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Colnago Master X Light

desmo13

New Member
Ricardo, as Colnago Old School são o top dos tops!
Na minha opinião só ha uma bike com mais "mojo" que é a Cinelli Laser (aposto que ha por aí um artista que tem uma, em casa, dentro de uma caixa).
Por isso, todo o investimento que faças na tua bike é dinheiro bem gasto, mais vale ser aos poucos, mas quando gastares, gasta no melhor que ela merece!
Abraço e continua a tratar bem dela!
 

Skyforger

Active Member
Pedro, eu tenho a perfeita noção do que tenho em mãos em relação a esta bicicleta. Aliás, se não tivesse essa noção não me teria desfeito, em primeira instância, de uma bicicleta em carbono sobejamente cobiçada em troca da Colnago e, mais tarde, não teria tomado a opção de me desfazer de uma outra bicicleta em carbono e assumir a Colnago como a minha bicicleta de estrada. No entanto, apesar de ter essa consciência e de olhar para esta bicicleta de uma forma especial em relação a todas as outras que já tive ou tenho, não deixo de a ver como uma bicicleta para levar para a estrada, para dar uso e para usufruir. Não sou pessoa de ter só por ter, de fazer colecção e de ter as coisas só pelo prazer de lhes puxar o lustro (atenção, nada contra a quem assuma essa postura). Claro que merecerá cuidados redobrados e uma maior atenção aos pormenores, mas, tal como disse, neste momento é a minha única bicicleta de estrada, logo é a bicicleta que uso.

Fernando, pegando naquilo que disse acima, esta é, a exemplo de outras, uma bicicleta icónica e com uma carga simbólica muito grande. E, como já disse, merece uma atenção redobrada aos pormenores. Como dizes e muito bem, a minha postura é precisamente a de fazer devagar mas bem. Não pretendo desfazer-me desta bicicleta, logo tenho tempo de sobra para, com calma e ponderação, a ir aprimorando e tratando da melhor forma possível.

Mas já agora, esta conversa deu-me vontade de colocar-vos uma questão que já coloquei a mim mesmo. Eu cá tenho a minha teoria, mas gostava de ouvir as opiniões desse lado. Então é assim, desde que tenho esta bicicleta que tenho recebido inúmeros elogios sobre a mesma (não é minimamente para isso que a tenho, mas é sempre bom ouvi-los :) ) e palavras de alguma admiração e contemplação sobre a mesma como se de uma bicicleta valiosíssima e só ao alcance de pessoal rico se tratasse. Ora bem, a verdade é que esta bicicleta, tal como a tenho neste momento, até é bastante modesta (monetariamente falando) em relação a muito do que se vê por aí na estrada. No entanto, não deixa de ser curioso ver malta com bicicletas que custaram o dobro da minha tecerem palavras de admiração em relação à Colnago. Isto tudo para perguntar o seguinte: se há realmente tanta gente a gostar desta e de outras bicicletas deste género, porque razão não tomam uma opção semelhante na hora de comprar bicicleta e porque razão não encontramos mais na estrada?
 

Morg

Well-Known Member
Eu faço uma analogia com os carros. Se gostamos tanto de carros clássicos porque não se vêm nas estradas?
Para mim há dois motivos. O primeiro porque "clássicos" não se encontram à venda em qualquer lado. Em segundo lugar porque existe evolução e normalmente uma bicicleta actual reflecte essa evolução.
Se tivesse um clássico não o utilizava todos os dias, apenas em dias especiais.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ricardo a pergunta que fazes e interessante, no entanto nem toda a gente precisa de se desfazer de uma para ter outra, por outro lado entendo quem o faca...

Ja agora Ricardo fica a dica:
Um verdadeiro coleccionador de bicicletas, embora nao possa andar nelas todas ao mesmo tempo, quando pega nelas e para andar no estoiro! Embora goste de as ter limpas e a parecer bem, nao e para lhes puxar lustro, mas sim para, monta-las como se as tivesse roubado...
;)

Nunca eu pensei que fosses o contrario, sei muito bem que andas nela e que lhe das uso, pois na minha opiniao assim e que tem que ser e os meus conselhos de Chris King partem dai, a qualidade, aliada a funcionalidade, sabes muito bem que nao fui eu que te aconselhei a cortar a forqueta dessa bicicleta sob forma de valorizares a estetica dela e prejudicares o teu conforto...POR EXEMPLO...

Uma coisa e um coleccionador particular, outra coisa e o museu Colnago!!! Nao confundir...

Sabes que tenho uma em aco, montada e que pego regularmente nela, mais pelo Inverno e a minha razao por nao ser a Master ja partilhei, no meu post anterior, nao e a razao do costume: "Gosto muito de as ver nas maos dos outros, mas para mim nao", nao e essa a minha razao, no entanto e uma razao pessoal e de desleixo de minha parte relativamente a que tenho, desmontada, tambem colnago, que para mim tem valor sentimental e esta dentro de uma caixa.

Nao sou a favor de TEM QUE SER EM CARBONO SE NAO, NAO PRESTA, assim como tambem nao gosto de ouvir comentarios depreciativos sobre maquinas em carbono, que tem o seu valor, sob forma de "Carbono e carbono, aco e especial e o titanium e ouro" tambem nao gosto de ouvir, tambem nao fica bem e nao e verdade, para mim cada bicicleta seja em alloy, aco, titanium ou carbono tem o seu valor, vantagens e desvantagens...

Ja agora ja que este topico e em torno da tua bicicleta Ricardo e deixa-me dizer-te que embora aqui nao importe o que eu tenho em casa, em caixas ou nao, esclareco ja que nao tenho nenhuma Cinelli Lazer dentro de uma caixa, no entanto voltando outra vez a tua colnago e ja que acabamos a falar em caixas e caixotes, por acaso ainda agora desembalei aqui uma caixa com uns JIMMY CHOO s que ficariam muito bem nessa bicicleta...

por isso sem fugir ao topico e pelas fotos veras que nao estou a fugir, na minha opiniao sao as rodas que melhor iriam assentar ai...

Por coincidencia chegaram hoje e sugiro estas e nao outras pois se algum dia monta-se uma Master seriam estas as rodas que ia meter...

Segue uma foto sem mao a frente desta vez, por respeito:
8gt3bVm.jpg


Mas caso haja duvidas uma mao com o dedo do meio em frente as rodas e a qualquer hora do dia em que desejem tambem se pode arranjar...

Grande abraco...
 

grouk

Active Member
Eu em relacao a essa bike vou aqui dizer uma coisa que podera ser do agrado de poucos. Acho que essa bike e quando falo nessa falo nessa mesmo nao no modelo peca por falta de historia. As classicas tem muito encanto sim mas essa traz sempre um amargo de boca precisava de ter 20/30 anos. Faz me lembrar uma pequena empresa que voltou a construir e comercalizar o lancia stratos talvez um dos carros mais lindos de sempre mas toda a gente quer um que tenha sangue de corridas.
E com essa bike eu sinto um bocadinho isso. Quanto ao facto de nao ter uma simplesmente nao me estou a ver a treinar series a morte numa colnago master. Certamente sera a minha empreitada no que as bikes diz respeito mas sera um quadro de epoca shimano 7400 ou arabesque...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu em relacao a essa bike vou aqui dizer uma coisa que podera ser do agrado de poucos. Acho que essa bike e quando falo nessa falo nessa mesmo nao no modelo peca por falta de historia. As classicas tem muito encanto sim mas essa traz sempre um amargo de boca precisava de ter 20/30 anos. Faz me lembrar uma pequena empresa que voltou a construir e comercalizar o lancia stratos talvez um dos carros mais lindos de sempre mas toda a gente quer um que tenha sangue de corridas.
E com essa bike eu sinto um bocadinho isso. Quanto ao facto de nao ter uma simplesmente nao me estou a ver a treinar series a morte numa colnago master. Certamente sera a minha empreitada no que as bikes diz respeito mas sera um quadro de epoca shimano 7400 ou arabesque...

Arabesque ou Colnago arte...

Gosto desta resposta...

Tambem faz sentido, nao e a minha razao, mas esta faz todo o sentido...

Deixo aqui um exemplo, ja que acabamos a falar em carros, que e algo que tambem gosto e na minha opiniao e o melhor exemplo:

Jaguar e type

Lightweight Jaguar e type

grande abraco...
 

desmo13

New Member
Apesar de seres um exibicionista do caraças, tens bons gosto...
Eu por acaso tenho um e-type (daqueles com que me mandaste brincar no outro dia) :)
By the way, quando quiseres receber um embrulho da minha parte, avisa, que eu já sei o que te vou mandar:
falo.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Apesar de seres um exibicionista do caraças, tens bons gosto...
Eu por acaso tenho um e-type (daqueles com que me mandaste brincar no outro dia) :)
By the way, quando quiseres receber um embrulho da minha parte, avisa, que eu já sei o que te vou mandar:
falo.jpg

Desmo, obrigado por reconheceres o meu bom gosto...

Nao sei se falas do carro ou das rodas, no entanto se for das rodas que falas e se o teu e type for verdadeiro e nao de coleccao podes fazer a troca ja que eu troco-to ja pelas rodas...Pois eu tambem tenho uns carritos ca em casa, no entanto um desses nao tenho e bem gostava...

Quanto as pissas tambem tenho sentido de humor e sem duvida podes mandar a vontade que eu tambem te as mandei e no fundo somos da mesma terra, e sobretudo o nosso Porto e sem duvida sempre bem vindo em minha casa, seja em forma de garrafas de vinho, bacalhau e tambem o nosso porto e PATRIMONIO MUNDIAL DAS PISSAS...

Grande abraco...
 

grouk

Active Member
É melhor parar senão ainda alguém começa a por fotos do respectivo e aí eu perco porque a minha é pequena...mas trabalhadeira
 

desmo13

New Member
Oh grouk, é mesmo para mostrar??
Vê lá se aparece ai alguem que vai googlar umas fotos só para ganhar o campeonato! :D:eek:

Noticia de ultima hora:
Eu (Desmo13) e o Pedro (albertosemcontador) decidimos que a partir de agora quem quiser continuar a assistir à novela vai ter que pagar, por isso novos episódios só por mensagem privada! ;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ja tentei googlar maiores que a minha mas de brancos nao encontrei, eram todas de preto e vem logo que nao e a minha....:)

Eu ouvi dizer que ha ai uns gajos que gostam de bike porn eu vou enfiar a minha no tubo da forqueta por 100 euros e posto fotos...

Quem quiser ver ate ponho selante aquaproof paste da Morgan blue por extra 10 euros...

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mas já agora, esta conversa deu-me vontade de colocar-vos uma questão que já coloquei a mim mesmo. Eu cá tenho a minha teoria, mas gostava de ouvir as opiniões desse lado. Então é assim, desde que tenho esta bicicleta que tenho recebido inúmeros elogios sobre a mesma (não é minimamente para isso que a tenho, mas é sempre bom ouvi-los :) ) e palavras de alguma admiração e contemplação sobre a mesma como se de uma bicicleta valiosíssima e só ao alcance de pessoal rico se tratasse. Ora bem, a verdade é que esta bicicleta, tal como a tenho neste momento, até é bastante modesta (monetariamente falando) em relação a muito do que se vê por aí na estrada. No entanto, não deixa de ser curioso ver malta com bicicletas que custaram o dobro da minha tecerem palavras de admiração em relação à Colnago. Isto tudo para perguntar o seguinte: se há realmente tanta gente a gostar desta e de outras bicicletas deste género, porque razão não tomam uma opção semelhante na hora de comprar bicicleta e porque razão não encontramos mais na estrada?[/QUOTE]

E nao e que continuo a pensar nisto ein Ricardo:

As razoes ja nos as demos cada um a sua maneira e ainda vira com certeza mais pessoal dar as suas...
No entanto tenho uma analogia interessante para ti...
Para te fazer pensar tambem um pouco...

Muitos de nos, ou todos nos, com a nossa primeira, outros com a segunda e terceira tambem, quando decidimos comprar uma bicicleta, arranjamos uma razao...
Uma compra por razao, ou seja:

Um quadro mais leve,
Um quadro mais aero,
Um gruppo melhor, etc...

Agora, esquecendo Colnagos e esquecendo o aco, falemos em italianas, apenas...

Tendo em conta que, pessoal por aqui Italianas contam-se pelos dedos... E porque?

Porque a compra de uma italiana, nao esta pela razao Ricardo, a compra de uma italiana e por PAIXAO...
E ha paixoes para todos os gostos:

Colnagos

Pinarellos

De Rosas

Bianchis

Cipollinis

Scapins

Scappas

Dedacciai

Botecchia

Cinelli

Passoni

Willier

etc...
Agora ninguem compra uma italiana so porque fica bem ou porque ouviu falar Ricardo, o dinheiro que se gasta numa Italiana, tendo em conta a razao, ou seja o peso? nao sao do mais leve que ha, os gruppos que possam trazer de serie? Ha sempre uma Americana ou outra qualquer com melhor gruppo e se calhar mais barato... O design? ha sempre uma ou outra mais azeiteirada um bocado, com mais aero disto e daquilo e a um preco melhor!!!!

Por isso e que elas se contam pelos dedos e por isso e que ha muito poucas...O que fara Master em aco...Entendes agora??

Agora deixa que to diga e humildade a parte, posso falar porque tenho, A PAIXAO ALIADA A RAZAO, nao da para comprar a credito e custa MUITO DINHEIRO amigo...

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Atencao, falo em italianas mas tambem ha aquele cantinho para as Francesas atencao, sei que ha ai pessoal das Look e tambem o motivo das francesas e o mesmo, embora nao seja muito a minha praia, tambem tem o seu cantinho va...pequenino...Mas tem...Lol...(brincadeira)

Look e Time...Respect...

grande abraco..
 

Skyforger

Active Member
Ora bem, antes de mais, e não querendo estragar o divertimento, pedia-vos que a coisa não descambe para conversas paralelas sobre loiça das Caldas, tamanhos, formas, cores e sabores...Façam-no por mensagem privada, troquem fotos e o que o valha, criem um tópico para o efeito, mas não me desgracem isto... :)

Voltando ao assunto que estava a ser discutido, agradeço os comentários de todos e vejo argumentos válidos em cada um deles ;) Até porque isto pode ser visto de diferentes perspectivas e nenhuma delas estará errada, pois baseia-se obviamente em opiniões pessoais. Esta acaba por ser uma troca de ideias que tanto pode ser feita no tópico desta bicicleta, como num qualquer outro tópico criado para o efeito, pois é um assunto transversal.

Morg, concordo com a analogia aos carros clássicos e já a tinha feito na minha cabeça. É daquelas coisas que gostamos de ver, mas só nas mãos dos outros :) . Daí eu procurar desde início desmistificar um pouco isto de ter uma bicicleta de linhas e de inspiração clássicas (o que não quer dizer que seja clássica). Neste momento, encaro-a como encarava a minha bicicleta anterior, com um ou outro cuidado extra. Inicialmente ainda pensei manter duas bicicletas de estrada e guardar esta para os tais "dias especiais", mas achei que não faria sentido e não podia dar-me a esse luxo. Quanto à questão da evolução, percebo o que queres dizer, mas nesse aspecto não sei até que ponto tiramos vantagens da tal evolução. Lá está, em comparação com bicicletas tecnologicamente bem mais avançadas, e falo por experiência própria, nenhuma superou a esta ao nível do conforto, da performance, da segurança, da polivalência e de tantas outras coisas. Ok, superaram no peso, por algumas centenas de gramas, mas isso torna-se totalmente irrelevante numa análise comparativa. Se falarmos de bicicletas realmente clássicas, com shifters no quadro, pedaleiras triplas em aço e aros e restante transmissão de época, aí obviamente sentimos as limitações da evolução tecnológica (ou da falta dela). Agora em bicicletas como esta acaba por juntar-se o melhor de dois mundos, ou seja, geometrias clássicas com componentes modernos, pelo que ao nível do comportamento da bicicleta não se nota qualquer handicap tecnológico.

Pedro, também considero que há espaço para tudo e não é por ter optado pelo aço que desprezo o carbono, o alumínio, o titânio ou qualquer outro material. Reconheço vantagens e desvantagens em todos e o ideal mesmo seria ter uma de cada :) Também tenho bicicletas em alumínio e não fecho a porta ao carbono, embora neste momento não esteja minimamente para aí virado...por nenhuma razão em especial...simplesmente porque a tal paixão leva-me para caminhos diferentes, que por vezes se sobrepõem à razão. Também concordo que o gosto pelas italianas baseia-se precisamente mais na paixão do que na razão. Mas, lá está, gosto de manter as coisas em aberto e puxar um pouco pela razão, talvez por isso também morem por cá uma alemã e uma francesa (isto já parece um harém...:) ). Uma vez mais, por nenhuma razão em especial...simplesmente porque sim.

grouk, compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e é, sem dúvida, pertinente. Mostra, acima de tudo, que muito daquilo que nos move na escolha de uma bicicleta (para além dos €€€ ) é o uso que pretendemos fazer dela. Obviamente que para quem treina diariamente e de uma forma intensiva, esta, ou outra do género, não será a opção mais sensata. Quanto à questão de lhe faltar uma história, é normal que assim seja pois trata-se de um quadro construído em 2012, replicando o modelo da década de 80. Ou seja, no fundo encaro-a como uma bicicleta nova e moderna mas com geometria e inspiração clássica. Não pretendo fazer de conta que ando na bicicleta do Saronni e não pretendo assumir algo marcadamente clássico. É uma bicicleta recente, tal como uma Tarmac, uma Caad, uma Madone, etc... e é assim que deve ser encarada. Se tivesse em mãos um quadro de época, certamente tentaria ser-lhe o mais fiel possível. Mas não é esse o caminho que pretendo, mas obviamente dou imenso valor a quem o faça. E, claro, uma bicicleta com uma história gravada nas suas imperfeições e mazelas tem o seu encanto. No entanto, também não acho justo encarar este Master como uma mera réplica de glórias passadas pelo simples facto de que a casa mãe, as mãos e os cérebros na sua base continuam a ser as mesmas de há 20 ou 30 anos. Ou seja, não é propriamente uma empresa manhosa na China que pegou no modelo e desatou a produzir réplicas de qualidade duvidosa. As mãos são as mesmas de onde saíram os tais quadros com história, logo isso tem o seu valor.
 

Skyforger

Active Member
Boas

para os amantes das bikes clássicas e do aço
adiram a este grupo e vão ficar de alma cheia...:)

https://www.facebook.com/groups/42851702426/?fref=nf

Afonso, eu não embarco muito na onda do "Steel is Real", pois, como já disse, reconheço vantagens e desvantagens em todos os materiais e não sou obtuso ao ponto de só querer aço (até porque também tenho por aqui alumínio) e de desvalorizar tudo o resto. Claro que este tipo de bicicletas exerce em mim um certo fascínio, pelo que vou espreitar esse grupo ;)
 

duchene

Well-Known Member
Ena... até que enfim limpaste o forno... ou melhor dizendo, os espaçadores!

Agora a brigada do cromado volta a atacar, exigindo a expulsão da caixa de direcção preta. E com razão!

Não digo que coloques a King de Ti até porque o absurdo que custa permite comprar 3 caixas king normais que, ainda assim, durarão uma média de 20 anos cada... Mas a normal, era bem merecida nesse projecto.

Colocas isso, tiras os autocolantes das rodas e ninguém vai querer saber quantos anos o quadro tem. Até porque isso é o que menos vai importar perante a solidez, homogeneidade e harmonia que a montagem terá nessa altura.

E claro diverte-te a pedalar com ela!

O sol nesse vermelho cereja do quadro é algo que certamente te fará sorrir muitas vezes este Verão!
 

Skyforger

Active Member
André, é verdade, aproveitei que estava com as mãos na massa e também limpei o forno :) A esposa agradece :)!

Tal como já disse, depois de fazer isto aos espaçadores, a caixa de direcção também me saltou à vista. Está na curtíssima shortlist de alterações a fazer esta bicicleta. Dessa lista consta igualmente os pneus (estou só à espera o desgaste destes para justificar a compra de uns novos que, certamente, serão bem mais leves e fáceis de montar) e eventualmente os pedais. Quanto à caixa de direcção, a opção recairá certamente em algo muito menos dispendioso que a King Ti. As normais, em cromado, são uma das opções que se chega mais à frente. Tenho a condicionante de da medida ter de ser 1", mas ainda nem fiz um levantamento do que existe dentro dessa medida.

Quanto a tirar os autocolantes das rodas, não tinha colocado essa hipótese e julgo que não o irei fazer. Não os acho assim tão berrantes e descontextualizados. E, numa eventual troca de rodas, o comprador gosta de ver os autocolantes. Logo ser verá. De um dia para o outro posso embirrar com aquilo (como fiz com os Fulcrum do set de rodas anteriores) e arrancá-los.

Quanto à idade e à história do quadro, tal como tenho dito desde início, gosto de pensar que este é daqueles quadros intemporais e que, daqui por 10, 20 ou 30 anos, continuará a encher a medidas (pelo menos as minhas :) ).

O vermelho cereja já me fez sorrir muitas vezes, mas também já me fez dizer mal da vida quando a pedalada se torna lenta e penosa....mas isso é obviamente culpa do motor que equipa o quadro :)
 
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