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Colnago Master X Light

pratoni

Well-Known Member
Muito boa análise.
Podes colocar fotos com a de btt só por curiosidade para ver como fica, dado que falaste nela?
 

Skyforger

Active Member
Figueiredo, reparei que usaste um saco igual nos 400 km do BRM e estava curioso em saber a tua opinião. Pois, a fita de aperto no espigão é também a principal falha que tenho a apontar. Em espigões mais largos resulta melhor, mas podiam aperfeiçoar melhor esta parte. Vou improvisar um pouco e tentar corrigir a situação. Quanto ao abanar, só o notei se realmente pedalar em pé e oscilar a bicicleta. Não é algo que me aflija. O peso, esse acredito que aflija passadas algumas horas, mas tanto faz com este saco como com qualquer outro. Aí será mais uma questão de habituação a pedalarmos com carga extra.

pratoni, infelizmente não tirei fotos ao saco montado na bicicleta de BTT. Mas logo que possa trato disso.
 

Skyforger

Active Member
Com a chuva a reinar nos últimos dias, a roda gorda voltou a ser chamada ao serviço, abrindo-se a oportunidade para, finalmente, e a pedido de várias famílias, deitar as mãos ao limpa-fornos e obter este resultado:

P1230231.jpg


Não ficou perfeito, mas até que não resultou mal...;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ate que enfim, se a montanha nao vai ao Maome, tem que ir Maome a montanha...
Se os perifericos nao vao em preto entao as anilhas tinham que ser a cor dos perifericos...

Ricardo agora so falta o headset... Um chris king tambem a cor? que achas?
Ficam muito bem...
Magnifico

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Por exemplo...

ttoNW1z.jpg


em titanium...

estes e para enfiar uma vez e esquecer para a vida toda, quase nunca mais e preciso abrir de novo...
ela merece...

grande abraco...
 

ohomemdobussaco

Active Member
A alteração que faltava! Depois mete aí umas fotos da máquina de corpo inteiro, para se perceber melhor o efeito no conjunto completo...
 

pratoni

Well-Known Member
Muito bom, finalmente!!!

Pois, agora salta à vista a caixa de direcção.... :p (comentário só para meter nojo...)
 

Skyforger

Active Member
Lyp, é verdade. Foi preciso deixá-la no estaleiro uns dias para finalmente pôr mãos à obra. Foi um processo relativamente rápido e simples. Também acho que ficou tudo muito mais coerente assim. Só não gostei do resultado obtido com a tampa da caixa de direcção. Já que estava com as mãos na massa e já que a tampa em questão também está lá fora de contexto (tinha a inscrição Massi), resolvi tirar-lhe o anodizado, mas o resultado não me agradou. Uma boa desculpa para arranjar outra tampa :)

Pedro, concordo que o headset em prateado ficará melhor, sendo isso mais evidente, agora que as anilhas também estão em prateado. Uma próxima mexidela nesta bicicleta passará certamente pelos pneus, pelo headset ou pelos pedais. Mas vamos com calma....

ohomemdobussaco, em breve coloco fotos de corpo inteiro, na próxima ida para a estrada, que será durante esta semana.

pratoni, tal como referi lá atrás, depois de ver o resultado com as anilhas em prata, o meu primeiro pensamento foi esse mesmo : "isto agora ficava bem era aqui uma caixa de direcção à mesma cor"... :) Mas vamos com calma...

grouk e flavourflav, tenho consciência de que esteticamente um avanço invertido fica melhor ou, pelo menos, confere um look mais agressivo à bicicleta. No entanto, o que iria ganhar em estética, iria perder em conforto e isso é algo de que não estou disposto a abdicar. Como não sou rapaz de correrias, pretendo pedalar confortável a pedalar veloz. Tomei a opção de deixar a coluna de direcção com margem para afinar a posição, sendo que mais facilmente experimento tirar uma anilha do que inverto o avanço. A ver vamos...
 

grouk

Active Member
a mim parece me um avanço de 6º na posição correcta. isso é daquelas coisas que tem que ficar na posição que proporciona melhor posição, se essa é a forma é assim que tem que estar
 

Lux

Active Member
Ou estou a ver mal a coisa ou sou mais um a achar que o avanço está invertido :)

Esse quadro é mesmo especial e sem duvida que a caixa que o alberto sugere ficaria aí muito bem, pena os quase 300€ que custa... Mas se há quadros que merecem esses mimos, o teu é um deles!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
O avanco nao me parece estar invertido, este avanco e um avanco de + ou - 7 graus.

O que se passa e que as Italianas tem uma testa do quadro ligeiramente inclinada na direccao do atleta, ou seja faz sempre com que o cockpit esteja sempre mais chegado a frente, mesmo num quadro mais racing como no exemplo, os top tubes sao sempre estreitos, ao contrario das Americanas, algumas com top tubes inclinados, nas Italianas os top tubes sendo estreitos e a geometria sendo desenhada em triangulos quase perfeitos tem de existir uma certa inclinacao na caixa de direccao, caso contrario nao estariamos a falar de uma geometria Italiana Master, mas sim por exemplo de uma geometria tipo CAAD, ou seja tambem com triangulos quase perfeitos, sem inclinacao no top tube, mas com uma caixa de direcccao estreita...

Dai um avanco de 110 ou de 120 que deve ser o caso, com + ou - 7 graus de inclinacao possa dar esse parecer, inverter um avanco deste genero, seria coloca-lo na posicao de + 7 graus, ou seja posicao contraria a que esta colocado -7 graus, ou seja, nao queiram ver, que nao fica bonito, dai existirem angulos nos avancos de 0 graus a + ou - 7 , + ou - 14, + ou - 20, etc...

Neste caso o avanco na minha opiniao foi bem escolhido e colocado na posicao de -7 graus para poder precisamente compensar esse angulo de inclinacao da testa do quadro....

Se este avanco for virado ao contrario, ou seja, +7 graus, vai ficar a apontar para cima!! Para a Lua.

Para ter um avanco estreito neste quadro ou seja paralelo ao top tube e paralelo ao chao, o Ricardo teria que optar por uma situacao de +\- 14 graus e colocar na posicao de -14 graus...

Estamos a confundir aqui duas expressoes:

A que acabamos por falar e estamos a falar agora e :

" FLIP THAT STEM "

Embora o que deu origem a conversa tenha sido uma expressao diferente ou seja:

"SLAM THAT STEM"


eu ia mais longe e sugeria um "slam that stem"

Esta expressao significa algo completamente diferente, o que esta aqui sugerido e,

1.Retirar o avanco e espacadores
2. Colocar o avanco todo em baixo junto a caixa de direccao, sem espacadores pelo meio.
3.Cortar o resto da forqueta.

Isto e um "slam that stem...", que tem as suas vantagens esteticas, no entanto a impossibilidade de, voltar atras com a decisao, pelo facto da forqueta estar cortada, traz tambem as suas grandes desvantagens...

"Flip that stem"....E outra coisa....

Grande abraco...
 

pratoni

Well-Known Member
eu fiz o meu comentário não relativo ao "slam that stem", mas sim ao próprio comentário do skyforger a dizer que não ia inverter o avanço.

Para mim, quando um avanço está "a apontar para baixo" (grau negativo como referiste, albertosemcontador), tal como este está, está invertido...

Aqui estão os excertos do comentário do skyforger:

(...)tenho consciência de que esteticamente um avanço invertido fica melhor (...)
(...) mais facilmente experimento tirar uma anilha do que inverto o avanço. (...)
 

Lux

Active Member
A confusão passa pelo que significa "invertido". Para mim, estará invertido se montado na posição -7 graus, portanto algum de nós estará enganado :)

A inclinação da testa é bastante notória, sem dúvida que montado em +7 ficaria a apontar bem para cima.


Edit: pratoni, viemos ao mesmo :)
 

Skyforger

Active Member
Ora vamos lá tentar esclarecer a questão do avanço, embora aqui o amigo Pedro (aka albertosemcontador) já tenha dito praticamente tudo e dado uma grande ajuda ;)

Quando me referi lá atrás a inverter o avanço não me estava a referir a este em concrecto, pois este já se encontra montado com o ângulo negativo, ou seja, para baixo. No entanto, tendo em conta que é um avanço com um ângulo de +/- 6º, logo pouco pronunciado, praticamente nem se coloca esta questão de montar com ângulo negativo ou positivo. Claro que, ainda assim, vai notar-se diferença e, tal como o Pedro referiu, neste tipo de quadros com a testa e toda a coluna de direcção inclinada na direcção do ciclista, basta um ângulo de +6º para dar a sensação do avanço estar a apontar para o céu. Como eu não pretendia isso, mas como também não pretendia um avanço a apontar para baixo e com uma posição demasiado agressiva, optei por um avanço com um ângulo pouco pronunciado que, ao ser montado na sua posição negativa, me permitisse compensar a tal inclinação da testa própria da geometria do quadro. Ou seja, no final a coisa acabou por ficar numa posição neutra, ao ponto de suscitar dúvidas se o avanço está montado com ângulo + ou com ângulo -.

Como diz o Pedro e muito bem, mesmo sendo um quadro mais virado para a performance, acaba por proporcionar uma posição bastante confortável precisamente por ter um top tube curto, ainda mais potenciado pela inclinação da testa. Esta mesma inclinação obrigou-me a trocar o avanço de 100mm (que normalmente uso no meu tamanho de quadro) por este avanço de 110mm, permitindo-me chegar o guiador ligeiramente à frente.

E sim, há alguma confusão entre o "Slam" e o "Flip". O primeiro pressupõe, de facto, que elimine o uso de anilhas espaçadoras e baixe toda a direcção, montando o avanço à saída da testa do quadro. Isto obrigar-me-ia a cortar a coluna da forqueta ao mínimo, impedindo-me de, no futuro, voltar a subir a direcção, algo que não estou de todo interessado. Depois há a opção do "Flip", ou seja, virar simplesmente o avanço no sentido negativo o que, neste caso, já se verifica. Poderei obter esse efeito com um avanço com o ângulo mais pronunciado, mas julgo que não ganharia nada com isso.

Quanto à caixa, a Chris King é, de facto, brutal...assim como o seu preço :) Por muito que o quadro mereça, tento manter uma certa racionalidade e contenção nas opções.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim sem duvida pessoal, todos fizemos confusao, O termo virar e sempre virar, no entanto o avanco estar ao contrario ou nao, e sempre subjectivo, o que dita essa situacao e sempre a inclinacao da testa do quadro...

O que e certo e que, e sempre preciso um Master para falar de uma Master, nem eu sou digno, o melhor parecer so pode mesmo vir deste Padrinho aqui, pois ele sabe muito bem o que foi feito a essa menina:

uYswMvS.jpg


Este e o criminoso a procurar, este e o culpado do nascer dessa monstruosidade...


Ricardo...

Mencionei e pelos vistos o colega LUX tambem sabe o que esta ali...

Ate eles estao a dizer:

BKkMWA4.jpg


Chris king is the way to go,

apesar de ser dono de italianas e serem as minhas de eleicao, continuo a preferir a filosofia Pinarello a filosofia Colnago, mas prefiro Colnago a bianchi por exemplo, no entanto o meu respeito por Colnago e tremendo. E quando toca a master, fico derretido...

Cada vez que olho para uma Colnago lembro-me do meu avo, ciclista antigo e experiente, pedalou ate quase fazer 70 anos numa Colnago Super, quadro que ficou para mim, sendo o meu unico Colnago, tenho-o guardado dentro de uma caixa e cada vez que olho para ele me envergonho, de tantas que montei e aquele deixei ficar assim, dentro da caixa, por questoes de cobardia e ate emocionais, nao tive coragem ,"AINDA" de me envolver emocionalmente com aquela montagem, arranjo sempre um motivo para fugir das memorias bonitas que tive com o meu avo.

Muitas vezes nem me lembro que o tenho, ate me esqueco que tenho uma Colnago por vezes,

Por isso Ricardo se te lembrares do meu primeiro Post neste topico, a nossa primeira conversa, tanto queria uma Master que acabei com uma jaegher... Eis o motivo, nao por ser melhor ou pior, mas sim pela forma ingrata, ou ingratidao, que tenho dado aquele quadro Super do meu avo, ou seja, ate dar vida a esse, mais Colnagos, nao sou digno...

O que importa aqui e que ele dizia , como bom Catolico que era, muitas vezes:

Se Jesus Cristo Nosso Senhor tivesse uma bicicleta,

SERIA UMA COLNAGO!!!!

por isso quando trocares de Headset, se nao poder ser em ouro, vai para esse Chris King em titanium...

Grande abraco...
 
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