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Bianchi B4P Mono Q - história da evolução

ALNM

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Agora que anoitece mais tarde já dá para andar antes do pôr-do-sol.
Nestes 40 km deu para comprovar que a Bianchi voltou à fiabilidade inicial: definitivamente que o sensor de velocidade da Polar funciona com o magnete da Lightweight; o avanço Extralite não voltou a ceder e já ganhei confiança nele; os travões Record não roçam nos aros e a manete das mudanças passou a funcionar como inicialmente.
:cool:
 

ALNM

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Finalmente o cockpit levou as fitas negras carbono da Deda e, na minha opinião, a bicicleta ficou com um aspecto bem mais agressivo.

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Mas ontem, no triatlo da Quarteira, os juízes não deixaram passar os Clip-on da Vision:mad: Motivo: ultrapassam a linha mais avançada das manetes. São cerca de 10mm mas ultrapassam :confused: O guiador compacto com um alcance de apenas 80 mm e as manetes Campagnolo contribuem para isso mas muitos outros atletas com manetes Shimano tiveram o mesmo problema. O juízes ontem estavam mais zelosos mas… regras são regras. Há que avisar os potenciais compradores destes Clip-On anunciados como dos poucos que estão de acordo com as regras da ITU.
 
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Burning Dogma

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Bem, que regras... Os extensores já são tão curtos e mesmo assim eles ainda acham grandes? Deve ter sido algum anão que fez as regras:D Mas isso não tem ajuste em comprimento? Há muitos extensores que tem.

A fita ficou muito bem, eu sou suspeito porque adoro guiadores com a fita preta. Esteticamente está um conjunto bastante equilibrado com bastantes pormenores em preto e uma quantidade de celeste suficiente. Há muitos fãs da Bianchi que metem tudo e mais alguma coisa em celeste e depois fica uma foleirada que até faz doer os olhos:D Esta faz doer os olhos mas é por ser linda demais:D
 

nogueira.nuno

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Pois concordo contigo acerca do Celeste a Bike assim ficou mesmo bem melhor, não tenho experiencia com essas fitas mas têmum aspecto muito bom,algo experimentar sem duvida!!

Realmente 10mm não sei o que isso te pode ajudar ou fazer a diferença mas...

Mas ao menos deixaram-te correr certo, correu bem ao menos essa parte, espero que sim ao menos, Abraço.
 

ALNM

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Apenas tive que desmontar os "Clip-On" - ando sempre com uma caixa de ferramenta no carro :p. O circuito era praticamente todo plano, apenas com uma subida curta, pelo que as mãos foram quase sempre nas manetes ou nos "drops". Mas a fita é suave ao tacto e confortável.
O Gonçalo tem razão: há uns que permitem regulação. Não imaginava que isto ia acontecer. Mas há já muito tempo que estou à espera de um Schmolke TLO (alguém daqui do forum é responsável por esta escolha :D). Mandei fazê-los com 25 cm para as provas longas nas quais não se pode andar na roda mas pode ser que consiga encurtá-los o suficiente. São feitos à medida por encomenda e ainda faltam duas semanas para chegar.
Será a última fase deste projecto.
;)
 

nogueira.nuno

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Ai eu não sei de nada, nem sei que Marca de TLO é essa...:D

Mas e então qual o comprimento desses, são abaixo dos 25cm e mesmo assim estão com 10mm a mais??
Porque a eles não lhes custa nada cortar isso, podem é demorar em algo como já é costume a responder por Email, sobre ao corte liga para lá que é como eu fazia para se mexerem!!

Pois eu nunca deixo a Mala de ferramenta em casa, nem que seja para as voltas de domingo, até a Bomba vai comigo!! :D
 

ALNM

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Já passaram quase duas semanas e o Schmolke ainda não chegou :confused:
Muito embora as atenções estejam agora viradas para outro lado a Bianchi é para levar até ao fim, espero que muito em breve.
Para breve está também a apresentação e uma primeira análise a esta que é resultado da evolução da Bianchi ;) :
dsc01672x.jpg
 

SLM

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Scott Plasma (?) :eek: muita baba...Não sei quanto a vocês, mas parece que está mesmo a pedir uma voltinha! parabéns!
 

nogueira.nuno

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Hehehehe, evolução da Bianchi, eu já sabia, melhor que Bianchi só mesmo Scott!! :D

Agora sim, já não tens desculpa com ventos etc etc, agora vais andar mais rapido que ele e entre ele, hehehehe.

Parabéns novamente.

Tira depois umas fotos com pormenores do quadro e da roda traseira, o resto não importa, eu sei, eu sei, estou muito engraçadinho hoje!! Fico tolinho quando a vejo e roido de inveja!!
 

ProfeTa7

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Boas,

Belas máquinas sim senhor. De fazer inveja a qualquer um :eek:

Quanto aos aerobars em quarteira por exemplo também tive o mesmo problema.
A solução foi simples: basta tirar as tampas de plástico da ponta e tiras facilmente esses 10mm. Já andava com eles à 1 ano e meio e só naquele dia é que decidiram implicar, enfim :rolleyes:
 

pjmano

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A única coisa que posso dizer, é que a bicicleta está perfeita, a unica coisa que mudava a alguns posts atras era a fita para preto, e fizeste isso, agora não mudava absolutamente nada... simples; sóbria; coerente... eficaz
Parabens
 

ALNM

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A solução foi simples: basta tirar as tampas de plástico da ponta e tiras facilmente esses 10mm.
Da próxima vez que implicarem vou experimentar :D

Finalmente os tubular Elite Jet da Tufo foram trocados pelos S3 lite. Ganhei no conforto e na segurança e, sobretudo, na protecção aos aros já que os Elite Jet eram de 19mm. Mas perdi no peso e no rolamento. Para o triatlo longo foi montado o selim Arione Tri2 da Fi’zi:k com o sistema de hidratação da Profile.

dsc01680wvkqe.jpg


Montei este selim apenas a semana passada mas a chuva e uma gripe, tão persistente a primeira como a segunda, não me deixaram andar muito com ele. A oportunidade surgiu ontem no triatlo longo de Lisboa.
Não é um selim weight-weenie mas trata-se, antes, de um dos selins da Fi’zi:k Arione Tri2 Carbon para contra-relógio. O nariz tem um revestimento adicional para proporcionar mais conforto quando sentado à frente e debruçado sobre os clip-on. A Fi’zi:k apresenta três argumentos a favor deste selim:
- à semelhança de outros selins da Fizik, o Arione Tri 2 tem a estrutura flexível na zona crítica onde os músculos interiores da coxa apoiam, permitindo um movimento rotativo de pedalada mais eficiente e de maior amplitude (tecnologia WING FLEX™ patenteada pela Fizik). Adicionalmente, a estrutura interior do Arione Tri2 é feita de fibras de kevlar e carbono orientadas bi-direccionalmente as quais, por estarem ligadas a uma estrutura exterior rígida, dão uma sensação de conforto como se estivéssemos sentados numa rede (tecnologia TWIN FLEX™);
- o maior comprimento do selim permite encontrar sempre a posição mais confortável adequada ao esforço do momento, ao mesmo tempo que a sua geometria se adapta com facilidade a todo o tipo de anatomias;
- combinado com os carris em carbono, a Fi’zi:k consegue um selim de contra-relógio/triatlo com um peso anunciado de 189 gramas. Contudo, a minha balança acusou 194 gramas.

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fizzik1.jpg


A impressão do selim no conjunto foi excelente sobretudo porque o maior comprimento relativamente ao Selle Italia SLR, permite encontrar a posição aerodinâmica mais confortável para o dorso sem perder conforto na zona pélvica. A posição de que tenho andado á procura ao experimentar diversos avanços, guiadores e extensores ficou agora optimizada. Quanto ao sistema de amortecimento TWIN FLEX não sou capaz de o avaliar, mas também não vou duvidar da sua eficácia já que não fiquei com nenhumas queixas ao fim de 90 km.

Apenas duas notas que podem, em algumas situações, ser negativas:
- os carris de carbono têm um diâmetro bastante superior ao normal fazendo com que o selim não seja compatível com alguns espigões e com alguns sistemas de hidratação aerodinâmicos. Felizmente não foi o caso do espigão Campagnolo Record nem do sistema de hidratação da Profile.
- a distância dos carris ao topo do selim também é maior do que o habitual. No meu caso são mais 15mm do que no SLR. O resultado é que obriga a descer o espigão para manter a distância ao eixo pedaleiro o que por vezes não é possível.
 
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ALNM

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Hoje tirei as tampas dos extensores da Vision e com alguma negociação os juízes deixaram-me usá-los. Parece-me que a implicação vai durar.

Mas eis que chegou o último upgrade: os clip-on da Schmolke. Além de reguláveis em comprimento, permitem tirar mais de 200 gramas.
Com um comprimento de 30 cm, que é manifestamente, grande, o peso é de 236 gramas.
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dsc01787.jpg


Irão ser cortados até aos 23 cm e terei ainda de encontrar uma forma de os fechar na extremidade para os adaptar às regras da ITU.
 
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nogueira.nuno

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Boas, muito giros e leves claro. Pelo que vejo o diametro do tubo não é mau, ou seja podia ser fininho para o peso mas não parecem, certo??
Outra coisa que te melhora acho eu é o angulo para cima que ajuda a puxar como uns Bar Ends certo?
Mas fechar as pontas, não percebei, isso não trás umas tampas ou queres um outro sistema para ficar mais curto?? Se for isso foi pena senao tinhas pedido a eles umas tampas em carbono também para o guiador!

E então valeu ou não a pena a espera, quase que nem mexe no peso da Bike.;)
Abraço
 

ALNM

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Sim, o diâmetro do tubo é razoável mas é de parede muito fina. Os acabamentos têm o aspecto artesanal "à Schmolke". Nota-se, sobretudo nas almofadas dos apoios, cortadas à mão mas muito mal. O preço justificava uma coisa melhor. Os logos são autocolantes e são para sair porque já começam a descolar.

Quando falei em "fechar as pontas" devia ter dito "unir as extremidades", como no ensaio da figura abaixo. Mas, para já, vou deixar assim porque não vou ter provas do tipo ITU nas próximas 5 semanas.
presentation1d.jpg


Hoje já andei com eles montados para experimentar o comprimento. De facto, a extremidade curva dá algum jeito mas, decididamente vou cortar 5 cm no comprimento. Serão cerca de 40 gramas e ??? Euros :eek:
picture1lx.jpg
 

nogueira.nuno

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Pois é pena isso ainda continuar na Schmolke, foi como que um choque quando recebi o meu primeiro componente Schmolke e vi esse pormenores, mas enfim, desde que a qualidade de construção continue a prevaler a da visual fica para pormenor mas claro para o valor que custa, os olhos também comem!!

Pois, Ok, já percebi assim, também não pensei nem vi bem que podia ser algo assim.
 

ALNM

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Desde Maio que não actualizava este tópico. Não porque a Bianchi tenha estado parada ou a evolução terminado, mas porque “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. Neste caso em "meia dúzia de meses" - é preciso muita paciência quando se abdica do que se quer :cool:

Os clip-on da Schmolke foram fechados com um sistema da BBB mas ainda não tive coragem de os cortar á medida com receio de vir a arrepender-me.

dsc03197i.jpg


Também há muito tempo que tinha decidido passar as Lightweight Standard para a Scott Plasma e montar umas Ventoux na Bianchi. Recebi a da frente já no fim de Junho, depois de ter andado três semanas perdida pela Europa. Na altura testei-a na Scott - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?1627-Scott-Plasma-Ltd-2009/page4&p=25992 - e só esta semana, ao fim de quatro meses de espera, chegou a de trás, também com o cubo DTSwiss 240s.

dsc03209f.jpg


Não tive oportunidade de fotografar, mas a balança acusou 1061 gramas para o par de rodas, exactamente o que é indicado pela Carbon Sports. A roda da frente já tinha sido pesada por mim e tinha dado 452 gramas. Os aros têm o perfil em U com 27 mm e estão montadas com 20 raios à frente e 24 atrás, ligados alternadamente de um e de outro lado do aro. Nas Ventolux, ao contrário das Standard, não há opção no que respeita ao número de raios na roda de trás. São indicadas para ciclistas até 110 kg, o que ultrapassa bastante o meu peso, nem que eu levasse chumbo nos bolsos ...

Mas não foi pelo peso que eu comprei estas rodas. Apesar de que o ganho de 110 gramas relativamente às Standard ajuda nas subidas e proporciona acelerações mais rápidas, o principal objectivo era melhorar a estabilidade que o aro de 27 mm proporciona relativamente ao de 53 mm das Standard. Durante quase todo o Verão, poucos foram os dias sem vento forte, pelo menos na minha zona. Mas o mais critico da Lightweight Standard (que são consideradas rodas para subir) é quando temos de descer em montanha, já que as constantes mudanças de direcção fazem variar o ângulo de ataque relativamente ao vento. Na minha opinião é nesta situação que a estabilidade se torna mais critica. E a descer não é necessário que a velocidade do vento seja muito grandepara que a instablidade se sinta já que o que conta é a velocidade da bicicleta relativamente à do vento.

Ainda só fiz duas saídas de cerca de 50km com elas e na primeira fazia bastante vento. No que respeita ao desempenho, correspondem às expectativas: enérgicas, respondem rápido às acelerações e são bastante rígidas. Boas para voltas com acumulado significativo, como na zona onde vivo, muito embora não pense andar com elas no inverno, quando as estradas começarem a estar molhadas. Ao princípio pensei que seriam desconfortáveis para serem usadas em voltas longas mas 50 km bastaram para perceber que não é assim. Mesmo no empedrado, ou estradas “rotas”. Para isso contribuem, os pneus tubular S3 Lite da Tufo que lhes montei e o meu baixo peso. A travagem é bastante suave com os calços da Swisstop feitos para as Lightweight, os mesmos que uso com as Campagnolo Shamal.

Com isto o projecto chegou ao fim:
Com todos os acessórios, o peso ficou em 6340 gramas (menos de 6100 gramas sem os clip-on), um resultado que me deixou satisfeito. Tenho pena de não conseguir compatibilizar os travões Zero Gravity com as manetes Campagnolo. Com esses travões e com os pneus tubular Elite Jet da Tufo teria ficado bastante abaixo dos 6kg. Mas não tenho dúvidas que fiquei com uma bicicleta muito leve mas também bastante fiável.

dsc03213ar.jpg


Agora é esperar que um dia possa mudar para Oltre quadro da Bianchi:)
 

Burning Dogma

New Member
Bem, não vou dizer mais uma vez que esta bicicleta é um sonho, acho que já disse vezes que cheguem:D

Uma curiosidade, aquelas ranhuras nas manetes não deixam entrar muito lixo lá para dentro? É que nunca percebi a utilidade daquilo, não deve ser para tirar gramas, digo eu... Desmontei recentemente uma das minhas Centaur que não tem essas ranhuras e tinha algum pó lá dentro, imagino que nessas seja pior.
 

nogueira.nuno

New Member
Uii, esse Oltre, deixou-me a babar e espumar, que pormenores, não andassem eles á uns anitos nisto e por isso é que a minha outra escolha recaiu para a Bianchi ;)
 
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