• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

B'twin Sport 4

pratoni

Well-Known Member
A bike veio com um de 110 e mudei para um de 90 com que andei bastante tempo.

Há pouco tempo coloquei o de 80 (para além do guiador compacto) e senti melhoras. Já o tive a apontar para baixo, era mais bonito sem dúvidas mas dava-me mais desconforto do que agora...

Então próximos passos quais são?

Diminuir o recuo do espigão para o mínimo (só aqui fico 13mm mais perto do guiador) e baixar a altura de selim, certo?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok Miguel, Ja estive a ver com calma...

Diagnostico Esta feito, vou-te passar uma receita.. E Tu se quiseres fazer, fazes, se nao quiseres fazer nao fazes...

So o vou dizer uma vez, normalmente faco Este tipo de coisas em privado, nao vou explicar... Nao vou falar deste assunto com ninguem nem discutir Ou debater ideias...

A minha intencao e que te sintas melhor.. Nao Estou para me perder em conversas e responder a perguntas de pessoas que nem sequer acreditam em bike fit... Porque nem sequer o fizeram... Nao neste Mas em outros topicos Esta a acontecer....

Podia mandar-te Por privado, Mas vou deixar aqui...

Isto E para fazer Por ordem e quando fizeres, fazes tudo de uma vez... Nao vais fazendo aos poucos... Lembra-te tambem, do teu set up inicial, como Esta agora caso seja preciso voltar atras, Sabes as posicoes...

1 passo...

Comprar Ou encomendar um espigao sem setback, 0 offset... Pode ser o que Tu quiseres, aco, aluminio, carbono, pode ser 100, 1000,10 euros, oferecido de um amigo, desde que seja devidamente aprovado e com controlo de qualidade a unica exigencia e 0 offset... Um espigao recto... O offset... Nao e -10 nem -5 e de 0 offset..

Quando tiveres o espigao vais monta-lo com menos 1.5 cm de altura e vais nivelar o selim com um nivelador sobre forma a que fique Bem paralelo Ao chao... Quanto A posicao dos rails.. Nao vais chegar nem a frente nem a atras... Vais centrar o selim nos rails no meio dos rails de forma a que fique equilibrado... Isto para comecar... Pode ser preciso alguns ajustes milimetricos, Mas quando nao ha ponto de partida, Tem que se arranjar um bom ponto de partida sempre com equilibrio...

E agora vem a surpresa..;)

Cockpit...

Vais baixar o avanco 1 espacador e vais voltar a coloca-lo direito Ou seja angulo - e nao Como Esta no angulo + ...

Vais fazer isto e vais voltar a colocar aqui um video... Como fizes-te agora para poder analisar...

Nessa altura das tambem o teu feedback de Como te sentes para podermos prosseguir a ajustes milimetricos...

Nao vais fazer uma coisa de cada vez... Quando estiveres preparado, ou seja, quando tiveres o espigao... Fazes tudo Ao mesmo tempo...

E Como se fosse uma receita.. Tomas a medicacao toda de uma vez e nao uma de cada vez Ou de vez em quando...

Grande abraco...
 

jpacheco

Well-Known Member
Sem ironias... com a receita do Alberto já te estou a ver a ir ao sitio. Costas direitas e a pedalar confortável.

Se correr bem ficas com a bike mais bonita, como tinhas falado - relação ao avanço invertido. O baixar do selim e espigão sem recuo já estou a imaginar-te com um novo pedalar!

Vou gostar de ver o próximo vídeo amigo Miguel espero, já com melhores sensações em cima da bike :p
 

pratoni

Well-Known Member
Ok Miguel, Ja estive a ver com calma...

Diagnostico Esta feito, vou-te passar uma receita.. E Tu se quiseres fazer, fazes, se nao quiseres fazer nao fazes...

So o vou dizer uma vez, normalmente faco Este tipo de coisas em privado, nao vou explicar... Nao vou falar deste assunto com ninguem nem discutir Ou debater ideias...

A minha intencao e que te sintas melhor.. Nao Estou para me perder em conversas e responder a perguntas de pessoas que nem sequer acreditam em bike fit... Porque nem sequer o fizeram... Nao neste Mas em outros topicos Esta a acontecer....

Podia mandar-te Por privado, Mas vou deixar aqui...

Isto E para fazer Por ordem e quando fizeres, fazes tudo de uma vez... Nao vais fazendo aos poucos... Lembra-te tambem, do teu set up inicial, como Esta agora caso seja preciso voltar atras, Sabes as posicoes...

1 passo...

Comprar Ou encomendar um espigao sem setback, 0 offset... Pode ser o que Tu quiseres, aco, aluminio, carbono, pode ser 100, 1000,10 euros, oferecido de um amigo, desde que seja devidamente aprovado e com controlo de qualidade a unica exigencia e 0 offset... Um espigao recto... O offset... Nao e -10 nem -5 e de 0 offset..

Quando tiveres o espigao vais monta-lo com menos 1.5 cm de altura e vais nivelar o selim com um nivelador sobre forma a que fique Bem paralelo Ao chao... Quanto A posicao dos rails.. Nao vais chegar nem a frente nem a atras... Vais centrar o selim nos rails no meio dos rails de forma a que fique equilibrado... Isto para comecar... Pode ser preciso alguns ajustes milimetricos, Mas quando nao ha ponto de partida, Tem que se arranjar um bom ponto de partida sempre com equilibrio...

E agora vem a surpresa..;)

Cockpit...

Vais baixar o avanco 1 espacador e vais voltar a coloca-lo direito Ou seja angulo - e nao Como Esta no angulo + ...

Vais fazer isto e vais voltar a colocar aqui um video... Como fizes-te agora para poder analisar...

Nessa altura das tambem o teu feedback de Como te sentes para podermos prosseguir a ajustes milimetricos...

Nao vais fazer uma coisa de cada vez... Quando estiveres preparado, ou seja, quando tiveres o espigao... Fazes tudo Ao mesmo tempo...

E Como se fosse uma receita.. Tomas a medicacao toda de uma vez e nao uma de cada vez Ou de vez em quando...

Grande abraco...

Compreendido!!

O avanço fico com o de 80mm, certo?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sem ironias... com a receita do Alberto já te estou a ver a ir ao sitio. Costas direitas e a pedalar confortável.

Se correr bem ficas com a bike mais bonita, como tinhas falado - relação ao avanço invertido. O baixar do selim e espigão sem recuo já estou a imaginar-te com um novo pedalar!

Vou gostar de ver o próximo vídeo amigo Miguel espero, já com melhores sensações em cima da bike :p

O que estamos a fazer nao e bike fit, Por aqui Sabes que e complicado, Estou a tentar ajudar de acordo com o Meu conhecimento, para lhe fazer um bike fit, tinha que estar a Beira dele.... E com material...

No entanto comecamos Por aqui e logo vemos... Vamos limando as arestas.. E eliminando o que podermos, no entanto, pior nao vai ficar, depois Como sou exigente, Evidentemente vai precisar de uns toques para aperfeicoar....

Grande abraco...




Compreendido!!

O avanço fico com o de 80mm, certo?

Sim... Mas se quiseres meter de 70 vais obter melhores resultados...

No entanto, vamos poupar no avanco, para Ja!! E ver o que conseguimos fazer com Esse... Caso seja preciso o de 70 vai ajudar... Mas para Ja comecamos Por aqui... Que Esse setback no espigao Tem de sair...

Grande abraco...
 

OMINIS

Active Member
Desculpem a pergunta mas, ao reduzir o tamanho do avanço a direcção não fica mais difícil de controlar?
 

open

Active Member
Desculpem a pergunta mas, ao reduzir o tamanho do avanço a direcção não fica mais difícil de controlar?

Mais difícil é relativo...fica mais nervosa, mais reativa, mais direta, mais "rápida"...há quem goste, outros nem por isso. Muito comum no btt, nas rodas finas nem por isso.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu notei agora com o avanço de 80mm que ela fica mais rápida a reagir, tipo a fugir a buracos ou tampas de sarjeta....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Na questao do cockpit, Quanto maior for o avanco, melhor, melhor poder de controlo, conforto etc... Mas isto e assumindo que o tamanho do quadro assenta Na medida correcta.. E que o atleta nao se Esta a esforcar Por ter um avanco grande...

Evidentemente que aqui no caso do Miguel Quanto Mais pequeno melhor... Menos esforco ele tera em controlar a bicicleta Porque o avanco em vez de compensar feeling de Estrada Esta a tentar compensar o tamanho do quadro....

Normalmente o Minimo dos minimos aceitavel em Estrada Sao 90, menos de 100 Ja ha qualquer coisa errado com o quadro e mau sinal...

No entanto, uma vez que Ja estamos em 80 se o de 70 matar Mais moscas, que concerteza ira matar, caso ainda existiam moscas para matar no fim deste novo set up, Entao sera.... Mas para Ja estamos a evitar...

Quanto Mais pequeno for o avanco, menos poder de controlo, especialmente em curvas a alta velocidade... logo influencia Na seguranca... Mas o factor, conforto, confianca, que nao existe para ja e pode vir a existir a posterior Ou ate com o complemento de um de 70, vai compensar Esse aspecto...

Mas para Ja vamos ver Este...

O Miguel Tem bracos compridos... Um avanco demasiado pequeno, pode tambem fazer com que ele deixe de dobrar as costas em baixo, o que Estou a tentar corrigir agora, para faze-lo dobrar em cima, Na corcunda junto aos ombros... E Pois e!!! Com um quadro grande...

O top tube e uma coisa... O avanco e outra completamente diferente...

Um nao compensa o outro,.. E preciso ter muito cuidado com o que se diz... E com o que se julga, etc..etc.. E preciso saber mesmo!!

Grande abraco...
 

pratoni

Well-Known Member
Já agora, o espaçador que sugeres passar para cima do avanço, que altura é que sugeres? 5mm, 10mm, 20mm?...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Como eu acredito em bikefit....

Olha uma coisa. Não seria bom saber como é que ele tem os cleats posicionados?

Abraço

Sim... Mas os cleats e Ao fim...

Primeiro o set up... Depois ajusta-se os cleats Ao set up... E nao o set up aos cleats....

Grande abraco....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Já agora, o espaçador que sugeres passar para cima do avanço, que altura é que sugeres? 5mm, 10mm, 20mm?...

Comeca pelo de 5mm para Ja, depois vemos...

Comecar sempre Por baixo... Sempre pelo Mais pequeno... Se o Mais pequeno for de 2mm nao... Deixa o de 2mm para o final e comecas com o de 5 mm, Porque o de 2 pode servir Como acerto Ao de 5mm e nao o de 5mm a acertar com o de 2mm

Grande abraco..
 

albertosemcontador

Well-Known Member
O pior disto tudo e que ha muito tenhoso ingrato pelas costas a ler e a aprender...

Mas depois vem criticar e meter nojo...

So o faco Por ser o Miguel, nao volto a faze-lo com Mais ninguem...

Edit: o que Esta aqui, nao tentem fazer em casa... Cada caso e um caso e o que serve para o Miguel, pode nao servir para outros... Nao e uma questao de reproducao e uma questao de analise e conhecimento com adaptacao individual...
Se Tem problemas resolvam com um professional a serio...
Eu sou a serio, Estudei e tenho diploma Mas nao ganho dinheiro com isto, em Portugal nao recomendo quase ninguem...
E o diploma em si, nao Quer dizer nada... Sei muitos que o Tem e nao perceber patavina... Tiraram so para poder vender bicicletas...Ou para arranjar trabalho...

Grande abraco...
 

lgass

Well-Known Member
O pior disto tudo e que ha muito tenhoso ingrato pelas costas a ler e a aprender...

Mas depois vem criticar e meter nojo...

So o faco Por ser o Miguel, nao volto a faze-lo com Mais ninguem...

Edit: o que Esta aqui, nao tentem fazer em casa... Cada caso e um caso e o que serve para o Miguel, pode nao servir para outros... Nao e uma questao de reproducao e uma questao de analise e conhecimento com adaptacao individual...
Se Tem problemas resolvam com um professional a serio...
Eu sou a serio, Estudei e tenho diploma Mas nao ganho dinheiro com isto, em Portugal nao recomendo quase ninguem...

Grande abraco...

pensa que por cada um desses que possa haver há dois ou três que estão a ler, a aprender e que reconhecem o esforço ;)
 
Como podes observar , errada a tua posição , demasiado recuada escavacas os joelhos e não aplicas a potencia completa , arrastas o pedal ...




Procura esta posição do joelho em relação ao eixo do pedal ...




... deixando a altura do selim correta ...






... e o selim horizontal .



Sem entrar em medidas mm ou angulares como tentam aqui fazer , de um modo geral depois de configurares a tua posição conforme dito e sentado em posição equivalente mas conforme a tua flexibilidade , o tamanho do avanço é sempre de modo a que olhando conforme o bike está a fazer , não consigas ver o eixo da roda , portanto o volante irá tapar .

Isto faz-se desde sempre no ciclismo e só agora apareceu os bike fit´s , mas de um modo geral está feito para vender tecnologia e pagar ordenados pois vai tudo parar nestas configurações básicas .

A posição do avanço tende sempre a ser POSITIVA e o mais tendente para horizontal , NEGATIVA é para os Pro - Tour , penso que não é o teu caso .

 

albertosemcontador

Well-Known Member
A posição do avanço tende sempre a ser POSITIVA e o mais tendente para horizontal , NEGATIVA é para os Pro - Tour , penso que não é o teu .

Bike Evora, fala do que Sabes...Esta afirmacao que colocas aqui, Esta redondamente ERRADA...

Mas eu nao vou gozar contigo!!!

Eu vou-te ensinar!!!!

Olha Bem,

Uma licao de avancos...

A nao ser que o avanco seja de zero graus... Ou seja um avanco paralelo...

Todo o avanco Tem angulo negativo e angulo positivo...

Ou seja Tu quando compras um avanco, Tem la a medida se e de 100, 110, 120 de COMPRIMENTO... A medida de aperto, Ou seja o torque recomendado, pelo fabricante no aperto, ( muito importante) nao descurar, Esta la e para cumprir...

E Tem tambem o angulo do avanco!!!!

Se for um angulo de 0 graus o avanco e Plano, seja qual for a posicao que o coloques, ele vai se manter sempre igual... Ou seja montas numa posicao, se o virares Ao contrario, Como ele Tem 0 graus, vai ficar e manter a mesma posicao, nao vai fazer diferenca... Posicao essa que, o que vai mandar neste caso e a posicao e inclinacao da testa do quadro... O angulo que vai comandar Este avanco vai ser o angulo da testa do quadro e nao importa em que posicao os coloques...

E depois!!! Ha os avancos com angulo...

Ou seja +\- um determinado valor de graus...

Aqui... Neste caso, um avanco com angulo positivo, aponta para cima, Como Tem o do Miguel...

Mas Como no caso do Miguel, sao +/- 20 graus, aqui quando o colocar no Angulo negativo, nao vai ficar a apontar para baixo, nem vai ficar Plano, vai dar uma continuidade do angulo da testa de quadro... Com uma ligeira inclinacao para o Plano de 20 graus... Mas nao vai ficar plano...

Agora as posicoes negativas que Tu Estas a falar Sao os de 73 graus a 83 graus threadless!!! ;) que Sao os que ficam a dar Mais dropout! Sao os que ficam a apontar para baixo...

O do Miguel, Esta a apontar para cima, angulo positivo, se ele o inverter, vai continuar a apontar para cima e com angulo negativo....

Bike Evora... Bike Evora... E preciso ter cuidado para nao confundir ninguem... Aprende amigo Aprende...;)

Segundo ponto...

Quanto a situacao da medida do avanco com o eixo da Roda... E uma maneira a antiga, que pode ajudar... Ou seja e uma regra que, funciona, melhor que nada!!! Mas quando o quadro e a medida!! Com o quadro a medida sim...

Ou seja se o eixo da Roda estiver atras do guiador o avanco e grande, se o eixo da Roda estiver a frente do guiador o avanco e pequeno...

Mas e quando o quadro e a medida... Se o quadro for grande e Como as teorias da altura do selim, do angulo do joelho etc..etc... Nao ha Teoria...

Bike Evora le Bem, e fica feliz Por te ter respondido Assim e nao te ter mandado logo a *****!

grande abraco...
 
Moderado - Comentário ofensivo

Ora , se tu não conheces avanços reguláveis como a ferramenta utilizada nos bike fit´s é uma coisa , agora dizeres a uma pessoa sem a conheceres de lado algum e modo de pedalar ( flexibilidade ) que deve comprar logo um avanço com determinado comprimento e angulo fixo limitado a duas posições , negativa ou positivo ; é completa desilusão cultural ciclística .

Primeiro conheça a sua flexibilidade e posição , depois compre um avanço fixo .

Como vez , não te mandei logo à ***** .

 
Top