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BTWin Triban 3

edununo

Well-Known Member
30-11 e 50-25 não deves usar. A corrente fica muito cruzada. Evita usar as 2 mais leves no prato grande e as 2 mais pesadas no prato pequeno.
 

rfcarvalho

Active Member
Os primeiros acessórios :)

Porta-bidons BBB FuelTank Preto/Carbono e mini-bomba ZEFAL Air Profil XL:

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Já tinha visto fotos dos porta-bidons em branco e vermelho, mas penso que em preto combina melhor com as cores da bicicleta. A nível prático gostei do encaixe dos bidons, e sendo de aluminio penso que vão durar muito tempo sem chatices.
 

rfcarvalho

Active Member
Hehe já me passaram várias vezes pela cabeça moshinho... provavelmente vou gastar os pneus e troco as duas coisas ao mesmo tempo!
 

moshinho

Well-Known Member
Até fica bem na tua bicicleta :p
Este modelo, penso que só estão a vender assim com a barra em vermelho.
 

rfcarvalho

Active Member
Ok Carlos aqui vai uma breve descrição da experiencia que tenho tido...

Hoje finalmente fiz os meus primeiros 1000 kms com a minha companheira (de muitos, espero :) )!

Infelizmente devido a uma lesão de há vários meses que tem vindo a atrapalhar os treinos não consigo andar tanto quanto queria, mas devagar vou fazendo o meu progresso.

A Triban continua a corresponder às minha expectativas, a unica coisa que acontece de tempos em tempos é desafinar o desviador dianteiro, afinei-o na 1a revisão grátis da Decathlon - e bem precisava, no prato maior ficava a "moer" - e se na altura a coisa ficou impecável, agora já está a precisar de nova afinação. Também já por 2 vezes saltou-me a corrente quando troco do prato 39 para 30. Não é nada de mais, paro e resolve-se a situação em 2 minutos, mas tenho de sujar as mãos e com pedais de encaixe se não percebermos rapidamente que estamos a pedalar "em vazio", corre-se o risco de cair, ao parar.

Penso que esta desafinação seja relativamente normal, mas também imagino que um grupo melhor provavelmente aguenta-se melhor sem tanta afinação... não tenho grande base de comparação, já que é a 1a bicicleta de estrada que tenho.

A nível de performance, dinamicamente, em descidas não sinto qualquer insegurança, é estável q.b., e a rolar em plano consegue-se manter uma média engraçada sem grandes esforços. Provavelmente aí as rodas pesadas não "chateiam" tanto, até ajudando com a inércia rotacional.

Já a subir, a história é outra. Penso que possa dizer que não é o seu forte, aquelas rodas estragam tudo. É mesmo um upgrade que merece ser feito nesta bicicleta. Mas pronto, tem o prato 30, que para quem se está a iniciar, e quando as pernas começam a "dizer que não" :) ajuda e muito, vai-se devagar, mas segue-se!

Realmente tenho reparado, que quando saio de manhã e levo os 2 bidons cheios, estamos a falar ali de mais de 1 kg, e nota-se bem. Há muitos artigos que já li que referem que para um iniciado, mais peso menos peso não se notará muito, mas pelo menos eu fazer uma subida jeitosa com e sem os bidóns cheios noto... ou então pode ser só psicológico hehe :D

O upgrade para os pedais de encaixe foi brutal, realmente agora percebo porque é que dizem que quem experimenta nunca mais quer saber de outra coisa. O conforto e eficácia são outros. E estamos a falar de uns pedais e sapatos de BTT, que embora tenham uma sola já rija, não têm nada a ver com setups dedicados para estrada... mas haja tempo e saúde.

Em relação ao selim, embora não seja um "sofá", é melhor que o de origem. O de origem é muito rijo. Pelo menos com este chego ao final de 2 horas e, com algumas mudanças de posição e jeitos, pouco me chateia, não compromete o treino.

Nos ultimos treinos que tenho feito também reparo que a nível de pressão de pneus, embora nos próprios pneus venha indicado que a pressão recomendada sejam 7 bar, prefiro rolar com um bocado menos de pressão. Com 7 bar, nas irregularidades, a bicicleta salta bastante e nas rotundas ou curvas à minima gravilha já senti a frente a fugir uns centimetros e não é agradável. Passadas umas semanas, conforme os pneus vão perdendo pressão (é normal) sinto que fica mais suave.

Se tiveres uma duvida em especifico não hesites, ajudo no que puder!
 
Ou seja a bicicleta é o ideal para iniciantes certo?
Disses-te das rodas, nota-se muita diferença nas subidas, fazes subidas a que velocidade??
E só mais uma coisa, o selim é muito desconfortável???( o de origem).
 

rfcarvalho

Active Member
Sim não posso deixar de recomendar a iniciantes. Acho que não faz muito sentido gastar milhares de euros em algo que nem sabemos se vamos gostar / continuar a fazer...

Pelo preço é imbativel (falando de material novo).

Pois Carlos, eu nao te posso dizer que as rodas fazem ou não muita diferença, mas tendo por comparação o peso dos bidons... e sabendo que o peso nas rodas tem MUITO mais influencia que o peso no quadro... é imaginar :)

A velocidade... depende da subida... mas acredita, o limite ali são as minhas pernas, como é lógico se meteres alguem "com andamento", com uma Triban 3 não deixa de subir que nem um animal... se é que me entendes. Olho mais para velocidades em plano, e eventualmente velocidade máxima em descidas (por graça), mas velocidades em subidas depende imenso do tipo de subida que estamos a falar.

Para teres uma referencia, a subir com o prato 30, e a "arrastares-te", estás a uns 9 ou 10 km/h. Menos do que isso já quase sais e vais a pé hehe

O selim de origem é rijo, mas tal como todos os outros selins, é experimentares. O que é bom para uns, pode ser horrivel para outros. Não tens nada a perder... se não gostares, logo trocas. Eu troquei mais pelo facto de o selim de origem ter 130mm, e os meus ossos que assentam no selim têm essa medida... logo não era o ideal, fiz o teste na Specialized e comprei um de 143mm.
 
Obrigado ajudas-te bué, depois põe umas fotos de como está e faz tipo relatos dos teus treinos, porque beneficias muito porque iniciados como eu, gostam de ver as análises a bikes "baratas"....
 

rfcarvalho

Active Member
Agora de manhã tive a fazer umas manutenções à bike, no meu suporte "low-cost" :)

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Limpeza "à lá detalhe" e depois levei-a à Decathlon para afinar as mudanças e desempanar as rodas. O técnico da Decathlon, como sempre até agora, foi impecável, e explicou-me uma coisa que não sabia. Ao ouvir os "clicks" a trocar as mudanças, não se deve soltar logo à manete. Por vezes isso ajuda a que a corrente fique ali a arranhar.

Ou seja, ao trocar de prato à frente por exemplo, no caso da Triban 3 são 2 clicks - que são feitos de uma só vez, ao empurrar a manete toda. Mas se continuarmos durante mais pouco tempo, basta meio segundo ou isso com a mão a empurrar a manete, continuando a pedalar, a mudança entra melhor. Ele explicou-me que os pratos não são todos iguais à volta, há zonas em que os dentes são mais "curtos" para facilitar a entrada das mudanças. As coisas que se aprende! :)

As rodas já tinham um empenozito ligeiro, até pensava que seria mais rápido a sua desempanagem, mas ainda demoraram alguns minutos. O técnico disse-me que para a próxima vez, que deixasse lá as rodas para apertar os raios todos, pois ele estava a sentir que afinando de um lado, desafinava do outro, e isso é sinal que já precisam de um reaperto geral.

De qualquer forma foi possível a desempanagem e ficaram a 100%.

A nível da corrente, perguntei se seria preciso lubrificar, já que tenho reparado que tem feito mais barulho constante de carretos durante a pedalada. Ele olhou para ela e disse que realmente já estava um pouco seca. Meteu óleo normalissimo para bicicletas.

Os travões também foram afinados, com o desgaste dos calços já se justificava.

Como fui equipado para lá, assim que saí fui experimentar e epaaaa aquela sensação de que acabei de a comprar de novo :D que rolar, tudo certinho

Adoro a minha Triban! :cool: cá está ela prontinha para a volta de amanhã

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