• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Comprar uma nova bike de estrada!!

O problema é o seguinte: na loja e em teste podes estar confortável e parecer tudo ok. Vais para uma volta de 140 km com rompe pernas, com paredes pelo meio e a coisa fica muito diferente.

Embora a escolha - aparentemente - já esteja feita, deixo umas notas que podem interessar a outros colegas:

- A Foil tem uma geometria igual à Addict (pelo menos no S e M). A Tarmac se formos ver ainda é um bocado mais agressiva (nos respectivos tamanhos). Dentro deste tipo de quadro a Emonda com fit H2 é das mais "relaxadas" (atenção às aspas ... é que fazem mesmo falta!)
- Tenho usado regularmente os grupos 5800 e 6800. Em termos funcionais o 105 realmente não tem nada a apontar. Mas se houver margem financeira optem pelo Ultegra. Os travões são melhores, as manetes são mais agradáveis em termos de ergonomia e funcionalmente "transpiram" qualidade. O desviador da frente também é melhor (embora nada de drástico).

Sexta feira quando for fazer o teste logo vejo como me sinto na bicicleta mas até conseguir fazer esses 140km com rompe pernas ainda tenho de pedalar muito. Mas obrigado pelos conselhos assim que fizer as primeiras voltas logo dou feedback de como me sinto e o que vai acontecer no teste se sempre é o 49 ou o 52. ;)
 

DMA

Well-Known Member
Mas e quando conseguires fazer essas voltas? :)
Só é bom teres em mente que a Tarmac no tamanho 52 tem uma geometria bem agressiva. Tem um reach longo e um stack reduzido.
Vê se não vais ter que andar com isso cheio de espaçadores ;)
 
Se tudo correr como previsto eu Sabado e Domingo já consigo dar uns voltas para me ir adaptando. ;)
As dores que andava a ter na jorbi acho que já descobri do que possa ser penso que seja das luvas que tenho, ja estão um bocado largas e como não estão muito justas vão escorregando acabando por esticar os braços. o_O
 

MigC77

Well-Known Member
Eu acho que o Pixineiro faz muito bem em comprar essa Tarmac no tamanho 52! São pessoas como ele que ajudam a dinamizar a economia!

O gajo da Moto Vedras ganha logo à cabeça com a venda da bicicleta. O bike fitter com quem a loja trabalha (ou eventualmente outro qualquer) também vai ganhar porque eventualmente um dia destes o Pixineiro compra umas luvas novas, acorda para a vida e percebe que as dores não tem nada a ver com o tamanho das luvas! (Esta para mim entra directamente no TOP 3 das melhores razões para o mal-estar na bicicleta) LOL

Depois de dar a ganhar mais uns trocos ao rapaz do bike fit até se convencer que tem um mono no qual não consegue evoluir, que está mais próximo dum objecto de tortura do que duma bicicleta podem acontecer duas coisas: vende a actual e compra outra bicicleta (pode ser que à terceira perceba ou se calhar talvez não…) ou decide dedicar-se a outra coisa porque acaba saturado de sofrer em cima duma bicicleta!

No fim de contas o Pixineiro acabou por injectar muito mais capital na economia do que se tivesse comprado uma bicicleta adequada para ele. E para os mais desatentos chamo a atenção que nem sequer estou a falar do tamanho errado, é mesmo a bicicleta errada!
 

zorza

Well-Known Member
No fim de contas o Pixineiro acabou por injectar muito mais capital na economia do que se tivesse comprado uma bicicleta adequada para ele. E para os mais desatentos chamo a atenção que nem sequer estou a falar do tamanho errado, é mesmo a bicicleta errada!

Caramba MIG77, estás com força hoje de manhã.. não deixaste nada por dizer :)

Zorza
 
E para os mais desatentos chamo a atenção que nem sequer estou a falar do tamanho errado, é mesmo a bicicleta errada!

Já agora gostava que me explicasses o porque de ser a bicicleta errada para mim?
E porque razões teriam eles na loja para fazerem isso? Quando chego lá vejo sempre a loja cheia de clientes...
Não será certamente por estarem descontentes com eles e as poucas horas que lá estive não ouvi nenhuma reclamação!!!
 

MigC77

Well-Known Member
Tenho mais o que fazer do que perder tempo com quem não quer ouvir… Tens muita informação aqui no fórum, alguma dela em posts meus, é só dares-te ao trabalho de pesquisares. Já te deram N avisos várias pessoas aqui do fórum com muito conhecimento e ainda assim...

Para além disso já está encomendada. De que é que adianta eu dizer alguma coisa????

A razão pela qual a loja havia de querer fazer isso? Volta a ler o meu post e já agora o do Martins.

@Martins, realmente há gajos muito tenrinhos!
 

GMQ

Well-Known Member
Repara numa coisa ninguém aqui te diz que os tipos da loja te querem te enganar. A questão é que eles usam tamanhos padronizados que por vezes não aconselháveis ao ciclista recreativo como eu tu e outros que por aqui andamos. Eu, tu e o Contador temos todos um core diferente. O numero de quadro do Contador não é o mesmo que é aconselhável para mim ou para ti. O Contador e outros ciclistas prós andam nisto desde de crianças. Se assistes a transmissões de ciclismo na tv reparas que nem espaçadores eles usam e vão ali todos curvados. Para além disso tens que ter presente, que os quadros são diferentes (existe um bom tópico do Alberstosemcontador que explica ao detalhe as variações). Talvez para ti seja aconselhável um quadro mais de endurance do que racing. Em 30/40/50km tu anda sentes mas quando fazes 90/100/120/140 km's aí as coisas começam a ser diferentes e os efeitos de um quadro inapropriado ou grande começam a fazer-se sentir.
Aqui tentamos dar uns conselhos e repara que tu é que nos procuraste sobre o assunto e não o contrário. Mas a decisão final cabe-te a ti. Neste forum e particulamente no tópico albertismo/Carolinismo e tens suficientes relatos de malta que comprou grande. Meu conselho é que pesquises. Abraço
 

Martins

Well-Known Member
@Martins, realmente há gajos muito tenrinhos!

Sabes que quando o fórum mudou e tive de por novamente uma foto de perfil, pensei mesmo assim... Olha vou aproveitar esta foto que tá fixe porque está a chegar o Verão e vai começar a aparecer pessoal para comprar bikes e vamos começar a cair nas conversas do costume e pode ser que uma imagem valha mais que mil palavras.

Infelizmente às vezes não adianta de maneira nenhuma

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
@GMQ, a questão é que toda a vida se vendeu assim! Existiam as pseudo-tabelas das marcas baseadas naquilo que os atletas usavam e toca a andar! A maioria das lojas não evoluiu nem teve até à data grande interesse em evoluir. Digo-te mais, para mim é pior uma loja que ainda por cima coloca um bike fitter a “validar” a recomendação de tamanho! Se em vez de oferecerem um bike fit da tanga disponibilizassem bicicletas de teste para que os potenciais compradores poderem testar isso era bem melhor!

Há uma questão relativamente engraçada que tenho vindo a notar… Algumas marcas tem mudado as tabelas de tamanhos nomeadamente a Canyon que me parece que hoje em dia tem das melhores tabelas de recomendação de tamanhos para o entusiasta do ciclismo, weekend warrior, cicloturista etc… Apesar dessas recomendações assentarem na colocação de fábrica de avanços sub-100mm. Neste caso são avanços de 90mm que para mim já está abaixo o limite inferior do ideal mas ainda é mais ou menos aceitável.

No caso da Specialized, também é possível que muita gente não tenha reparado que este ano a marca também tomou a decisão de reduzir o comprimento dos avanços em 10mm (se não estou em erro) em todos os tamanhos. Acho esta estratégia manhosa! É uma forma de camuflar uma concepção de quadros pensados para competir que foram concebidos tendo em mente uma posição mais alongada. Mas isso é conseguido encurtando o avanço e comprometendo o comportamento da direcção da bicicleta.

A razão para esta “mudança” acho que se prende com o crescente número de utilizadores de bicicletas de estrada. Tipos normais sem grande passado desportivo que pretendem adquirir uma bicicleta de estrada para melhorar a sua forma física, muita gente que aderiu ao boom do running sem o acompanhamento necessário e acabou por sofrer um calvário de lesões e pretende experimentar um desporto com menos impacto, muita gente influenciada pelos inúmeros canais de youtube que juntam os temas de “veganismo”, vida saudável, etc… à prática do ciclismo, etc… O caso é que na minha percepção é uma modalidade que tem vindo a crescer em termos de amadores/aficionados e isso levou as marcas a repensar a sua abordagem ao mercado. A crescente oferta de modelos de endurance é uma prova disso.

@Martins, tá fixe sim Sr. a nova foto do perfil ;)

@Pixineiro, indirectamente tens aqui a resposta que procuravas!

Abraço
 
@MigC77 eu precebo o que estás a dizer e fazia mais sentido poder andar umas voltas para testar, mas eles só tem bicicletas de teste para bicicletas de valores mais altos.
Supostamente quando encomendei a bicicleta era para vir com o quadro Preto e letras brancas que é o normal da Tarmac SL4 Elite só que estava esgotado então sugeriram que fica-se com um quadro penso ser da Tarmac SL4 que é Preto e letras vermelhas e como tinham esse em loja com tamanho 52 disseram que deveria ser o indicado para a minha altura mas que se o BikeFiter visse que devia ser mais pequeno não havia problema e trocavam.

@GMQEntão o que vocês me estão a querer dizer é que a Tarmac não é tanto do tipo Endurance mas mais do tipo racing?
E em relação a dizerem que devia pedir um tamanho 49 não pode acontecer ficar apertado demais na bicicleta, por exemplo ficar mais confortável nos braços e poder aparecer dores nas pernas ou nos joelhos por não estar na posição correcta?
 

jocarreira

Well-Known Member
A geometria da Tarmac é meio "manhosa", já repararam que o Reach dos tamanhos 49 e 52 é exatamente o mesmo: 386mm? É um Reach "grandinho", não é uma geometria de passeio :)
Entre esses dois tamanhos a diferença do Top Tube são exatamente 2cm mas como o Reach é igual os 2cm de diferença estão atrás do BB. Aqui vai entrar se o espigão é com ou sem recuo.
Depois a outra grande diferença será no tamanho do Head Tube, e aqui pode meter-se um tamanho 52 igual a um 49 mas o contrário já não é possível.

Há ainda outras diferenças (ângulos, etc) que vão ter mais influência no feeling e no controlo da bike.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Esta frase aqui para mim é a chave:

"só que estava esgotado então sugeriram que fica-se com um quadro penso ser da Tarmac SL4 que é Preto e letras vermelhas e como tinham esse em loja com tamanho 52 disseram que deveria ser o indicado para a minha altura mas que se o BikeFiter visse que devia ser mais pequeno não havia problema e trocavam"

E agora vais fazer um bike fite e vais ver que esse tamanho é o ideal, quanto muito reducem o avanço ou colocam uns espaçadores e está no ponto para ti.

Só mais tarde vais dar pelo problema
 

GMQ

Well-Known Member
É isso Pixineiro. Por ser um quadro com essas caracteristicas é que tu vês muito boa gente com muitos espaçadores? Para quê? para que quando se pedala com as mãos nas manetes ou no guiador se conseguir alcançar uma posição mais elevada, com as costas mais direitas. Eu também gosto mais de quadros racing do que endurance.

O 49 parece-me ser o mais adequado para a tua estatura. Acho que ainda ninguém referiu neste tópico mas a máxima já rebatida neste fórum é a de que é preferível comprar pequeno do que grande. Porquê? Porque pequeno consegues corrigir usando um avanço maior, espigão com mais recuo etc. Com o quadro grande já é mais difícil porque existem limitações que não é possível evitar. Não vais sentir-te pequeno porque isso é compensado com um avanço maior, espigão com maior recuo etc. se tiveres hipótese de reverter essa situação e pedir o 49.

MigC77 tens toda a razão no que dizes aliás não sei se és comprador de revistas da especialidade, eu adquiro frequentemente a ciclismo a fundo, e lembro de a specialized em certa altura colocar na capa final da revista publicitarem a vitória deste ou daquele ciclista no Giro, Vuelta, tour etc colocando a altura e o tamanho do quadro da bike com que corriam. ora a pessoa pensa eu tenho a altura igual ao do Nibali, Sagan, Contador ( na altura da thinkof) etc, logo eu posso usar o mesmo tamanho de quadro. O que não é nada mais do que errado. Mas estas certo quando fazes essa afirmação da padronização com base em atletas profissionais.

O martins tem uma foto no tópico do esfc em que parece o contador a pedalar em pé na vuelta já leva a roja e tudo. lol
 

MigC77

Well-Known Member
Vitor agora já estás a falar como deve ser…

Desde o início houve vários utilizadores a dizer-te que a geometria dessa bicicleta é agressiva. Digo-te eu que tenho uma Tarmac tamanho 52 e meço 1,77m. Até és capaz de encaixar mais ou menos com o avanço de 80mm que a bicicleta traz de fábrica mas a questão é que esse tamanho de avanço não é o ideal para uma bicicleta de estrada. A Tarmac não é uma bicicleta fácil, muito menos para alguém que ainda agora está a começar.

Acho que aqui não se trata de pedir o tamanho 49 ou 52. Acho que se trata de optares por um modelo mais indicado para ti nesta fase que te permita evoluir mais rapidamente. De que te adianta teres uma bicicleta que se deres uma volta no Sábado, no Domingo tens que recuperar das dores e não te apetece voltar a andar… Já bem te vão bastar as dores musculares das pernas para ainda teres que sofrer de dores nas cervicais, dormências, etc…

De início falaste da Emonda SL5, apesar de não ser uma bicicleta de endurance, é uma bicicleta escaladora como a Tarmac mas com uma geometria relativamente mais relaxada em relação à Tarmac. Neste modelo o tamanho 50 seria uma boa opção para ti. Tens igualmente a Trek Domane que é uma bicicleta de endurance e tem muitas opções com rim brakes. A questão das bicicletas de endurance é que hoje uma grande maioria delas já só estão disponíveis com travões de discos. Se não queres discos, eliminas modelos com a Giant Defy, a BMC Roadmachine, etc… e noutras marcas estás limitado às versões de entrada de gama (como é o caso da Specialized e da Cannondale).

Acima de tudo acho que te estás a precipitar e desculpa que te diga mas acho manhoso isso que a loja te disse que só tem bicicletas de teste para modelos mais caros… Isso quer dizer que se eu disser que estou interessado em comprar uma S-Works, eles disponibilizam-me uma de testes???? Conversa!!!
 
@MigC77 Eu percebo mas é que gostei mesmo da bicicleta... É assim tão difícil conseguir adaptar-me? :(
Comparando com a Jorbi que tenho actualmente a geometria da Tarmac é assim tão mais agressiva?
 

NULL

Moderador
Staff member
@MigC77 Eu percebo mas é que gostei mesmo da bicicleta... É assim tão difícil conseguir adaptar-me? :(
Comparando com a Jorbi que tenho actualmente a geometria da Tarmac é assim tão mais agressiva?

Boas

Eu não te posso ajudar pois não tenho conhecimentos para tal mas deixa-me dizer-te uma coisa. Em tempos um amigo disse-me que antes de fazer uma compra devia esperar pelo menos 1 mês, ir estudando, aprofundando a compra durante pelo menos um mês. Isto serve para tudo, não só para a bicicleta. Verás que metade das coisas que estamos dispostos a comprar naquele dia ou naquela semana deixaram de o ser passado 1 mês. O que me parece é que estás mesmo na fase da excitação da compra, gostaste da bicicleta e estás decidido. Por mais que te digam que poderá não ser uma boa compra tu só vês coisas boas, é normal. Olha, é quase como uma relação, no início só se vê virtudes!

Se fosse a ti adiava a compra por umas semanas, vais ver que nesse tempo vais conseguir fazer a melhor escolha.

Cumps
 

MigC77

Well-Known Member
Oh Vitor, como diria um amigo meu, emprenhaste pelos ouvidos com a Tarmac! Bicicletas há muitas! Ainda és um rapaz novo, se tiveres saúde e a vida te correr bem a bicicleta que compres agora não há-de ser última!

Em relação a geometria é semelhante mas a Tarmac tem a testa mais baixa.

Tu é que sabes aquilo que queres fazer com o teu dinheiro mas tendo tão pouca experiência em bicicletas de estrada ires assim de repente comprar uma Tarmac parece-me arriscado. No mínimo acho que devias experimentar diferentes bicicletas (ou o que conseguisses)… para perceberes e sentires a diferença entre diferentes geometrias. Experimentando serias capaz de tirar as tuas próprias conclusões e decidir por ti aquilo que preferes. Acho que é isso que deves pedir à loja.

Na minha opinião nos primeiros tempos serias capaz de evoluir melhor numa bicicleta com uma geometria menos agressiva do que começando numa Tarmac. Ia-te permitir uma posição mais fácil para que o teu corpo se fosse adaptando aos rigores de pedalar numa bicicleta de estrada, uma posição mais elevada que te facilitaria a respiração, etc… E aos poucos terias sempre a opção de ir retirando espaçadores (assim como eventualmente aumentar o tamanho do avanço) e aos poucos ires adoptando uma posição mais agressiva, mais aerodinâmica e mais próximo daquilo que uma Tarmac te exige.
 
só para juntar um pouco de «lenha» he he

confirmo e concordo com o Mig GMQ Martins e todos os que te aconselharam; deu-lhes jeito «empandeirarte esse quadro»

eu tenho uma Tarmac Pro de 2008 como podes ver na foto do avatar e há 9 anos eu tinha menos peso e (um pouco) mais de flexibilidade mas nunca me senti super confortável na Bike (meço 170cm) e é um 52. Fazia facilmente 4/5 horas e cheguei a fazer 6 horas e 7 mas sempre com mazelas musculares quando ia muito tempo nos drops.

nestes anos, reduzi o número de horas em cima da bicicleta e como tal tive que reduzir o avanço e meter espaçadores; isto é: o quadro é demasiado grande para mim.
Apesar de ter sido uma compra muito boa (um quadro de exposição com desconto de 50%) mais valia ter comprado um quadro para o meu tamanho.

já há uns anos largos que sei isso mas se duvidas houvesse, um dia tive a infelicidade de sentar o cu numa Synapse para o meu tamanho...é da noite para o dia.
 
Top