• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As voltas do Fogueteiro

trepadores da Figueira

Well-Known Member
ZÉ TENHO UMA DUVIDA

TU TIVESTE NO MEU LOCAL DE TRABALHO Á MINHA PROCURA.

Pois algum me disse que teve um tipo a perguntar por mim.

com este teu relato fico a pensar nisso
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

Indy: Um dia quando for grande quero ser como tu:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

FMM: Sim de facto são esses campos que dizes. Ainda pensei: E se encontrasse o FNM? Até que tinha sido fixe.

Osicran: Se gostei? Isso nem se pergunta!! Sendo de bicicleta tudo se altera, e dá-me um prazer danado. Ainda continuo à espera de mais histórias tuas. "Bota" lá uma uma!:D:D:D:D

Carlos: Sim de facto fui eu. Foi pena não estares de serviço. Ainda comentei com a minha esposa aquela garrafa de água que me deste há um ano atrás. Lembraste?

Obrigado pelos vossos comentários
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Carlos: Sim de facto fui eu. Foi pena não estares de serviço. Ainda comentei com a minha esposa aquela garrafa de água que me deste há um ano atrás. Lembraste?

:mad::mad::mad::mad:


Tu realmente és único, então vens até cá em baixo, e não dizes nada antes, pois nesse dia eu estava de folga tinha uma boa oportunidade de nos revermos.
Pois ao ver o teu relato deduzi logo que tinhas sido tu que tinhas esta a minha procura.

Olha xau e boas voltas.
 

paradawt

Moderador
Só tenho uma coisa a chamar-te fogueteiro,

ÉS MALUCO!!!

Vejamos:

- Arrancar às 3h da manhã! What???????

- Pedalar sozinho 300kms! Está td bem contigo?????

- Pedalar no Alentejo em pleno Verão! Queres morrer??????

Opá mas gostei muito de ler acima de tudo.

Forte abraço.
 

pratoni

Well-Known Member
Fogueteiro, bem vindo de volta a esses relatos que deixam um gajo banzado... lol

É disto que tenho sentido mais falta neste fórum, relatos como o teu ou o do indy no mesmo dia, salvo erro.

Continua!! Sendo tu maluco ou não, gostei de ler! :)
 
@fogueteiro realmente só os malucos é que saem de casa às 3h da manhã (ou mais cedo)... como eu te entendo pois no dia 9 de Agosto saí de casa às 1h37 para fazer uma volta a solo e em autonomia total de 400km :S
E para apimentar a coisa fui de directa (sem dormir), chegando a casa por volta das 21h30 :D
 

super.byke

New Member
Fogueteiro, parabéns por esse teu feito!!!
300K não é para qualquer um... mas 300k sozinho já é um clube muito restrito... por 2 vezes que já fiz 300k mas sempre acompanhado por mais 2 colegas... agora sozinho acho que não tinha coragem...
grande abraço
 

pantani

Member
Boas Fogueteiro!
Tens de vir morar para a cidade, esses ares do campo não te estão a fazer nada bem;);););) já agora troca de capacete que esse não esta a fazer a sua função que é proteger a cabeça;););););)


Abraços e continua as tuas pedaladas e os teus magnificos relatos:cool:

Pereira
 

fogueteiro

Active Member
A volta do desalento

Boas pessoal... do pedal.

Ontem foi dia de ir dar uma voltinha, e fazer uma grande parte do percurso da Grand Fondo Aldeias de Xisto. Acordei cedo e cheio de "pica" lá me arranjei para ir fazer mais um passeiozinho a sós.

Vesti o equipamento de verão, apenas com uma camisola interior (própria para ciclismo) de mangas compridas pensando que mais à frente já não teria frio, mas depressa senti que tinha feito má escolha. Como a preguiça morreu junto da água assim aconteceu comigo. Ainda pensei voltar e vestir-me em condições mas sempre pensando que iria aquecer segui o meu caminho.

Da minha casa à barragem do Cabril, são cerca de 5 kms a descer, o que não ajudou nada. O desânimo começou a apoderar-se de mim, mas a minha teimosia fez-me seguir. Foi então que depois de Pedrógão Grande comecei a direccionar-me para Leste o que não ajudou nada, visto o vento estar a soprar desse quadrante... e cá com uma vontade.

Não havia maneira de aquecer... nem do vento acalmar. Iria levar com ele pela frente durante os 40 kms seguintes e grande parte deles a subir. O cenário não ajudava. Por várias vezes fui tentado a voltar para trás mas o vício não deixou.

Finalmente a longa descida até à Pampilhosa da Serra. Como teimava em não aquecer os 13kms de descida foram um inferno sobretudo nos locais onde o sol ainda não tinha chegado.

Na Pampilhosa comi alguma coisa e esperava-me a subida seguinte logo à saída desta vila beirã, que eu já conhecia. Para quem não conhece, e está familiarizado com Arouca, o cenário é o mesmo. Quem quiser sair de lá tem que subir.

Finalmente lá no alto pude recuperar forças e como o terreno segue a meia encosta, deixei-me seduzir pela beleza circundante, e mais uma vez apreciar os famosos meandros do rio Zêzere. Era o que me valia porque na verdade não ia a sentir prazer algum. Por incrível que parecia ainda não me tinha aquecido.

Estava, por fim em casa. Chateado por não ter aproveitado da melhor forma... por incrível que pareça, sobretudo por um doente por estas coisas.

No final cumpri os 103 kms que estavam planeados com um acumulado de 1823 metros.


Apenas uma nota para alguns participantes do Sky Road Aldeias de Xisto. A todos os que se armaram em PRÓS e não tiveram o cuidado de guardarem o lixo
para depois o colocarem no lugar devido, pensem seriamente se devem ou não participar na próxima. A beleza do local não precisa do vosso lixo. Eu não preciso dele também e acredito que todos os habitantes da zona também. Levem-no para casa e atirem-no para a varanda, para o quintal, ou mesmo deitem-no no chão da vossa sala. Pode ser que a vossa mania de quererem ser iguais aos profissionais seja coroada de elogios pelos vossos vizinhos.

É incrível a quantidade de invólucros vazios de gel, barras energéticas espalhados pela beira da estrada, para já não falar nos que já foram levados pela chuva. SEJAM CIVILIZADOS!!!!!! Este assunto já foi referenciado por um colega e participante, o que apoia o que digo.
 

jnap

New Member
Grande fogueteiro.
Eu fui um dos que participei no SkyRoad e também fiz mal as contas com a roupa e as descidas todas elas foram terríveis por causa do frio, ele era tanto que nem consegui apreciar as paisagens...
Em relação ao lixo, foi das coisas que tive mais cuidado pois não deitei nada para o chão, meti sempre os plasticos das barritas no jersey. A única coisa que deitei para o meio dos pinheiros, foi uma casca de banana...
Infelizmente ainda presenciei 2 ou 3 marmanjos a deitarem lixo para o chão... Achei aquilo de uma falta de educação, civismo... Mas infelizmente é o que temos.
 

osicran

New Member
G
Em relação ao lixo, foi das coisas que tive mais cuidado pois não deitei nada para o chão, meti sempre os plasticos das barritas no jersey. A única coisa que deitei para o meio dos pinheiros, foi uma casca de banana...
Infelizmente ainda presenciei 2 ou 3 marmanjos a deitarem lixo para o chão... Achei aquilo de uma falta de educação, civismo... Mas infelizmente é o que temos.
Basta reparar nas beiras das nossas estradas...:mad::mad::mad:
Só há um caminho, é insistir em verberar o comportamento dos trogloditas que atiram o lixo para o chão. Pessoalmente, já por mais de uma vez, vendo alguém atirar um invólucro para o chão, fiz questão de o ir apanhar à vista do energúmeno. Mesmo adivinhando que ele não é só desleixado e que não tem massa cinzenta suficiente para perceber a bofetada de luva branca...
 

otreblig

Member
Boas,

Uma das desculpas que me deram para deitarem o lixo para o chão, foi que depois ao meterem as mãos nos bolsos já sabiam o que era lixo ou o que era comida...
Muito simples, o jersey tem três bolsos, eu guardei um deles só para lixo... e sempre que parava num reforço deitava tudo fora novamente...
 

Stevenson

New Member
Sobre o trajecto do Granfondo, só posso dizer que tenho inveja de quem tem essas estradas, essas subidas e essas paisagens à porta de casa (mas tenho que estar consciente que muitos que moram por lá invejam o que está à porta de casa da minha casa).
Durante a prova lembro-me de ter berrado com um participante, que vi em flagrante. Durante o percurso, talvez porque estava preocupado em esquecer o cansaço, não vi muito lixo da prova, mas acredito que depois de por lá terem passado mais 400 participantes a paisagem tivesse ficado visivelmente mais suja.
Revejo-me na angustia tão bem patente nas palavras do Fogueteiro. Doi ver que somos nós proprios a destruir uma das riquezas que a troika não pode levar: a beleza da nossa paisagem.
Acho que os organizadores têm que garantir que no final a paisagem fica como estava e, com tantos voluntários distribuidos pela estrada, não teria sido difícil aplicar uma regra de desclassificação por deitar lixo para o chão.

Brincando um bocadinho: tal como rapar as pernas, lançar lixo para o chão deve ajudar uns quantos a sentirem-me mais prós.

Boas pedaladas e aventuras para todos
 

Marcos200

Member
He..he...fogueteiro, la estas tu a dar-lhe forte na rota da vaidade. O que é certo é que ja a rolaste pelo menos 2x. Acho que está ai uma paixoneta escondida pela rota. Abraço, e ja sabes.... A minha casa fica na rota da vaidade..por isso é só tirar a minha fininha do portao, dar umas 10 pedaladas e ja estou na minha rota. Avisa e percorremos a rota vaidosa juntos, mas ja sabes , que para mim, vou sempre ao cafesinho a s. jacinto. Fica bem e boas pedaladas.
 

fogueteiro

Active Member
Boas Marco,

Estás a picar-me:D:D:D:D:D:D

De facto nada tenho contra essa rota, a não ser a cagança de eu rolo mais rápido que tu e que o teu selim é de titânio e o meu é de madeira, percebes. Mas também não posso negar que foi nessa rota que me iniciei há 35 anos atrás, nestas lides, e que foi na recta de Ovar que pela primeira vez soube o que é andar atrás dum camião em alta velocidade...

Não posso negar que é uma rota muitíssimo bonita, e também não posso negar que quando morava em VN.gaia ia andar nela uma vez de 2 e 2meses (+-) por 3 motivos:

1º Para obrigar as pernas a não se esquecerem que também faz bem ter alguma cadência mais elevada,

2º para ver as novidades, ao vivo, que via na net ou em revistas

3º para ver amigos,

Mas de facto para mim nada melhor que ir para Arouca, Alvarenga, Ponte do Silêncio, castelo de Paiva, etc, etc.

De resto é só escolher o caminho... o mais importante e andar de bicicleta. Talvez um dia quando for ao Porto e levar a "joaquina" ainda nos encontramos.

Boas pedaladas
 

Marcos200

Member
Grande Fogueteiro,

Adoro ler sobre as tuas voltas.

Boas pedaladas


Nota: Eu ando e gosto desta rota por proximidade, etc. Mas nao tenho cagança, tenho uma bike muitooo, muitooo modesta, mas que adoro. Tambem porque sou poupado e nao tanto por necessidade....e porque embora tenha sempre praticado muito desporto e sempre tenha gostado de bicicletas só agora estou a desenvolver uma paixao incrivel pelo ciclismo de estrada. Acho que isto esta para durar..que vicio. Porque gosto e porque necessito de me manter em forma ( os 41 anitos ) ....mas gosto de rolar devagar e em cicloturismo e normalmente sozinho. Estilo Duchene, mas uns bons degraus abaixo, ao nivel de quem ainda está a começar. Estou agora a começar a alargar a minha zona para fora da volta da cagança mas com calma, porque sair do planinho ja é outra coisa . Estou a começar logo por arouca ( onde a minha esposa trabalha) e acho que me vou apaixonar por essa area, vamos ver. Estou a adorar o Forum.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

tenho andado um pouco arredado deste espaço, mas as pedaladas não deixo de as fazer... só se não puder.

Vou em primeiro lugar relatar uma volta que dei, fez Domingo uma semana. Foi uma volta sem grande história, apenas saliento o facto de sentir que a minha forma não está a passar por uma boa fase.

Ao saír de minha casa, eu tenho duas possibilidades. Se virar à esquerda tenho cerca de 3 kms a descer. Se virar para a direita tenho 18 kms a subir. Pensei, pensei, e lá decidi... direita, para aquecer visto estarem uns saborosos 5ºc.

É uma subidazita saborosa, ao meu gosto, sempre com inclinações a rondarem os 5%, até ao chamado "Alto do Cavalo" de onde se tem uma vista espectacular sobre os meandros do rio Zêzere, lá em baixo, e no horizonte norte a serra da Lousã, ao longe a da Gardunha e mais ao longe ainda a Estrela. No horizonte sul, a serra de Alvélos marca presença ali bem próxima.

Paragem obrigatória em Oleiros, para depois dar meia volta em direcção à Sertã, e com o vento já a incomodar. Da Sertã a Pedrogão Pequeno, separava-me 20 kms que viriam a tornar-se um pouco dolorosos, porque de facto eu já me sentia desgastado agravado pelo vento norte, que vinha mesmo de frente.

Cheguei a casa bastante cansado, anormalmente cansado, para uma volta de 75 kms e com um acumulado a cifrar-se na casa dos 1200m positivo.
 

fogueteiro

Active Member
Agora a voltinha de Domingo passado...

Há já uns tempos que andava a pensar descobrir uns "caminhos" lá para os lados da "aldeia perdida na Beira".

Levantei-me com uma pica que nem imaginam, e essa pica veio a provar-me, mais uma vez, que muito da nossa forma passa pela nossa cabeça. Sentia-me muito bem disposto e vontade de pedalar forte.

Desta vez virei à esquerda e deixem-me ir sem stress, descida abaixo. Passei Pedrogão Grande, e esta vila parecia uma urbe fantasma, causado pelo frio e a hora.

A N2 nem parecia a estrada, outrora, mais importante de Portugal. Mas nem isso me preocupou. O dia estava lindíssimo e muito bom para pedalar e usufruir das boas condições que me eram propostas. Com ritmo certo, e cadência vigorosa, lá fui subindo e descendo em direcção à Pampilhosa da Serra, só que por caminho diferente ao da "Rota do Desalento".

Para minha satisfação, as dificuldades iam sendo ultrapassadas com alguma facilidade, até que finalmente cheguei à Pampilhosa. Antes, porém, cruzei-me com os participantes de mais um passeio de cicloturismo, que por sinal participei no ano passado.

Paragem merecida nesta localidade, para comer e beber alguma coisa. Daqui para a frente, iria percorrer uma parte da N112, que não conhecia, pelo menos a duas rodas.

Montei novamente, e lá segui eu, rumo ao desconhecido. A subida, constante, não fez doer as pernas e tornou-se muito agradável para mim. Aliás, este troço da N112, vai fazer parte do meu quadro de honra de estradas em que rolei neste país. Simplesmente fenomenal!!! Para alem da paisagem lindíssima, o sossego quase total, apenas quebrado por alguns, muito poucos, carros que passaram por nós.

Ia tão absorto a digerir aquilo tudo, e já tinha andado uns bons 25 kms quando de repente a "pancada" da realidade: "Oleiros - 53 kms!!!" O QUÊ????!!!! NÂO PODE SER!!! Sou bastante minucioso ao prepara as minhas tiradas e tinha visto que da Pampilhosa da Serra a Oleiros separavam apenas 30 kms. Onde estava a diferença tão grande??? Tinha-me enganado? Não pode ser!

Cambas era a povoação seguinte. Esta aldeia ribeirinha do Zêzere, é bastante bonita. O rio corria violento e muito barrento, devido à muita chuva que tem caído, o que ainda embelezava mais a paisagem. De repente outra placa: Oleiros ---->. Estava na hora de parar, escutar e olhar, e assim fiz. Parei, orientei-me e cheguei a esta conclusão: "Se for por onde esta placa indica, vai ser mais perto, mas terei que passar esta serra que está ali à frente, e não deve ser fácil, mas se continuar na N112 terei que fazer mais 50kms!" Aproveitei para perguntar e a resposta do sr. veio confirmar as minhas conclusões, embora tenha sido avisado que pela serra subia muito.

Não hesitei. Como ia bem a todos os níveis, decidi ir pela serra, e deixar a Nacional para outra vez. Os primeiros 500m foram ao lado do rio, completamente planos, apenas para me enganar. Viragem à esquerda em cotovelo e logo me deparei com a primeira parede. Para abrir as hostilidades a inclinação subiu abruptamente para os 11%, e pensava eu que eram os primeiros metros. Puro engano! Esses metros estenderam-se por cerca de 4000 metros sempre nos 10 - 13%. E pensava eu que nesta zona não existiam aquelas serras "malucas" como no "meu" norte, como o diabólico Viso ou o mortífero S. Macário, que eu já tive oportunidade de subir.

Doloroso!! É a única palavra que me vem à mente, mas... gostoso;););););););););)

Finalmente, lá alto, tive o prémio que consistia nuns 6 kms, até Oleiros, bem fáceis de fazer. Mas ainda tinha uma dificuldade para ultrapassar e que eu já conhecia muito bem, e já sentia que os músculos começavam a queixar-se. Isso preocupou-me um pouco, mas como não tinha alternativa voltei ao famoso Alto do Cavalo". Daí até casa seriam uns 18 kms a descer, apenas interrompidos com uns 3 kms de subida, onde aproveitei para descomprimir.

Foram uns deliciosos 115kms corridos à média de 23kms/h e cerca de 2100m de acumulado positivo que me souberam muuuuuuuuuito bem. Só me resta dizer: VENHAM MAIS.....:D:D:D:D:D:D:D:D:D


Mapa
 
Top