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Artigo interessante para os pseudo weigth weenies

Biafra

New Member
Temos a bike que temos,
Se se gostar de substituir algo tipo crank, selim, so porque e mais leve ou tem umas cores mais bacanas, e se gastar 500€ em cada um,
Qual o problema?
Tem dinheiro compra, nao tem. Temos pena.
 

luisfoliveira

New Member
Ou ao contrário...pois como num amador a relação peso/potência é muito inferior,quando mais pesada a bina mais vai afetar :D Mas também é verdade que normalmente um amador terá muito mais margem de manobra em perder peso corporal que um profissional,que já anda no limite....

Tens razão. Mas quando eu digo que é marginal também me refiro ao facto de para alguém, por exemplo, com o meu nível de andamento, 4 ou 5 min num Granfondo ou num Audace, que é o que eu perco por a minha bina ter 10 kg em vez de 7 kg, é completamente marginal. Mas basta ter um nível de masters para isso não ser nada marginal....

De qualquer forma não percebo o ser-se weight weenie como um meio para um fim (performance, estatuto, etc), mas como um fim em si mesmo. De certa forma é um acto criativo, que dá prazer. E depois, no final, ainda se é proprietário de uma bicicleta mesmo ao nosso gosto!!!
 

Morg

Well-Known Member
Tomo atenção ao peso dos componentes e até os costumo pesar, quando me lembro.

Mas actualmente já não me importo se tenho + ou - 100g.
Por exemplo, tenho balança em casa e neste momento nem sei o peso actual da bike, e nem me preocupo.
Já houve alturas em que a pesava cada vez que trocava algum componente :)

Acho que ser-se weight weenie pode ser negativo quando se troca o prazer de andar na estrada pelo prazer do consumismo.
Há alguns ciclistas que quando começam a perder o "vício" de andar na estrada compensam com a compra de material.
 

paradawt

Moderador
Há alguns ciclistas que quando começam a perder o "vício" de andar na estrada compensam com a compra de material.

Tenho que concordar com esta afirmação do Morg.

No entanto, eu por exemplo, sou daqueles que pesa cada componente.

Mas se analisarem o meu projecto, envolve sempre uma ponderação grande em relação ao preço dos componentes.

Consegui uma bicicleta com um peso interessante mas sem investimentos abismais. Claro que o peso do meu quadro ajuda um pedaço à festa, assim como as rodas.
 

cmorgado

New Member
Bem às vezes é mais facíl perdermos nós 2kg que até temos a mais do que na bicla!

Sim a subir o conjunto faz diferença... e no caso no BTT qd a levamos ás costas também justifica...

Agora é um hobbie válido... haja €€€


Por exemplo que gostaria de ter um quado aço Columbus ou Custom Made ... com um Campagnolo Edição dos 80 anos :D
 

iMiguel

Active Member
Posso estar muito enganado, mas como amador no ciclismo (vertente estrada e btt), troquei o quadro da minha bike de btt (estava pequeno para mim) então passei de uma bike de 13kg para uma de 11.7 e a diferença foi grande... Na estrada, não sei precisar, pois ainda só tive uma e há-de continuar assim (vou-lhe mudar o selim porque o que tenho é um pedaço de calhau que ali está). O peso desta ultima nem faço a mínima, pois não tenho balança para poder pesar (mas gostava de saber a título de curiosidade :p )

Posto isto, se calhar a redução de peso nota-se mais em btt do que nas bikes de estrada... Mas pronto, se tiver enganado, digam-me.
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que a questão do tamanho também teve importância na melhoria e não apenas o peso...
 

Wawando

Well-Known Member
Ontem estive a ver um artigo porreiro com video em que utilizavam uma cervelo de competição com um powermeter e, a 8km/h e a 16km/h (com um declive que não me lembro qual era) mediam a potência, depois punham-lhe mais quase 3 kg e mediam de novo.

A conclusão é que se fores aos 16km/h (que era dar ao litro e bem) a dif para um conjunto rider+bike que pesavam 81kg era de 15% de consumo de potência adicional.

Ou seja, o peso tem influência e acho que ninguém duvida disso.

A questão é se de facto andas mesmo a dar gás e os 15% têm algum interesse. Tb há carteira. E, claro, o hobby.

Toca mas é a treinar que a bike é um mero instrumento e os kg extra da bike perdem-se no nosso peso e no nosso excesso de gordura que é bastante mais barata e saudável de retirar!
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Pois, secalhar 15% para quem faz voltas ao domingo deve ser igual ao litro, mas para quem anda em competição e apanha algumas zonas de 15% já deve doer.
Eu qd perdi peso, dos 80Kg para os 73Kg notei bastante a diferença mas principalmente a subir. A rolar notava que custava-me um pouco mais acompanhar o pessoal.
 

Wawando

Well-Known Member
@Murplatina 7kg é uma granda dieta! Se eu passasse dos meus 81kg para 74kg ficava um etiope e tinha as malas à porta, já fui ameaçado!
Mas já lá vão 3kg, há 1 ano eu pesava 84kg.
E o melhor: a redução de peso foi grátis!!!
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Eu tambem perdi 7kg desde dezembro... agora ta dificil para baixar mais, porque tambem ganhei massa nas pernas. . .
 

Figueiredo

Active Member
A nível "amador" uma boa bicicleta ajuda, uns kilinhos a menos na zona abdominal só trazem beneficios a nível de saúde, mas o mais importante e que realmente faz a diferença é o treino e o acumulado de km nas pernas.

Eu tenho levado cada coça de pessoal mais "gordinho" e mais velho... as aparências muitas vezes iludem!
 

pratoni

Well-Known Member
@Murplatina 7kg é uma granda dieta! Se eu passasse dos meus 81kg para 74kg ficava um etiope e tinha as malas à porta, já fui ameaçado!
Mas já lá vão 3kg, há 1 ano eu pesava 84kg.
E o melhor: a redução de peso foi grátis!!!

porque carga de água é que alguém há-de ter as malas à porta por perder 7 kgs? Só faz é bem...
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
1. 04-04-2011, 12:15#4
trepadores da Figueira

Sempre a subir!
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Pois o dono 84.350 a bike 7.400 = 91.750
Isto é muito peso coitadas das rodas RCC
Há que baixar estes números.



hehehehhe

vesitem este topico :

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?2913-Qual-o-peso-da-bike-ciclista

Hoje o tipo da bike tinha >>> 75.000 kg a bike acho que hoje em dia 7.350 kg

Total 82.350 QUE MARAVILHA

PARA QUEM COMESOU A ANDAR DE BIKE COM 117 KL OFICIAMENTE POIS CÁ O MENINO TEVE 120 BOM NUMERO.

Podem refletir sff
 

moshinho

Well-Known Member
Eu tenho 62kgs e maior parte das vezes em 1h30 a pedalar, como 3 ou 4 barras, 2 ou 3 cubos de marmelada e um gel grande, para além da isotónica e da água...e não passo disto!
heheheh logo não tenho alternativa do que tirar peso à bicicleta, quando mudo de peças :) é só para me entrenter :) e sempre coisas mais ou menos baratitas :)

E digo desde já, que notei bastante melhoria, principalmente nas subidas, com a mudança de bicicleta (1,5kgs mais leve)...isso notei! E a bicla está a pesar cerca de 9,200kgs sem bidões de água e a bolsa com as câmaras de ar!
Imagino se tivesse 7kgs como muitas que vejo e fosse mais confortável (em carbono)...certamente iria ter ainda mais prazer em pedalar :)
Um dia vou ter uma destas...mas hoje não vai ser esse dia :p
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Eu perdi 7Kg num espaço de meses, foi um processo +- lento.
Qd comecei andar de bike tinha 78Kg, dps com o tempo passei para os 80Kg (devia ser a massa muscular a crescer :p) e de seguida fui ganhando o gosto e baixando até aos 73Kg, mas sem grande dietas e smp alimentando-me bem como smp fiz.
Agora voltei a "engordar" e atualmente tou nos 75Kg.
Em relação à bike tinha uma q pesava uns 10,5kg e dps passei para uma q pesa +-8,4kg (estimativa), e sim notei bastante a diferença a subir, a rolar, etc, tanto q as minhas medias de velocidade já são maiores do que eram.
 

Wawando

Well-Known Member
O teste que falava é este (foi dificil re-encontrar ufa)
[video=youtube;5DRQwKREgvI]http://www.youtube.com/watch?v=5DRQwKREgvI[/video]

Já agora estes gajos da GCN têm um canal cheio de videos impecs tanto do tour como de , "how to", testes, etc, aqui fica o link:
http://www.youtube.com/gcn
 

marques78

New Member
O artigo está muito interessante. Eu acho que cada um deve gastar à medida das possibilidades da sua carteira. Espero ainda ter muitos anos de saúde pela frente para poder ter uma bicicleta de sonho. Neste momento felizmente tenho o que posso e estou satisfeito. Se algum dia a minha carteira ficar pesada (ultimamente tem andado muito leve) a bicicleta será o mais leve possível. O que é condenável é vivermos acima do que podemos ou quando podemos, criticar aquilo que os outros têm ou podem ter. Na BTT privilegio o conforto, a estabilidade e a segurança (não sou adepto do xc). Mas na estrada confesso que gostaria de ter um avião ultraleve para planar sobre o asfalto!
 
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Murplatina

Active Member
Boas,

Ontem descobri q a minha bolsa das ferramentas tá a pesar 400g lolol.

Lá dentro tenho:
- Câmara de ar;
- Ferramenta c/descravador;
- Botija CO2;
- Adaptador Botija CO2
- Elos corrente;
- 2 Desmontas;
- Adaptador presta para encher nas bombas;

O pessoal "weight weenies" não pode andar com uma coisa destas na bike :p
 
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