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Bianchi B4P Mono Q - história da evolução

Burning Dogma

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Pode haver diferenças mas duvido que a rigidez seja muito diferente. Até já li algures que a Veloce tem uma rigidez semelhante à Record:D O que muitas vezes se paga é a redução de peso, mantendo a mesma rigidez, pois isso envolve mais tecnologia e know-how da marca, logo o preço terá que subir.
 

pedrofeijo

New Member
Pode haver diferenças mas duvido que a rigidez seja muito diferente. Até já li algures que a Veloce tem uma rigidez semelhante à Record:D O que muitas vezes se paga é a redução de peso, mantendo a mesma rigidez, pois isso envolve mais tecnologia e know-how da marca, logo o preço terá que subir.

Fiquei espantado com as diferenças ,em especial nos rolamentos ,vendidos em separado custam mais de 100€(super record 11v).Porém ,tendo em conta que são selados ,têem uma durabilidade muito aos que vêem com o Record normal,e uma resistência ao atrito muito inferior.Como se costuma dizer, é nos pormenores que se fazem as diferenças.
A campagnolo é outro mundo.
 

fuel100

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Agora é que fiquei um pouco baralhado. Os cubos Campagnolo são compostos por rolamentos selados ou esferas?

Já agora outra dúvida dentro do contexto das outras rodas da Bianchi.
As Shamall possuem cubos Super Record?
E quais os cubos que vêm com as Eurus? (que adquiri recentemente).
 

ALNM

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Eventualmente resolvias o problema com umas grades de entrada lateral.
Eu ando à procura delas :D...

Boa ideia.;)
Quando comprei a Bontrager de carbono que inicialmente esteve montada na Bianchi, havia também a Satellite de que eu não gostei por te a entrada do lado esquerdo. Também é de carbono, muito leve (18 gramas) mas cara... vende-se nas lojas da Trek
06bo269757.jpg


No que respeita aos cubos das rodas, os cubos da Shamal não são iguais aos da Eurus. Os da Shamal são os USB™ (Ultra Smooth Bearings) do pedaleio Record com esferas cerâmicas; os da Eurus têm esferas de aço.
O pedaleiro Super Record utiliza os rolamentos CULT™ (Ceramic Ultimate Level Technology) nos quais as esferas e as pistas são cerâmicas.

...já li algures que a Veloce tem uma rigidez semelhante à Record...
Então por isso é que eu não senti diferença :D
 
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ALNM

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Na quarta-feira passada, numa volta que durou 50 km, sempre que passava em alcatrão esburacado parecia-me que a caixa da direcção estava com folga. Isto já tinha acontecido há pouco tempo atrás mas não estranhei já que era a primeira vez que pegava na bicicleta depois que mudei o avanço e o guiador. Quando cheguei a casa a folga era impressionante e os parafusos do avanço estavam com pouco aperto. Reapertei-os com chave dinamométrica e retirei a folga da caixa.

Ontem era dia de volta grande. Assim que peguei na bicicleta vi que o velocímetro Polar CS200 não estava a funcionar. Troquei a pilha, re-programei e saí.
Ao fim de mais de 40 km começou a dar valores de velocidade demasiado baixos (talvez devido a falhas na captação da passagem do magnete), ou simplesmente a não medir a velocidade. O monitor cardíaco continuava, pelo menos aparentemente, a mostrar valores correctos. Dos mais de 100 km que fiz, nem 70 marcou :confused:
Alinhei e realinhei o sensor diversas vezes e como estava a usar as rodas Shamal também não creio que tenha a ver com o magnete. Acabei por comprar pilhas novas, não fosse a que eu troquei estar usada já que estava fora da embalagem.

Na próxima saída verei se o problema ficou resolvido mas estou mesmo decidido a deixar de usar Polar. Desde que o montei que não inspira confiança. E eu gosto de poder contar com o equipamento na hora de sair.

Mas mais preocupante foi ter dado por nova folga na caixa da direcção quando estava a chegar a Loures. Ainda devo ter feito mais de 50 m até regressar... Quando cheguei a casa voltei a verificar todos os parafusos e os do avanço estavam a precisar novamente de reaperto…
Não sei se não vou acabar com o avanço Extralite antes que ele acabe comigo :mad:
 

duchene

Well-Known Member
ALMN, usaste pasta de carbono na montagem? Tinha um espigão em carbono mais rebelde que não se aguentava com os 5nm da praxe. Coloquei a pasta da syntace e o resultado foi o esperado. Nunca mais deu problemas.
 

phalhas

New Member
Boas.
Na minha Sewanee também tenho um Extralite que devido ao pouco aperto recomendado rodava um pouco, coloquei essa massa e dei um pouco mais de aperto e está impecável.

Provavelmente desaperta devido à trepidação, experimenta apertar um pouco mais e com a dita pasta.
 

ALNM

Member
Têm razão. Não fui eu que o montei, mas vou desapertar e reapertar com massa.

P.S.: É bom saber que há alguém vivo a usar um avanço Extralite :D
 

ivan

New Member
experimente cola de parafusos quando troquei de pedaleiro nas instruções aconselhava fortemente fazer. pois evita que os parafusos se desapertem com as vibrações mesmo com baixos apertos. e para desapertar basta colocar a chave indicada ao parafuso, fazer um pouco de força e a cola parte podendo desapertar por completo.
 

nogueira.nuno

New Member
O Duchene tem razão mas neste caso se os parafusos desapertam precisa e mesmo do Loctite como o Ivan fala, convém avisar para quem não sabe ou ouviu falar que e Loctite para roscas de parafusos, há o Loctite 222 alem de mais referencias e cores para os identificar como verde, vermelho e azul, mas este serve perfeitamente para ajudar a segurar os parafusos.

Só uma correção ao Ivan e que o Loctite faz uma película como que de borracha entre a rosca do parafuso e porca e e isso que ajuda a não desapertar e não e bem como disseste de a cola partirsenão parece que falas mesmo do Loctite normal ou super cola 3 como muitos julgam quando ouvem falar na cola para parafusos!!
 

gurumor

Member
ALMN, usaste pasta de carbono na montagem? Tinha um espigão em carbono mais rebelde que não se aguentava com os 5nm da praxe. Coloquei a pasta da syntace e o resultado foi o esperado. Nunca mais deu problemas.

Já estive para comprar dessa pasta mas da Scott, mas nunca o fiz (era muito cara: cerca de 25€ se não estou em erro). Curiosamente tenho tido muito bons resultados com pó-de-talco! Tenho é comprado do menos indicado para o traseiro: do mais áspero! :) Tá tudo a ir assaltar o saco das fraldas do miúdo!:D
 

phalhas

New Member
Boas.

Estive a ler com toda a atenção todas as páginas deste tópico e só tenho 2 palavras.


Excelente ... Obrigado

Excelente projecto.

Não posso dizer que é a "melhor" bicicleta deste fórum, pois essa é a minha, eheh, mas sem dúvida alguma um dos melhores projectos.

Estes doidinhos do peso não são mesmo bons da cabeça.

Mais uma vez parabéns e obrigado por partilhares connosco.

ABraço
Rui


Ps. Sim uso um avanço Extralite na minha bike de Btt (Litespeed Sewanee) e ainda estou vivo.
 

ALNM

Member
Obrigado pelos comentários! É estimulante saber que o que fazemos com paixão também apaixona os outros :)

Esta semana a Bianchi levou um novo upgrade: o selim Selle Italia SLR C64. O peso é de 99 gramas, confirmado em duas balanças com diferentes resoluções.
slr642.jpg


A estética alterou, na minha opinião, para bastante melhor.
Na primeira ocasião irei também mudar as fitas do guiador para preto-carbono.
dsc01498b.jpg


Esta semana também chegaram os Tufo S3 Lite (comprados em parceria com o SBRDYDY). Não tive oportunidade de os montar mas ainda vou “amolecer” os Elite Jet um pouco mais antes de os passar para suplentes. É certo que o peso vai aumentar mas há mais uma actualização a caminho para compensar ;)

O Polar levou pilhas novas e tem-se portado à altura e o avanço não voltou a desapertar. Vou dar uma segunda oportunidade a ambos…

Hoje as Lightweight puderam, finalmente, estrear-se no triatlo do Ribatejo. O SLR não se mostrou nada desconfortável, apesar do almofadado minimalista do calção; também usei bastante os clip-on, apesar de inicialmente não me ter dado bem com a posição dos apoios do antebraço. No entanto, é necessário dizer que o percurso tinha apenas 20 km.
A geometria da Bianchi para os triatlos de curta distância está convergir. E o peso total com estes clip-on está nos 6500 gramas (6080 gramas sem eles).
 
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patrick pires

Well-Known Member
Pela foto vejo que tens o selim a frente muito baixo!! é por opção??
isso com o passar dos km acumulados podes vir a ter problemas de lesoes..
mas se para ti é confortavel..
 

SLM

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Também tive essa impressão, mas a verdade é que a bicicleta parece estar num ângulo esquisito. Pode ser mais ilusão de óptica do que outra coisa (?)
 

ALNM

Member
Tirei a sugestão do tópico da Addict R2 do Nuno Coutinho que ao fim de muitos quilómetros com um igual baixou o nariz (do selim) 1-2 mm: http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=1451 .
Mas eu tinha exagerado e agora acabei por levantá-lo e colocá-lo na horizontal.
O SLM também tem razão: escolhi esta fotografia para não se notar tanto ;)

O selim pode ser encontrado na maioria das lojas on-line: Starbike (onde encontrei o melhor preço), Wiggle, Chain Reaction, etc.

Receeava que não fosse suficientemente resistente para deixar a bicicleta pendurada no varão pelo nariz do selim no parque de transição. Mas ontem resistiu aos maus tratos. A pintura do carro é que não resistiu quando lhe encostei a bicicleta... é uma verdadeira lâmina :eek:
 
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