• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Giant TCR-1 (2012)

Daniel

Member
Já montei as rodas, e ainda vim a tempo de ver os ultimos 15Kms da Volta, eheheh.

Então, fotos antes e depois:








As Ksyrium Elite são muito bonitas e rodam que se farta, embora para mim o cubo traseiro faça "demasiado" barulho. Ou eu é que não estou ambientado ao cantar dos Mavic, sendo que acaba por dar jeito já que em aproximações a peões as anteriores Giant P-R2 eram causadoras de surpresas...
O peso, acabou por ser umas gramas acima do que esperava, mas fica nos 1590g. Gostava de as pesar numa balança mais precisa, mas é o que se arranja. Não usei os apertos de origem, porque tenho outros mais leves (45gr), já que os de origem pesam cerca de 110g.
O peso do pneu e da camara-de-ar traseiros também me surpreenderam, negativamente, uma vez que acusaram 290g e 100g respectivamente. Mais 10g em cada, comparativamente ao conjunto na frente. Algo a melhorar mais para a frente, já que não há urgência e sempre vou rolando com estes.
A camara-de-ar traseira acabou por ser trocada pela camara de reserva, uma Vittoria de 55g. Visto que o pneu "diz" ter protecção superior aos furos, pareceu-me bem arriscar...




Assim, depois de montada a minha Giant ficou com 8640g, incluíndo duas grades de bidon e bomba Zefal AirProfil.









Em principio amanhã já vou fazer o teste no terreno.
:)
 

rjferraz

Member
Boas Daniel,

Tua fininha está a melhorar a cada dia, my friend, parabéns! Gosto muito da decoração do quadro, gosto pouco das fitas brancas no guiador: sujam muito e chamam demais a atenção. Também tinha na minha KTM, troquei por vermelho e ficou muito melhor, cogita essa hipótese. Outra coisa que eu mexia ara trocar esses pedais, uns pretinhos ficavam melhor aí amigo. No resto, está muito fixe, boas voltas e cuida bem da cabra!

Forte abraço!
 

Daniel

Member
rjferraz, obrigado pelas tuas palavras e sugestões. Concordo com o facto das fitas se sujarem muito. Um dia destes sou capaz de trocar, mas não para já. Os pedais também serão trocados, porque tenho a ideia que um apoio maior permite menos perdas de rendimento. Estes são spd, porque inicialmente usava sapatos spd. Provavelmente irei para uns Look, um dia destes.
Os itens que pretendo melhorar são, não obrigatoriamente por esta ordem:

- Pedais, para uns Look ou semelhantes;
- Selim, para um mais leve e mais estreito;
- Guiador, para um que me permita uma maior proximidade dos drops.

Nada de muito urgente, mas a melhorar com o tempo.
 

Daniel

Member
Cerca de 410gr, com troca de rodas e uma camara.

Entretanto hoje de manhã fui estrear as Mavic. Bem, fiquei maravilhado com a mudança. Nota-se bem a diferença a subir, principalmente, e a rolar. A descer fiquei com a sensação que não mudou nada relativamente às anteriores. Mas a maior descida que fiz hoje, fi-la pela primeira vez, por isso não tenho referência de tempo.

O que mais notei com estas rodas foi realmente a melhoria na transferência de potência ao alcatrão. Muito directas e reactivas.
Na parte de percurso que já tinha referência, tirei 7min ao meu melhor tempo. E, acima de tudo, com menos cansaço.

Resumindo, para mim:
Boas a subir;
Agradáveis a rolar;
A descer, não me surpreenderam.

Estou muito satisfeito com a compra!
 

Daniel

Member
Os itens que pretendo melhorar são, não obrigatoriamente por esta ordem:

- Pedais, para uns Look ou semelhantes;
- Selim, para um mais leve e mais estreito;
- Guiador, para um que me permita uma maior proximidade dos drops.

Nada de muito urgente, mas a melhorar com o tempo.

Bem, um dos itens a melhorar já está na bike: O selim.

Optei por um Essax STE Cr-Ni, pela relação preço/peso. Por 40€ tirei 195g, sendo que este selim pesa 165gr.










Entretanto pensei em trocar as fitas por umas de cor cinza, porque ficam a combinar com a decoração traseira do selim e porque se sujam menos que as brancas...
Mas como também já identifiquei um guiador que me deve interessar, deixo tudo para essa altura...

A máquina ficou com 8,460Kg, com suporte gps, duas grades de bidon e bomba de ar.
 

edununo

Well-Known Member
O selim tem bom aspecto e realmente as fitas cinza até ficavam a combinar.

Tens de pesar a bike sem a bomba. ;) Eu peso a minha sempre com o Garmin Edge 500 colocado e as grades de bidão, mas sem garrafas e outros apetrechos.
 

Daniel

Member
Tens razão, mas como a bomba faz praticamente parte da bike, optei por pesar assim. De qualquer modo, a bomba com o respectivo suporte acusa 105gr.

Assim, o peso da bike sem bomba será de 8,360Kg :)
 

pratoni

Well-Known Member
e é confortável esse selim?

Uma vez andei numa btt com um selim dessa marca e vi-me grego para chegar ao final da volta. LOL
 

Daniel

Member
Bem, entretanto venho deixar o report do selim Essax STE, depois de uns 300Kms feitos desde que o tenho.

Estou satisfeito com a compra. No inicio estranhei um pouco, principalmente nas duas primeiras voltas, porque é um bocado rijo. Por acaso acho que é o meu primeiro selim com rasgo ao meio, por isso não tenho ponto de comparação directo. Há uns 3 anos tinha uma Specialized Allez Sport, onde tinha um Selle Italia C2. Na comparação, acho este Essax mais confortável, e fico com a ideia que será pelo rasgo. Ok, é uma comparação um bocadito absurda se calhar, mas aqui o ponto em comum é que são dois selins mais desportivos e rijos, relativamente aos sofás que vêm de origem geralmente.


Entretanto, fiz mais umas comprinhas pequenas para a máquina:

Pedais Exustar PR-200wh


Os espaçadores de 10mm para as manetes, que já tinha manifestado interesse anteriormente


A "chave" para o parafuso de ajuste do crenque esquerdo dos pedaleiros Shimano


Brevemente espero dar novo feedback, principalmente dos pedais :)
 

Daniel

Member
Ora bem, novidades na minha TCR aluminica...

A pouco e pouco vou concretizando as alterações que entendo úteis, sendo que já não devo avançar muito mais nos próximos tempos. Pelo menos algo que não seja de desgaste.

Dos pedais Exustar, embora com pouquissimos Kms, só tenho a dizer bem e sem dúvida que a troca dos SPD para estes se tornou uma aposta ganha. Gosto mais do apoio superior que dá. Eventualmente sá mais rendimento à pedalada, mas esse nem era o meu objectivo.

Entretanto troquei o guiador de origem, por um compacto. Eu acho que o meu Giant Connect (OEM) já era considerado compacto, mas a minha pouca flexibilidade na coluna dificultava-me andar mais de 2min nos drops. O Giant em de medidas 40cm, 130mm e 90mm. Este, um Specialized Comp, tem 42cm, 123mm e 75mm. E baixei 45gr em relação ao Giant. Curiosamente, segundo o vendedor, a minha medida correcta de guiador seria o 44, mas optei pelo 42 porque achei demasiado o 44. Engraçado que nunca tinha medido a largura de ombros e achava que por ser pequeno não seria tão largo...

Com o novo guiador veio também uma alteração que já aqui tinha manifestado e outra que já tinha pensado, por acréscimo. Ou seja, coloquei umas fitas de guiador de cor cinza e troquei as espirais dos cabos pretas por umas brancas. Assim dou mais "vida" à bike e espero também que estas fitas se mantenham limpas mais facilmente...














Amanhã espero ir dar uma voltinha e vou ver se tiro umas fotos com a luz ambiente...
 

rjferraz

Member
Boas Daniel,

Meu amigo, está um mimo, parabéns!! Ficou muito melhor com as fitas prateadas no guiador. Aliás, esse quadro é muito bonito. Se eu conseguisse achar um quadro desses em 54, hummm....tem a testa alta, deve ser bastante confortável a posição de condução dela.

Boa sorte, está sensacional, amigo! Boas pedaladas!
 

Daniel

Member
rjferraz, olha que este quadro é de aluminio e ao que parece a malta prefere carbono... Estás a fujir à moda, eheheheh

Agora a sério, claro que há o TCR em carbono (dois tipos de carbono até) e seguramente são de excelente qualidade. A geometria deste quadro é muito agradável e só para teres uma ideia, este é um S e tem 135mm de testa... E este quadro está na categoria performance...
Enfim, a Giant merecia ser mais conhecida em Portugal, porque é uma marca de qualidade e com uma boa oferta. A ver se tiro umas fotos, com boa luz, para mostrar as soldaduras do quadro e alguns pormenores...

Entretanto, a bike está nos 8,300Kg, o que me parece muito agradável. Com troca de pneus (quando precisar) consigo deixa-la em pouquito mais de 8Kg...
 

Lyp

Active Member
Muito bonita a tua bina :)

Tens as rodas que inevitavelmente hei-de comprar... Depois de dar voltas e mais voltas, acho que o mais sensato é comprar aquilo que (dentro do meu orçamento, claro) mais gosto, em vez de poupar uns cobres. Estou só à espera de uma melhor oportunidade de negócio, mas tá difícil. Que dizes das gajas?

Outra coisa que quero fazer é trocar o meu guiador por um compacto, precisamente pelas mesmas razões que tu... Mas como tenho o Avanço Deda e queria o guiador da mesma marca, não encontro grandes soluções.

A minha também é alumínica, mas ainda está longe desse peso.

Parabéns :)
 

rjferraz

Member
rjferraz, olha que este quadro é de aluminio e ao que parece a malta prefere carbono... Estás a fujir à moda, eheheheh

Agora a sério, claro que há o TCR em carbono (dois tipos de carbono até) e seguramente são de excelente qualidade. A geometria deste quadro é muito agradável e só para teres uma ideia, este é um S e tem 135mm de testa... E este quadro está na categoria performance...
Enfim, a Giant merecia ser mais conhecida em Portugal, porque é uma marca de qualidade e com uma boa oferta. A ver se tiro umas fotos, com boa luz, para mostrar as soldaduras do quadro e alguns pormenores...

Entretanto, a bike está nos 8,300Kg, o que me parece muito agradável. Com troca de pneus (quando precisar) consigo deixa-la em pouquito mais de 8Kg...

Boas Daniel,

Puxa, não tinha reparado que era em alumínio...excelentes acabamentos então, não consegui ver marcas de solda dos tubos, são polidas? Realmente, eu tb sou maria vai com as outra...lol e queria um quadro desses em carbono. Puxa, 135mm de testa tem a minha KTM e é um quadro M...só que eu tenho 1,78m. Se coneguisse um quadro desses em carbono, trocava. Realmente tens razão, infelizmente a Giant tem pouca tradição em Portugal...muitos não sabem que se trata, apenas, da maior produtora de bicicletas do planeta. E produz muitos quadros sob encomenda a empresas ditas "grandes", não divulga por questões éticas do negócio. Uma empresa brutal, sem dúvida.
 

Daniel

Member
Obrigado a todos pelos elogios :)

Tens as rodas que inevitavelmente hei-de comprar... Depois de dar voltas e mais voltas, acho que o mais sensato é comprar aquilo que (dentro do meu orçamento, claro) mais gosto, em vez de poupar uns cobres. Estou só à espera de uma melhor oportunidade de negócio, mas tá difícil. Que dizes das gajas?

As Ksyrium Elite são rodas boas, com um bom rolar e muito resistentes. Já por aqui disse isto, mas acho que o grande forte delas é nas subidas. São muito rápidas e directas a entregar a pedalada ao alcatrão. A rolar não comprometem, mas a descer não são surpreendentes. Isto na minha análise, claro. Obviamente que descem bem, porque os rolamentos são realmente bons, mas em termos aerodinâmicos não as considero fenomenais.
Para mim são uma aposta ganha, porque sou um tipo pesadote e porque prefiro "ajuda" nas subidas em vez de grandes velocidades nas descidas.
Não são baratas, aos preços "normais" e não são tão leves como algumas opções de marcas menos sonantes. As minhas foram compradas numa promoção online, por cerca de 325€ e isso foi decisivo. Se não, provavelmente teria umas Fulcrum Racing 3, pelo factor preço. As Shimano RS80-24 também me enchiam as medidas, mas mais uma vez o preço da promoção tornou-se decisivo.

Entretanto, convém resalvar que a "falta de aerodinâmica" que eu refiro nas descidas, pode muito bem não ser tanto das rodas, mas sim do quadro e da minha posição na bike. Este quadro, por ter um tubo diagonal sobredimensionado, é extremamente rigido e directo mas não deve ser um must em aerodinâmica. Mais uma vez, para mim está optimo, porque ganha em subidas. Se não fosse a geometria "simpática", acredito que se tornaria desconfortavel.

Enfim, a Giant, devido à tal falta de visibilidade da marca em Portugal, nunca seria a minha escolha inicial. Fui parar a ela praticamente "por acaso", mas actualmente posso dizer que fiquei cliente e que, a ser trocada, muito provavelmente seria por outra Giant!
Neste momento, a bike com os upgrades que lhe fiz, está em cerca de 1300€ gastos. Nada mau, eheheh.
 
Top