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Lavagem da maquina!

SantosDaCasa

Well-Known Member
Por força das circunstancias lavo as minhas bicicletas na banheira há já 10 anos com excelentes resultados, tanto para a banheira como para as bicicletas. :) Obviamente que não é tão fácil como lavar num local com mais espaço, mas é perfeitamente acessível.

No prédio onde habito não há possibilidade de lavar num espaço e torneira comuns. Morar num 5º andar também não ajuda a estender uma mangueira até ao rés do chão.

Também lavo as minhas (estrada e BTT) na banheira por ter as mesmas restrições que tu.
 

Janeca

Member
Compreendo que à falta de melhores condições, a banheira será uma solução válida. Epá, mas isso deve ser uma javardice pegada!!! Felizmente tenho boas condições e nem quero imaginar fazer tal coisa.
 

Gandartista

Well-Known Member
Meto desengordurante em spray da decathlon na corrente, cassete, desviadores e pedaleiro...maior parte da sujidade sai por si só.
Depois passo com pano na corrente (a rodar pra trás), também no pedaleiro e desviador traseiro.
Entre os elos e cassete, uso uma tira de pano fininha ou um atacador embebido em desengordurante e sai toda a sujidade.
Na cassete é com o mesmo material usando a técnica tipo "lavar dentes com fio dental" e ela fica boa.
No quadro passo um dodot e dá pro gasto.

Isto agora com prática demoro cerca de 20/30min pois transmissão anda sempre limpa desde que comecei a fazer isto a cada 200/250 km.
 

Agah Deh

Member
Mas o pessoal aqui farta-se de limpar a corrente e a transmissão... talvez estão a exagerar na quantidade de lubrificante, não? Uso o Finish Line Dry e a nivel de limpeza é quase nula, apenas com uma ligeira passagem com um pano os poucos restos que ficam na cassete / corrente saem perfeitamente. Para quem não conhece o Finish Line Dry, parece alcool, é tao fino que se não tivermos cuidado escorre quando o estamos a colocar eu tenho a paciência ao ponto de lubrificar apenas o cilindro/eixo da corrente (zona de fricção) Segue a cassete e a corrente limpa apenas com um pano e lubrificada com finish line dry (comprei agora o famoso oleo Squirt que ainda não experimentei, depois dou o feedback)
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GMQ

Well-Known Member
Obrigado Aga Deh. Faço btt tb por isso vou ponderar a tua sugestão. Presentemente uso zeval dry lube ou lá o que se chama.
 

cutkiller

Well-Known Member
Agah Deh desculpa mas não percebi uma coisa...
Limpas a corrente com esse produto?

Eu apenas o uso para a lubrificar após uma lavagem maior... Coloco uma gota em cada elo da corrente. No fim disto passas o pano?


Para limpar a corrente/quadro e etc... uso o Muc-off bike cleaner.
 

Agah Deh

Member
Obrigado Aga Deh. Faço btt tb por isso vou ponderar a tua sugestão. Presentemente uso zeval dry lube ou lá o que se chama.

Sugiro a usares o Wet (mesmo só no inverno) porque aquilo até diz, para condições extremas.. e já comprovei isso, há quem use o wet durante toda a temporada, mas (para mim) sem apanhares riachos lamas etc.. não compensa.. faço btt e estrada.. na de estrada uso o finish line 1 vez por mes na de btt costumo meter um fiozinho antes de sair... :)
 

GMQ

Well-Known Member
Ok obrigada~. Estou no algarve e lama em riachos é pouco comum apanhar pelo menos na zona onde ando. Mas considerar a tua sugestão.
 

Agah Deh

Member
Agah Deh desculpa mas não percebi uma coisa...
Limpas a corrente com esse produto?

Eu apenas o uso para a lubrificar após uma lavagem maior... Coloco uma gota em cada elo da corrente. No fim disto passas o pano?


Para limpar a corrente/quadro e etc... uso o Muc-off bike cleaner.

Lubrifico... para limpar basta um pano.. é o suficiente... se me lembrar tiro uma foto a corrente depois de uma volta de btt ou estrada para veres o estado da corrente, passas o dedo nem preto vem.. :)
A nivel de quadro, uso na de estrada as famosas toalhitas.. na de btt uso o elefante azul.
Na questão do elefante, quem critica é pq direcciona o jacto para onde nao deve.. se o jacto for direcioando na vertical de cima para baixo, não afecta os rolamentos que se situam onde a chaveta aperta (o cepo é estanque) não irá entrar ;) ao lavar a zona da pedaleira também sempre de cima para baixo... uma coisa que faço sempre depois de lavar é "sacudir a bike" com a roda de trás travada em cavalinho e saltitar com ela... após uma volta "suja" com um pincelinho e um baldinho ainda hoje estava a limpar a bike LOL
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Aqui dá para teres a noção do estado da corrente :) clean :D
 

Morg

Well-Known Member
Não gosto muito do finish line dry (vermelho), acho muito líquido.
Mas adoro o ceramic que já uso há uns anos.
Eu sou um bocado desleixado e às vezes chego aos 600km entre limpezas da transmissão.
O WET (embalagem preta) usei no BTT mas acho espesso demais.

Para limpar a corrente tiro-a e coloco numa garrafa com gasóleo, é só abanar um pouco e fica impecável.
Na cassete passo um pano entre os carretos, o mesmo pano que limpou a corrente quando saiu da garrafa.
 
Eu no ultimo ano usei o Finish line ceramic tanto em btt como em estrada e até ao momento foi o que melhor óleo que testei, pode não ser o que dura mais, mas em termos de limpeza é o melhor, a corrente está sempre limpa, é passar-se um pano depois da volta e está pronto.

Anteriormente usava o Lancar também cerâmico, mas o problema era a quantidade de sujidade que agarrava à corrente, ficando esta toda preta, além de que no btt em maratonas mais longas devido ao pó agarrado começa a gerar problemas nas mudanças.

Agora estou a ponderar testar o squirt ou os produtos da morgan blue, alguem já os testou?
 

GMQ

Well-Known Member
Na estrada confesso ser um pouco desmazelado com a limpeza. Lubrifico mas não tenho limpo daí que aquilo comece a ter a cor de tinta de choco. No btt depois das voltas limpo. uso um produto de limpeza da berg ou simples petroleo pincel pand e toca a limpar finalizando com lubrificação e até brilha. A de estrada fica cheia de inveja ;)
 

Agah Deh

Member
Tenho lá o Squirt para testar, ainda não tive oportunidade... na proxima lavagem da btt leva com o famoso Squirt que parece leite lol
Nem mais Morg, o finish line wet é muito peganhento mas bom.. aguenta muita agua e lama, para usar em estrada nao é grande coisa.. em btt EXTREMO aconselho... Sem alguem me souber dizer como diluir o oleo... era o que faria... diluir um pouco o finish line wet :)
 

Agah Deh

Member
Na estrada confesso ser um pouco desmazelado com a limpeza. Lubrifico mas não tenho limpo daí que aquilo comece a ter a cor de tinta de choco. No btt depois das voltas limpo. uso um produto de limpeza da berg ou simples petroleo pincel pand e toca a limpar finalizando com lubrificação e até brilha. A de estrada fica cheia de inveja ;)

Grande erro... :) lubrificar sem limpar.. vai fazer o efeito de lixa.. vai desgastando tanto cassete como a corrente e a pedaleira... :) já vai durar menos... :p
GMQ - Para teres a noção do quão liquido o Finish Line Dry é... https://www.youtube.com/watch?v=qbi6JO_XGrk
 

GMQ

Well-Known Member
É por isso que gosto do Forum. Agah Deh mais uma vez agradeço o teu conselho. Este fim de semana já vai levar uma lavagem a sério na transmissão. Sim é bastante parece quase água. Agradeço a a partilhar. Vou ponderar adquirir o mesmo talvez em loja fisica pois via net não estoua ver uma daquela aquisições que possa fazer com que se fique isento de custos de transporte. Logo mandar vir só oleo não compensa.
 

Morg

Well-Known Member
Quando meto o Dry com menos de 100km já ouço a corrente.
Também pode ser pelo calor que se faz sentir nesta zona.
 

Agah Deh

Member
:D os foruns servem mesmo para isso.. entre-ajuda e partilha de conhecimentos :)

PS: aquele video não é exemplo no modo de colocação o gajo mete aquilo de esguicho... é um exagero! se fores paciente é agitares bem a embalagem para as micro partículas teflon se misturarem, e colocares uma gota por cada eixo do elo, e depois é rodar a corrente algumas vezes e irás ver que nem irá haver necessidade de passar o pano para tirar o excesso, se passares basta apenas 1 volta ah corrente, senão irás tirar o que acabaste de colocar, no fundo o que queremos lubrificado é o eixo entre elos que é a zona de fricção :) o resto é para se manter limpo e brilhante como se quer ;)
 

Agah Deh

Member
Quando meto o Dry com menos de 100km já ouço a corrente.
Também pode ser pelo calor que se faz sentir nesta zona.

BTT ou Estrada? Alentejo.. então agora... vai começar as alturas piores... para dares uma voltinha sem "sofrer" tens que começar a pedalar as 06h30 não? :O
 
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