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GT Grade Carbon 105 2015

open

Active Member
Fui...gosto bastante com esta bicicleta, torna-se é curto! Mas tem zonas de pura brincadeira, desde acelerações a curvas rápidas.

Também existe nessa zona uma subida que é o "ai jesus" mas ainda não tive coragem, leia-se pernas, para aquilo.
 

Bruno Silva

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Olá Open!
Devo dizer que ainda estou a absorver as info deste fórum (venho do BTT mas faz anos que não ponho lá a vista), mas fiquei contente por ver que havia alguém com uma máquina igual à minha! Assim que tiver oportunidade posto aqui uma foto ;) e algumas impressões...

E em relação à tua? O que estás a achar do setup "cyclocross"?
 

open

Active Member
Boas.

Em modo de resumo, as alterações que fiz à transmissão, com o acumular de km's e o tipo de voltas que dou, posso dizer que foi uma boa decisão.

Ainda está com os pneus continental cyclocross speed 700x35. Consoante o tipo de volta altero os pneus e os pedais (e sapatos)!

A longo prazo equaciono um espigão VCLS 2.0 ou semelhante, mas não é um necessidade imediata!

Quanto ao teu feedback, estás à vontade, quantos mais partilharem, mehor!

Abraço
 

Bruno Silva

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Tenho bastante curiosidade em utilizar algo do género (700x35)!

A minha experiência com a bicicleta ainda não é muita... Ainda só lhe consegui fazer cerca de 700km. O tempo disponível não é muito e, na verdade, adquiri-a há muito pouco tempo!
Consegui ainda arranjar o modelo 'negro' (como o teu primeiro quadro) numa loja alemã... estava num canto à minha espera! O grafismo verde das mais recentes não me atrai minimamente! Pode-se dizer que consegui fazer um bom negócio.

Em relação ao quadro é aquilo que pretendia: uma bicicleta confortável para fazer brevets! E assim foi a sua estreia, num brevet de 300km em inícios de maio.

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Gostei das sensações, gostei da posição(!), mas assim que retirei os sacos e fui 'puxar' por ela confesso fiquei um pouco desiludido: falta-lhe rigidez! Quando puxo com os watts todos, o BB 'flete'...
Bom, não se pode ter tudo e... já se esperava que com as suas características (gravel/adventure) isso seria de prever. Não é de todo uma bike para fazer sprints!

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Outro ponto negativo: peso!! Como está nessa última foto, tamanho 55, pedais, SMP, suporte gps e suportes de garrafa: 9.3Kg!! É muita fruta! A minha Hardtail de MTB é mais leve do que isso!

A boa notícia é sem dúvida o facto que me divirto imenso com ela, e isso faz-me esquecer o resto!
Próximo upgrades serão as rodas! Daqui a uma semana fica sub 9Kg! ;)
 

Mike640

Member
Tens a certeza que não são as rodas a causa da falta de rigidez que mencionas? Acho pouco provável que esse quadro tenha pouca rigidez, que ainda por cima é de carbono. :confused:
 

Bruno Silva

Active Member
Pois... com certeza que as rodas não ajudam!... mas quando puxo com bastante força, os pratos começam a roçar no desviador da frente!

Há muitas formas de 'construir' carbono e neste caso eu associo os 'sintomas' a uma determinada flexão no BB mas... poderá ser a pedaleira que flete?
Tenho pouca experiência com carbono... pedalei algum tempo com uma Canyon Ultimate CF SL e isso não acontecia (pedaleira Ultegra), mas também era uma bicicleta muito mais desconfortável (bastante rígida!)!

Open, acontece contigo?
 

open

Active Member
Não sou muito de lhe dar com toda a força!!!

Levantar-me e sprintar acho que nunca fiz, agora sprintar com toda a força mas sentado, só mesmo no turbo trainer e é até ao meu limite e não estou propriamente atento às flexões do quadro.

Por outro lado a minha experiência com bicicletas de estrada e muito curta, e não creio ter sensibilidade ou termo de comparação para opinar no que toca a flexão, rigidez ou falta dela.

No entanto, visto ser um quadro orientado para o conforto e anulação de vibrações acredito que poderá ter esse efeito quando pedalas em força. Vou estar atento.

Quanto às rodas realmente são a ancora desta bicicleta.
 

Bruno Silva

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Exacto Open, o quadro não é completamente orientado para a performance...

Quanto às rodas: são pesadas, bastante resistentes apesar de tudo, tubeless e até rolam bem mas... agora optei por umas HUNT 4 Season Disc. Vamos lá ver se fiz boa escolha.

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ficial

Member
Isso não é assim tão simples. Sem modificações, um desviador traseiro de estrada Shimano de 11v não "aguenta" mais de 32 dentes na cassete...

Boas. Tenho uma cassete Xt de 40 dentes na minha specialized sirrus, com o desviador shimano 105. Se foi feita ou não alguma modificação isso já não sei, porque a comprei em 2ª mão! :)
 

grouk

Active Member
a unica coisa a fazer é ou inverter ou por um b screw mais comprido, aqui a minha:( confesso que esta foto me deu saudades do inverno, tou farto dos 40º

MHo9iPs.jpg
 

ngrn

New Member
Boa Tarde
Estou a pensar em comprar uma GT Grade Carbon mas estou com duvidas em relação ao tamanho que escolher.
Eu tenho 1.77m e de perna interior 80.5/81cm.

Aos utilizadores que tem uma poderão mencionar a vossa altura e o tamanho da vossa bicicleta?

Obrigado
 

open

Active Member
Boas

para já acho que fazes uma excelente escolha!!! LOL

Eu tenho 1.84m (medida entre pernas já não me lembro) e comprei o 56. Trazia um avanço de 110 que passei para 90 e o espigão de selim tem um offset de 20mm. Não me sinto mal, mas tb não faço voltas superiores a 100km nem sprints a bombar, é mesmo no relax e curtir.

Depois de ler muita coisa aqui no forum e relatos de pessoal, talvez tivesse experimentado uma mais pequena para tirar algumas dúvidas, mas tb não havia para teste. Na loja apenas tinham uma 53, onde me sentei e aquilo era um autentico mini e depois ao encomendar, entre o 55 e 56 optei pelo 56.

Ainda hei-de experimentar um espigão sem offset ou simular puxando o selim à frente e fazer uma volta grande, experimentar e analisar!

Não te recomendo um tamanho especifico pq não tenho conhecimento nem experiência para tal, talvez alguém mais experiente o possa fazer.

Qq coisa vai perguntando.
 

ngrn

New Member
Obrigado pela tua opinião.
Deverei ir para um 55. Acho que é o melhor tamanho para a minha estatura.

Sabes de problemas crónicos da bicicleta?
Pergunto isto porque não sei se vá comprar nova ou usada (tenho um negocio em vista) e existe a questão da garantia que poderá ter alguma relevância ou não.

Abraço
 

open

Active Member
Eu tive um problema, muito estranho, com a pintura, verniz do quadro e trocaram-me o quadro, curiosamente pela versão ultegra.

De resto, deves verificar a zona da escora traseira porque se for a versão de disco, este roça com facilidade no quadro a tirar/meter a roda traseira.

A zona da pedaleira devido ao trilhar da corrente e de resto dar uma voltinha e analisar ruídos.
 

MigC77

Well-Known Member
ngrn, tenho exactamente a tua estatura apesar de ter as pernas ligeiramente mais curtas e tive a possibilidade de experimentar essa bicicleta no tamanho 53. Não fiquei mal mas pessoalmente preferia ligeiramente mais pequeno.

Eu no teu lugar ponderava os tamanhos 51 ou 53. O tamanho 55 vai correr mal... tens um ETT de 55cm, o que para a nossa estatura é muito comprido.

My 2 cents
 

Bruno Silva

Active Member
Olá ngrn,

Eu sou possuidor de uma Grade. O que te posso dizer em relação ao tamanho:

Eu tenho 1.78, praticamente o mesmo que tu, e fui para um 55 (sem experimentar). Na altura, mesmo sabendo que era grande demais, optei por este tamanho precisamente pela altura da testa do quadro (não sou uma pessoa muito flexível), ao qual alterei o avanço (100mm de origem) para 80mm para compensar o reach.

Hoje, penso que foi um erro. Não me sinto mal (chego a passar mais de 8horas seguidas a pedalar), mas teria ido para o 53 sem dúvida!
 

Bruno Silva

Active Member
PS: nas fotos da página anterior ainda tinha o avanço de 100mm, para teres um pouco a noção da geometria... Mas como tb disse o MigC77, mais do que o 53 pode correr mal!
 

Bruno Silva

Active Member
Este fim de semana estive na Eurobike em Friedrichshafen e tive a oportunidade de ver a nova Grade. Infelizmente não tive oportunidade de experimentar (dei prioridade a outros ensaios ;) ) mas tirei foto para futuros interessados. O quadro é exactamente a mesma coisa, mas com pneus Clement Strada USH 32c montados. Parecem-me bastante interessantes para Gravel...
O esquema de cores não será propriamente do agrado de todos, mas ao vivo é menos mal, garanto! Flashyyy!

 

ngrn

New Member
Boa Tarde

Já tenho a Grade em casa. Optei pela 55 pois senti-me bem em cima dela. Mas vou alterar o avanço para 90mm para ter mais controlo.
Em relação ao pneus de origem, aguentam bem estradões ou aconselham mudar?

Estava a pensar nuns semi slicks como os Schwalbe Sammy slick. O que acham?

Abraços
 
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