• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

potencia,perfis e treinos

Jusko

New Member
power-profiling-chart.gif
[/QUOTE]

Rapaziada,

Que me lembre, é a primeira vez que leio um post (e este já vai longo) e não percebi boi!!

Mas deixou-me curioso esta tabela, podem dizer-me que nome tem? (para eu poder pesquisar e tentar perceber)
 
É uma tabela de referência com os valores de watts/kg que em média se deve ter para se pertencer a uma determinada categoria/nivel, isto em 4 intervalos de tempo.

Com esta tabela consegues visualizar mais ou menos no nível que te encontras, isto caso tenhas realizado um teste ftp de referencia.
 
Essa tabela foi apresentada pelo Coggan no livro Training And Racing With A Power Meter.

Na prática, ele pegou nos valores (em Watts/Kg) de vários atletas, incluindo muitos atletas de topo e criou essa tabela. Assim, podemos comparar com os nossos valores e ter uma ideia em relação aos nossos pontos fortes e fracos, em que categoria (teoricamente) nos encontramos, etc.

Como podes verificar, existem 4 intervalos de tempo (5 segundos, 1 min, 5 min, 20 min) e várias categorias. Grosso modo, 5 segundos refere-se ao sprint, 1 min a esforços altamente anaeróbicos, 5 min ao VO2max e 20 min ao FTP (pode ser extrapolado para os 60 min). As categorias têm que ver com o ranking que é usado nos Estados Unidos para classificar os atletas.

Tendo em conta as especificidades do teu objetivo, podes usar a tabela para afinar o teu plano de treinos.

Se quiseres, podes pesquisar por "power profile" que aperecer-te-á bastante informação.
 

Ganfas

Well-Known Member
Não tendo powermeter nem indoor trainer como é que poderia fazer um teste para saber o meu ftp ou um valor aproximado vá?
 
Não tendo powermeter nem indoor trainer como é que poderia fazer um teste para saber o meu ftp ou um valor aproximado vá?

Pessoalmente, não considero fiáveis qualquer dos algoritmos que tentam estimar a potência. Sendo assim, considero que o melhor, para quem não tem forma de medir a potência, é seguir um plano de treinos baseado na frequência cardíaca.
 

Wawando

Well-Known Member
Em relacao a teres nocao real de power ftp escolhe um segmento de 20min onde ande muita gente e tenta fazer a aproximacao por alguem do teu peso que tenha powermeter.
Se fores de Lisboa faz guincho-pé da serra tens la muitos testes que podem servir de ref. aponta para a media porque o vento tem muita influencia (chego a fazer mais 1km em 20min so por causa do vento)



Essa versao da tabela é a "simpatica". A veraao "standard é esta e parece-me mais realista
IMG_2369.GIF
 

GMQ

Well-Known Member
Subscrevo o que o S.Valente diz. Apesar das limitações que tem o treino com base na pulsação ainda é muito válido. Eu não tenho PM mas comecei agora a usar nos treinos no indoor trainer o Golden Cheetah como PM virtual. Acho que já consegui determinar o setup correcto e ontem fiz um pequeno exercício para o futuro teste de FTP e só posso dizer que ainda hoje tenho as pernas dormentes...
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, eu depois meto os treinos. Só acabei de ler o training bible ontem. Amanhã devo começar o time crunched cyclist. No próximo fim de semana já devo ter alguma coisa minimamente estruturada.
 

Bernalve

Well-Known Member
Ando com uma maior carga de treinos e noto que o meu pulso anda a demorar muito mais tempo a subir. Mas por outro lado não consigo atingir o meu bpm máximo que é 195, ficou-me pelos 187/188 sem conseguir subir mais. Isto pode ter algum significado?
 

Bernalve

Well-Known Member
Significa fadiga, é um dos sintomas.

E se tirares em repouso esta deve estar mais alta que o habitual.

Sim isso é o mais certo. E o bpm demorar a subir? Noto que consigo pedalar durante muito mais tempo a um esforço elevado sem necessitar de abrandar. Quando ando mais descansado, numa minima aceleração subo muito rapidamente dos 170 aos 190. Ultimamente anda a demorar mais tempo a subir o bpm, mas não passo dos 190.
 

jpacheco

Well-Known Member
Fadiga ou sinal de boa forma. Benalve disse que consegue "pedalar mais tempo a um esforço mais elevado" ao que eu entendo que mantem um esforço "mais elevado" durante mais tempo. Claro que a boa forma vem com a necessidade de descansar melhor, de comer bem.

Se não soube tão rápido por um lado é bom sinal, não me parece cansaço (embora se estás numa altura em que metes-te muitas voltas mais puxadas é normal que precises de descansar também).

Em Janeiro atingia 193 de máximo e agora com maior esforço raramente chego aos 183, 185 e muitas das vezes com calor extremo. Para os 180 em condições normais de temperatura alimentação e sono também já é preciso babar-me cumo caraças.

Edited: É diferente de manter o mesmo esforço (potência / energia) e os batimentos não subirem ao normal. Aí poderá indicar alguma fadiga.
 

Wawando

Well-Known Member
Bernalve, na volta a que te baldaste :) estivemos a comentar isso. deves estar com um misto dos 2: melhor forma e fadiga.
Descansa 2 dias e ficas novo.
 

Bernalve

Well-Known Member
Bernalve, na volta a que te baldaste :) estivemos a comentar isso. deves estar com um misto dos 2: melhor forma e fadiga.
Descansa 2 dias e ficas novo.

No Algarve não consigo estar quieto. :) Estou agora a fazer um 2ª dia de recuperação ativa.
 

lgass

Well-Known Member
várias coisas:
os bpm's máximos só se conseguem atingir em topo de forma. com treino e com descanso adequado para tal
há alturas em que se está mais fatigado. e quando assim é, o coração pode ficar menos responsivo. resultado demora mais a subir. claro que também podia ser por estares mais forte, e não precisares de subir tanto para o mesmo esforço... mas aliado ao resto... para mim é tudo o que já te disseram. fadiga.
 

GMQ

Well-Known Member
lgass tens a caixa PM cheia...

Bernalve se te sentes esgotado, tipo estou vazio, deves descansar. Parece-me que fazes periodização nos teus treinos logo podes ter atingido uma situação de sobrecarga. O carmichael nos workouts que promove refere atingido aquele ponto no plano traçado, não vale a pena insistir porque apenas desgasta. Temos que ter noção que o nosso corpo tem limites...
 
Top