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[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Jorze30

Well-Known Member
O meu Record de sprint, tanto em velocidade (chegar aos 50) tempo total (40s) é medio (45.8) foi este neste segmento https://www.strava.com/segments/8875906 — Sprint puro recta da granja PCR
Isto foi na btwin , ainda hoje me pergunto como consegui na altura, agora com a TCR ainda nao consegui fazer melhor . Mas penso que seja Por a btwin ser maior e assim ia mas esticado e por ser mais rígida

Mas lá está , aqui só mesmo de pé e vinha em andamento.

Agora será normal os meu sprints durarem tanto? Ou não estou a dar o meu máximo , ou consigo manter mais tempo mas um power Mais baixo
 

JorgeFerreira97

Active Member
@Jorze30 10-15 segundos é o normal, é o chamado pico de potência, a altura em que por norma atinges a potência máxima e a tentas sustentar por esses meros segundos. 40 Segundos já é algo mais duradouro, não é o teu pico de potência, isso numa situação de corrida pode ser algo como o arranque inicial para te livrares de um companheiro de fuga, o tal pico de 10/15 segundos e depois os outros 30 a tentar sustentares na mesma uma potência alta para manteres essa distância para o atleta que deixaste para trás.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Eu acho que 40s a dar tudo por tudo num sprint não é fácil, provavelmente não foste ao máximo e não tentaste aguentar esse máximo o que conseguisse.

Mas Para mim é diferente na rua fazeres um segmento onde sabes onde começa e Acaba e podes gerir o esforço porque o que interessa é esse segmento outra coisa é fazeres um sprint ao máximo que consegues e aguentar.

Mas claro também depende da volta, do esforço que se fez antes e depois, uma coisa é dares tudo quando sabes que vais parar a seguir ou pelo menos só vais ter descanso, outra coisa é fazeres sprints quando ainda há mais treino a fazer.

Para mim conseguir manter a umas dos 580w/620w durante mais do que 20s é complicado.

Mas por isso é que quero melhorar este aspecto, mas além do sprint em si melhorar a recuperação entre esforços intensos
 

Carolina

Well-Known Member
Ainda há outra coisa: dizes que em 40 segundos atinges 45,8 km/h de velocidade máxima. Eu em 10 segundos bato nos 42 km/h. Estás a prolongar o esforço de forma desnecessária e no fim não vais muito mais rápido que eu.
 

Jorze30

Well-Known Member
@Jorze30 10-15 segundos é o normal, é o chamado pico de potência, a altura em que por norma atinges a potência máxima e a tentas sustentar por esses meros segundos. 40 Segundos já é algo mais duradouro, não é o teu pico de potência, isso numa situação de corrida pode ser algo como o arranque inicial para te livrares de um companheiro de fuga, o tal pico de 10/15 segundos e depois os outros 30 a tentar sustentares na mesma uma potência alta para manteres essa distância para o atleta que deixaste para trás.
Pois foi o que eu pensei, mas por outro lado, na altura em que fiz isso sentia que não conseguia ir mais rapido mesmo que fosse por pouco tempo. Ou seja, com uma mudança mais pesada ia baixar a cadência de tal forma que depois já não conseguia manter a velocidade, portantei fiquei pela que estava.

Eu acho que 40s a dar tudo por tudo num sprint não é fácil, provavelmente não foste ao máximo e não tentaste aguentar esse máximo o que conseguisse.

Mas Para mim é diferente na rua fazeres um segmento onde sabes onde começa e Acaba e podes gerir o esforço porque o que interessa é esse segmento outra coisa é fazeres um sprint ao máximo que consegues e aguentar.

Mas claro também depende da volta, do esforço que se fez antes e depois, uma coisa é dares tudo quando sabes que vais parar a seguir ou pelo menos só vais ter descanso, outra coisa é fazeres sprints quando ainda há mais treino a fazer.

Para mim conseguir manter a umas dos 580w/620w durante mais do que 20s é complicado.

Mas por isso é que quero melhorar este aspecto, mas além do sprint em si melhorar a recuperação entre esforços intensos

Sim, foi um dia de treino só de sprint, mas na altura sabia onde comecava mas não saia onde acabava o segmento, tinha uma vaga ideia, portanto o que fiz foi aguentar o maximo de tempo possível, tanto que no ultimo sprint, pelo que me lembro, acabei por dar tudo no segmento completo dessa estrada, e fiquei por ai, pastelar até casa. Mas isto já foi há muito tempo, tenho que voltar a fazer uns sprints para ver como estou.

Ainda há outra coisa: dizes que em 40 segundos atinges 45,8 km/h de velocidade máxima. Eu em 10 segundos bato nos 42 km/h. Estás a prolongar o esforço de forma desnecessária e no fim não vais muito mais rápido que eu.

45.8 km/h foi a média nos 40 segundos, o máximo foi 51.1 km/h e foi mais ou menos a meio.

Mas vendo melhor o segmento no pc vejo que o todas a fases do sprint em si foram 30s e não 40, os ultimos 10s já foram a perder velocidade portanto não conta. Portanto resumindo, foram cerca de 8-9s de acelaração de 40 para 50, 11 a manter a velocidade máxima, 4s a perder velocidade para os 44 e depois ai acabou. Portanto estes 11s a 50 km/h provavelmente foi no meu máximo.

Mas isto foi com gps e não com sensor de velocidade, portanto pode não ser assim tão exato
 

Jorze30

Well-Known Member
Penso que para treinar a técnica no sprint, numa subida a 3/4 % é mais fácil. Eu hoje também fui mandar uns sprints, costuma ser quase sempre na mesma subida num circuito que gosto de fazer.

https://www.strava.com/activities/1148609655/analysis/4441/5554

Ando muitas vezes ai nessas ruas no meu trabalho! Mas consegues ir bem a abrir por aí, na ciclovia? É que têm um ambiente muito familiar e com varios carros a passar de dia ... Mas nunca fiz essa volta completa, n conheco essa subida..

Isso é uma zona protegida, n levas vento como na marginal, seu batoteiro :p

Mas tenho de experimentar
 

zorza

Well-Known Member
Essa ideia não me agrada. Não te esqueças que quando o terreno empina eu começo a andar para trás :p

é indiferente, pq na realidade a velocidade final nada interessa.
O que interessa é a potência que desenvolves e durante quanto tempo.. Se num plano atinges os 50kmh a 600w, numa ligiera subida bates nos 40 ou 45kmh nos mesmos 600w.. Mas o valor potência e consequente treino é o mesmo!
O que pode acontcer é não conseguires chegar ao carreto de 11 atrás e ficares a pedalar no esforço no acima.. Mas vai dar ao mesmo!!

Zorza
 

Bernalve

Well-Known Member
Ando muitas vezes ai nessas ruas no meu trabalho! Mas consegues ir bem a abrir por aí, na ciclovia? É que têm um ambiente muito familiar e com varios carros a passar de dia ... Mas nunca fiz essa volta completa, n conheco essa subida..

Isso é uma zona protegida, n levas vento como na marginal, seu batoteiro :p

Mas tenho de experimentar

Não há muitos carros, quando há mudo-me para a ciclovia ou encosto-me nela. É como se tivessemos em Inglaterra, anda-se à esquerda :p . O pior é o piso, tenho de andar constantemente a mudar de trajectória por causa dos buracos. Nem é tanto por causa do vento, antes de uma prova gosto de treinar em circuitos. Com vento fujo quase sempre ao guincho.
 

Carolina

Well-Known Member
é indiferente, pq na realidade a velocidade final nada interessa.
O que interessa é a potência que desenvolves e durante quanto tempo.. Se num plano atinges os 50kmh a 600w, numa ligiera subida bates nos 40 ou 45kmh nos mesmos 600w.. Mas o valor potência e consequente treino é o mesmo!
O que pode acontcer é não conseguires chegar ao carreto de 11 atrás e ficares a pedalar no esforço no acima.. Mas vai dar ao mesmo!!

Zorza

Eu sei que vai dar ao mesmo, estava na brincadeira :p

No plano não esgoto a cassete, só tenho tempo de mudar umas 5 vezes.
 

Carolina

Well-Known Member
Hoje não era suposto ter ido andar, mas chegou a encomenda portanto tive de ir estrear a roupinha nova :p

Já estou um bocado saturada de sprints, de maneira que só me restou fazer o que mais odeio: SEPI (sustained effort power interval).

Não estava com muita paciência para fazer X minutos certinhos, optei por usar a estrada do Barcal, tem pouca inclinação e demoro uns 4 minutos a fazer.

Fiz a subida 5 vezes, a puxar decentemente. Tenho sempre o mesmo problema nestes esforços curtos. Gasto demasiada energia ao inicio. Nas últimas 2 séries geri melhor, especialmente na última onde consegui terminar a subida no prato grande :)

https://www.strava.com/activities/1149987563
 

Carolina

Well-Known Member
Reparei à pouco que tenho o final de época bem recheado:
- 9 Setembro, bike night race
- 17 setembro, audace lx
- 8 outubro, mediofondo tejo&serras
- 15 outubro, audace barreiro
- 5 novembro, audace espinho (longe demais para o meu gosto :confused:)

edit: esqueci-me do troia-sagres :D
 

gfrmartins

Well-Known Member
Reparei à pouco que tenho o final de época bem recheado:
- 9 Setembro, bike night race
- 17 setembro, audace lx
- 8 outubro, mediofondo tejo&serras
- 15 outubro, audace barreiro
- 5 novembro, audace espinho (longe demais para o meu gosto :confused:)

edit: esqueci-me do troia-sagres :D

O troia sagres é a primeira vez?

Em relação ao Tejo e serra vais apenas fazer o 2º dia o ano passado fizeste o 1º dia mediofondo não foi?
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, primeira vez.

Vou fazer o mediofondo do segundo dia. Vai ser a minha primeira participação numa cena destas. O ano passado só fiz o passeio Lx-Santarém para poder entrar no festival bike à pala. Depois voltei de bike pela outra margem. Foi o dia em que tentei fazer 100 milhas e falhei miseravelmente porque me enganei a contar LOLOL fiz praí 98 milhas ou que foi.

Por acaso o porto granfondo ainda encaixa ali, mas acho que não me vou meter nisso.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Sim, primeira vez.

Vou fazer o mediofondo do segundo dia. Vai ser a minha primeira participação numa cena destas. O ano passado só fiz o passeio Lx-Santarém para poder entrar no festival bike à pala. Depois voltei de bike pela outra margem. Foi o dia em que tentei fazer 100 milhas e falhei miseravelmente porque me enganei a contar LOLOL fiz praí 98 milhas ou que foi.

Por acaso o porto granfondo ainda encaixa ali, mas acho que não me vou meter nisso.

Por acaso pensava que tinhas feito o 1º dia do tejo e Serras.

Eu conheço a malta que organiza e é aqui na minha zona mas por acaso o ano passado não fui. Fui apenas ao passeio de "apresentação" (Percurso do 1º dia)

O Troia Sagres fiz o ano passado, este ano não devo fazer, é daquelas coisas que para mim se faz uma vez e está feito, ainda por cima nessa altura o tempo é uma incognita até ao ultimo dia, fazer aquilo com chuva e vento para mim não dá

Eu vou fazer o Porto Granfondo, ja queria ter feito o ano passado mas não deu.
 

Carolina

Well-Known Member
Ainda não fui a Montejunto :(

Por acaso recebi convite o fim de semana passado para lá ir, mas não estava em condições.

O troia-sagres vai ser daquelas coisas decididas à ultima da hora. Depende do tempo. Também só tenho intenção de fazer uma vez.

Esqueci-me do último "evento" do ano: rapha 500. lol... estou pra ver como é que vou fazer os 500 kms. vai ser bonito.
 
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