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Bianchi B4P Mono Q - história da evolução

padubear

New Member
olá viva gostaria de perguntar se esta contente com o guiador k-force pois estou a pensar trocar o meu pro-plt anatomico,já agora se possivel o peso e tamanho . penso que vou poupar algumas gramas na minha cannon six-13-pro omeu guiador é de 44cm . um abraço
 

ALNM

Member
São 201 gramas para o guiador compacto com 40 cm de largura. As restantes medidas estão na foto.
Não podia estar mais contente: é confortável quando se agarra na barra superior (embora possa depender da fita que usas - eu tenho uma BBB) e as dimensões são as correctas para meu tamanho e para a minha postura em cima da bicicleta. O alcance permite-me andar apoiado nos manípulos sem esforçar a lombar e não é desconfortável andar nos "drops".

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ALNM

Member
Há cerca de 3 semanas fiz uma encomenda ao Ted Ciamillo.
Hoje recebi novidades na volta do correio: não não são os Gravitas :( são os Zero Gravity :)

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O peso anunciado no site é de 133 gramas sem calços. Eu pesei 132 gramas sem as anilhas.
O peso total é de 191 gramas. Menos 84 gramas do que os Super Record e menos 91 gramas do que os Record que tenho actualmente montados.
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Pelo que tenho lido, não espero perder na fiabilidade. Os problemas poderão surgir na afinação de cada vez que mudo de rodas. O que, com os Campagnolo, já é uma dor de cabeça.

Agora só falta montá-los para transmitir as minhas impressões
 

nogueira.nuno

New Member
E virem os suportes da Tune e talvez fique tudo pelos 150 e pouco, não?? :D

São muito giros, foram a minha primeira escolha a quando de querer trocar, pois os Gravitas... ui ui, que sonho!!

Será que isso com uns pneus como os S3 precisas de espaço ou de os abrir??
Eu nos meus nem lhes toco e os calços estão sempre quase com folga minima do Aro e a roda sai livre!! Mas nada melhor que testares e dizeres!!
 

ALNM

Member
Os Zero Gravity podem ter dois tipos de caixas para os calços, consoante a largura da roda. Para rodas com mais de 23 mm o Ted Ciamillo vende as caixas de baixo perfil. As minhas são as normais.
As caixas da Tune é que nunca mais estão disponveis na Starbike e não as encontro em mais loja nenhuma. Mas, de acordo com o Ted Ciamillo, com os calços Corima o peso desce para 168 gramas.
;)
 

phalhas

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:eek: Epá já me estás a irritar.

Todos os dias novidades, mas afinal pá, achas bem??

Cada vez melhor, e mais leve, eheh.

Mais uma vez PARABÉNS. Excelente. De fazer inveja, nem quero imaginar a minha Ghisallo com esses componentes, é mesmo melhor não imaginar, senão...

Abraço
Rui
 

ALNM

Member
Hoje era dia de fazer 80 km na zona aeróbica seguidos de 10km de corrida a pé. Mas logo que saí de casa fui apanhado por um grupo de ciclistas que, se não eram pássaros, voavam como se fossem. Lá ia o SBRDYDY com os seus Tufo S3 Lite novos (ainda não montei os meus) e o Bruno que me recordou que tenho faltado ás aulas de rpm. Ao fim de 10 km o Polar entrou na zona vermelha e abandonei o grupo… concluí que é mais fácil eu acompanhar os Passarinhos do Grupo Coral da Terrugem do que estes pássaros :eek: ...

O avanço Extralite foi desmontado e voltado a montar e continua a não mexer. Quanto ao velocímetro do Polar, voltou a não funcionar pelo que já tem destino :mad: … o selim deu-se bem com os calções Assos Mile.

Os Zero Gravity tiveram hoje a sua estreia. Foram montados na Lusobike. Inicialmente com os calços que o Ted Ciamillo enviou. As pinças de trás tiveram de levar uma anilha (que não vinha com os travões) porque os calços batiam no quadro. A chiadeira na pista de travagem das Lightweight deixou claro que os calços vieram enganados e montámos uns Bontrager de cortiça. Nas pequenas voltas de teste, a potência de travagem revelou-se espectacular.

Hoje saí com as Shamal e troquei os calços de cortiça pelos originais. Trocar de calços é muito mais fácil do que nos Campagnolo Record. Já centrar o travão e mantê-lo centrado após travagem é um trabalho de muita paciência. É o problema das pinças de pivot simples. Ganha-se no peso, perde-se na paciência para afinar:
a pinça da frente estava a funcionar bem mas a de trás ficava com um dos calços encostado ao aro após aliviar a manete. O parafuso sextavado interior do meio permite actuar na mola e, desapertando-o consegue-se uma posição de equilíbrio de forma que os dois calços recuperem simetricamente. Do lado esquerdo há uma pequena alavanca que permite alargar as pinças; finalmente o esticador do cabo permite regular a posição das mesmas e uma chave de bocas de 13mm permite centrar as pinças. Descrita a teoria tal e qual vem no manual, na prática chega-se ao resultado por tentativa e erro … e com muita paciência:confused:

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O resultado é que a modulação é completamente diferente da dos Campagnolo - sobretudo atrás - mas a travagem é muito potente! Difícil de imaginar quando se olha para o seu desenho minimalista. De tal maneira ganhei confiança que acabei por me esquecer, nas descidas, que os travões eram novos. Mas nas subidas vinha-me sempre à ideia que os calços podiam estar a roçar na roda. Mas era apenas sugestão…

Conclusão: quem quer tirar peso sem perder fiabilidade na travagem tem nestes os travões certos - não tenho fotografias da bicicleta na balança mas já está abaixo dos 6 kg sem os clip-on. Contudo, quem está constantemente a trocar de rodas e sofre de impaciência, não experimente os Zero Gravity. Neste aspecto, talvez seja de experimentar os Negative Gravity.

Por mim, vou continuar com eles montados mas não lhes vou tolerar temperamentalismos …
;)
 

nogueira.nuno

New Member
Disseste tudo, tirar peso sem perder fiablidade e poder de travagem, custa a dar €€ mas a travagem é segurança por isso é sempre algo que o pessoal não se deve descuidar.
São mesmo muito giros e gosto desse Ar robusto deles, os meus M5 já são um Oposto visual, mas não de travagem claro, tira lá uma foto de mais distancia para ver o aspecto na Bike sff.

Sem duvida que esses Bontrager são 5 estrelas a travar, duram é muito pouco mas muito melhores que todos os outros de borracha para Aro de Carbono e por isso que te falei logo neles, gastando rapido não é mau de todo teres um Kit extra em Casa mas mais tarde hás-de ver isso!!;)
 

Burning Dogma

New Member
Tenho que ser sincero, para mim nada bate a elegância dos Skeleton da Campagnolo, especialmente qualquer travão CNC que tem sempre um ar bastante quadrado e industrial. Mas se a nível de travão não se perde performance, do mal o menos.

Agora quanto à questão dos ajustes nos travões de pivot simples, por acaso tenho lido bastantes casos de dificuldades em os centrar face aos de duplo pivot. Isto porque os Skeleton também são de pivot simples no de trás. Mas não percebo ao certo qual é o problema. Eles não tem aquele parafuso pequenino que serve para "puxar" os calços mais para a esquerda ou mais para a direita?
 
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MJRocha

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Têm esse mesmo parafuso. A meu ver tem mais a ver com o comprimento (formato da curva) que a bicha faz, pois no meu caso eles ficaram impecaveis mas tive de andar a experimentar o tamanho da bicha de maneira a que a mesma não faça demasiada força no travão sem ficar muito direita, pois quanto mais curva mais pressão fazia no braço do travão (isto em bichas normais, penso que no caso das i-link e afins não deve haver esse problema).
 

nogueira.nuno

New Member
Os meus não usam esse Parafuso e tem lógica, ao fim de afinados e desde que os instalei só tive que ir esticando o cabo de acordo com o desgaste dos travões.
Pelo que vejo nas fotos esses também parecem ser do mesmo sistema.
 

ALNM

Member
Um dos problemas dos travões de pivot simples é que tendem a rodar quando são actuados e um dos calços pode mesmo ficar encostado ao aro. É o que acontece no ZG de trás. Mas não acontece no da frente, nem acontecia nos Campagnolo Record. Admito que a anilha utilizada para manter a pinça afastada do quadro esteja a facilitar essa rotação. De facto, os Campagnolo utilizam umas anilhas com estriado que "mordem" a superfície do quadro. Provavelmente servem para evitar a tal rotação.
De qualquer forma a eficácia ficou outra vez comprovada na descida de Mafra para a Senhora do Ó :eek:

Hoje não houve tempo para fotos actualizadas que vão ficar para o próximo fim de semana. Mas o projecto está a convergir para o fim e não espero necessitar de novos componentes, pelo menos para já. Apenas tenho que afinar o que já existe no sentido de garantir a fiabilidade, a eficácia mas também o conforto.
 
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nogueira.nuno

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Nem os meus travões fazem isso, claro esta devido a terem um espacador maior ou de medida diferente para não bater em nada ou neste caso no quadro.
Mas Antonio podes comprar uma Anilha estriada e trocares por essa que penso ser uma normal e resolves isso.
Pois também acho que não precisas de mais componentes novos, pelo menos esta semana, para a próxima pensas melhor!! Hehehe :D
 

ALNM

Member
Os Zero Gravity passaram no teste de travagem mas chumbaram no da paciência. No sábado fizeram quatro horas debaixo de chuva contínua com as Campagnolo Shamal, na zona da Ericeira, Mafra e Cheleiros. Cumpriram bem a missão nas fortes descidas apesar dos aros molhados, mas mostraram-se demasiado zelosos em algumas subidas :mad: subir com os calços a roçar não ajuda nada :confused:
A manete não recupera da travagem e as mudanças acabam por encravar. De cada vez que queria descer uma mudança, tinha de soltar a manete do travão :confused: Na Segunda-feira usei-os nas Lightweight que são mais estreitas e a saga continuou...

Ontem e hoje estiveram várias cabeças pensadoras de roda deles (não cito nomes para não se confundir com publicidade) e a conclusão parecia óbvia: a mola dos meus não tem força para recuperar.
Depois de diversos testes, inclusivé com uma manete Shimano; de comparações com uns Zero Gravity montados numa bicicleta de contra-relógio com manetes Profile; conclui-se que os Zero Gravity não funcionam bem com as manetes Campagnolo Super Record porque estas não têm mola de recuperação.

Solução: voltaram a ser montados os Record originais.
Com isto o peso voltou a subir ligeiramente acima dos 6kg mas agora vou poder novamente mudar de rodas sem perder a paciência a alinhar travões.

Quanto ao Polar funciona com o magnete da Lightweight. Vou montar o magnete da Polar na Shamal e dar-lhe uma nova oportunidade.

Quanto aos Zero Gravity vão ser montados num novo projecto que inexpectavelmente está a surgir inesperadamente... :cool:
 
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nogueira.nuno

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Bolas!!!
Mas dizes então que as manetes super Record não tem mola de recuperação e, soltas o cabo e elas ficam soltas?? Que grande treta, espero que não seja pelo peso que não a usam.

Bem travões também já tens :) tinha lá os meus Dura Ace, pronto já não tos vendo que já não precisas. Hehehe.

Inexplicavelmente inesperado, arranjas com cada desculpa :)
 

duchene

Well-Known Member
Esse novo projecto surgiu quando ias por os 0G na prateleira e reparaste que já lá tinhas tralha para uma segunda bicicleta sub 7 quilos!

Será uma máquina de TT puro? :D
 
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