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HAIBIKE Affair SL 2013

grouk, não se passa nada de errado, o 6700 e o 7900 só reduzem até 2 mudanças de cada vez.
Esse vídeo do youtube é apenas isso, um vídeo do youtube. Por alguma razão os comentários estão bloqueados...

Fui pesquisar um pouco e deparei-me com uma análise da bikeradar ao grupo 6700, de 2009, a qual nunca tinha lido mas depois de ler, tudo vai de encontro ao que tenho dito aqui.

Mas indo ao que interessa:
Just as with Dura-Ace, downshifts are now limited to just two gears per full sweep instead of three – bummer.

E ao que vai de encontro ao que tenho dito:
In addition, the repackaged internals also yield lever throws that are at least as long as before with a similar amount of 'dead space' before anything actually happens. Long-time Shimano users likely won't notice much but shifts require more movement than Campagnolo's Ergopower and feel like a veritable mile versus SRAM's ultra-short mechanism.
On the other hand, front shift performance is awesome thanks largely to the stiffer front derailleur pivots and fantastic new outer chainring (more on that later). Full-power upshifts and downshifts are impeccably smooth and well controlled, and a notable step or two ahead of the pack.
Though appreciably lighter than before and with best-ever front shift performance and braking, the new Ultegra is still a notable letdown in the all-too-important metric of rear shift performance. It's vague feeling, the throws are much too long, and the fact that you can now only downshift two rear gears per sweep instead of three is a definite step backwards.

Como podem ler, não sou só eu que acho que o Ultegra 6700, em particular as mudanças traseiras devido à manete, está uns furos abaixo do que se exigia já em 2009 quando o grupo tinha acabado de ser lançado. A própria Shimano, quando lançou o novo Dura Ace 9000, reconheceu que o 7900 não foi tão bom quanto podia e devia ter sido, e o 6700 é baseado nesse mesmo 7900.
 

grouk

Active Member
caro amigo
o meu grupo é constituído por manetes 6700 e o desviador de trás é 105 5700 quase a entrar na reforma e então é assim estando no prato 11 so sobe 2 porque por exesso de desgaste do desviador para subir do 11 para o 12 tenho que lhe dar 2 cliks, isto já la não vai com afinação as restantes sobem de 3 em 3, eu subo a cassete toda com 4 movimentos da manete. ainda fui la baixo tentar fazer um video mas sozinho nao dá e pensando bem tb nao interessa
 
Então não sei. O meu 6700 e o que foi parar ás mãos da referência em sites de análises do mundo das bicicletas só sobe 2 mudanças de cada vez.
De qualquer maneira isso nem é o que acho pior, o deslocamento demasiado longo que é preciso fazer nas alavancas para por e tirar mudanças, e a folga que as alavancas têm antes de começarem a actuar, isso sim é o que acho pior. É como dizem na análise da bikeradar, quem está há muito habituado a Shimano não vai reparar nisso, mas para quem já experimentou devidamente a concorrência, ui...
 
Hoje em andamento por uma vez acho que consegui tirar 3 mudanças de uma vez, mas depois quando voltei a tentar nas mudanças mais baixas já não deu. Só deve dar no meio da cassete. De qualquer maneira, é preciso deslocar tanto a manete para tirar a 3ª mudança que não se torna prático.

Foi a 3ª volta com esta bicicleta, desta vez foi até uma das mais longas e belas subidas em Portugal.
Nos primeiros km's da subida estava a sentir desconforto por causa do selim, já ia a pensar num substituto mas acabou por passar o desconforto e não voltou a aparecer, ainda bem!
Esta subida como é pouco inclinada deixa-me na dúvida entre qual prato escolher, se o 34 ou o 50. Acabei por levar quase sempre o 34 e usar mais a cassete, para subir sem pressas é o melhor. Além disso já sei que quando andar na zona de Coruche o prato 34 vai ser só um acessório...

Já lá em cima:

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Desta vez não houve recordes em descidas, até porque durante a descida tive o primeiro furo nesta bicicleta, na roda de trás.
O que me surpreende é o que ganho a rolar com esta bicicleta, no final da volta já todo roto e a descansar nas descidas faço recordes pessoais em troços mais rolantes.
 

Lyp

Active Member
Hoje lembrei-me de ti eheh

Esteve cá em casa um amigo meu que tem Campy Veloce, e tinha o desviador de trás (bem) desafinado. Como dizem por aqui (não és só tu, é generalizado) que Campy não desafina, deu-me logo vontade de rir.

Mas sinceramente, da maneira que aquilo estava, acho que alguém mexeu no afinador... É que estava mesmo mau. O doono da bike diz que não mexeu, mas...

Mas lembrei-me de ti não foi por isso, foi quando estava a afinar e depois a testar se estava ok... Já com o desviador afinado, estava a meter e tirar mudanças, e quando estava a tira-las, normalmente tirava 2 quando só queria tirar uma LOL... Aconteceu-me o inverso que te aconteceu com Shimano, e também me causou estranheza.

De facto, no mesmo curso que tiras 3 no Shimano, no Campy tiras 4 ou 5(?) (não as contei)... Não considero grande vantagem, sinceramente, mas isso sou eu que tiro uma de cada vez... Por estar habituado ao curso da manete Shimano, até nem estava a atinar muito bem a tirar apenas uma no Campy... Tirava sempre 2, ou 1,5 (ficava a saltar entre 2 carretos).

Conclusão - O Hábito faz o monge :)



Quanto ao "toque", também gostei... Shimano é mais suave, mas não desgostei do Campy :)
 
Pois, desafinado qualquer um trabalha mal eheh. Eu sinceramente nem ligo muito se desafina mais ou menos, é para isso que servem os afinadores.
É uma questão de habituação sim, mas depois de habituado a qualquer um, menor curso e não haver folga para meter e tirar mudanças é sempre melhor, é mais rápido e desloca-se menos a mão. No Shimano a manete esquerda tem muito menos folga e usa muito menos curso que a direita para puxar cabo, e para libertar cabo é instantâneo não é só quando a alavanca regressa, não sei porque é que não fizeram o mesmo na manete direita...
O Campy só tira 3, mas a andar a sério garanto-te que dificilmente te enganavas e tiravas mais que uma sem querer, tem uma sensação muito directa da manete para o desviador, parece que estamos a empurrar directamente o desviador, por isso torna-se muito perceptível o que estamos a fazer. Este Shimano não dá tanto essa sensação, mas a funcionar impecável.

MRM, o selim parece mesmo estar inclinado para a frente, mas a andar não dá nada essa ideia, antes pelo contrário. Já depois de o montar direito da primeira vez e o experimentar tive que lhe baixar a frente, deve ser característica deste selim ter que se usar um pouco inclinado para a frente.
 

Morg

Well-Known Member
Se achas que andas muito tempo em carretos baixos com o 34 mete um 36. Eu fiquei satisfeito e também não gostei quando meti o 34.
 
Se meto um prato 36 no lugar do 34, tinha que meter uma cassete 30 em vez da 28 para manter uma relação mais leve parecida, ou então fazer subidas como a do Roxo a sofrer e a partir os joelhos, ou então evitar fazer subidas como a do Roxo... tudo isso fora de questão!
Por falar na subida do Roxo, ainda não a fiz nesta bicicleta, fica para o ano :p
Eu gosto do 34, o 34 só não combina muito bem nesta subida, à velocidade a que a subo e na cadência com que o faço. Não o vou mudar por causa disso e mesmo que mudasse não estava a resolver o problema, apenas o estava a deslocar, pois eventualmente apanharia outra subida ligeiramente mais rápida em que se iria verificar a mesma situação.
 
Boa foto e bela bike! :cool:

Hoje vi uma reportagem sobre os deslizamentos na zona de Penacova (N110), se não me engano, em que a estrada estava cortada e entrevistaram dois ciclistas! Terás sido tu? :)
 
Obrigado! Sim, fui eu e um companheiro de casa.
Entrevistaram-nos e no fim pediram-nos para voltar a passar no corte de estrada, sempre dá outra pinta à reportagem LOL.
Entretanto vi a reportagem e fiquei com a ideia que a derrocada que eles falam da zona em obras que causou feridos não tem nada a ver com esta derrocada que obrigou ao corte da estrada, mas enfim...
 
Boas Medroso#78

É impressão tua, só existe um tom que é assim fosco como a minha, a foto de estúdio da bicicleta é que parece mais brilhante.
 
A de 2014 está fantástica mesmo! Embora tenha um pormenor ou outro que não gosto tanto, a curvatura da forqueta e do tubo horizontal, o formato do tubo vertical junto ao pedaleiro... gosto mesmo é das escoras.

A minha chegou aos 500 km e levou um belo de um banho que já estava mesmo a precisar.

E hoje deu mais uma voltinha:

DSC_0145.jpg


Passei ali pela barragem de Magos, a estrada levou um tapete novo, está mesmo bom para dar lá umas pedaladas de fininha!


Entretanto já estão algumas pequenas alterações a serem pensadas...
 

Medroso#78

Active Member
FiCaçador, os pormenores que menos gostas, são os que acho que lhe ficam "a matar". :D

Continuação de boas "voltas & voltinhas".

Abraços
 
Mais uma alteração na Haibike, troca de travões.

Tinha estes Ultegra que são uns travões fantásticos, algo bruscos mas muito potentes.

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E tenho agora uns travões da Planet X, a versão forjada, que além de mais barata e pesada que a versão CNC é certamente também mais resistente.

IMGA0348.JPG



Sobre estes travões não posso dizer muito porque na volta que dei com eles praticamente não os usei, mas pelos testes que fiz em casa posso garantir que não são tão bruscos, são mais doseáveis, não têm tanta potência de forma tão instantânea mas ao longo do curso da manete são também muito potentes. Isto comparando com os Ultegra.
Pelo que li sobre eles pensei que fossem mais difíceis de afinar, nada mais errado. É só apertar mais ou menos no sítio e depois afinar com a chave de 13 mm, mais fácil que isto é impossível!
Desapertar os travões também é fácil, voltar depois a apertar é que nem por isso, mas faz-se.

IMGA0356.JPG



Além disso são bastante bonitos, mais simples, menos prolongados e o sistema de came é bastante interessante e certamente o segredo da potencia e doseabilidade destes travões de pivot simples.

IMGA0357.JPG



Porquê a troca? Além da redução de 69g (que esperava ser um pouco maior), esteticamente prefiro ver a bicicleta com estes travões, todas as análises que pude ler e opinião de um companheiro eram unânimes sobre a qualidade e bom desempenho, relatos de problemas não conheço, o preço é muito bom, posso poupar os travões e pastilhas Ultegra que tinha para vender no futuro... Enfim, porque não?

IMGA0358.JPG



Agora só faltam chegar os pedais, para poder estrear finalmente os meus sapatinhos novos que estão encostados desde que comprei a bicicleta.
 
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