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B'twin Sport 4

DMA

Well-Known Member
Tenham cuidado com o uso excessivo de desengordurantes/diluentes.
Em primeiro lugar são produtos que vaporizam facilmente logo facilmente estamos a inalar os compostos. Assim sendo não abusar nas quantidades.
Em segundo lugar possuem alta capacidade para dissolver a gordura.
É bom para limpar a transmissão, mas se o produto entra em zonas com rolamentos (cubos, BB, eixos dos pedais, etc) facilmente degradam o material.
E na maioria dos casos são produtos bastante poluentes para os meios aquáticos. Devemos usar com moderação, pois na fase de lavagem o produto é arrastado para o esgoto ou solo.

Eu costumo usar panos ou tecidos velhos e corto em pequenos quadrados (algo como 7 cm por 7 cm). Coloco uma pequena quantidade de desengordurante líquido (tipo F. Line Citrus) e usando umas luvas esfrego a corrente com o pano + pequena quantidade de desengordurante. Limpo também as "roldanas" dos desviador traseiro. E os pratos da pedaleira.
A cassete limpo com um escovilhão (daqueles usados para esfregar a louça antes de colocar na máquina de lavar) mais Fairy. No final é passar por água sem uso de pressão.

Uma outra vantagem é que gasta-se pouquíssimo desengordurante. A minha lata já dura a não sei quanto tempo e serve para a fininha, a de BTT e por vezes dum amigo ou colega.

É mais saudável para nós, poupa-se dinheiro e poupa-se a natureza.
 

Knox

Active Member
Experimentem a usar sumo de limão e detergente de lavar a loiça, pensava eu que era uma treta. Experimentei e vi logo que fazia mais efeito do que muitos detergentes fortes.
 

GMQ

Well-Known Member
Experimentem a usar sumo de limão e detergente de lavar a loiça, pensava eu que era uma treta. Experimentei e vi logo que fazia mais efeito do que muitos detergentes fortes.

Sem dúvida que será uma opção ecológica mas o kg de limão está caro.
 

Knox

Active Member
Não é preciso gastar tanto, basta só um limão e o resto com detergente da loiça, para mim chega perfeitamente meio bidon dessa mistura. Depois uso pinceis e escovas nas zonas a limpar que estejam mais gordurosas, a seguir é passar por água.
Vi um video a falar disto e experimentei, e de facto limpa mesmo bem e é uma solução ecológica e não muito dispendiosa.
 

GMQ

Well-Known Member
Não é preciso gastar tanto, basta só um limão e o resto com detergente da loiça, para mim chega perfeitamente meio bidon dessa mistura. Depois uso pinceis e escovas nas zonas a limpar que estejam mais gordurosas, a seguir é passar por água.
Vi um video a falar disto e experimentei, e de facto limpa mesmo bem e é uma solução ecológica e não muito dispendiosa.

Vou experimentar um dia destes. Depois reporto aqui Knox.
 

jOrGe.mRNh

New Member
Cuidado com o "lavar bem" pessoal! O ficar a 100% nem sempre é o mais saudável, até porque por um lado, as correntes de fábrica são mergulhadas em tanques de lubrificante à base de teflon, se não em engano, a ferver para penetrar completamente, e quanto mais rápido sair esse lubrificante interior, mais rápido é o desgaste e menos dura a corrente e, consequentemente, a transmissão, por isso o lavar bem, nem sempre é o melhor. E caixas de direcção, movimentos pedaleiros e cubos, principalmente o traseiro, onde com o uso o "isolamento" entre o cepo e o corpo do cubo e o cepo e o veio (onde aperta a cassete), começam a ficar degradados e a deixar entrar cada vez mais poeiras/aguas/etc, logo tenham cuidado com isso.

Eu sei que em estrada isto dos desgaste pouco se notam porque é um desporto bastante mais "limpo" e, como tal, há muito menos desgaste, mas mesmo assim, a longo prazo, um cuidadinho aqui e ali acabam por compensar.
O background é btt, minhoto, com um obeso, é desgaste para dar e vender xD Então com esta laminha, é um mimo!
 

moshinho

Well-Known Member
Uma fita a enrolar para um lado e outra a enrolar para outro...isto é...uma delas está a enrolar ao contrário! ERROR?
 

pratoni

Well-Known Member
Pode-se aceitar... :p

Do lado esquerdo, da manete para cima está enrolada no mesmo sentido do lado direito e não de uma forma simétrica.

Nota-se atrás da manete dado que não usei aqueles bocados de fita extra e enrolei em 8, mas do lado esquerdo enganei-me.

No entanto só notei já tinha publicado as fotos, mas já está corrigido... ;)
 

pratoni

Well-Known Member
Resultado final da operação de manutenção e colocação do novo guiador:

24eq721.jpg


Dei uma pequena volta para testar e fui ajustando a posição do guiador.

Sinto que nos drops vou numa posição mais confortável (não é difícil perceber o porquê... ;) ), mas reservo uma opinião mais segura para uma volta posterior...

Só para relembrar o "antes":

fctq52.jpg
 

GMQ

Well-Known Member
Pratoni vejo que deste por terminada a tua fase de manutenção da máquina. Sentes os periféricos a funcionar agora melhor depois de devidamente limpos e afinados. Gosto mais do desenho deste novo guiador. Mas tu agora também estás ligado às longas distancias. Mais um alforge em cima da bike! ;) O que interessa é que sintas que a máquina agora está a trabalhar a 100%. Abraço.
 

pratoni

Well-Known Member
GMQ, o ter a bolsa no quadro não é sinónimo de longas distâncias, mas sim de não gostar de ter os bolsos do jersey cheios com coisas e quanto mais leves forem as costas, melhor...

Quanto ao funcionamento, a transmissão está melhor sim (também é de esperar, claro), mas tenho de melhorar a afinação dos travões, ficaram a travar demasiado em cima, o que até não posso considerar anormal, dado que não sou experiente a mexer em travões de estrada...
 

GMQ

Well-Known Member
Pratoni estava a brincar contigo acerca do alforge. E compreendo que não gostes de transportar coisas no Jersey. Eu pessoalmente prefiro o contrário, mas gostos não se discutem... Mas também me incomodam os bolsos do jersey muito cheios.

Por vezes essas afinações têm que ser feitas nas base da tentativa/erro até se acertar o setup certo. Não percebo nada do assunto por isso pouco posso contribuir.
 
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