.
Like the EVO, Synapse and CAAD12, the Optimo has also switched to a 25.4mm diameter seatpost for the extra comfort that it brings.
There is also a disc brake version of the Optimo. Unlike the rim bike’s frame, which gets a standard threaded bottom bracket, the disc frame goes to a BB30, as the wider shell helps the chainline, enabling Cannondale to keep the chainstay length shorter. Both bikes comes with 25mm clinchers with wiggle room for something bigger and/or fenders.
The disc frame weighs a claimed 1,370g. Pricing wasn’t yet set but its expected to run inline with current CAAD8 models.”

Agora a geometria propriamente dita ainda não a vi publicada. O “based around” dá espaço para muita coisa…

Mas mudando de assunto… O que dizem da nova gama SuperSix Evo 2017 repleta de modelos com travões de disco? A Giant como já foi referido neste tópico também introduziu este ano os travões de disco na TCR… Das 3 grandes norte-americanas (Spec, Cdale e Trek) parece que só a Trek está a seguir uma estratégia diferente…
 

DMA

Well-Known Member
Isto foi o que eu li:

“Unlike the old CAAD8, the Optimo’s geometry is based around the race-biased shape of the CAAD12.
We already have the endurance-biased Synapse priced right down to entry level, so we wanted something to appeal to the aspiring racer, or the racer looking for an inexpensive training bike, so we’ve included fender mounts on both the rim and disc versions of the Optimo,” Devine said.
Like the EVO, Synapse and CAAD12, the Optimo has also switched to a 25.4mm diameter seatpost for the extra comfort that it brings.
There is also a disc brake version of the Optimo. Unlike the rim bike’s frame, which gets a standard threaded bottom bracket, the disc frame goes to a BB30, as the wider shell helps the chainline, enabling Cannondale to keep the chainstay length shorter. Both bikes comes with 25mm clinchers with wiggle room for something bigger and/or fenders.
The disc frame weighs a claimed 1,370g. Pricing wasn’t yet set but its expected to run inline with current CAAD8 models.”

Agora a geometria propriamente dita ainda não a vi publicada. O “based around” dá espaço para muita coisa…

Mas mudando de assunto… O que dizem da nova gama SuperSix Evo 2017 repleta de modelos com travões de disco? A Giant como já foi referido neste tópico também introduziu este ano os travões de disco na TCR… Das 3 grandes norte-americanas (Spec, Cdale e Trek) parece que só a Trek está a seguir uma estratégia diferente…

É verdade que o "based around" dará para muita coisa, mas eu interpreto:
- CAAD12 - racing premiun
- Synapse Al - endurance
- Optimo - Racing "Budget"

*** ***

A meu ver isto não é inocente e as marcas não andam a apostar novamente no Al à toa.
Se virmos nos anos antes da crise de 2007, as commodities (matérias primas), mas mais especificamente os metais, subiram muito de preço. Havia mão de obra barata em vários países asiáticos. E o USD estava devalorizado em relação a quase todas as moedas importantes.
Logo valia à pena fabricar quadros em carbono na Ásia.

A subida forte do USD e o aumento dos custos laborais aumentaram muito os custos de produzir quadros em carbono na Ásia. E fazem que ao serem vendidos em mercados que não estejam denominados em USD os preços subam. Para os clientes não reclamarem muito da subida do preço a marca terá que absorver parte desse impacto. Logo redução de margens.

Logo parece-me que as marcas perdem o interesse de vender carbono na base das gamas, pois os preços são muito agressivos e começam a atirar para perto dos 1200 euros. Não sei, mas as margens devem ser muito baixas ...
Sabendo que o Al (matéria prima) baixou muito de preço nos últimos anos, acho que as marcas irão querer povoar essa gama de preço (até algo como os 1600 - 1800 euros) com quadros de Al premiun, por forma a terem algo com margens interessantes.

Tudo palpites e muita especulação, mas parece-me lógico :)
 

DMA

Well-Known Member
Mig em relação aos vários modelos com discos:

Talvez eles já tenham gasto dinheiro com R&D, moldes, fechado negócios com fornecedores e vão tentar "empurrar" o produto mesmo com o entusiasmo pelo disco a decrescer. Se não der certo vão ter que engolir as perdas e ir noutra direcção?
 

pratoni

Well-Known Member
Engraçado, ao lado do pódio da volta a Portugal (no lado oposto ao kia) está uma ktm de estrada...de discos!!

Lol

É mesmo forçar os clientes a adoptar um produto à força...

"Ah mas aquela não é igual ao que os prós usam... Xiu cala-te, é melhor ainda!!!"
 

otnemeM

Member
Engraçado, ao lado do pódio da volta a Portugal (no lado oposto ao kia) está uma ktm de estrada...de discos!!

Lol

É mesmo forçar os clientes a adoptar um produto à força...

"Ah mas aquela não é igual ao que os prós usam... Xiu cala-te, é melhor ainda!!!"
ahahah, lolei xD
 
Top