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BTWin Triban 3

rfcarvalho

Active Member
Pelo que disseram é boa prática lubrificar a zona antes da montagem. Não me recordo se isso chegou a ser feito ou não, eles como é claro também não :) mas o que importa é que a coisa fique resolvida, detesto barulhos na bike!
 

sidorio

Well-Known Member
Boa tarde!
rfcarvalho estive a ler com atenção os seus posts desde que comprou a bicicleta e gostei bastante, encontro-me numa situação similar.. Faço uns passeios com amigos ao fim de semana (50/60km) mas com bicicletas de montanha, daquelas mais comuns e gostava de adquirir uma de estrada, mas tenho receio de não conseguir andar nos paralelos, bastante abundantes aqui na zona... andamos praticamente sempre em estrada e quase sempre em alcatrão, mas é inevitável apanhar troços de paralelos :S Portanto gostaria de saber se se sente muito as vibrações. O meu orçamento também é reduzido portanto estava a pensar na Triban 3 porque parece excelente para uns passeios de 50/60km ao fim de semana, com a de montanha fazemos médias entre os 17/20 km/h isto em 3/4h de viagem, queria que me desse uma noção da diferença que faz em termos de médias numa de estrada.
Outra coisa de que falaram é do peso da bicicleta, ora bem a minha de montanha pesa cerca de 15kg portanto para mim vai parecer uma pena :)
Claro que esta bicicleta tem as suas limitações mas para fins de diversão penso que será apropriado..
Sempre quis ter uma bicicleta de estrada, até porque sou fanático de ciclismo, mas tenho aquele receio de normal, estou algo indeciso entre comprar uma de estrada ou outra melhor de montanha, as de montanha são mais polivalentes pois posso andar em estrada (alcatrão e paralelo) e em trilhos, mas o que queria era andar em estrada, mas tenho receio em mudar, que me diz? Com a de estrada poderia atingir melhores velocidades mais facilmente e subir muito melhor com 5kg a menos, mas seria duro andar nos paralelos e em estradas em pior estado...
Para terminar gostaria de perguntar acerca das mudanças, quando vou com os meus amigos, a minha bicicleta é a que tem menos mudanças e por vezes noto isso, a minha tem 3x7 e eles têm 3x8 ou mesmo 3x12, uma 3x7 faz muita diferença para uma 3x8? É que me sinto em desvantagem quando o terreno inclina, eu sou bastante leve 1,70m com 60kg, tenho facilidade em subir mas acho que com mais mudanças poderia melhorar o meu rendimento...
O tópico acabou por ficar confuso, peço desculpa por isso, mas tenho várias ideias na cabeça e queria falar em tudo!
Cumprimentos
 

rfcarvalho

Active Member
sidorio esquece as médias, esquece o melhor rendimento nas subidas, esquece os 5 kgs a menos... e pensa antes assim, andar numa bike de estrada, em estrada, não tem nada a ver com andar numa bike de montanha! :)

Com isto em mente, sigo para resto. Se o paralelo não for demasiado agressivo, e esporádico, a BTWin aguenta-se perfeitamente. A forqueta em carbono acaba por melhorar um pouco a absorção dos impactos. A questão maior, pelo menos no meu caso, é que bike de estrada em paralelo não é algo muito seguro. Das pouquissimas vezes que ando, reduzo imenso a velocidade e tento inclinar pouco a bike, e evitar travagens em força. Mas nada de muito complicado, faz-se bem.

E atenção - considero a Triban 3 muito segura. E não sou só eu que o digo, basta procurares reviews da bike, em sitios conceituados, que dizem o mesmo. Em descidas, notas que vais muito bem, e que a bike é super estável.

Em relação às mudanças, não penses em 2x10 ou 3x8, pensa em andamentos que tens. O facto de teres 2 cassetes, ambas 12-25 (por exemplo) em que numa tens 8 relações e noutra 10 pouca diferença vai fazer. Vais notar menos "quebra" nas passagens, claro que é melhor, mas a diferença está no teres ou não os andamentos que precisas / gostas.

A Triban 3 tem pedaleira tripla 50-39-30 com uma cassete de 8 mudanças 12-25. Estes andamentos têm uma excelente versatilidade, e isso é algo de que te apercebes facilmente. No principio vais usar imenso o prato 30 à frente, com os treinos vais fazendo as mesmas subidas no 39, mas teres o 30 é sempre bom, fica para "backup". E acredita - não vás na conversa de Cancellaras de café - tu VAIS precisar desse prato em algumas subidas, tenhas as pernas que tiveres!

Ah e uma coisa, se tens 1.70 e 60kgs, se te meteres na Triban, e se tiveres alguns treinos em cima, rapidamente esse pessoal todo com as bikes de montanha te vai começar a ver desaparecer no horizonte, pois as médias são um bocado diferentes... Mas isso depois dizes, daqui a uns tempos :)
 

sidorio

Well-Known Member
Obrigado pela resposta! Ontem ao final da tarde fui um mecânico conhecido, onde custumo ir para afinar a bicicleta e onde ass custumo comprar, na perspetiva de ver as de estrada. O que se passa é que ele só tem KTM, que é uma marca bastante boa, mas que também é substancialmente mais cara. Ele aconselhou-me uma a 1000€ sensivelmente e apenas outra mais "acessível" a 700€ mas ele diss-me que não valia a pena porque o qualidade era bastante diferente. Obviamente fiquei surpreendido porque não queria gastar tanto dinheiro, mas ele é de confiança e acredito que o que me indicou seja de alta qualidade, o problema é que está fora do orçamento :confused: Na minha opinião ele é demasiado "exigente", tendo sido corredor e actualmente mecânico, não recomenda bicicletas sequer mais baratas que a aquela de 700€ que me mostrou. A questão é, ele ser demasiado exigente ou a Triban 3 ou mesmo a 5 serem de qualidade menos resistente e poder ter problemas? Outra coisa que me disse é que quem compra por exemplo a Triban 3 como o rfcarvalho vai com o tempo melhorando umas coisas na bicicleta e na opinião dele mais vale dar 300/400€ a mais na compra e não ter que mudar nada de futuro.. Enfim está complicada a decisão, mas não quero algo tão caro em princípio...
Quanto aos paralelos aqui há algumas zonas em que é agressivo até para carros, é obvio que aí abrandarei e terei cuidado, nas travagens a Triban 3 não parece travar muito bem mas isso resolve-se com os calços certo? Porque ir a descer e ter de parar mais bruscamente é dificil se os travões não atuam rapidamente..
Em relação às mudanças, as bicicletas que o mecânico me mostrou eram todas de 2 pratos, o que não me agradou, pois na minha opinião acho que há sempre subidas em que é necessário usar o mais pequeno, já apanhei várias tão inclinadas que mesmo na desmultiplicação mais leve era complicado andar, por isso acho necessário o prato de 30, nem que seja só para essas situações..
Agora é só analisar melhor as bicicletas, tendo em conta todos os aspetos :S
Obrigado
 

rfcarvalho

Active Member
Claro que uma pessoa do ramo vai recomendar uma bicicleta dessas ordens de grandeza... hehe

A nível de problemas, os problemas que poderás ter com uma Triban serão praticamente os mesmos que com essas KTM. Se tratares a coisa com cuidado, lubrificando, limpando etc, duram imenso, e não faltam casos de Tribans com milhares e milhares de kms em cima.

A cena que tens de ponderar é: a Triban permite-te iniciar com um minimo de investimento, e sem preocupações. Isso é inegável. O que troquei/montei na bike, em outra qualquer seria igual, já que o selim e pedais são coisas muito "pessoais". De resto a nível de upgrades, não tem nada.

Em relação aos 2 pratos, tu consegues com 2 pratos ter andamentos tão leves quanto a Triban com o prato 30. Se tiveres uma compacta com 50-34, e cassete 12-28 (por exemplo) em 34-28 fica a mesma relação que com 30-25. Vantagem: sistema mais simples, menos peso, mais bonito - Desvantagem: maior "fosso" entre os pratos
 

sidorio

Well-Known Member
Pois, a questão será agora encontrar um equilíbrio entre essas bicicletas...
Acredito que uma Triban com bom trato dure imenso :)
Outra coisa: relativamente aos pedais, a Triban vem com pedais normais, e para os de encaixe é uma melhoria substancial? É que nunca andei com pedais de encaixe e não sei se vale mesmo a pena, já agora quanto custam uns sapatos de encaixe dos mais acessíveis?
Hmm quanto aos pratos não sabia que me davam andamentos tão leves quanto a de três pratos mas já entendi a diferença, obrigado pela explicação :)
 

rfcarvalho

Active Member
Ontem a Triban fez os 2000 kms :) desde a última afinação dos desviadores ficou a funcionar melhor que nunca, está tudo mesmo muito previsível e certinho.

Tenho de ver mesmo se começo a dar (ainda) mais atenção à manutenção. Já consigo dar uma limpeza decente a toda a bike depois de saídas à chuva, mas na parte dos carretos, corrente etc falta método para algo mais cuidado... pelo menos lubrificar mais vezes, pois com a chuva a lubrificação vai-se muito mais rápido.

A última vez que a corrente levou óleo foi há 900 kms, o que me parece demasiado.

Agora, venham de lá mais 2000 kms ! :)
 

rstudio

New Member
Boas rfcarvalho!
Parabens por a dedicação (muito mas muiiito mais que a minha) .

Como estavas curioso sobre a mudança nos travões e para não puxar o meu tópico, aqui fica o meu relato:

Finalmente ganhei algum tempo (já aqui tinha o kit à umas semanas) e mudei o conjunto de bichas e cabos da triban 5 para os jagwire.
Também mudei os calços para os swissstop BXP (azuis).


Fui dar uma volta e penso notar alguma diferença. Noto que trava melhor (no da frente noto bem) e se calhar ainda precisa de acamar melhor.
Deixei também mais alguma distância entre os calços e o aro (de origem vinham muito juntos), isto ajuda a quando travo por muito tempo, canso menos os dedos, porque tenho a manete mais junto ao volante, ou seja estico menos os dedos em travagem continua, pois tenho que puxar mais a manete para começar a travar. Gosto assim.

Ainda tenho que testar mais, mas ficou melhor ,já não andava à um tempo, se andasse todos os dias se calhar tinha notado mais diferença.
Não esperes uma mudança radical, mas tudo para melhor.

cumprs e boas pedaladas!
 

Murplatina

Active Member
Boas,

@rfcarvalho, qd tive a minha Triban 3 pedalei com ela 8000Km e só afinei as mudanças 2 vezes (1º afinação não tinha ficado bem e a 2º ficou no ponto), andei por todo o tipo de terreno e a bike aguentou tudo, na altura qd a vendi foi para evoluir para uma bike melhor, mas se continuasse com ela tinha a certeza q ficaria com uma bike para mts mais Kms.
Nunca me deu problemas nenhuns e acho q é uma bike para aguentar tudo e mais alguma coisa, as unicas coisas q tiveram de ser mudadas foram os pneus, calções de travões e o cubo da roda de trás (marca BTwin).
Boa sorte com a bike e continua a fazer Kms!
 

Dono do asfalto

New Member
A minha vai a caminho dos 5000 km e até agora 0 problemas. Para aqueles que dizem que os soras, 2300 e afins são fracos e desafinam muito fácilmente se calhar deviam repensar os seus discursos. Quando chegar aos 5000 km farei um balanço das minhas experiências com a minha francesa e simpática T3.

Abraços e continuação de muitos e bons km:)
 

rfcarvalho

Active Member
Obrigado pelo feedback rstudio. Pergunto-me quais serão as diferenças a nível de cabos das mudanças, se ficassem mais "responsivas" e com um tacto mais certinho, também seria um bom upgrade.

Em quanto ficou a brincadeira para os travões?
 

rstudio

New Member
O kit jagwire trás bichas e cabos para travões e mudanças (que ainda não montei este último), custa à volta dos 30 euros.
Pensei que só trazia para os travões, porque na bike discount está na secção de travões
http://www.bike-discount.de/shop/m290/k1179/brake-cable-sets.html

Os calços À volta dos 17.90 ( os que comprei foi os "SwissStop Brake Pads Flash Pro EXP Shimano/SRAM 4 pieces " mas podes querer outros.
http://www.bike-discount.de/shop/m528/k331/road-bikes-accessories.html
 

Zeni7

Active Member
Como sou também proprietário de uma triban 3 estive a rever o teu tópico.
Li que, na altura que compraste, até eu próprio te aconselhei a avançar.
Eu também continuo com a minha, já fiz alguns upgrades (rodas aksium, pedaleiro e guiador foram os principais). A satisfação com a bicla permanece, não me importaria de ter algo melhor mas, sinceramente, não me consigo imaginar a dar mais do que 500 euros por uma bicla.
O que ninguém me tira são as voltas que já dei na minha vermelha, não faço ideia quanto quilómetros já fez mas de certeza foram bastantes, já rolou como citadina, já fez Grandfondos, já fez voltas de 300 km, Sra da Graça, Gerês, Freita, Montemuro etc, etc. Actualmente leva coças de 100km quase todos os Sábados e Domingos, haja chuva ou haja sol, e aguenta-se bem, por isso acho que foi um bom investimento.

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Actualmente está assim.

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No alto da serra de Montemuro, no meio da neve.

Abraço e boas pedaladas.
 

rfcarvalho

Active Member
Zeni7 não há muitos a pensar como tu :) mas a realidade é mesmo essa, é uma bike que não compromete - e o teu testemunho só prova isso mesmo! Impressionante

Peço-te que detalhes um pouco as melhorias que notaste com esses upgrades - guiador, rodas, pedaleiro. Tenho todo esse material de origem, e fiquei curioso :)

P.S: Tenho mesmo de trocar as minhas grades de bidon :p as tuas ficam muito melhor
 
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