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Pedaleira em carbono

pquartin

Member
O teu quadro não é BB30. É BB86.5 também chamado BB86, também conhecido como pressfit Shimano. É para usar com pedaleiras com eixo de 24mm. Contudo a Rotor vende rolamentos press-fit que permite usar pedaleiras BB30 (eixo 30mm) - http://www.rotorbike.com/products/road/versions/bb86-frame_40
É compatível com qualquer Rotor BB30 mas com pedaleiros BB30 de outras marcas poderá não ser.
ednuno,
Apliquei um filtro no site bike24, para crankset em carbono e com BB Axle profile: integrated BB axle 24mm, é isto?

Com este filtro despertaram-me interesse (pelo preço) estes cranks:
Fulcrum Racing Torq R Carbon CT Crankset (também indicado pelo Magic) http://www.bike24.com/1.php?content...000,4,29;mid=0;pgc=9976:9978::22:93;orderby=3
SRAM Force Crankset compact - GXP 2013 http://www.bike24.com/1.php?content...000,4,29;mid=0;pgc=9976:9978::22:93;orderby=3

Este já fica fora do orçamento, vale a pena a diferença para o Force?
SRAM Red Crankset standard - GXP - Black Edition http://www.bike24.com/1.php?content...000,4,29;mid=0;pgc=9976:9978::22:93;orderby=3
 

edununo

Well-Known Member
Tenho andado a pesquisar este tema e encontrei esta página http://www.roadbikeaction.com/Features/content/67/5123/The-Bottom-Bracket-Breakdown.html
Indicam as marcas e "sistemas" compatíveis.

Bom link. :)

Dessas pedaleiras que colocaste eu iria para a Fulcrum. É a mais barata, tem o sistema Ultra-torque que é bem interessante e é menos vista.

Precisas disto:

http://www.bike24.com/1.php?product=19194;dbp=54;page=6;content=8;menu=1000,4,23

Pressfit 86.5 * 41mm.
 

pquartin

Member
Bom link. :)

Dessas pedaleiras que colocaste eu iria para a Fulcrum. É a mais barata, tem o sistema Ultra-torque que é bem interessante e é menos vista.

Precisas disto:

http://www.bike24.com/1.php?product=19194;dbp=54;page=6;content=8;menu=1000,4,23

Pressfit 86.5 * 41mm.
Tem boas reviews, mas acho que esteticamente não será a melhor opção para o meu quadro.



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Depois de muito pensar :p, vou manter a relação da pedaleira (34/50), mas aumentar o comprimento para 172,5.
Esteticamente gosto mais da sram (force ou red), sendo que consigo a force por 199€ e a red (black edition) por 279€.
Esta última vale os 80€ a mais?
Pelo site da sram, parece-me que a diferença são 31g...
 

SBRDYDY

Well-Known Member
valer a pena é voçe ficar com a sua, pois só vai gastar dinheiro para sacar umas gramas...~
de resto a 105 tem maior rigidez( e maior peso tambem) ganho real de andamento vai ser zero.
mas vale a pena investir numas boas rodas... ou coisa do genero.
O tamanho do pedaleiro tem mais haver com habituação do que qualquer outra coisa pois de 170 a 175 não nota-se grande diferença, falo por mim que já usei os 3 tamanhos em diferentes bikes.
mas tambem há estudos que comprovam.
abraço
 

edununo

Well-Known Member
O pquartin pelo que disse no 1º post não tem uma 105.
Eu passei de uma de 170 para 172mm e notei alguma diferença. No entanto passei de um quadro de aluminio para um de carbono e em conforto a diferença para mim é zero.
Cada um é um caso diferente.
 

20fps

Member
com uns cranks maiores que os que tens, terás mais força na pedalada, isto porque quanto mais longe do centro de rotação para a mesma carga aplicada consegues um binário maior....

Era bom que assim fosse mas não é. Quanto maior o crank menor a força necessaria para girar a pedaleira, no entanto perde se na rotacao. Isto é para a mesma força aplicada menor a rotação. Ciclistas de pista, triatlo usam cranks bem curtos. Usem a medida para as vossas pernas é o resto é conversa.
 

pquartin

Member
valer a pena é voçe ficar com a sua, pois só vai gastar dinheiro para sacar umas gramas...~
de resto a 105 tem maior rigidez( e maior peso tambem) ganho real de andamento vai ser zero.
mas vale a pena investir numas boas rodas... ou coisa do genero.
O tamanho do pedaleiro tem mais haver com habituação do que qualquer outra coisa pois de 170 a 175 não nota-se grande diferença, falo por mim que já usei os 3 tamanhos em diferentes bikes.
mas tambem há estudos que comprovam.
abraço
Boas,
A minha pedaleira não é 105, mas sim sram s350.
Iniciei o tópico com a dúvida se vale a pena trocar para carbono.
As rodas foram trocadas lgo na compra por umas mavic ksyrium elite.
 

João Costa

New Member
Era bom que assim fosse mas não é. Quanto maior o crank menor a força necessaria para girar a pedaleira, no entanto perde se na rotacao. Isto é para a mesma força aplicada menor a rotação. Ciclistas de pista, triatlo usam cranks bem curtos. Usem a medida para as vossas pernas é o resto é conversa.

Mas e qual é o problema? se tem de fazer menos rotações, a cadência é mais baixa para a mesma velocidade, logo não precisa de dispender tanta energia para a mesma velocidade, logo vai esta mais "fresco" durante mais tempo.

Não vejo desvantagens....

Só é preciso ter em atenção ao gosto pessoal e á questão da biomecânica. no caso do pquartin foi-lhe aconselhado e parece-me que com sensatez nao ultrapassar os 172,5 de crank
 

joaolucio

New Member
Há aí algo que não parece bater certo. Que cranks maiores levam a uma menor força necessária, é perfeitamente lógico. Mas então, para a mesma força, a rotação será maior. Já a relação entre cadência e velocidade é a mesma.
 

joao.ads

Well-Known Member
Há aí algo que não parece bater certo. Que cranks maiores levam a uma menor força necessária, é perfeitamente lógico. Mas então, para a mesma força, a rotação será maior. Já a relação entre cadência e velocidade é a mesma.

yeap, mesma força com maior alavanca (crank) produz mais binário. Portanto produzes a mesma rotação com menor força. Logo nem é preciso fazer muitas contas para se perceber que mantendo a força aumentamos o binário e como tal aumentamos a rotação.
Não é uma diferença muito significativa mas anda em redor de 1% entre cada 2,5 mm.
 

pquartin

Member
yeap, mesma força com maior alavanca (crank) produz mais binário. Portanto produzes a mesma rotação com menor força. Logo nem é preciso fazer muitas contas para se perceber que mantendo a força aumentamos o binário e como tal aumentamos a rotação.
Não é uma diferença muito significativa mas anda em redor de 1% entre cada 2,5 mm.
Obrigado joao,
O upgrade esta decidido, vou esperar que apareca um bom negocio.
 

pquartin

Member
Finalmente o bom negócio apareceu :)
Consegui o SRAM Force Compact 50/34 de 172,5 mm por 143€ (inclui portes e BB).
Já vem a caminho.
Quando estiver montado coloco fotos.
 

pquartin

Member
Isso é material novo ? Por este preço mandava vir uma para mim imediatamente...

Sim, comprei na kompressor ontem, estavam com 40% de desconto em várias marcas, entre elas sram e shimano.
O código da promoção era 40OFF, experimenta se ainda está válido.
 

pquartin

Member
doqi.jpg
 
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