Mas pessoal, vamos la ver uma coisa...
Estamos a falar e a comparar 2 coisas aqui completamente diferentes, uma coisa e o sworks cgr outra coisa e o vcls...
O sistema sworks cgr e um sistema de absorcao de impacto, um estilo de suspensao derivado ao composto carbonico em forma de z que causa um efeito de mola, efeito esse mola, fictitio, Mas que sem duvida funciona, funciona que e um sistema de torsao da compositors que faz com que Haja alguma flexibilidade do mesmo relativamente ao embate, Assim como o sistema zertZ tambem da specialized e como o isospeed da trek, onda da pinarello, save plus micro nas cannondale supersix etc...por exemplo, entre outros etc...etc..
No entanto, o sistema vcls, nao e um sistema de mola fictitio, nem de amortecimento de embate, e sim um sistema criado sobre forma a diminuir as vibracoes das irregularidades da Estrada, basta ver a forma como foi construido a abertura do mesmo permite distribuir as vibracoes da mesma, por 2 canais, em vez de 1, tendo a parte central como principal dissipacao das mesmas sob forma de quando chegarem ao selim elas se dissiparem o mais possivel... Durante o processo, e sem o toque final, que tem o sworks cgr de amortecimento...Aqui neste caso do vcls um sistema identico ao das cannondale synapse chamado power piramide inseridas no quadro junto a bottom bracket....
Estamos a falar em Ambos de energias e de capacidade de cada um tem de as absorver, Mas um amortece... O outro nao... O outro dissipa, expulsa, da mesma forma como faz o carbono, naturalnente, Mas o tipo de construcao utilizado em abertura do mesmo faz com que esse processo natural da dissipacao de energia do carbono seja mais acelerado do que num espigao em carbono normal, o cgr fara isso obviamente como sendo um composto de carbono, Mas tem o beneficio da suspensao, la esta mola ficticia, Mas que funciona...
Portanto Rene, para ciclocross e estradao, etc...etc.. Acho que tiras muito mais partido e beneficio do cgr, do que propriamente o vcls...Isto porque a capacidade de amortecimento que tens ai, nao vais ter no outro e para offroad e importante...Mas tambem e utilizado no Paris Roubaix... Por exemplo...
Agora o contrario e que nao...
Para quem andar em Estrada e em paralelo, o mais provavel e beneficiar mais do sistema vcls, porque tem a capacidade de absorcao da vibracao, sem perder o efeito balanco que afeta na velocidade que provem de uma suspensao da mola ficticia...
E nao... Eu com este, em offroad, nao me atrevia, Mas com o cgr, ja e o ideal...
Sao coisas completamente diferentes...
Este ultimo da trigon, nunca me convenceu, nao so pelo aspecto da coisa, Mas por me fazer lembrar um Dildo daqueles todos modernos e todos sofisticados...
o que eu chamo de dildo aerodinamica, aero dildo...lol hehehehe lol
A Fsa tambem tem um com suspensao, Mas suspensao mesmo... Compressao de Ar... Mas esse e mais raro de encontrar, embora conheco quem tenha...
Grande abraco...