• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

Bruso

Well-Known Member
O piso nesta estrada do Zig Zag é simplesmente perfeito. Deve ser do melhor que há aqui na zona. Só é pena terem colocado 4 ou 5 lombas ao longo da subida.
 

Bruso

Well-Known Member
Vamos lá proceder à atualização semanal.

Terça foi dia de esticar as pernas e passar os 100 km's pela primeira vez em 2017. Copiei a rota que uns amigos tinham feito no dia anterior e embora tenha 2 ou 3 segmentos que não gostei, por ser no centro de cidades ou por ser estradas movimentadas, acabou por me surpreender. Percurso sem subidas longas mas rampas que me fizeram doer as pernas.

Registo Fotográfico

Jk9idyH.jpg

Segunda vez que passo por esta cabine telefónica que se encontra completamente perdida numa zona rural.

0KMC4Se.jpg

Adoro estas estradas. Completamente perdidas entre árvores, sem trânsito e com um piso aceitável. É aqui que aparecem os tesourinhos que tanto gosto - rampas curtas mas com inclinações acima dos 15%. Tenho que trabalhar mais no suporte da bike para estas fotos, eu sei.

Strava
 

Bruso

Well-Known Member
Só para atualizar o tópico com algumas fotos!!

T5mhd4F.jpg


zuuT2Gc.jpg


Já começo a sentir os efeitos da Primavera. Ontem esteve um dia lindo para pedalar, como se pode ver nas fotos, e tinha previsto uma voltinha na casa dos 3 digítos. Ia eu nos 50km's quando numa descida a roda de trás entra-me num buraco e partiu um raio e estragou-me os planos. Ainda assim consegui pedalar de volta a casa.

Resultado disto tudo: já encomendei as Shimano RS10 e espero que cheguem antes do próximo fim de semana. Já basta ter de ficar quase uma semana sem pedalar.

Falando agora de coisas mais engraçadas, ontem, e após 4 anos de ciclismo, tive a minha primeira queda devido aos cleats. Parei no início de uma subida e ao tentar retomar não consegui meter o pé esquerdo e lá fui eu ao tapete em câmara lenta.

Outra novidade é que pela 1ª vez desde que ando nesta maluqueira do ciclismo, inscrevi-me numa prova que vai haver aqui na zona. Será no 1º fim de semana de maio por isso tenho 1 mês para afinar a forma. São 150kms aqui de sobe e desce pelas Surrey Hills. Sinto que se me meter num grupo com bom andamento consigo fazer bem mas há um fator que me deixa apreensivo que é a partida ser dada em grupos de 15 de 2 em 2 minutos e o facto de saber muito bem gerir o esforço para uma distância tão grande. Para piorar já dentro dos últimos 20km's há uma subida que conheço e que tem uma rampa na casa dos 20% durante uns 150m. Aquilo vai ser uma carnificina total!!
Objetivo é fazer a uma média na ordem dos 27km/h

Se alguém tiver um bom conselho para o inciante, eu agradecia :D
 

Bernalve

Well-Known Member
Tenta chupar rodas o máximo possível xD

Se te entenderes bem com o grupo, cada um devia passar no maximo uns 10s pela frente, velocidade alta a rolar e fazer as subidas a um ritmo moderado.
 

Bruso

Well-Known Member
O meu problema é esse. É que os grupos de domingo nas subidas partem se completamente. No geral acho o pessoal bem fraquinho a subir. Vamos lá ver se consigo encontrar um grupo dos bons. Será o objetivo dos primeiros 20kms.
 

GMQ

Well-Known Member
Que tipo de conselho queres. Treino ? Posicionamento na prova? Tudo depende da tua forma. Tens que conhecer o teu ritmo e não ir nas loucuras, porque significa que podes queimar o motor. se tens a certeza que consegues manter a média de 27 km/h e nela que tens que ir. Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
150 kms de sobe e desce é obra.

o GMQ disse tudo: ritmo, tens mesmo de conhecer o teu ritmo e não te deixar levar pelo ritmo dos outros.

eu investia em 2 sessões de OverUnders por semana.
 

Bruso

Well-Known Member
Obrigado GMQ. Vamos lá ver o que vai dar. Na altura farei um relato de como foi. Sendo a 1a não tenho dúvidas que alguma coisa vai correr mal.

Over e unders só conheço das apostas desportivas Carolina. Se quiseres numa frase explicar isso o que é agradecia.
 

Bruso

Well-Known Member
O meu treino atualmente consiste em 2 treinos de 1h durante a semana em circuito a dar tudo ou séries e uma volta maior ao fim de semana. Tendo em conta que os dias estão mais longos talvez consiga inserir mais um treino durante a semana.
 

Carolina

Well-Known Member
OverUnders é para praticar mudanças de ritmo. Durante o intervalo ou estás na parte superior da zona 4 (lactate threshold) ou na parte inferior da zona 5 (VO2 max).

Por exemplo: 3x9 min. OU(2U, 1O), 6 min. RBI.

2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5 -> total 9 min.
6 min. descanso (zona 1 ou zona 2)
2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5
6 min. descanso (zona 1 ou zona 2)
2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5+2 min. Z4+1 min. Z5
6 min. descanso (zona 1 ou zona 2)

Em termos de progressão ao longo das semanas podes fazer algo do género:
semana 1 - 3x8 min. OU(3U,1O), 6 min. RBI
semana 2 - 3x9 min. OU(2U,1O), 6 min. RBI
semana 3 - 3x10 min. OU(3U,2O), 6 min. RBI
semana 4 - 3x12 min. OU(2U,2O) ou então 3x12 min. OU(2U,1O), 8 min. RBI (como é a semana da prova depois tens de ver quantos treinos queres fazer, para também não ires cansado)
 

GMQ

Well-Known Member
Sem dúvida que os Over & unders são importantes para as respostas aos ataques e constantes mudanças de ritmo.Para mim esse tipo de exercício é mais para o fim de um plano de treino. Mais importante é trabalhar o sweetspot. Aqui trabalhas o ritmo que consegues durante grandes periodos de tempo. O sweetspot é ali no limiar 90% da tua capacidade. Reportando ás zonas da carolina equivale a z4. Deverias começar por longos periodos no sweetspot. por exemplo 3x5' com descanso de 2,5minutos entre séries. Se te sentires bem faz 3x8' - 3x10' e aumenta progressivamente sendo o descanso entre séries o equivalente a metade da série. Depois vais fazendo uns over&unders para teres o poder de atacar e reagir às movimentações do grupo.
 

Carolina

Well-Known Member
fazer circuitos de 1 hora a dar tudo acaba por ser equivalente a fazer essas séries sweetspot, não?
 

GMQ

Well-Known Member
E o que é dar tudo? Talvez possa ser no sweetspot. Mas tenho dúvidas que na rua se consiga isso. Mas se consegue optimo mistura uns overs&unders. Eu como sou mais do tipo rato de laboratório prefiro trabalhar no trainer, as minhas experiencias de over&unders na rua não foram lá muito bem sucedidas.
 

Carolina

Well-Known Member
O Bruso é que saberá dizer o que significa o "dar tudo". Mas supondo que é andar perto do máximo durante 1 hora, isso não equivale ao sweetspot?

Tinha ideia que o sweetspot é andar ligeiramente abaixo do FTP.
 

Bruso

Well-Known Member
Meus caros muito obrigado pela vossa ajuda em termos de treino mas sinceramente atualmente não me sinto capaz de estruturar um plano de treinos. Não tenho o turbo trainer nem hrm portanto os meus treinos são mais por sensações, daí a expressão "dar tudo".
Quando favo circuito costumo fazer 15min de aquecimento 25 a 30minutos às voltas (equivale a 4 voltas) e o restante a rolar com intensidade média alta.
Quando faço séries tenho feito 3 séries de 5min com 5min de descanso. Nesses 5min faço 10" a sprintar, 20" a uma intensidade alta e 30" a intensidade média alta 5vezes sem parar.
 
Top