sidorio esquece as médias, esquece o melhor rendimento nas subidas, esquece os 5 kgs a menos... e pensa antes assim, andar numa bike de estrada, em estrada, não tem nada a ver com andar numa bike de montanha!
Com isto em mente, sigo para resto. Se o paralelo não for demasiado agressivo, e esporádico, a BTWin aguenta-se perfeitamente. A forqueta em carbono acaba por melhorar um pouco a absorção dos impactos. A questão maior, pelo menos no meu caso, é que bike de estrada em paralelo não é algo muito seguro. Das pouquissimas vezes que ando, reduzo imenso a velocidade e tento inclinar pouco a bike, e evitar travagens em força. Mas nada de muito complicado, faz-se bem.
E atenção - considero a Triban 3 muito segura. E não sou só eu que o digo, basta procurares reviews da bike, em sitios conceituados, que dizem o mesmo. Em descidas, notas que vais muito bem, e que a bike é super estável.
Em relação às mudanças, não penses em 2x10 ou 3x8, pensa em andamentos que tens. O facto de teres 2 cassetes, ambas 12-25 (por exemplo) em que numa tens 8 relações e noutra 10 pouca diferença vai fazer. Vais notar menos "quebra" nas passagens, claro que é melhor, mas a diferença está no teres ou não os andamentos que precisas / gostas.
A Triban 3 tem pedaleira tripla 50-39-30 com uma cassete de 8 mudanças 12-25. Estes andamentos têm uma excelente versatilidade, e isso é algo de que te apercebes facilmente. No principio vais usar imenso o prato 30 à frente, com os treinos vais fazendo as mesmas subidas no 39, mas teres o 30 é sempre bom, fica para "backup". E acredita - não vás na conversa de Cancellaras de café - tu VAIS precisar desse prato em algumas subidas, tenhas as pernas que tiveres!
Ah e uma coisa, se tens 1.70 e 60kgs, se te meteres na Triban, e se tiveres alguns treinos em cima, rapidamente esse pessoal todo com as bikes de montanha te vai começar a ver desaparecer no horizonte, pois as médias são um bocado diferentes... Mas isso depois dizes, daqui a uns tempos