• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

GT Grade Carbon 105 2015

open

Active Member

O que aconteceu foi isto...umas bolhas muito estranhas que apareceram! Digo muito estranhas porque volta e meia desaparecem e aparecem :confused::confused::confused:

Neste processo a minha "sorte" foi que, na loja, realmente viram as ditas bolhas pessoalmente e não por fotografia, porque provavelmente iam achar que eu andava a tentar algum esquema manhoso. Aliás quando deixei a bicicleta para a mudança de quadro, este não apresentava qualquer "bolha"!

Estranho...mas resolvido:cool:
 

open

Active Member
Antes de mais, bom ano a todos...

Para terminar o ano com algo diferente criei uma pequena aventura/desafio o qual vou partilhar alguns detalhes nas próximas linhas.

1ª Fase - Preparação do percurso

Parece que descobri a pólvora, a pequena maravilha do strava tem uma ferramenta para elaborar percursos, algo que desconhecia por completo e aliado ao facto de estar a começar nestas lides da estrada, o meu conhecimento de percursos exequíveis é reduzido.




A ideia do percurso era simples, Oliveira do Bairro - Aveiro - Oliveira do Bairro. Metade do percurso já conhecia, a outra metade, ou seja o regresso de Aveiro para O. B., passando por Ílhavo era totalmente uma incógnita. Depois de saber que ia fazer isto sozinho (o joelho do primo não deu tréguas!) e para ir mais descansado, fui fazer o reconhecimento do percurso de carro.

69.4 Km com 573m de acumulado, a parte do desafio não era a questão física, porque sempre pensei que nesse campo fosse tranquilo, o que se verificou.

2ª Fase - Escolha do equipamento e preparação da Bicicleta

Como referi anteriormente, não gosto do aspeto dos bidões na bicicleta, mas nada como experimentar. Em vez de levar mochila ou a mochila de cintura (deuter pulse) levei a ferramenta, câmara de ar, remendos, bomba e apertos rápidos e um elo de engate rápido num bidão (Elite Byasi Storage Bottle) outro bidão com água, que mal bebi, telemóvel e 2 barras no casaco.

Um mp3 com música porreira, colocado no pulso esquerdo para fácil acesso aos botões.

Dakota 20 com o percurso criado no strava.

Equipamento: calções, calças, camisola base layer inverno, casaco inverno, luvas cosmic pro wind (a estrear, sim é um erro estrear material nestas voltas, mas abençoadas luvas!) meias de inverno e óculos de sol.

3ª Fase - Pedalar

Pois bem, lá fui eu
...ao fim de três minutos já não sentia as orelhas...deviam estar uns 5 graus, devia ter levado um lenço na cabeça de modo a proteger as orelhas do frio!

As mãos demoraram 10 km a aquecer, os pés foram e vieram gelados, foi a volta toda com frio nos pés e posso dizer que foi o único aspeto negativo da volta.

Ao 18 km, 1ª paragem, no dia anterior tinha ligado para ver as pilhas do dakota e dava pilhas cheias, ora passado 13 km aparece sinal de pilhas fracas. Parei para um cafezinho e umas pilhas...

Ria de Aveiro, perto da Vagueira





Por acaso esta foto mostra um pormenor que me apercebi durante a volta,o bidão da água andava com vontade de saltar fora, por duas vezes que tive de o empurrar para ficar colocado corretamente. Não sei se é do bidão ou do suporte...

Passagem pela Costa Nova



Paragem no paredão da Barra de Aveiro



Para mim a foto do dia e da viagem, só ia a meio mas o prazer e a alegria foi uma constante...



Praia da Barra




Depois disto, foi pedalar até casa, sempre contra o vento e a tentar assimilar características doas terriolas por onde passava. Não parei nem para fotos. Correu tudo bem, sem avarias ou chatices...

No fim deu

68,8 km

3:06:30 Tempo de movimento

513m de acumulado


O próximo desafio já esta na calha mas tenho que me aplicar...

 

RTC

Moderador
Staff member
O Strava abusa sempre um bocado no acumulado mas com certeza será mais custosa que essa da Gafanha.
 

GMQ

Well-Known Member
Volta em terras muito bonitas que tive o prazer de conhecer à coisa de dois anos. A bike está muito bonito. O acumulado do strava parece-me um pouco exagerado. Tenho ideia de ser uma zona mais plana do que o strava indica como acumulado.

Muita sorte com a bike
 

open

Active Member
A transmissão nunca mais será a mesma!

Primeira paragem com a amiga vistosa



A parte escorregadia...



Chegou inteira...



Nestas condições deu para perceber que os travões até são bons!

 

Mike640

Member
Volta completissima de CX! :D Desde de pedras e raízes em Sintra aos estradões com um palmo de lama na várzea! Brutal a capacidade destas bikes!

Venha a proxima!! ;)
 

open

Active Member
Volta completissima de CX! :D Desde de pedras e raízes em Sintra aos estradões com um palmo de lama na várzea! Brutal a capacidade destas bikes!

Venha a proxima!! ;)

***** meu, a transmissão e os travões estão uma lástima, estive +-1h de volta da bike a limpar e n ficou a 100% principalmente os travões e corrente. muitas areias!
 

open

Active Member
Usas pedais de estrada open?

Foi um assunto falado durante e no fim da volta.

Comecei por usar uns spd shimano 540 que tinha cá por casa, mas como andava essencialmente em estrada e só atravessava uns estradões mudei, até porque queria experimentar, para uns de estrada.

Já para este tipo de volta os spd são claramente a escolha mais acertada pela facilidade de encaixe e porque a necessidade de tirar/encaixar é maior.

Tenho de ver se mudo ou mudo consoante o tipo de volta (e se me der ao trabalho!).
 

open

Active Member
Eu só não percebo como é que vocês conseguem andar na lama com esses pneus... :p

Cada volta que dou cada vez me espanto mais com estes pneus. A sorte é que a parte da lama era essencialmente plana e mesmo assim houve alturas que o pneu simplesmente deslizava sem qualquer tração!

Ainda comentei com o meu amigo: "Andamos nós a pôr 2.4 na de btt para quê!?"

Mas foi pouco tempo de lama, aliás lama mesmo acho que nem 2km fizemos, mas demorámos um bocadinho porque aquilo estava mesmo mau.
 

open

Active Member
Preciso de uma mudança mais leve. A lógica diz-me que o mais fácil é colocar uma pedaleira compacta, 34/50 (eu tenho 36/52).
Aqui não sei se na prática a diferença é substâncial!?

Creio que mudar a cassete não é opção, teria de colocar algo com 36 dentes e de 11 velocidades e não será compatível (tenho 105 completo).

Opiniões!?
 

jpacheco

Well-Known Member
36 para 34 na pedaleira não ganhas praticamente nada em termos de leveza... faz mais mossa na cassete. Se alterares de 25 para 28 ou 32
 

Mike640

Member
Se tiveres cassete de 30 ou 32 e passares para 36, vai ficar mais leve do que se meteres o pedaleiro compacto. Saca uma aplicação que se chama "Gear Calculator" para fazeres as simulações que quiseres . ;)
 
Top