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Lavagem da maquina!

Morg

Well-Known Member
Estrada.
Em BTT já lá vão os anos em que fazia mais de 100km mas nessas maratonas a maior parte das vezes metia óleo a meio.
Até aos 35º aguenta-se.
Hoje estão menos de 30º estou com mangas compridas :)
Nos dias de 40º sabe muito bem pedalar por volta dessa hora que disseste.
Nos dias piores à meia noite ainda estão 30º. (Amareleja)
 

Agah Deh

Member
nem mais Gandarista... benvindo ao grupo :)
GMQ limpa ontem apenas com um pano de flanela, sem recurso a produtos:
2i0911t.jpg
 

jOrGe.mRNh

New Member
Não se esqueçam que tudo que é demais é exagero. As correntes na fábrica são lubrificadas em banho num lubrificante à base de teflon a ferver para penetrar bem e por isso, usarem petróleos, gasóleos, etc, limpam a corrente, mas também limpam esse lubrificante que se encontra no interior da corrente. Eu já há uns anos que uso o desengordurante de cozinha kh7, que não ataca borrachas nem acabamentos, e é fraquinho, nada comparado com mistolins nem parecidos, nem chego directamente, apenas nas escovas (ou como usam no UK, escovas dos dentes usadas).

Costumava usar petróleos e etc mas em btt trocar de corrente de 1000 em 1000km é complicado na carteira. Com estes cuidados, e óleos de inverno finish line e de verão squirtlube, consigo agora usar as mesmas correntes até aos 1500km's.

Lavagens à pressão, a não ser que todos os meses desmontes caixas de direcção, movimento pedaleiro e cubos, acaba sempre por estragar. O cepo ser estanque é pouco provavelmente, principalmente com algum desgaste, uns deixam é entrar menos água e detritos do que outros. Eu uso uma pistola na mangueira lá de casa a disparar àgua tipo chuveiro xD. Funciona uma maravilha.

No fim não se esqueçam de um produto à base de silicone tipo sprays dos tabliers para pôr a menina a brilhar e ajudar a que se mantenha limpa mais tempo (e a preservar a pintura de riscos, ou no caso de btt, aplicar nos retentores das suspensões para hidratar as borrachas e reduzir o atrito nas bainhas)
 

gteles1

Member
Costumava usar petróleos e etc mas em btt trocar de corrente de 1000 em 1000km é complicado na carteira. Com estes cuidados, e óleos de inverno finish line e de verão squirtlube, consigo agora usar as mesmas correntes até aos 1500km's.

Isso não são pouco kms? Não me estou a ver a trocar de corrente a cada mês e meio...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas por aqui pelo Uk ninguem usa escovas de dentes usadas, so se for a empregada de limpeza quando esta zangada com o patrao...:)

Por aqui usa-se um pincelzinho, para espalhar Morgan Blue chain cleaner, por tudo o que e mecanico, sao retiradas as rodas e coloca-se um adaptador de corrente no eixo traseiro para poder rolar a corrente sem a cassete e tudo e pincelado a Morgan blue chain cleaner a seco, ou seja: todos os componentes mecanicos, corrente, cassete, desviadores(frente e tras) e ate travoes sao devidamente pincelados e com a corrente a rolar para nao escapar nada, exemplo pulleys do desviador traseiro.

Depois de estar tudo bem pinceladinho deixa-se 5 minutos para actuar enquanto se prepara um baldezinho com sabao da loica serve perfeitamente para esfregar no quadro, guiador e tudo o resto e claro nao esquecer com um esfregao leve e o mesmo sabao, esfregar bem nas pistas de travao...nada escapa.

Ao passar a mangueira a bicicleta esta a brilhar como nova....

Depois de secar bem sequinha, montam-se as rodas e ai sim espalha-se uma quantidade conservadora de Morgan blue Race Oil pela corrente e depois com um paninho rola-se a corrente sobre o mesmo para retirar o excesso.... passa-se tudo pela cassete acima e abaixo, prato pequeno e prato grande e VOILA!!!

O produto de polimento do quadro tambem pode ser morgan blue mas vim a descobrir que o famoso Pronto limpa moveis funciona melhor que muitos que estao no mercado supostamente dignos de ciclismo, seja o quadro alto brilho ou mate....

Esta uma bicicleta limpinha a trabalhar que nem relogio como nova e ha moda Inglesa ou seja, como devia de ser SEMPRE!!!

Tempo do processo com pratica, ferramentas apropriadas e habituacao ou seja "sistema","organizacao"... 15 minutos...

Segue a foto de alguns dos produtos utilizados pois sao grandes produtos usados por equipas profissionais:

GpgXlxv.jpg


SVw4dfM.jpg


No caso de cepticos segue justamente:

https://youtu.be/Sf80DnCgHRQ

sao estes os produtos, ferramentas e metodos mais utilizados no UK...E nao escovas de dentes, banheiras etc...lol

O procedimento deve ser feito consoante o numero de kilometros e de voltas que o atleta faz, dependendo das condicoes climatericas chuva ou sol, no meu caso todas as semanas ou seja normalmente domingos a tarde, e ritual, com estes produtos e metodos as bicicletas estao sempre como novas e as pecas de desgaste tem maior durabilidade...

Off topic:
A marca Morgan Blue e tambem especialista em produtos corporais de ciclismo sao detentores de um oleo de massagem pre treino e pos treino usado por profissionais do pro peloton dos quais sendo o pos treino o creme de massagem preferido do pro peloton chegando ao ponto de equipas que nao sejam patrocinadas pelo mesmo pedirem o mesmo creme supostamente milagroso "emprestado de massagista entre massagista"

Segue uma foto dos mesmos:

7gdNpEO.jpg


No caso de anticepticos aqui vai:

https://youtu.be/Sf80DnCgHRQ

Esta e a marca numero 1 por profissionais e orgulhosamente no UK por amadores tambem assim como ferramentas e metodo e felizmente sem escova de dentes....:)

Grande Abraco
 

Agah Deh

Member
desconhecia tal marca.. :) sempre a aprender albertosemcontador
quando acabar o stock de óleos (finish line wet, dry, lancar, squirt) mando vir um desengordurante e um dry ou o extra dry.. eu e as correntes pretas "no me gusta"
obrigado pela partilha ;)
 

jOrGe.mRNh

New Member
albertosemcontador, Por acaso já tinha lido maravilhas desse degreaser! E o truque que falei é um truque caseiro obviamente. Mau era se um gajo chegava a uma loja e via o mecânico de escova de dentes na mão hehehe. Já agora, quanto ronda esse desengordurante por ai? Eu dou prai 4€ por 750ml do kh7.
Uma marca daí também que gostei bastante é a Juice Lubes, se bem que o óleo seco deles, de cera, é fininho de mais, parece água, e complica de todo a aplicação!

Eu para te ser sincero, não costumo tirar as rodas, pelo simples facto de que uma lavagem directa das rodas, acaba por me afectar o cepo mais rapidamente. Isto porque eu há uns anos tinha umas rodas fulcrum no monte em que o vedante do cepo já estava KO, e então cada lavagem de petróleo, ou pressão, ou até passar de baixo de água, ouvia logo o cubo a cantar muito mais alto, aka, sair a massa toda, por isso fui descobrindo a melhor maneira de limpar a bike sem fosse afectando isso. Tanto é que agora tenho umas com 10000km como novas, o que hoje em dia, no btt, não é comum. (para estes lados claro e tendo em conta os 107kg com que andava com elas xD)

gteles1, uma das razões para ter comprado fininha foi mesmo essa hehe. A durabilidade da corrente tem muito a ver com o tipo de terreno em que andas, tipo de trilhos e peso. Eu sou pesado, zona pura minhota, ou seja, sobe a pique, desce a pique, pedra, raiz, pedra. Para além disso no inverno ando com a mesma frequência, e andar com a transmissão debaixo de água, com lama e afins derrete tudo.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
desconhecia tal marca.. :) sempre a aprender albertosemcontador
quando acabar o stock de óleos (finish line wet, dry, lancar, squirt) mando vir um desengordurante e um dry ou o extra dry.. eu e as correntes pretas "no me gusta"
obrigado pela partilha ;)

Ora essa..

Os produtos na minha opiniao, nao sao caros...

O desengurdurante e so um chain cleaner, muito eficaz e podes usar e abusar a vontade que nao danifica a pintura ou carbono do quadro...nao recomendo em spray, recomendo em garrafa pois o ritual de o aplicar com o pincel faz parte e na minha opiniao da gosto e o resultado e muito melhor e eficaz do que em spray ..:)

Quanto ao oleo nao te preocupes porque e muito simples eles simplificam bem as coisas de forma muito pratica e ai tambem da gosto, por isso o oleo e so 1 :) Race Oil... E da para Molhado e seco, chuva e sol, Inverno e Verao... E esteja a chover ou faca sol, e so limpar a bike com chaincleaner e aplicar o Race Oil... Simples...

Sempre que vou precisando de qualquer coisa... E desses gajos, vou acrescentando um produto ou outro, consoante a necessidade...Agora claro o que gasto sempre mais e estou sempre a encomendar e o desengurdurante e o oleo e ja ha quase 5 anos...

Como nao sao produtos caros recomendo vivamente o de massagem, principalmente esse boiao branco muscle recovery...depois do treino...

Acredita que a sensacao nas pernas e fantastica... Muito bom! Vale a pena...
 

GMQ

Well-Known Member
Já usei uma escova de dentes. Neste momento uso aquelas escovas para loiça e cumprem perfeitamente. Essa marca morgan soa -me a qualquer coisa mas não sei de onde. Talvez de alguma pesquisa em sites.
 

GMQ

Well-Known Member
nem mais Gandarista... benvindo ao grupo :)
GMQ limpa ontem apenas com um pano de flanela, sem recurso a produtos:
2i0911t.jpg

Ontem enchi-me de coragem e fui limpar a fininha. Ficou muito proximo dessa foto e o chão com tinta de choco;). No sabado foi a gorda mas essa devido ao tipo de utilização está sempre impec.
Daqui para a frente o objectivo é ter sempre a transmissão a brilhar. Vou ver onde se pode adquirir a linha Morgan via net.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
LOL... Se gastassem cassetes Dura ace, como as que tenho, estavam tramados, nunca ficavam assim todas a brilhar como as sram ou ultegra ou 105, ficavam limpinhas sem duvida mas os 5 maiores cogs nao vem com brilho... so brilha metade, os mais pequeninos... Devido aos cogs maiores serem em titanium...;)

Ou seja metade e brilho a outra metade e cinzento...Mas limpinho!!! lol

grande abraco...
 

jOrGe.mRNh

New Member
GMQ, estive a procurar e arranjas no CRC e Wiggle.
albertosemcontador, os preços morgan pela net andam nas médias de outras marcas tipo finish line. Já experimentaste desengordurante da shimano? Na bike components por 7,95€ compras 1l dele, talvez vá experimentar.
Eu concordo que o pincel e de longe melhor para a bicicleta, limpa melhor e não tem o problema do spray nas bikes com travão de disco que é esparrinhar óleos para as pastilhas. O problema é que gasta-se muito mais. Por isso cheguei à conclusão que o ideal é mesmo como tem o kh7, pulverizador, assim não esparrinha, e pego nas escovas e tá feito.

Eu neste momento também não uso escova de dentes, porque lavo algumas bicicletas e isso é bastante mais moroso.

Começo com uma destas nos pneus
Muc-Off-Detailing-Buerste-schwarz-grau-universal-6713437d8d4682f74e71c496ac1baefb.jpeg


Depois com uma destas para a cassete, pratos pedaleiros e desviadores:
Park-Tool-Zahnkranzreiniger-GSC-1-blau-universal-a0844e03111fbbfd6cf8d440aa9ccfc0.jpeg


Na corrente uma destas: (Mais eficaz que aqueles dispositivos com roldanas e 10x mais barato, no ebay prai 1€)
F35907779.gif


Uma destas para os sítios mais difíceis de limpar como rodas, raios, links e escoras do quadro, por baixo dos selins, etc:
Muc-Off-Two-Prong-Buerste-schwarz-grau-universal-cd99677fb8704ea4a5eea54d427f9b92.jpeg


Uma destas para finalizar na bike toda:
Muc-Off-Soft-Washing-Buerste-schwarz-grau-universa-39d3a1c5df468a3ab141e1778a5d18a5.jpeg
 

GMQ

Well-Known Member
A cassete estava assim para o carvão... Pensei que aquilo era processo geológico... mas não era mesmo sujidade. agora está limpa mas não a reluzir completamente.

Alberto essa chatice tenho transmissão campagnolo e aquilo deve ser k7 da miche e do mais básico que.:eek:
 

Morg

Well-Known Member
Com tanto brilho até já me deram vontade de ir limpar a minha que já vai com 500km desde a última limpeza :)
 

GMQ

Well-Known Member
GMQ, estive a procurar e arranjas no CRC e Wiggle.
albertosemcontador, os preços morgan pela net andam nas médias de outras marcas tipo finish line. Já experimentaste desengordurante da shimano? Na bike components por 7,95€ compras 1l dele, talvez vá experimentar.
Eu concordo que o pincel e de longe melhor para a bicicleta, limpa melhor e não tem o problema do spray nas bikes com travão de disco que é esparrinhar óleos para as pastilhas. O problema é que gasta-se muito mais. Por isso cheguei à conclusão que o ideal é mesmo como tem o kh7, pulverizador, assim não esparrinha, e pego nas escovas e tá feito.

Eu neste momento também não uso escova de dentes, porque lavo algumas bicicletas e isso é bastante mais moroso.

Começo com uma destas nos pneus
Muc-Off-Detailing-Buerste-schwarz-grau-universal-6713437d8d4682f74e71c496ac1baefb.jpeg


Depois com uma destas para a cassete, pratos pedaleiros e desviadores:
Park-Tool-Zahnkranzreiniger-GSC-1-blau-universal-a0844e03111fbbfd6cf8d440aa9ccfc0.jpeg


Na corrente uma destas: (Mais eficaz que aqueles dispositivos com roldanas e 10x mais barato, no ebay prai 1€)
F35907779.gif


Uma destas para os sítios mais difíceis de limpar como rodas, raios, links e escoras do quadro, por baixo dos selins, etc:
Muc-Off-Two-Prong-Buerste-schwarz-grau-universal-cd99677fb8704ea4a5eea54d427f9b92.jpeg


Uma destas para finalizar na bike toda:
Muc-Off-Soft-Washing-Buerste-schwarz-grau-universa-39d3a1c5df468a3ab141e1778a5d18a5.jpeg
Será que no ebay não se encontram conjuntos que englobem todo este escovilhanhe?? Tenho que verificar.
 

jOrGe.mRNh

New Member
Não sei, ai talvez te compensa ires para um kit da mucoff, por 20 e poucos euros.
Eu fui comprando. Esta última, a mais soft, não dispenso, porque a pintura fica muito bem tratada com ela. A penúltima, comprei uma igual no continente por 2€, mesma qualidade e função, da redex se não me engano. A das cassetes é mesmo a da park tool que duram bastante mais. Aquela já a tenho há uns 8 anos e só agora lhe vou trocar os "pelos" xD. A primeira também uso uma do continente que ainda é mais prática que a da muc off que também custou 2 ou 3€.
 
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