• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

HAIBIKE Affair SL 2013

Lyp

Active Member
Tenho os mesmos pneus, porque vieram com as minhas Ksyrium Elite S. De facto não se nota nada, nem vibrações nem coisa nenhuma. Vão com 3000 e tal km´s, e além da excelente aderência, ainda não furaram vez nenhuma.

Se durassem tanto como os GP4000S, e não fossem tão caros como são, equacionaria compra-los novamente quando estes actuais fossem à vida... Mas parece-me que os GP4000S vão levar a melhor quando estes forem à vida ;)
 
Não, só o quadro não pesei.
Se não fosse os cabos internos ainda o pesava só com os copos da caixa de direcção e o movimento press fit, mas assim já dava trabalho de mais.
Antes de comprar li algures não sei onde que o quadro pesa 920g, o que acredito que não ande ande muito longe tendo em conta o peso total da bicicleta e os componentes que ela tem.
 
Só ontem é que fiz a segunda voltinha com a Haibike, uma volta curta, mas algo agressiva eheh!
Agora é assim, anda-se pouco, não há tempo nem necessidade de mais.

Sem dúvida que o peso a menos e a rigidez lateral a mais se notam, principalmente quando nos metemos em subidas em que se apanham 2 km com média de 15%, mas claro, não fazem milagres.
As manetes Ultegra é que continuam a desiludir-me. Não cria estar a bater na mesma tecla, mas ontem andei com luvas de inverno e as luvas não me estavam a ajudar nada quando queria meter mudanças. A alavanca de dentro não é fácil de localizar com as luvas e para piorar a situação, basta um ligeiro toque para dentro na alavanca grande para as mudanças da alavanca de dentro serem desactivadas.

Na de BTT tenho uns manípulos XTR que são fantásticos, tiram até 4 mudanças, põem até 2 mudanças e quando ponho mudanças elas entram assim que essa alavanca é empurrada e não só quando a alavanca regressa à posição original. Tanto quanto sei o grupo XT funcionalmente é igual, por isso não consigo entender como é que nos grupos de estrada a Shimano não fez melhor do que isto neste Ultegra.
Estou cada vez mais convencido que no que toca a grupos de estrada mecânicos só há 2 marcas: a Campagnolo e as outras.
 

grouk

Active Member
atençao que eu tenho essas manetes e nao tenho qualquer problema alias sao muito boas mesmo, eu que ja tive umas dura ace 7700 estas sao iguais senao melhores.explica melhor o problema e define o que é a «alavanca de dentro», talvez nao tenhas as manetes na posiçao mais anatomica ou talvez estejam mal afinadas, volto a dizer tenho umas e estou 100% contente
 
Estou a referir-me à alavanca de dentro como a alavanca mais pequena, aquela que empurramos para libertar cabo, ou seja, para meter mudanças mais pesadas atrás. Se deres um toque na dos travões para dentro enquanto empurras a alavanca mais pequena para dentro para meter uma mudança, o mecanismo "assume" que vais tirar mudanças e desactiva a alavanca mais pequena que vai livremente para dentro sem meter mudança nenhuma.

Eu não me estou a queixar de nenhum problema, aquilo funciona na perfeição, mas de facto a actuação das manetes não é tão rápida, intuitiva e funcional quanto podia ser.
Acho que a ideia de tirar mudanças com a alavanca dos travões já devia ter sido abandonada, mas tudo bem, como até há muita gente que nunca viu outra coisa e acha que não se habitua a mais nada... Agora as restantes questões técnicas não compreendo como é que a Shimano não as evoluiu há mais tempo.
Não é questão de posição ou afinação, é questão de o mecanismo ser antiquado e está na altura de a Shimano redesenhar tudo do zero.

Não é por acaso que no novo Dura Ace 9000 já dá para tirar até 3 mudanças de uma vez e a deslocação que é necessária dar ás alavancas para por e tirar mudanças é mais pequena. Nem é por acaso que o Dura Ace 9000 só tem recebido análises e opiniões fantásticas.
 

MRM

New Member
Parabéns pela Bike, munir bonita surpreendentemente leve(não conhecia). Quanto ao grupo, isso dava pano para mangas, eu já tive Ultegra, depois Sram Red é agora Dura Ace DI, na minha opinião e tudo uma questão de hábito, um é mais Leve (SRAM), um Mais relógio (Shimano), outro mais sharme(campanolo). Se tu achas que as manetes de Ultegra são pequenas, experimenta as DI, com luvas de inverno.
 
grouk, eu tenho o Ultegra 6700 e tenho a certeza que só consigo tirar 2 mudanças de uma só vez.
Deves ter o Ultegra 6800, que pelo que li também recebeu as mesmas melhorias que o Dura Ace 9000.

MRM, obrigado. O que dizes é verdade, com habito tudo funciona bem e não é por causa de achar estas manetes antiquadas que não vou andar mais rápido.
Os grupos Sram são mais leves, isso é indiscutível, mas as manetes Campagnolo têm vantagens que vão muito para além do charme, nem me lembro de queixas sobre desafinações com Campagnolo, por isso chamar relógio aos Shimano é discutível.

Eu nunca aconselharia manetes de estrada Shimano a ninguém, excepto as dos grupos 6800 e 9000, e não é pelas 11 velocidades...
A julgar pelo que li sobre estes novos grupos Shimano, quem os experimentar numas voltas e depois voltar aos antigos vai perceber bem o que tenho estado a dizer.
 

OTALEM

Member
Estou a ver que a shimano deve estar quase a fechar as portas com tantas deficiências. O que os deve safar devem ser as equipas profissionais em que a maioria ainda usa shimano.
A minha sorte ,tenho uma bike com 5700 105 e outra com ultegra 6700, é que devem ter vindo falsificadas pois o 105 com 6500km desde que foi afinado por um bom mecânico nunca mais desafinou e o ultegra com 3800 também nunca foi afinado nem precisa.
 

grouk

Active Member
Estou a ver que a shimano deve estar quase a fechar as portas com tantas deficiências. O que os deve safar devem ser as equipas profissionais em que a maioria ainda usa shimano.
A minha sorte ,tenho uma bike com 5700 105 e outra com ultegra 6700, é que devem ter vindo falsificadas pois o 105 com 6500km desde que foi afinado por um bom mecânico nunca mais desafinou e o ultegra com 3800 também nunca foi afinado nem precisa.

like

para mim shimano rocks
 
Eu ia jurar que o meu só sobe 2 mudanças, mas então devo estar enganado.
Em minha defesa, no ângulo que é preciso deslocar a manete do 6700 para subir apenas uma mudança, já o meu antigo Campagnolo Xenon tinha subido as 3...

OTALEM, eu nunca disse que o Shimano tinha deficiências ou que desafinava, apenas disse e mantenho que Campagnolo é mais intuitivo, mais rápido e também não desafina, o que para mim faz dele superior. E que as alterações que a Shimano fez nas manetes dos grupos 6800 e 9000 já vêm com uns anos de atraso.
Vêm-se muitos grupos Shimano na estrada pois são os que mais vêm de origem nas bicicletas novas, tal como o caso deste que está na minha bicicleta. Se pudesse escolher entre Ultegra 6700 e Athena 11v não hesitaria em optar pelo segundo.
 

Lyp

Active Member
Hoje confirmei que até o meu Shimano 105 5600 sobe 3 velocidades. Descobri isso por causa deste tópico, porque nem me aquece nem me arrefece... Habitualmente meto uma velocidade de cada vez.

Por aqui também há mais um completamente satisfeito com shimano, mas nunca experimentei mais nada, logo não sei com qual me daria melhor... Nem devo saber tão cedo, pois não tenciono mudar :)
 

jmv

Member
Uma das críticas aquando do lançamento dos grupos 6700 e 7900 era precisamente o só passarem duas mudanças, em vez de três como nos outros grupos.
 

jmv

Member
Uma das críticas aquando do lançamento dos grupos 6700 e 7900 era precisamente o só passarem duas mudanças, em vez de três como nos outros grupos.
grouk vê lá bem que só deve subir duas.
 
Estive agora mesmo a confirmar e as minhas manetes Ultegra 6700 só reduzem 2 mudanças de cada vez, por mais que insistisse em tentar reduzir uma eventual 3ª mudança.
Eu bem me queria parecer, até porque nas minhas voltas facilmente preciso de reduzir 2 ou 3 mudanças de uma vez.
 
Top