• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A minhas histórias...

Morg

Well-Known Member
Skyforger,

Tenho as Vision desde o Natal e ainda estou a ver quando as vou utilizar ou as antigas Token com menos 400g e perfil 22mm.

Quando vou para Castelo Branco, a 300km de onde vivo, só levo as rodas que vão na bike.

Quando lá vou têm anunciado vento e chuva e tenho optado pela token à frente para me sentir mais seguro nas zonas altas.

Não noto a diferença de peso mas nas zonas mais altas e desprotegidas bem como as descidas a mais velocidade fico com algum receio e prefiro a segurança dos 22mm. Não estou habituado a zonas altas.
Normalmente ando sozinho e se cair por causa do vento no meio da serra é bastante complicado.

Também há outro motivo, o que faço às token que até são umas boas rodas com rolamentos cerâmicos? Tenho que lhe dar uso.

A roda traseira Vision é que nunca mais saiu da bike mas também se deve à token estar actualmente a ranger nas subidas mais duras. Tive um acidente em que tive que substituir todos os raios do lado da cassete e nunca mais foi a mesma.

Sabem que valor dei pela bike como está? com as Vision T42 ou Token C22A tanto faz, a diferença é de 100€.
 

Skyforger

Active Member
Só perguntei por mera curiosidade, pois o uso de rodas diferentes é algo que não me melindra particularmente. Também uso uma configuração semelhante, com perfil atrás e perfil baixo à frente e acho-a um bom compromisso no que concerne à segurança/peso/performance/estética. O uso de uma roda da frente com baixo perfil é, aliás, muito aconselhável em dias de vento.
 

Morg

Well-Known Member
As diferenças da paisagem. Segunda-feira em Castelo Branco via sempre montanhas no horizonte, no dia a seguir em Beja é tudo plano.

Fotografia0473_zps0ae0c109.jpg
 

paradawt

Moderador
Completamente.

São locais completamente diferentes.

E isso revela-se muito nos Grandfondos feitos a norte e centro do país e no que se realizará a sul :)
 

Skyforger

Active Member
Pessoalmente acho que desmotivaria ao ver tanta planície à minha volta...eheh! Eu já acho que vivo numa zona demasiado plana e monótona para a prática do ciclismo. São gostos, mas sinto-me muito mais enquadrado em áreas mais acidentadas...
 

Morg

Well-Known Member
Felizmente actualmente tenho motivação de sobra :)

São situações diferentes, na serra olhas para um pico e ficas com vontade de chegar lá acima.
Na planície olhas para uma recta de vários kms e chegas-lhe gás no 50. Sabendo que no final não vais ter uma descida para descansar como acontece na serra.
 

Skyforger

Active Member
Felizmente actualmente tenho motivação de sobra :)

São situações diferentes, na serra olhas para um pico e ficas com vontade de chegar lá acima.
Na planície olhas para uma recta de vários kms e chegas-lhe gás no 50. Sabendo que no final não vais ter uma descida para descansar como acontece na serra.

Por mais que tente, não consigo encarar as rectas de vários kms com esse espírito :) Nem uma recta de 1 km, quanto mais de vários... Aborrece-me de morte pedalar em plano, olhar para uma recta e nunca mais lhe ver o fim...Ou por outra, até gosto de pedalar em plano, mas tem de ser com muitas curvinhas à mistura e, de preferência, numa estrada estreita. Só para dar um exemplo, e para quem conhece, raramente vou para os lados da Figueira da Foz, mesmo vivendo a 20 km dessa cidade, porque até lá chegar pela N109 apanho 3 ou 4 rectas numa estrada larga que, principalmente quando vou sozinho, parecem nunca mais ter fim. Quando vou à Figueira normalmente opto por estradas secundárias pelo meio das aldeotas. Outro exemplo, ainda no passado fim de semana, num dos dias que pedalei fui para os lados da Lezíria ribatejana, do Tramagal até à Chamusca, Golegã, Entroncamento, Constância e novamente Tramagal e posso dizer que fartei-me de praguejar quando ia naquelas monótonas estradas de lezíria...e até nem foram muitos kms! No dia seguinte tive mesmo de ir para os lados de Mação para desenjoar de "tanta" recta :) Agora imagina-me para os lados de Beja...:) Cada um com as suas pancadas e as suas preferências...o que interessa mesmo é retirar prazer do que estamos a fazer ;)
 

pratoni

Well-Known Member
Sabes uma boa maneira de te motivares nessas rectas?

Metes um cão esfomeado e raivoso atrás de ti e vais ver que elas passam num instante... LLLLLLLOOOOOOLLLLLLLL
 

Morg

Well-Known Member
Também servem para libertar as ideias e às vezes quando chegamos ao fim nem se dá pelo tempo passar.

Skyforger fazes-me lembrar a altura em que fazia BTT, às vezes nem sabia onde tinha passado, nem via a paisagem. Era impossível relaxar mentalmente porque a adrenalina era sempre em cima.
 

Skyforger

Active Member
pratoni, ora ai está uma boa sugestão...e olha que eu e os cães não nos damos propriamente bem e já temos algumas histórias desagradáveis em comum... :)

Morg, não é uma questão de adrenalina...aliás, quem me conhece sabe que eu até sou uma pessoa bastante relaxada a pedalar e encaro o ciclismo mesmo como uma forma de relaxamento e como um meio para usufruir da envolvente de uma forma que de carro é impossível. É simplesmente uma questão de gosto. Eu sei bem onde passo, absorvo bem tudo o que está à minha volta e retiro imenso prazer das voltinhas de bicicleta, simplesmente alcanço esse sentimento muito mais facilmente se andar por paisagens mais acidentadas e com maior diversidade e menos monotonia de percurso, do que se o fizer em estradas largas e rectas longas. Aliás, é precisamente nesse ambiente que não consigo relaxar e no qual o acto de pedalar passa a ser um sacrifício, coisa que tento evitar a todo o custo.
 

Morg

Well-Known Member
Então que nunca tenhas que viver no Alentejo :)
Eu sou nascido e criado no Alentejo e sinto-me bastante contente de poder fazer os dois tipos, serra uma vez por mês e planície nos restantes dias.
Não tenho preferência. Nunca chego a ficar farto de um dos tipos.

Sinto falta das subidas das serras quanto quero treinar força e o melhor que consigo perto de casa são 2km com média 2%............
Tenho que fazer no prato grande.

Haja estradas e pneu para queimar para todos!
 

Skyforger

Active Member
Exacto, em termos ciclísticos acho que não ia gostar muito de viver no Alentejo, principalmente no Baixo Alentejo onde a planície domina a paisagem. Mas à parte desta preferência para as duas rodas a pedais, adoro o Alentejo e sinto-me muito bem quando aí vou. Tenho um grande amigo de infância que vive na Vidigueira e já tenho passado por lá alguns dias, já passei alguns dias em Beja em trabalho e já tenho passado férias no litoral alentejano, zona de eleição e consenso cá por casa, nomeadamente na Zambujeira, Porto Côvo, Almograve, etc..Tenho muito apreço pelas gentes, pela gastronomia, pela paisagem e por esse território muito particular que é o Alentejo, mas só não me peçam para pedalar em rectas a perder de vista...:)
 

pratoni

Well-Known Member
já disse, leva o bobi contigo, não lhe dês comida durante 2 dias, dá-lhe apenas red bull a beber e ata umas salsichas ou umas chouriças no espigão de selim e vais ver que a monotonia se vai num instante...
 

iMiguel

Active Member
Morg, queres serras, vem para Mértola. Queres serras em BTT, Mértola é uma boa localidade para isso :p

Há muito tempo que a minha não salta para o asfalto, mas como nasci, fui criado e estou ainda no Alentejo, a imensidão de retas não me afeta em nada. Quer dizer, por vezes a companhia fazia diferença, mas pronto, há que ter os nossos próprios momentos "ZEN" ehehe
 

Morg

Well-Known Member
iMiguel,

passei aí há 2 semanas, tinhas a caixa de mensagens cheia e não consegui deixar o telef.
Quem sabe este fim de semana não vou outra vez beber café à mina?
 

iMiguel

Active Member
Já podes mandar msg, já fiz limpeza na caixa das mp :p

Eu devo estar este fim de semana por cá. Aproveita e dá um saltinho aqui à Feira do Mel, Queijo e Pão durante este fim de semana. Tudo produtos caseiros. Há umas semanas atras, no Pomarão houve um festival (Festival do Peixe do Rio), fui lá pediu uma amostra de mel, deram-me e só te digo... Se não fosse o avançado da hora, tinha ficado lá de roda do mel ehehe Ricas abelhas!!
 
Top