potencia,perfis e treinos

#1
Noutro tópico alguém pedia que se abrisse um tópico sobre este tema. Como é um tema que me diz muito e também acho que qualquer fórum de ciclismo deve ter um tópico sobre treino com potencia.
Começo eu

perfil

5s-1125w
1m-666w
5m-419w
20m-349
60m-312w

valores bastante modestos mas bastante sofridos

quanto a treinos o meu favorito sem duvida é o treshhold, Z4 adoro fazer 1h de TT a fundo ali nos 94% 103%, no meu caso não é muito fácil visto que treino de noite e não é muito fácil/seguro fazer TT de noite, alem de que onde este treino se faz bem é no plano ou pouco inclinado.
Uma das minhas maiores lacunas é cadencia nas subidas de 5/6% para cima. Não consigo manter a cadencia acima de 80/85 que faz com que leve o pedal pesado a gastar energia ineficientemente, tenho feito treinos nesse sentido mas temos sempre tendência de treinar menos onde nos doí mais.

que treinos fazem para manter/aumentar a cadencia em subidas mais inclinadas?
 

SBRDYDY

Well-Known Member
#5
40seg sentados com 39-23 20seg de pé com 39-25, isso na minha bike, pode ser 39-25 e depois 28 ou 34-25 depois 28...
O importante é ir sentado mais pesado que em pé, depois 20seg em rotação, pode se fazer numa subida de 5% +-, ou a rolar com 53 metido, o importante é ir uma rotação mais alta sentado do que em pé, em pé é só manter.
 
#7
Metam watts absolutos e relativos(dividir pelo peso).
Depois podem comparar com esta tabela e ver se já tem pernas para andar com os prós... :b
Também é interessante pois da para ver o tipo de ciclista que somos. Os all rounders têm os valores todos muitos próximos nos vários esforços, enquanto que um sprinter vai ter valores muito altos em 5seg e 1min mas depois têm os valores de potencia de 5min e 20min muito la para baixo.

 
#8
Quanto à cadencia não me preocupava muito. Se não conseguisses manter 80rpm no plano era uma coisa mas a subir penso que não seja preocupante alias se a memoria não me falha penso que ate há estudos a dizer que a cadencia mais económica para subidas ronda +- esses valores, penso que andava entre as 70 e as 80rpm.
 
#9
eu a rolar faço na boa 88/90rpm a subir até 6% fço 74/80rpm mas tenho um colega de treino que faz na boa 98rpm e ele nas horas do caraças..., sei que se conseguisse rodar um bocadinho mais ganharia com isso, tento fazer treinos direccionados para aumentar cadencia, principalmente no rolo.
vou fazer esses que falaram ai

então e mais ninguém põem ai o perfil?
 
#13
para treinar com potencia para começar tens que ter um equipamento na bike que meça a força que aplicas na bike e a traduz num valor em watts. esse equipamento pode estar no cubo da roda traseira pode estar nos pedais pode estar nos cranks no eixo pedaleiro e há uns tempos atrás até havia na corrente junto ao desviador traseiro.
tendo este valor a forma de treinar e aferir variações de performance.
 
#14
a dois dias fui fazer um treino com um cliente, um russo, que ja foi campeão russo de pista em provas individuais, o gajo tinha uma tecnica impressionante a pedalar.
http://www.brytonsport.com/mapTrackView/2?id=6530854
eu fiz 86 rpm ele 102
Sim para andar em plano a melhor cadencia ultrapassa as 100rpm. Agora tem-se falado muito nisso por causa do record da hora, nao me recordo ao certo mas penso que falavam em 105rpm como a cadencia ideal para o record da hora. É esperar para ver a cadencia do Bradley Wiggins quando finalmente tentar... hehe por acaso ele é dos que pedala com uma cadencia elevada a subir também. Agora que penso nisso ja repararam que essa gente que usa cadencia elevada costuma ser a que não tem tendência natural para subir? Lembro-me de Froome e TVG ambos são mais all rounders e tem um estilo mecanizado.
Também queres virar robot grouk? :p
 

petrix

Well-Known Member
#15
Eu também subia com cadências de 70/80 e agora comecei a subir com cadências de 100 e noto uma grande melhoria nas minhas prestações, especialmente em subidas mais longas, e as pernas mantém-se sempre mais frescas. :)
Pode parecer no inicio da subida que vamos mais devagar se formos com uma cadência maior, mas o certo é que se conseguirmos manter uma cadência elevada os músculos das pernas agradecem e não ficam tão cansados ao longo da subida.
É tudo uma questão de experimentarem. :)
 
#16
Eu tenho de mudar o tipo de pedalada, nas minhas voltas normais faço médias de 75 e já vi que a subir nota-se mais os declives do terreno tendo uma cadençia baixa e pedalando em força.
 
#17
Meus caros, acabei de receber o meu medidor de potência (power2max type S), penso conseguir realizar a sua instalação antes do final de semana o que me vai permitir um primeiro contacto com as leituras de potência, certamente fraquinhas!, pois por razões de saúde estive parado nos últimos dois meses, contudo quero familiarizar-me com os dados e o seu cruzamento com outros (HR, velocidade, cadência, etc), entretanto com o avolumar dos kms certamente ganharei capacidade fisica suficiente para a realização do primeiro FTP.
Posteriormente colocarei os meus dados de forma a poder partilhar e discutir métodos que permitam a evolução da performance, tenho lido alguma coisa e certamente terei com esta ferramenta muito para me "entreter", contudo acho importante ter a oportunidade de discutir na primeira pessoa com os elementos do fórum resultados, sensações e acima de tudo como evoluir.
 
#18
acho que deves fazer o teste quanto antes. mesmo estando em má forma porque sem teres esse valor pouco consegues fazer. tudo gira á volta desse valor, na minha opinião deves mesmo fazer o teste. o 1º é o mais difícil, ainda não temos noção dos valores e o psicológico dos 20minutos a fundo afecta um bocado. se tiveres duvidas do melhor sitio para o fazer põem ai as duvidas a vontade
 

mariosimas

Well-Known Member
#19
concordo com o grouk.

1º fazer logo o FTP para determinar neste momento quais as tuas zonas de treino e assim com o os treinos se vais notando alguma evolução.

Deverás repetir o teste de 2 em 2 meses, não Grouk ?
 
#20
Agradeço desde já as sugestões, contudo estou a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia inguinal realizada há cerca de um mês, pelo que terei que consolidar toda a zona muscular intervencionada antes de me aventurar em potência (prudência parece-me o mais razoável) de qualquer forma assim que sinta que o posso realizar será feito de imediato.
Já defini o local onde vou realizar o período maior (20 min), como moro em Santa Iria, irei em aquecimento até Vila Franca e após passar a ponte seguirei em direção a sul, desta forma evito potenciais paragens (passadeiras, cruzamentos semáforos,etc), qual a vossa opinião uma vez que se trata de plano, acham que devo incluir um trajecto um pouco mais sinuoso com topos e/ou subidas ? Todos os comentários são bem vindos, desde já agradeço.