• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As voltas do Fogueteiro

fogueteiro

Active Member
Janas,

já pedalei pela tua terra, um par de vezes. Já levei lá a minha mulher (de carro, claro;););)) só para lhe mostrar a igreja enorme e as infraestruturas desportivas existentes para um meio tão pequeno. De resto é muito bonito, sim senhor.

RS76

Tens toda a razão! Maldita ferrugem que se torna maior com a idade.:D:D:D:D:D:D
 

Marcos200

Member
Amigo fogueteiro,

Anda a volta da vaidade. Eu visto o meu melhor equipamento, limpo e passo cera na bicicleta, e vamos os dois cheios de cagança ver as biclas de 5 . 000 € :). E os pros passam todos cheios de velocidade. Nao tenhas complexos, a tua bicla é melhor do que a minha, e tens um andamento superior ao meu. Quando andares por aqui avisa.
 

fogueteiro

Active Member
A volta BRANCA

Mais um dia de pedaladas. Embora muito, muito frio, eu e um colega lá fomos dar a nossa voltinha.

Saímos de Pedrogão Pequeno, e eu tinha a responsabilidade de escolher o caminho a seguir... mas não o fiz. Primeiro por desconhecimento ainda a fundo destas paragens, e em segundo porque precisava de chegar mais cedo que o costume. Ainda fui tentar elaborar alguma coisa, no Gmaps, mas de facto desisti porque ia tudo para cima dos 100kms.

Quando saí de casa, às 7:45, apanhei uns "amenos" 2º para rapidamente chegar aos Oº e aí ficar durante muito tempo, indo mesmo aos -1º. A paisagem estava toda branca, com a geada.

Quando cheguei junto do meu companheiro, ele que está mais habituado a andar por estas bandas, logo "engendrou um percurso. Figueiró dos Vinhos seria a próxima paragem. Seguimos em direcção à aldeia de Ana de Aviz. As curvas eram feitas com algum cuidado e as mais sombrias com muito cuidado. A zona da aldeia de xisto totalmente reconstruida, merece uma visita de todos. Nota-se uma vontade imensa de não fugir ao original, e esse esforço foi muito bem conseguido. Vale a pena visitar.

Os vales profundos e muito íngremes era o que nos esperava. Descíamos a 13% para mais à frente ter que subir na mesma %, e sem qualquer descanso. A paisagem continuava branca, e a geada teimava não derreter.

Finalmente retomamos o mesmo caminho, para regressar a casa, sem que antes tivéssemos ficada com uma cabeça cheia de ideias para irmos descobrir mais uns caminhos que por lá existem.

Só me resta agradecer ao Luís Cabaço pela excelente companhia que me proporcionou.
 

patrick pires

Well-Known Member
Boas Zé, continuo a ver que manténs a tua filosofia ciclista bem patente nas tuas saídas..
è sempre um prazer ler as tuas aventuras.
Já sabes agora já tens mais uma oportunidade para conhecer mais a fundo o Nordeste Transmontano, acredita que ficarás muito surpreendido com as surpresas que preparamos na VinhaisXtreme Cycling Road (23 de Junho 2013)..

um abraço companheiro
 

fogueteiro

Active Member
Olá Patrick,

e os teus "ganapos" já te deixam ir à vontade? Quando for para esses lados vou procurar-te novamente para dois dedos de conversa. Quanto a ir pedalar por aí... a coisa não está fácil, embora fosse um prazer, podes crer. Já conheço mais ou menos essa zona, e garanto-te que adorei.

Um abraços rapaz!

Seguem as fotos do passeio de Domingo. Não são minhas.

Vejam aqui como esta zona é espectacular.
 

cabaço

New Member
Fogueteiro foi uma voltinha á maneira, por algumas estradas que para mim tb eram novidade e muitas que vimos temos que ir ver onde elas vão dar, ainda temos muitas novas para ir descobrir mas para a próxima temos que escolher mais descidas EHEHEHEHEH
Obrigado pela companhia
Abraço
 

patrick pires

Well-Known Member
è complicado Zé, mas com paciência e muito esforço lá se consegue "menos" mas vai dando!!
Já sabes que serás sempre bem vindo (é só avisares), e claro está não te esqueças de trazer a bike... vir aqui e não "treinar" é um crime.. ahaha

porta te bem e mantem-nós informados..

1 abç
 

fogueteiro

Active Member
Domingo é, por norma, dia de pedaladas mais fortes e prolongadas.

Porém, ontem foi diferente. Não tinha companhia, tinha-me deitado muito tarde no dia anterior e de facto a vontade não era muita. Mas queria fazer alguma coisa e como lá diz o ditado "nem sempre nem nunca" decidi fazer um treininho muito curto, apenas 40kms a ritmo muito lento, e apreciar ainda mais a beleza desta região.

Mas se pensam que fui sozinho, desenganem-se. Tive como companhia a minha mulher. Ela foi na "eléctrica" dela e eu na minha "força pernal". Fomos até Cernache do Bonjardim e volta, a um ritmo mesmo de passeio, aproveitando tudo que fosse visualmente possível, aproveitando a N2 completamente limpa de carros.

Foi de facto muito bom, não ir a pensar nas coisas que pensamos quando vamos "na esgalha" sozinhos ou mesmo acompanhados por colegas de lides.

Será este o começo para uma nova aventura lá para o Verão, à semelhança do que aconteceu em 2011? Oxalá que sim. Revejam as minhas férias de sonho... se quiserem.
 

osicran

New Member
Onde será que nos vamos encontrar desta vez?... Ao longo destes anos todos ( e já são bastantes) em que tenho pedalado pelas nossas estradas, tenho coleccionado um conjunto considerável de episódios mais ou menos insólitos para recordar, mas esse do nosso encontro naquelas circunstâncias é dos que me dão mais gosto recordar. E que se não fosse a tua perspicácia não tinha acontecido, porque para mim naquele momento eram apenas mais dois anónimos cicloturistas, provavelmente estrangeiros, que eu ultrapassava. Ainda bem que, com a maior surpresa do mundo, ouvi chamar pelo meu nome e pude usufruir daqueles breves minutos na vossa companhia. Com a maior admiração pela vossa aventura!
 

fogueteiro

Active Member
Ontem foi dia para dar a última volta de 2012. Não foi um ano recheado de voltas, à semelhança de 2011, mas foi muito mais produtivo em voltas de longa distância e por lugares "nunca dantes navegados". Fiquei a conhecer um punhado de novos aficionados que por esta zona existem, e bem no final passei a ser um dos entusiastas e até (posso dizê-lo) um "professor" para a um "catraio" de 14 anos.

passo a explicar: Nesta zona existem muitos estrangeiros, sobretudo alemães, alguns dos quais com quem já me relaciono. Uma dessas famílias tem um filho de 14 anos que ao saber da minha paixão, também começou a ganhar o gosto pela fininha. Ajudei-o a escolher a bicicleta, e dei-lhe alguns conselhos. Já saí com ele algumas vezes, mas ontem confirmei que arranjei lenha para me queimar. O miúdo já anda que se farta... literalmente. Força não lhe falta e gana também. Estas duas características aliadas ao facto de ser um miúdo habituado a lidar com o campo, trabalhos "pesados" e ter que se deslocar sempre de bicicleta já o habilitaram a ter uma resistência incrível.

A provar o que disse, ontem fomos dar uma volta na casa dos 92kms, para mim, e cerca de 100kms para ele, sempre a subir e a descer. Plano??? Nem vê-lo!! O miúdo portou-se de forma fantástica, e confesso que não posso deixar de "temer" o futuro ciclistico ao lado dele. Ou ele refreia a sua força ou então eu estou lixado.

Bem, mas foram 92kms muito gostosos, e isso é que me interessou. Apesar do frio, apesar da falta de forma em que me encontro neste momento, apesar de..... cheguei a casa feliz e satisfeito.

Mapa

Espero que 2013 seja melhor em oportunidades e que os objectivos ciclísticos que tenho sejam concretizados.

A todos desejo um excelente 2013 com muitas rotações nos pedais:D:D:D:D:D:D:D
 

Armando

New Member
Fogueteiro...essa experiência é a mais rica desta modalidade. Não tens que temer o futuro, só tens que incentivar o miúdo e ensina-lo a andar contigo.
Vão ser as subidas o teu problema, mas isso resolve-se ensinando o "catraio" a fazer umas series. Nas subidas ele coloca o passo dele e faz uma serie rápida, chegando ao cimo, volta para trás ao teu encontro e faz uma serie lenta ao teu lado.
Vais ver que ele muitas vezes vai preferir as series lentas e a tua companhia.

Ha dias encontrei um menino de 12 anos, no inicio de uma subida com quatro quilómetros. Ele vinha-se a "rasgar" todo, colocando mudanças, tirando mudanças e eu nunca tirei o andamento em que vinha e fui sempre lado a lado com ele, incentivando-o. No fim da subida dei-lhe os parabéns, chamei-lhe campeão e disse-lhe, continua assim e daqui a dois anos é para me deixares pregado la no meio da subida.
Adorei aquele momento.

Boas pedaladas companheiro.
 

fogueteiro

Active Member
Sim realmente estou a gostar, até porque o miúdo é muito humilde e ouve com muita atenção, embora eu seja um mero ciclo turista.

Agora essa ideia das séries, embora eu já as conhecesse nem me tinha pensado nelas, mas de facto é boa solução... assim "amanso-o":D:D:D:D:D:D:D:D

Disse-lhe que ia tirar um Domingo destes para pedalar todo o dia, sem horários. Resposta dele: "Vou tentar ir contigo. Posso?"

Espero que esta "pica" toda não seja passageira.

Boas pedaladas,
 

pantani

Member
Quem não gosta da tua companhia?

É pena estares tão longe, sempre foi um enorme prazer pedalar ao teu lado!

Um grande Ano para ti e tua família
Pereira
 

fogueteiro

Active Member
Boas Pereira (Pantani).

De facto também de ir até à Maia e pedalar contigo, Super-byke, Nikes, etc, também ficou na memória pelas melhores razões. Agora teria que ir melhor preparado, porque tu andas a jacto com a tua nova Bicicleta Heróica. ;);););)

Desejo-te tudo de melhor para 2013, sobretudo muitas pedaladas. Quem sabe um dia destes nos encontremos por aí num PIF à moda do Porto, carago!!!:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
 

fogueteiro

Active Member
Uma descida ao plano.

Ontem foi dia de voltinha "alone". Nem catraio, nem adulto, nem nada. Completamente só.

Saí de casa eram 7:45 e o frio incomodava pela sua intensidade. Quando olhei para o conta km confirmei: -2ºc.

Tinha em mente um percurso, mas aos 45kms alterei-o radicalmente. Pensava rumar a norte, mas decidi ir para sul. Aproveitei, igualmente para fazer as pernas rodarem um pouco mais rápido do que o habitual, aproveitando o terreno menos inclinado, onde se desenrola a N110, sobretudo entre Avelar e Tomar.

Figueiró dos Vinhos, passou, e agora tinha a longa descida para Avelar. Tive que a fazer com muito cuidado por causa do gelo na estrada. Em Avelar parei para a habitual bucha. Entrei na N110 para aí então dar largas a uma pedalada mais cadênciada, porque sabia que 10kms à frente, teria que enfrentar novamente um terreno mais inclinado. Matei as saudades que tinha de rolar a mais 40kms como era habitual, lá pela "rota da Vaidade".

Mas o que é bom acaba depressa e lá fui eu em direcção a Ferreira do Zêzere. Sobe e desce era o menu que tinha para comer até casa. O calor dosol já tornava as coisas menos dolorosas, mas nos 10kms de subida para Cernache do Bonjardim, nem o sol ajudou.

Finalmente em casa.

Dados da volta:

116 kms percorridos
24,10 kms/h de média
4:46 horas em cima da BH
1650m de inclinação acumulada
3% de inclinação média

Mapa
 

pantani

Member
Dados da volta:

116 kms percorridos
24,10 kms/h de média
4:46 horas em cima da BH
1650m de inclinação acumulada
3% de inclinação média

Sozinho e com -2ºc às 07:45 h ainda dizem que os ares do campo fazem bem á cabeça!!;););););)

Marca o P.I.F Ultra quando o tempo estiver mais quentinho.:cool:

Abraço
Pereira
 

fogueteiro

Active Member
Boas Pereira,

já tinhas idade para saber que as bicicletas tiram-nos da razão.:D:D:D:D:D

Quanto ao PIF por estas bandas... já o tinha planeado para 2012, com percurso já definido e tudo pronto, mas a vida não permitiu. Como já ando mais calmo e com mais tempo não descarto um PIF por cá, lá para Maio ou Junho. Vamos lá ver.
 
Top