• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

potencia,perfis e treinos

grouk

Active Member
alem de que na subida levas cadencia muito baixa tens que por a cadencia acima de 75 no minimo.
quantas vezes te levantas te do selim? quando pedalas em pé o ritmo cardiaco sobe
 

jpacheco

Well-Known Member
O treino de hoje ilustra bem o que digo: http://www.strava.com/activities/229680664/analysis

Reparem bem, até ao km 16 vou a cerca de 30km/h, com uma cadência a rondar as 90 rpm e com um batimento cardíaco elevadíssimo, visto que não tinha vento e o terreno era plano. No entanto, apesar dos batimentos elevados as pernas não se queixaram nesta parte do percurso.

Alguém sabe como posso melhorar isto?

Quando a cadência é boa é muito normal que as pernas não se queixem :D Quando começamos a não ter cadência, ou força para impor uma boa cadência é que a porca tosse.

Forma, continua os treinos em cadência... andas com falta de treinos até 3h ao fim de semana :p A andar é que se melhora. Pelo que vi estás mais regular nos treinos...todas as semanas tens feito 2, 3 treinos e isso é que conta. A regularidade.

Tenta esticar-te para 2, 3 treinos durante a semana e um maior ao fim de semana 3h max 4h. E os resultados é com o tempo. Há que trabalhar bem no Inverno para na primavera verão se notar a evolução.
Força.
 

Ricardo93

Active Member
Eu subidas curtas faço-as de pé, subidas longas procuro manter-me sentado o mais tempo possível e só me levanto para mudar a posição. Esta semana se o tempo deixar vai ser a semana toda a praticar plano e subidas médias e longas, porque para o que me proponho a fazer (Volta Final de Ano da Rbikes) é o mais importante. No principio do ano, faço uma pausa, até porque tenho exames, e lá para meio de Janeiro volto à carga, com um plano mais elaborado, vou caprichar mais no treino de base, no tal treino de zona 1.
 

Ricardo93

Active Member
Tenta esticar-te para 2, 3 treinos durante a semana e um maior ao fim de semana 3h max 4h. E os resultados é com o tempo. Há que trabalhar bem no Inverno para na primavera verão se notar a evolução.
Força.

Eu tenho tido uma últimas semanas complicadas. Se por um lado tenho motivação suficiente para fazer rolos durante a semana, ao fim-de-semana há sempre qualquer coisa que acaba por impossibilitar uma viagem mais longa, ou é o tempo, ou é ter algum compromisso, enfim... Agora já acabaram as aulas, já estou a tempo inteiro em Alenquer, pelo que se o tempo o permitir posso fazer estrada sempre que quiser, o que fará com que possa fazer mais voltas de 3 dígitos.
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu tenho tido uma últimas semanas complicadas. Se por um lado tenho motivação suficiente para fazer rolos durante a semana, ao fim-de-semana há sempre qualquer coisa que acaba por impossibilitar uma viagem mais longa, ou é o tempo, ou é ter algum compromisso, enfim... Agora já acabaram as aulas, já estou a tempo inteiro em Alenquer, pelo que se o tempo o permitir posso fazer estrada sempre que quiser, o que fará com que possa fazer mais voltas de 3 dígitos.

nem precisa de ser de 3 dígitos... vê antes pelas horas de esforço. De 3h a 4h. Eu cá saio de casa muitas vezes as 8:30 para poder conciliar bike com os compromissos pessoais.

Eu diria focares-te essencialmente em criar uma rotina de treino porque a regularidade é tudo. Se queres melhorar tens mesmo que a ter. A cada semana parado poderás precisar de um mês de treino para compensar (teorias minhas, não ha citação, 1984 :D).
 

Ricardo93

Active Member
Mas eu não paro a semana toda, só me falta aquela volta maior, que no fundo acaba por ser a mais importante da semana. Daí eu não perder muito a forma. Convenhamos que ainda não a cheguei a ganhar ao nível que desejaria.
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu no teu lugar, libertava esses pulmões e coração e dava tudo nessa subida da OTA, pah é uma boa forma de perceberes a tua forma principalmente se recuperares bem deste esforço se isso acontecer acho que não tens nenhum problema e podes treinar como tens vindo a fazer.

O que disse não tem ciência nenhuma, é o que eu costumo fazer às vezes :p
 

JorgeFerreira97

Active Member
Ricardo tenho acompanhado o teu percurso e apesar de tudo vou notando uma evolução, para melhorar essa tua capacidade aconselho a fazer corrida para melhorar o cardio e fazeres treino de ginásio para melhorares outras apetências sempre com bicicleta, no entanto por vezes não vale tanto ires sempre no limite nas voltas e se calhar era preferível fazeres alguns exercícios de séries para conheceres mesmo os teus limites e ires progredindo mais eficientemente.
 

Ricardo93

Active Member
Bem pessoal obrigado pelos conselhos. Já me deram uma luzes dos possíveis caminhos a seguir. Bem agora é melhor voltarmos ao tópico, visto que (graças a mim) dispersámos um bocado. Entretanto actualizo o meu estado de forma no meu tópico. Mais um vez obrigado a todos!
 
O tempo tem estado frio e o pessoal tem por hábito andar bem protegido. Um ligeiro aumento na temperatura interna, pode ser o responsável por um aumento nas BPM, e consequentemente por uma quebra acentuada nas prestações físicas. Pessoalmente iria ter em linha de conta a temperatura corporal e a hidratação.
 

grouk

Active Member
[video=youtube;HTuaxOGdeXU]https://www.youtube.com/watch?v=HTuaxOGdeXU[/video]

vamos já rasgar as bíblias do Coggan e do Freil
 

plx

New Member
Para mim é uma das situações em que a expressão "there are many ways to skin the cat" assenta na perfeição. Alguns são totalmente a favor de um período de base outros acham que não tem valor nenhum. A verdade é que encontras atletas no topo com diferentes opções a esse nível e isso mostra que não faz muita diferença o que escolheres, o mais importante é fazeres o que acreditas que é o melhor para ti.
 

plx

New Member
Também depende muito do tipo de ciclista que estamos a falar. Se for um especialista de contra-relogio, um treino mais intenso poderá ter muito valor embora também seja importante passar umas boas horas em cima da cabra e o Cancellara é conhecido por boas sessões de 5 ou 6h, coisa que nem todos fazem.

Por acaso deixaram um artigo interessante ai nos comentarios no youtube:

I read this article about Alex Dowsett's training here is part of it

I’ve got a good coach at Movistar and I spent a lot of time doing interval training. It’s unpleasant but it’s got to be done. Interval training on the turbo trainer has become a lot more popular with professional riders as it allows you to really tap into specific training. It used to be all about riding for five or six hours but now it’s a lot more specific.

For me it’s easy, because the time trial is what I do best and the time trial is something you can apply specific training to. If I want to average 400 watts in a 10-mile time trial, say 20 minutes of riding give or take, then my training might be to push 450 watts for five minutes to build my threshold up, and then I will doing an effort at 350 watts for half-an-hour to push my endurance.

I do less hours on the bike than I used to. I rarely do 30 hours on the bike a week now but the intensity has gone up a lot more. I might do two hours on the turbo with intervals, then I might do two hours on the road as that’s the ride to the Blue Egg cafe in Braintree and back. If anyone’s seen my Strava then all my road rides head in the same direction.

Working on your threshold is important for racing because when the shit hits the fan in a race or on a climb, you need to be able to put out a lot of power for a short amount of time, whether it’s 800 watts for 30 seconds or 300 watts for half-an-hour. If you’re just going out and riding for five hours at 200 watts then come race time it’s going to be a shock to the system. It’s all about tailoring your training for the event you riding, whether it’s a WorldTour race or a sportive – it’s all about preparation.


Mas la esta depende do tipo de ciclista. Especialistas em contra-relogio ou punchers obviamente que adaptam melhor com este tipo de treino embora se poda discutir o valor de uma boa base.
No entanto para um ciclista de clássicas de ardenas ou corrida por etapas ninguém me tira da cabeça que uma boa base é fundamental. Se olharmos para quem esta no topo nessas corridas também é fazer de fazer a correlação. Tipos como Quintana, Froome. Podem ter a certeza que no inverno metem semanas de 30h ou mais. Eu sei por facto que pelo menos estes dois metem este tipo de volume, ou ja meteram no passado.
 

grouk

Active Member
Durante a semana tenho muito pouco tempo então faço 1h /1h30 dia e tento aumentar a intensidade, series Vo2max, se bem que por vezes ao fim de um dia de trabalho de noite ao frio por vezes à chuva o que menos apetece é ir sofrer no selim, mas isto para dizer que a sensação ao fim de semana ao fim de um treino de 5h é muito mais de serviço cumprido
Eu pessoalmente prefiro treinos longos com series de 20m a 100% que 4min a 120%,
Semanas de 30h... ainda um dia hei-de experimentar fazer uma semana dessas, mas no verão
 

grouk

Active Member
sim, sem duvida que o TSS é um bom indicador de intensidade, mas há por ai umas tabelas que de acordo com o TSS dá os dias de descanso necessários.
eu se seguisse essas tabelas treinava uma vez por semana. este FDS nos 2 treinos fiz 600 TSS, isso deve dar no mínimo 2 semanas de descanso:cool:

eu treino 1h por dia e procuro fazer sempre 80/100 TSS
então e o brinquedo já chegou?
 
Não é tanto assim grouk. Dependendo da literatura, com 125 ou 150 TSS/dia recuperas completamente para o dia seguinte. E o TSS depende do valor de FTP que tiveres definido, logo depende de testes frequentes e FTP credível.
Por outro lado, com 1 hora por dia nunca fazes 100 TSS. :)
 

Wawando

Well-Known Member
Grouk, tens a certeza que esses valores estão certos? É que 700 TSS por semana é considerado um ritmo de treino elevado. 1200TSS num fds é brutal...
 
Top