• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

La bella damma - Bianchi Infinito C2C

Paulo V.

New Member
Relativamente a mapas, tenho o tololusitania v0.97 que está bastante actual, os dois que o aparelho trazia, estavam já bastante desactualizados e nem me dei ao trabalho de os activar.
Para aquilo que se pretende, seguir rotas, o Topolusitania está muito bom.
 

Lyp

Active Member
Ora muito bem, já sabia que ias ficar maravilhado :)

Os produtos da Garmin são de facto bons. Com o passar do tempo, o factor novidade vai abrandar, mas quanto mais estiveres entrusado com o aparelho, mais vais gostar dele.

Bons testes :)
 

rfcarvalho

Active Member
Os produtos da Garmin são de facto bons.

x2. Tenho usado um relógio ForeRunner para safar, tem cumprido a sua função perfeitamente na bicicleta, evitando ter de gastar muito dinheiro num aparelho dedicado...

Mas se tiver de comprar no futuro outro provavelmente será Garmin, sem duvida! São muito robustos, fiáveis e bem concebidos.
 

Paulo V.

New Member
Garmin Edge 800 - Sessão fotografica

Antes de montar o Edge 800 na bicicleta, aproveitei para fazer uma curta sessão fotografica do aparelho para se ver alguns pormenores.

Visto de cima
2li7jep.jpg


Vista lateral com o pormenor do botão ON/OFF
2qi1z7r.jpg


Vista de frente
9amrew.jpg


Pormenor da ligação USB e slot MicroSD
k2xtfm.jpg


Personalização dos menus
11bm8om.jpg

Todos os campos nestes menus são personalizaveis, existem algumas duzias de opções que se podem colocar aqui.

Modo navegação do Edge 800
ilanq1.jpg


Suporte e borrachas de fixação
33b1u77.jpg

Relativamente a esta forma de fixação, isto deixa-me algo pensativo... nunca gostei muito de ver aparelhos destes presos com borrachas, acho que um aparelho destes merecia de origem um suporte digno desse nome, algo tipo barfly ou com uma abracadeira e um parafuso de aperto.
Já fiz um pequeno teste e o edge esteve firme e seguro mesmo em estrada um pouco mais aspera, mas esta forma de prender será para ir avaliando ao longo das voltas que for fazendo.

Tinha também planeado para estes proximos dias uma volta a serio para ver o edge mesmo a serio nas suas funções... mas a praga que assola o nosso país todos os anos por estas alturas mais quentes - os incendios - estragaram-me os planos de uma rota que já tinha agendado, por isso vou ver alternativas e vou manter esse mesmo teste para breve.
 

rjferraz

Member
Boas Paulo,

Já agora, compraste o Edge 800 ao invés do 810...sabes se muda muito o equipamento de uma versão para a outra? é que estou a ponderar adquirir esse equipamento e tenho sempre essa dúvida, algumas lojas têm feito bons preços para terminar os estoques do 800.
Já pensaste no suporte do guiador que a Garmin tem? Fica fixe e parece-me bastante seguro.

Abraço e parabéns pela aquisição.
 

Paulo V.

New Member
Boas Paulo,

Já agora, compraste o Edge 800 ao invés do 810...sabes se muda muito o equipamento de uma versão para a outra? é que estou a ponderar adquirir esse equipamento e tenho sempre essa dúvida, algumas lojas têm feito bons preços para terminar os estoques do 800.
Já pensaste no suporte do guiador que a Garmin tem? Fica fixe e parece-me bastante seguro.

Abraço e parabéns pela aquisição.

Pelo que pesquisei na internet, a unica grande diferença que existe do Edge 800 para o 810 é a localização em tempo real, a partilha de percursos também em tempo real, embora isso só seja conseguido através de um telefone com determinadas caracteristicas, tipo um smartphone, tirando isso é tudo igual. Esta caracteristica encarece bastante o Edge 810.
Penso que fazes competição, se for o caso este aparelho é o indicado para ti, dado que num unico aparelho tens todas as funções possiveis e imaginarias que só conseguirias com três ou quatro aparelhos tradicionais, no edge 800 tudo é personalizavel, desde os treinos, zonas cardiacas, zonas de alimentação, treino em altitude, treino de potencia. Como deves calcular eu estas funções tenho-as todas desligadas, dado que a mim interessa-me apenas o basico e a função principal que é ter um mapa e uma rota e ele guiar-me por essa rota. Também ponderou na compra do Edge 800 a possibilidade de o utilizar no carro, pelo que já deu para ver cumpre perfeitamente essa função - aqui é necessario ter um mapa roteavel (City Navigator por exemplo).
Tal como expliquei atrás, este Edge 800 foi um achado raro e em condições muito especiais, eu consegui um preço bastante abaixo de qualquer super-promoção mais barata que já tenhas visto, sendo que o aparelho é completamente novo e foi comprado na loja.
Quanto ao suporte, eu sei que existe um da Garmin tipo barfly, mas para já vou testar aquele, dado que há aqui users que também o usam e andam por estradas bem piores do que aquelas que eu ando e até ver acho que não há problemas com o suporte.
Se me perguntares se vale a pena o Edge 810 em vez do 800, eu penso que não, por isso se achares o Edge 800 numa boa promoção, não penses duas vezes.
 

Paulo V.

New Member
Isto é material topo de gama. Ideal para aventureiros. Já tens o sensor de cadência e o HRM??

Tenho ambos os sensores, embora o unico que talvez vá utilizar seja o velociodade/cadencia, mesmo esse é dispensavel dado que o edge dá-te os dados normais de velocidade, medias e distancias através de satelite e a margem de erro não é assim muito grande.
HRM não necessito, dado que conheço muito bem o meu corpo e sei perfeitamente quando estou acima e abaixo das minhas capacidades, sendo que basicamente os meus ritmos são ritmos de passeio, com varias paragens para ver a paisagem e disfrutar do prazer que é andar de bicicleta.
 
Paulo podes confiar nas borrachas porque as minhas no btt ainda são as mesmas à mais de um ano e já tiveram tantos motivos para saltar e ainda lá estão.

Tens aí um belo brinquedo, o melhor do mundo acho eu.
 

Paulo V.

New Member
Analise Garmin Edge 800

Hoje foi dia de testar o Garmin Edge 800 num percurso idealizado por mim para aferir das capacidades do GPS me guiar por estradas que eu não conheço, ainda não foi aquele verdadeiro teste que tanto quero fazer, mas hoje fiquei com uma ideia bem solida das capacidades do Edge 800.
Retirei todos os acessórios da bicicleta que faziam parte do outro ciclocomputador que tinha, montei unicamente o Edge 800 com o suporte no avanço e não coloquei nenhnum sensor, pessoalmente até prefiro assim, dado que permite um visual mais clean da bicicleta, muito provavelmente não irei colocar mais nenhum sensor dado que as informações que o Edge me transmite através da recepção do sinal de satelite chegam e sobram para aquilo que eu pretendo.
Avançando para o percurso, a estrada alvo era a N320 e ver a paisagem do Rio Tâmega, sendo que para lá chegar escolhi estradas que não conhecia com um misto de algumas que já conhecia, caso algo corresse mal com as indicações do GPS estar minimamente dentro de uma área que não era muito dificil encontrar saída para o regresso a casa.
Dados do percurso:

Distancia:115Kms
Ac+: 1400m

O dia começou bem cedo, com destino à N320 e as surpresas começaram logo com as indicações sonoras do GPS para me indicar que tinha de virar à esquerda ou à direita, sinal este perfeitamente audivel e uma agradável companhia nas partes mais sossegadas do trajecto.
Quando deixei as estradas que conhecia, confiei nas indicações do Edge e agradável surpresa, ele estava a indicar-me na perfeição o trajecto, fenomenal pensei eu, afinal isto resulta. Após umas subidas e umas descidas, estava na N320, estrada que já não visitava há bastantes anos, mas continua bastante sossegada, a parte negativa, a extensa área ardida que se avista desta estrada, paragem para uma curta foto.

35n99a0.jpg


Segui em direção à ponte que atravessa o Tamega e nova foto, aqui pode ver-se o aspecto mais limpo da bicicleta.

2isuwxx.jpg


Vou falar agora das capacidades de navegação do Edge, pela experiencia de hoje, as capacidades de navegação são fantasticas, o manacial de informação à disposição chega e sobra para se perder largos minutos em analise e estudo do percurso que estamos a fazer.
Penso que seja extremamente dificil perdermo-nos, dado que um pequeno afastamento da rota somos constantemente avizados por beeps sonoros que não estamos bem, e esses avisos começam quase logo ao primeiro metro que se desvia da rota, todo o sistema de navegação é em tempo real, mas eu notei algumas falhas que depois vou descrever.
Bateria, eu saí com a bateria completamente carregada, demorei aproximadamente 4H15 no trajecto que fiz e a bateria não chegou a meio, por isso tem autonomia que chega e sobra para aventuras com mais quilometragem e maior numero de horas.
Pontos positivos, além dos que já falei, saliento aquele que para mim é o mais importante, a nitida visão que se tem do visor do Edge mesmo com luz solar directa.
Pontos negativos do Edge, ás vezes é complicado seguir a linha da rota dado que se confunde com as outras linhas do mapa, não sei se é possível mudar a cor. Ás vezes um certo atraso na indicação de virar à esquerda ou à direita, sendo que a informação aparecia uns segundos depois de eu já ter feito essa mesma viragem.
Deixo agora uma foto da estrela do dia

25g6l4w.jpg


Aproveitei também para testar o suporte do Edge, dado já referi que esse tipo de forma de fixação não é muito do meu agrado, para isso escolhi um troço com cerca de 2Kms em paralelo e o Edge manteve-se completamente seguro, por isso para já está aprovado esta forma de fixação com borrachas.
Para terminar, a ultima surpresa do dia que o Edge me proporcionou, ao chegar a casa sou brindado com uma musica e uma mensagem a dizer que tinha concluido o meu trajecto... o que falta ao Edge, não sei mas se tirasse uns cafezinhos de vez em quando era perfeito :D
A todos aqueles que como eu estavam numa situação de duvida sobre estes aparelhos, eu recomendo vivamente, é um excelente companheiro de viagem.

Aproveitei também o dia de hoje e testei a capacidade das novas garrafas que comprei, o aumento de 50% de mais capacidade de liquido tornou-se muito importante, dado que não foi necessário fazer qualquer reabastecimento, coisa que não acontecia com os meus anteriores bidons de meio litro aproxidamente, sendo que em voltas como a de hoje tinha de procurar uma fonte ou um café para atestar.
Ambos os upgrades efectuados estão devidamente testados e aprovados.
 

Lyp

Active Member
Jorge, nestas fotos vejo dois upgrades à minha actual situação:

Edge 500 -» Edge 800
Bianchi Via Nirone -» Bianchi Infinito

Não me importava nada de trocar, porém sinto-me satisfeito tanto com o Edge 500, como com a minha querida Via Nirone...

ADORO esse quadro :)

Como vês, os Edge´s são excelentes companheiros de passeios... O 800 ainda mais aprimorado para navegação, mas o 500 também já me levou muitas vezes para o desconhecido, e trouxe-me sempre para casa :)

Parabéns mais uma vez pela aquisição, e não te preocupes com o suporte preso com borrachas... Pior é o encaixe do próprio Edge, que às vezes prega partidas como o meu me pregou. Para já está rijo, consegui repara-lo ;)

Boas pedaladas!
 
Quanto ao Edge e sobre a bateria tenho a dizer que precisas de verificar bem esses parametros para ficar a consumir menos bateria.

Essas indicações, bips, ou musicas eu nunca ouvi no meu porque desliguei isso quando fui configurando a bateria. A minha bateria se eu for a seguir um percurso dura sensivelmente 10/11horas. Se o gps for apenas a gravar a volta dura mais de 12horas!

Aconselhava-te a desligares algumas funções e quanto à cor da linha normalmente ao fazer um percurso em casa ponho uma cor diferente para não baralhar, mas é só quando me lembro!

Abraço Paulo.
 

Paulo V.

New Member
@Lyp, se queres um quadro Bianchi Infinito, apressa-te pois a Bianchi alterou a gama Infinito e na minha opinião acho que tiraram um pouco da beleza do quadro, não gosto tanto dos novos Infinitos como gosto das linhas do meu.
Quando formos novamente dar uma volta eu levo a Bianchi, fica prometido.
Relativamente ao Edge, isso que dizes vem de encontro ao que falamos pessoalmente sobre as vantagens e desvantagens do Edge 500 face ao 800 ainda eu andava a ponderar o que comprar e com muita confusão na minha cabeça.

------------------------------------------------------------------

@daniel, não sei que parametros falas da bateria, eu já tinha retirado a luminosidade toda, e não sabia que o Edge fazia beeps, só ontem fiquei a saber. Sinceramente quanto aos beeps, eu até os acho uma ferramenta interessante de avizo, dado que ontem em pelo menos duas ou três situações foi através desses mesmos beeps que fui alertado de uma viragem... se dizes que isso é configurável, onde é que se faz isso?
Quanto à duração da bateria, tendo em conta os meus calculos de ontem, eu penso que teria bateria para umas 9 a 10H, o que para mim chega perfeitamente, embora seja preciso contar com o factor de o aparelho ser novo e a bateria só ficar com a capacidade maxima ao final de algumas cargas e descargas e desde que tenho o Edge só levou duas cargas de energia completas.
Referes em mudar a cor da linha do mapa, como é que fazes isso? É através do bikeroutetoaster ou isso é configurável nas opções dos menus do Edge?
 
Paulo mudar a cor acho que tem de ser no Gps track maker, ou no compgps. Talvez de outro jeito também dê, mas eu não sei.

Quanto aos bips e setas não sei ao certo qual é o local onde se altera, mas com uma horita de volta dele deves dar conta disso :D

Aproveita bem essas máquinas!
 

Paulo V.

New Member
Obrigado Daniel, vou ver se descubro isso no aparelho, embora não me recorde de ter visto nenhuma função relacionada com os beeps quando andei a explorar os menus.
Quanto à cor da linha, o defeito também pode ter sido meu, dado que eu não estava a visualizar o mapa com muito nível de zoom e com o entusiasmo de ver as indicações todas nem mexi no detalhe de zoom estando eu a ver um pouco alto o mapa, provavelmente se aproximar mais a cor da linha seja mais nitida. Recordo-me agora de ter lido algo sobre mudar a cor da linha numa analise que vi na internet, através dos menus do aparelho, vou ver se encontro essa analise, ou esperar que alguém aqui comente como se faz isso.
Vou ver também esses sites que me indicas a ver o que fazem.
 
Top