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Giant TCR-1 (2012)

Daniel

Member
Bem, quase 3 anos depois de ter comprado a minha primeira fininha, que acabei por vender uns meses depois, chegou a altura de ter uma nova asfáltica. O objectivo da compra era simplesmente ter uma máquina que me permitisse dar umas voltas para rodar as pernas. A minha preferência (ainda) é o btt, mas como não gosto de andar sozinho e a companhia tem falhado, optei por voltar a tentar o ciclismo de estrada. Não tenho objectivos desportivos, apenas lazer e combater o excesso de peso.

Considerei algumas hipoteses, com a dificuldade acrescida de precisar de um quadro pequeno, coisa que é pouco comum nos stocks das lojas... Estabeleci o Tiagra como minimo de gama para a transmissão, pelo menos a nível de manetes e 10V. Estive muito inclinado para a BH, marca da qual gosto bastante (já tive e tenho uma BTT), considerando a Zaphire 6.9. Espreitei as lojas online, mas a demora/falta de stocks não me agradaram. A Specialized Secteur Elite, actualmente com bom desconto, era boa hipotese, que não foi avante por estarem esgotadas em armazém e agora resta esperar pelas de 2013.

Assim, por um acaso fui encontrar a máquina que acabei por comprar: a Giant TCR-1 Compact, de 2012.

Com um preço muito bom, bem equipada e com um design agradável, acabou por ser a escolhida.

Quadro: Giant TCR aluxx sl, tamanho S
Garfo: Giant composite, cónico, coluna em aluminio
Transmissão: Shimano 105, excepto corrente e cassete 12-28, Shimano Tiagra.
Manetes: Shimano 105, travões Shimano R561
Guiador, avanço e espigão selim: Giant Connect (OEM)
Rodas: Giant P-R2
Pneus: Giant P-R3, 700x23

Ainda só fiz 40Kms com ela, mas estou muito satisfeito. É bem mais confortável do que esperava. A transmissão é muito precisa, rápida e eficaz.
Em termos de posição na bike é que ainda ando em afinações e testes. Não tenho lá muita flexibilidade de coluna e isso nota-se bem na fininha. Já reparei que tenho alguma dificuldade em andar com as mãos agarradas às manetes, embora o faça bem uns miseros centimetros atrás. Eventualmente, depois de ajustar tudo, sou capaz de equacionar trocar o avanço para um de 80mm, ao contrário deste de 90mm.

O peso da máquina, com os pedais Wellgo spd e o velocimetro está nos 9,08 Kg

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Conforme a evolução vou actualizando o tópico.

Boas pedaladas!
 

Lethes

New Member
Boas! Eu tenho uma Giant Once, antiguinha e inverti o avanço! Notei logo melhorias! De qualquer das formas, experimenta vários tamanhos de avanços. Vais sentir logo o conforto! Que marca são esses pedais? Parecem iguais aos meus!
 

Daniel

Member
Ainda vou insistir um pouquinho com este avanço, já que na volta de hoje já me adaptei melhor à posição. Em alternativa, sou capaz de tirar o avanço à btt, de 80mm, e testa-lo aqui.
Os pedais são uns Wellgo RC 713. Foi a hipotese que arranjei para ir usando os sapatos SPD...
 

gfilipe

New Member
Parabens pela Giant, é bonita.
Eu trocava o apoio da garrafa e o banco.o apoio nao gosto desses modelos e o banco esteticamente nao favorece a bike..mas admito(pois tenho um que nao uso mas ja usei) que é confortavel..portanto a troca depende do dono;)

abraço!!
 

Daniel

Member
Pois, a grade do bidon foi mesmo para aproveitar uma que aqui tinha, comprada na Decathlon. Será para trocar um dia destes, porque também não me enche as medidas a nível estético.
O selim, enfim, estéticamente é discutivel, mas como é para andar escondido :) Não me convence é mesmo pelo peso, cerca de 360g... Mas é muito confortável e isso neste momento também conta...
Basicamente a minha prioridade agora vai mais para o meu próprio equipamento, que para a bike. Tenho usado o mesmo da btt, mas ainda hoje com uma saída à chuva na btt acabei por sujar (bastante) os sapatos, luvas e capacete. Portanto essas deverão ser as próximas compras. Ainda não sei bem é o que comprar, sendo que procuro uma boa relação qualidade/preço...
 

gfilipe

New Member
sim estou de acordo, alias sao apenas pormenores..tanto o banco como a grade.. e basicamente foi so para te apontar dois " defeitos" na bike visto que de resto gosto ;);)
Um segundo equipamento da muito jeito e até convem, com tempo se tiveres tres nao se perde nada isto se fizeres saidas regulares durante a semana e fim semana.
Quanto aos sapatos a escolha é basicamente igual aos de btt..uns que te sintas bem tendo atençao que os pé tem tendencia a inchar com o passar dos km e tens de ter isso em conta e nao comprar justo.

cumpts.
 

Daniel

Member
Basicamente a minha prioridade agora vai mais para o meu próprio equipamento, que para a bike. Tenho usado o mesmo da btt, mas ainda hoje com uma saída à chuva na btt acabei por sujar (bastante) os sapatos, luvas e capacete. Portanto essas deverão ser as próximas compras. Ainda não sei bem é o que comprar, sendo que procuro uma boa relação qualidade/preço...

Ora sapatos e luvas já cá cantam:

Para sapatos optei por estes Exustar, por 65€. Têm bom peso (680gr) e parecem ser confortáveis, embora ainda não tenham sido estreados.

http://www.exustar.com/2011/sr442.html




Luvas optei por estas Specialized BG Sport. Não foram baratas, mas tenho ouvido dizer tão bem das luvas da marca que resolvi comprar umas.



Comprei também uma grade de bidon nova. Por menos de 8€ e com 23gr, esta grade pareceu-me uma boa compra.
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Agora falta é testar as novidades...
 

Daniel

Member
Hoje fui finalmente dar uma voltinha para estrear os sapatos novos. Fiquei realmente muito agradado com a mudança. Antes andava com um velhos sapatos Shimano para BTT, com a sola menos rigida e os cleats mais dentro da sola. Agora com estes novos sapatos já tenho uma pedalada diferente, até porque são mais leves e até tive de subir um pouquinho o selim.

Uma coisa que me perturba um pouco é o facto de não chegar perfeitamente com maior área dos dedos às manetes para travar. Andava a pensar se aquilo tem regulação do alcance e descobri que existem uns espaçadores para colocar nas manetes. Já alguém recorreu a esses espaçadores? Resultados? Agora tenho é de tentar comprar os mesmos. Já vi online e são baratos (1€ cada) mas preferia comprar cá...

Não testei foi as luvas novas, porque me esqueci delas em casa e já não subi para as ir buscar, eheh.

No regresso, antes de subir a casa, ainda tirei umas fotos (tlm) à grade nova:



 

pratoni

Well-Known Member
Penso que os espaçadores te farão colocar as manetes ainda mais longe, não?

O melhor se calhar é ver o comprimento do avanço ou a própria posição manetes/guiador...
 

Daniel

Member
No passado sábado resolvi trocar o avanço de origem (Giant Connect 90mm, 8º) pelo avanço da btt (80mm, 6º) para perceber a diferença na posição de condução.
Gostei bastante mais, uma vez que ganhei na proxmidade do guiador e a posição de condução tornou-se mais confortável (para mim). Agora resta substituir pelo avanço Edge SL Ultralight 80mm, que entretanto chegou. Ganho também no peso do componente :)

Relativamente ao espaçador das manetes 105, do qual falo anteriormente, estive a olhar para aquilo e realmente trás os de 5mm de origem.





A ver se vou a uma loja tentar encomendar os de 10mm, porque tenho a certeza que vou beneficiar com a alteração...
 

Daniel

Member
Hoje montei o novo avanço, o EDGE SL 80mm. Tem um peso de 110g e para o preço (29,90€) parece-me bem.





O peso da menina, actualizou: 9,00Kg
Com grade de bidon e conta Kms.



Os kms vão passando, infelizmente menos do que queria, e estou cada vez mais satisfeito com a máquina. Para além de uma boa compra, revela-se muito eficiente. Em termos de conforto só tenho a dizer bem. A transmissão cumpre como previsto, embora eu a tenha re-afinado depois dos primeiros Kms.
Como ponto fraco, é o normal nesta gama de bikes: as rodas. São robustas, sem flexões mesmo a pedalar em esforço em pé. São pouco rápidas em aceleração, devido ao peso. Ainda não as pesei, mas pelo que tenho lido devem rondar as 1900g.
Os pneus, Giant especificos frente/traseira, têm bom grip e o desgaste nem se nota. Têm protecção anti-furo.
 

edununo

Well-Known Member
É o mesmo mal que tenho. As rodas são pesadas. Tenho as Fulcrum Racing 7 de 2010 e são quase 2kg. Rolam bem mas é algo que tb quero trocar um dia.
A minha BH está com 8.68kg com 2 grades de bidão e o Garmin Edge 500. Com umas boas rodas ficaria muito próximo dos 8kg.
 

Daniel

Member
Os 8Kg também me parecem faceis de alcançar nesta TCR. Sendo que os periféricos são um pouco pesados, com upgrades corta-se muito peso. Por exemplo, o espigão de selim e o próprio selim perfazem 660g. Com 100€ aparam-se bem uns 250g só aqui. Umas rodas novas, sem grandes loucuras de orçamento, também aparam bem uns 500g.

Um dia destes, só por curiosidade, vou pesar as rodas, os pneus e camaras-de-ar.

De qualquer modo, a redução no peso da bike não é o meu objectivo imediato. Primeiro tenho eu que abater o pneu adiposo, ehehe.
 

edununo

Well-Known Member
O quadro da minha BH deve ser uma bigorna. Deve pesar quase 2kg. :rolleyes:
O conjunto selim/espigão que tenho, pesa 240g no total.
 

Daniel

Member
Bem, 240gr total do conjunto é muito bom. Relativamente ao meu são 420gr de diferença, impressionante... Mas também não custa trocos, eheh
 

Daniel

Member
Bom, a fazer um mês que veio cá para casa, a Giant está com trezentos e poucos Kms. Não é muita coisa, mas as minhas voltas ainda andam à volta dos 40/50Kms, e a BTT também vai saindo à rua...

Assim, Pontos Positivos:

- Robustez; Não há ca estalinhos, desapertos, falhas na pintura, etc. Tudo funciona bem, sem parecer que há aqui qualquer coisa a destoar.
- Grupo 105; Desde manipulos, desviadores, pedaleira, tudo funciona na perfeição.
- Travagem; Muito boa. Por vezes até me parece boa demais... Descobri recentemente que as pinças de travão, Shimano R561, são na verdade as 105 sem logos.
- Peso do quadro; Se o conjunto total anda nos 9Kg, e se é certo que os periféricos não são um exemplo de leveza, o quadro e o garfo são realmente leves...

Menos bons:
- Peso dos componentes periféricos; É claro que para esta gama de preços, o fabricante tem de cortar em alguns pontos. Guiador, avanço (entretanto trocado), espigão e selim, são periféricos obesos. Na prática cumprem bem a sua função e não são certamente os pontos onde o peso mais prejudica...
- Rodas e pneus; Aqui admito que o "defeito" não é só do material, mas também. Não acho o conjunto extraordinário nem a subir, nem a descer. Parece-me pesada a subir, e a descer não acho que ganhe assim tanta velocidade como isso. Robustas são, já que mesmo a pedalar em pé não as sinto a torcer minimamente, não têm ainda empenos e aguentam-se bem com os meus quase 80Kg.


Hoje saquei a roda da frente e fiz algumas pesagens:

Roda - 820g, com fita e magnético do ciclómetro.
Pneu - Giant PR3, Flat Guard, 700*23, 280gr (arame)
Câmara de ar - Kenda, 90gr


Será que uma troca por pneus/camaras mais leves traz vantagens que se notam, principalmente a subir?
 

Daniel

Member
Bom, chegaram há pouquinho as minhas novas rodas: Mavic Ksyrium Elite 2012.

Vou dar um pulo à garagem para montar os sapatinhos novos na menina, já volto ;)
 
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