• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Colnago Master X Light

pratoni

Well-Known Member
Pois, por isso é que nunca cheguei a experimentar um kurve, não os encontrei a menos de 100€...

Quanto vi o Brooks a 60 e tal euros não foi preciso pensar muito mais.... ;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pois, lol, mas agora o Kurve esta fora de opcao, ja nao se fabrica, o Kurve nao fazia sentido, o Kurve e e sempre foi um aliante...nao teve muita aceitacao, pois o cliente do kurve sempre preferiu o aliante...O Kurve foi uma das poucas infelicidades da fizik...

Grande abraco
 

vhugocosta

Well-Known Member
Boas,

Acho que te posso ajudar no teu problema (e que já foi meu) relativamente aos selins; passo a explicar:

Não importa quando, nem onde, nem como, mas quando comecei com voltas grandes (+5h) usando um Specialized Toupe, apesar de mais tarde ter descoberto que a medida não era a mais correta, achei que tinha encontrado "o selim" , por isso quando chegou a altura certa comprei uma Romin que é bastante similar (acho que tem mais padding e é mais pesado) na medida certa para o meu corpo.

Ainda assim experimentei os modelos da SMP e FIZIK só mesmo para reforçar a ideia que tinha inicialmente, e que iria fazer a compra ideal..

Porém, rapidamente cheguei á conclusão que afinal não, o problema não era do tamanho, mas que simplesmente aquele tipo de selins não dá para voltas muito grandes, pelo menos para mim, e discutindo o assunto com alguns colegas reparei que o problema não era só meu.

Nessa altura comecei a procurar soluções e tudo batia no mesmo, selins em pele...mas a verdade é que não me agradava muito a ideia, estéticamente não me agradavam de todo (a bicicleta também ajuda neste campo), eram pesados, bem pesados, e exigiam manutenção....manutenção ao selim? não, isso não era para mim, só a ideia de andar com um saco de continente para o tapar se de repente começasse a chover tirou me as ideias todas; lógico que não é bem assim, mas ajudou na decisão. Curiosamente nessa altura a Brooks lança a gama Cambdium, e depois de ler alguma coisa sobre este conceito decidi arriscar e comprar um selim de 180 euros.

Não somos todos iguais, mas para mim, foi a melhor compra de todas, troco de bicicleta mas não de selim; o facto de pedalares confortável não tem preço, e recentemente tive a prova disso novamente, quando tive que mandar o meu C17 para a garantia (saltou um rivet) e voltei a montar o Romin. Não é que o Romin seja desconfortável, mas não se compara ao brooks, estou á espera que me mandem um novo porque não tem comparação, e eu uso calções da ASSOS nessas voltas por isso descarto os calçoes, e tudo por causa da estrutura dele.

O conceito é muito simples e fácil de entender, tanto o CAMBDIUM como os de pele tem uma caracteristica unica que é a flexibilidade, mas que no CAMBDIUM é mais reforçada, isto porque tu sentas-te numa camada de borracha que flete com o teu peso, enquanto que nos selins normais tens uma camada de espuma que cede com o teu peso, e que ao fim de umas horas (dependendo do modelo) cede ao ponto de os teus ossos estarem pousados onde? na base de plástico ou carbono. Nenhum Brooks tem essa base e aqui é diferencial.

Mais do que isto não te posso dizer, até porque (mais uma vez) não somos todos iguais, mas se puderes experimenta um para comprovar o que te digo, porque independentemente dos gostos, a verdade é que faz sentido. Para além disso tens agora em preto, muito discretos e bonitos, e com abertura prostática (não sei se é assim que se chama) que é o modelo "CARVED", isto tudo senão te importares com o peso porque pesam 400grs (C17).

Posso depois aconselhar te uma loja que vende os C15 ou C17 por volta dos 135 euros.

Abraço
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu estou à espera que saia o novo C13 Cambium, e principalmente o mais que provável modelo C13 Carved, que deve sair mais tarde para o ano que vêm. Aí sim, acho que finalmente vou para um Brooks... :)
 

pratoni

Well-Known Member
Pois, lol, mas agora o Kurve esta fora de opcao, ja nao se fabrica, o Kurve nao fazia sentido, o Kurve e e sempre foi um aliante...nao teve muita aceitacao, pois o cliente do kurve sempre preferiu o aliante...O Kurve foi uma das poucas infelicidades da fizik...

Grande abraco

Pois, se calhar com os cambium's da Brooks e possivelmente pouca saída dos kurve devem ter decidido deixar de fabricar.

Realmente achava os preços exagerados e não devo ter sido o único a pensar o mesmo...
 

Skyforger

Active Member
@alberto, obrigado pelo esclarecimento ;) Em relação aos Aliante, o que tens a dizer? Sempre se encontram a preços mais aceitáveis...

@vhugocosta, obrigado pelas dicas ;) O teu caso é muito semelhante ao meu, com a diferença de que já chegaste a uma solução. Concordo plenamente com o que dizes em relação aos Toupe e ao Romin (também já tive um Toupe antes do Romin). São selins confortáveis para voltas de 2/3 horas ou para um uso mais agressivo e competitivo, mas tornam-se desconfortáveis para voltas mais longas e descontraídas. Como já disse, dentro dos selins mais convencionais, foram nos que melhor encaixei, principalmente com o Romin. O Toupe é uma tábua autêntica mas, ainda assim, confortável. Mas sinto que não é "o selim", principalmente porque passadas as 4 horas de viagem a coisa começa a tornar-se algo penosa...e pedalar desconfortável é que não !

Dentro da Brooks e dos selins em pele, também estou algo reticente por dois motivos. Primeiro porque esteticamente ainda me fazem alguma confusão para a bicicleta a que se destinam. Ok, se o conforto o justificasse que se lixe a estética e o peso, mas só experimentando. Depois estou como tu, também não me agrada o facto de ter mais um item que necessita de manutenção e de cuidados extra. Já temos demasiadas chatices com as bicicletas a outros níveis.

Em relação ao Cambdium, já consigo imaginar perfeitamente um em preto na minha bicicleta. São elegantes e discretos. Tenho é lido opiniões díspares em relação ao mesmo. O teu caso correu bem, mas também há quem nunca se tenha adaptado, supostamente devido ao selim, ao contrário dos em pele, não se moldar ao ciclista. Mas gostei dessa tua explicação em relação à flexibilidade vs. cedência que distinguirá o Cambdium de, por exemplo, um Romin ou um Arione. Gostava de experimentar primeiro, mas julgo que não será fácil aqui pela minha zona. Vou analisar as hipóteses.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Até ao momento só conheci uma pessoa que não se adaptou ao CAMBDIUM e porque trocou um em pele por esse, de resto..tudo satisfeito. Reviews na net valem o que valem, ainda por cima num assunto deste tão especifico.

De momento como te disse estou á espera do reembolso do meu para comprar outro aproveitando a baixa de preço, devo manter o C17 embora se tivesse oportunidade de experimentar talvez trocasse por um C15, como não tenho vou jogar pelo seguro.

Portanto quando o tiver se quiseres experimentar um dia é uma questão de combinarmos, dás um salto ao Porto e eu empresto-te, embora requer um periodo de adaptação, cerca de 3h..a nível estético se for em preto acho que encaixa em praticamente qualquer bicicleta, isto porque até a borracha é preta, estive com um na mão na semana passada e gostei muito.
 

Morg

Well-Known Member
Tive um Aliante e foi o selim mais confortável nos isquíos em que andei até hoje. Infelizmente criava-me dormência à frente e tive que o despachar.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Pois, eu depois de tanto selim experimentar aprendi algumas coisas quantos aos meus gostos/necessidades. Preciso sempre de selins com abertura ou canal central. Já experimentei selins fechados muito confortáveis noutras zonas, mas passados 30/45 minutos estava à rasca da zona central. Daí que se algum dia me meter num Brooks, terá que ser um modelo Carved, com essa abertura...
 

Skyforger

Active Member
@ohomemdobussaco, no Romin uso a medida mais pequena, 143mm. No Toupe tinha a medida mais larga e sempre foi mais desconfortável que o Romin. Se calhar devia experimentar a medida intermédia, mas já não vou arriscar mais. Se for para trocar, será para algo diferente. Tenho noção de que, eventualmente, não estarei a usar a medida mais indicada para mim, mas julgo que o desconforto não derivará apenas daí. E, ao contrário do teu caso, ainda não consegui encontrar um padrão em termos de modelos de selins nos quais encaixo melhor. Já tive vários com a tal abertura central (o Romin incluído) e tanto me dei bem com alguns (Romin e, de certa forma, Toupe) como me dei horrivelmente mal com outros (Selle Italia SLR, por exemplo). Da mesma forma que já tive selins sem essa abertura com os quais me dei bem (um Prologo, do qual não me recordo agora do modelo) e outros que nem por isso (o Arione, por exemplo). Portanto, nunca consegui estabelecer uma relação directa entre a existência dessa abertura e o conforto.

@Morg, o Aliante ainda pode vir a ser uma hipótese, até porque posso experimentá-lo com mais facilidade...mas temo que seja mais do mesmo.

@vhugocosta, quais as diferenças entre o C17 e o C15? Vou ver aqui por perto onde posso ver alguns modelos "in loco". Julgo que em Leiria há uma loja mais virada para as bicicletas clássicas e diferentes que é capaz de ter Brooks. Mas obrigado pela disponibilidade em ajudar ;)
 

ohomemdobussaco

Active Member
A diferença entre os Brooks C15 e C17 será basicamente a largura, 162mm no C17 e 140mm no C15. Para mim, até o C15 será largo demais, já nem falo do C17. Outra coisa que já aprendi é que também necessito de selins o mais estreito possível, e daí me dar muito bem os Toupé de 130mm e com o Arione VSX. E por isso acredito que se calhar me irei dar bem também com o futuro Brooks C13, se lançarem a versão Carved...
 

Wawando

Well-Known Member
Eu utilizo Aliante na bike de btt e selle smp dynamic na estrada.
Cuidado que os aliante não são todos iguais, experimenta e não tem a ver com a gama ser mais alta! Tenho o 100% carbono e o de Kevlar e rails de Ksyrium. O de Kevlar/Ksyrium é mais confortável porque é mais soft na zona central.
Só experimentei o smp selle porque na estrada vamos mais inclinados para a frente e o conceito do buraco na zona da "proska" faz sentido.
Abc
 

pratoni

Well-Known Member
A diferença entre os Brooks C15 e C17 será basicamente a largura, 162mm no C17 e 140mm no C15. Para mim, até o C15 será largo demais, já nem falo do C17. Outra coisa que já aprendi é que também necessito de selins o mais estreito possível, e daí me dar muito bem os Toupé de 130mm e com o Arione VSX. E por isso acredito que se calhar me irei dar bem também com o futuro Brooks C13, se lançarem a versão Carved...

Com os cambium's não sei, mas com o B17 a largura exterior não é comparável com a largura dos selins de "plástico"...

Por exemplo, o meu B17 Narrow até o acho, na prática, bastante estreito principalmente no "entre-pernas", daí ser aconselhado para as bikes de estrada.

Já andei a ponderar um b17 standard para a btt exactamente por isso, a posição é diferente e a largura extra "entre pernas" pode tornar a coisa mais confortável...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Entendo, mas entre os Cambium C15 e C17, parece-me que só diferem mesmo na largura:

brooks_cambium_c15_c17_vegan_slate_natural_saddle.jpg
bottom.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pessoal qual e o objectivo em discutir a largura de um Selim a nivel de conforto? Qual a relacao entre largura? Conforto? Individuo?

No que diz respeito ao selim conta muito mais a forma, angulo, nivel, altura, inclinacao, afinacao de como e montado, do que propriamente o formato e medidas do mesmo...

Posso-vos garantir que muitos de vos, ja comprou e trocou selins e gastou muito dinheiro atras de uma almofada e o mais provavel, foi ate o selim ideal, ja vos ter passado pelas maos.. E voces Nao o souberam montar e afinar ou ajulstar para vos e deram-no como fail...na montagem e afinacao de um selim, e onde reside a perfeicao e conhecimento, aqui nao e como um avanco, ou como um guiador, aqui nao e ao cm, aqui e tudo ao milimetro... E aqui no caso de um selim, esta diretamente relacionado com a medida da altura a que voces tem tambem o vosso espigao...se essa estiver errada, entao tambem nao ha selim que vos sirva... Esta tudo relacionado, quer queiram quer nao..nao podem fugir a isso...

Ricardo, quanto ao aliante e uma das gamas fizik... Arione, Antares e aliante... Snake, chameleon e bull... Muita, media e pouca flexibilidade... Respectivamente...

Aconselho a experimentar os 3 e Posso-te garantir, que tu e todos, experimentando entre Estes 3 modelos, obviamente montado e afinado da forma correcta para ti, sendo esta parte a mais dificil, ao milimetro, ou seja o tal sweet spot que cada um de nos tem o see...vais certamente encontrar o melhor para ti dentro destas 3 gamas da marca, se quiseres, evidentemente...

Depois tens dentro das 3 , a designacao dos R 1234567 a nivel do material em que e feito, carbons, kium, etc...etc... Quanto menor for o numero que esta a frente do R mais caro e o selim, mas nao e melhor em conforto, sera igual..simplesmente construido com melhor material, se a tua experiencia com arione nao for boas... Tens ainda o Antares e o aliante para experimentar...Mas tem que ser bem montados e afinados...

Depois tens tambem as designacoes Vs, que Sao do mais confortavel que tem a marca...

A comprar as cegas para experimentar... A minha escolha. Opcao recairia sobre esse... Um Vs de acordo com a tua flexibilidade, ou seja, Arione vs, que pelo que falas esta fora de opcao, mas tens o Antares vs e o aliante vs...sendo o ultimo na minha opiniao e de muitos o mais confortavel do mundo...

Grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
Se a "discussão" ficar por aqui, pela moderação não haverá necessidade de limpeza...a não ser que o autor do tópico o solicite. :rolleyes:
 

paradawt

Moderador
@ JPLopes_73

A única questão que se coloca aqui é que não está na tua mão fechar este tópico, nem na nossa, porque se trata de um tópico de análise aberto pelo Skyforger.

A menos que exista indicação da parte dele, não procedemos ao fecho de nada.
 
Top