Ora então, aproveitando a onda, cá vai mais uma!
On-One Dirty Disco
A origem da compra:
Quando tive conhecimento do "movimento gravel", se é assim que podemos chamar, através de uma reportagem à edição de 2014 do Dirty Kanza 200, achei muito interessante e digamos...adequado à minha personalidade e de estar no ciclismo uma bicicleta de estrada allroad.
Vivo nas Caldas da Rainha há 8 anos. E durante o tempo que aqui estou, nos milhares de kms que já fiz de btt e estrada, sempre constatei que esta zona tem centenas de km´s de estradão. Aborrecidos para BTT e impossíveis para uma pura estradista. Um ex-libris para o gravel.
Então achei que tinha uma bicicleta de btt a mais (por sinal também uma On-One) e apostei numa gravel bike. Achei que tinha tudo a ver comigo. E tinha!
Objectivo? "Esgalhar" por esses estradões fora, tornando as voltas de estrada diferentes e divertidas.
Apesar de ser apresentada como bike ciclocross (tem pormenores típicos de uma bicicleta de ciclocross), não quis fazer uma montagem pura para esse fim.
Também não quis, de início, fazer um grande investimento. Queria primeiro testar com algo mais em conta. Comprei o quadro numa promoção na Planet X, comprei o grupo Ultegra e as rodas. O restante já tinha. E já é bem bom!
Ficou com uma montagem sóbria e pelos vistos...resistente.
Peso actual: 8670gr. com pedais, suporte de bidon, de bomba e de GPS.
A rolar desde o início de Março, tem actualmente 1460 km´s.
Sem me alongar muito, tenho gostado muito. Tenho usado e abusado nela e até agora, sem contar com 2 ou 3 furos, tudo funciona na perfeição.
Comecei com pneus 32c mas com o tempo seco, com o tipo de estradões (compactos) e para encontrar um bom compromisso alcatrão/terra mudei para 28c e não me arrependi. 30c seria o ideal mas a oferta é escassa e a que há, é cara.
De inverno terei que montar algo com taco. Logo vejo. Em princípio será uns Continental 35mm que já tenho.
Mudei a cassete de 11-28 para 11-32, que isto por aqui não é tudo plano.
Ao longo destes meses já lhe fiz algumas mudanças, quase todas a nível estético.
Componentes:
Quadro e forqueta On-One Dirty Disco
Caixa de direcção Prototype
Transmissão Ultegra 6800 50/34, com cassete 11-32.
Desviador frente é um CX70, top pull.
Rodas Fun Works (aros e cubos)
Pneus Continental Ultra Sport 700x28 (700x29,5mm, medido com um paquímetro ) com câmaras de ar s/ liquido.
Selim carbono chinoca (algo a mudar mais para a frente)
Espigão selim Bontrager Race X Lite ACC
Avanço 3T
Guiador FSA Omega, compact, 44cm
Travões Shimano CX77 com discos Avid HS1
Pedais XTR980
Deixo aqui algumas fotos dela actualmente. Fresquinhas, tiradas hoje após uma pequena revisão.
Vamos pedalando!
On-One Dirty Disco
A origem da compra:
Quando tive conhecimento do "movimento gravel", se é assim que podemos chamar, através de uma reportagem à edição de 2014 do Dirty Kanza 200, achei muito interessante e digamos...adequado à minha personalidade e de estar no ciclismo uma bicicleta de estrada allroad.
Vivo nas Caldas da Rainha há 8 anos. E durante o tempo que aqui estou, nos milhares de kms que já fiz de btt e estrada, sempre constatei que esta zona tem centenas de km´s de estradão. Aborrecidos para BTT e impossíveis para uma pura estradista. Um ex-libris para o gravel.
Então achei que tinha uma bicicleta de btt a mais (por sinal também uma On-One) e apostei numa gravel bike. Achei que tinha tudo a ver comigo. E tinha!
Objectivo? "Esgalhar" por esses estradões fora, tornando as voltas de estrada diferentes e divertidas.
Apesar de ser apresentada como bike ciclocross (tem pormenores típicos de uma bicicleta de ciclocross), não quis fazer uma montagem pura para esse fim.
Também não quis, de início, fazer um grande investimento. Queria primeiro testar com algo mais em conta. Comprei o quadro numa promoção na Planet X, comprei o grupo Ultegra e as rodas. O restante já tinha. E já é bem bom!
Ficou com uma montagem sóbria e pelos vistos...resistente.
Peso actual: 8670gr. com pedais, suporte de bidon, de bomba e de GPS.
A rolar desde o início de Março, tem actualmente 1460 km´s.
Sem me alongar muito, tenho gostado muito. Tenho usado e abusado nela e até agora, sem contar com 2 ou 3 furos, tudo funciona na perfeição.
Comecei com pneus 32c mas com o tempo seco, com o tipo de estradões (compactos) e para encontrar um bom compromisso alcatrão/terra mudei para 28c e não me arrependi. 30c seria o ideal mas a oferta é escassa e a que há, é cara.
De inverno terei que montar algo com taco. Logo vejo. Em princípio será uns Continental 35mm que já tenho.
Mudei a cassete de 11-28 para 11-32, que isto por aqui não é tudo plano.
Ao longo destes meses já lhe fiz algumas mudanças, quase todas a nível estético.
Componentes:
Quadro e forqueta On-One Dirty Disco
Caixa de direcção Prototype
Transmissão Ultegra 6800 50/34, com cassete 11-32.
Desviador frente é um CX70, top pull.
Rodas Fun Works (aros e cubos)
Pneus Continental Ultra Sport 700x28 (700x29,5mm, medido com um paquímetro ) com câmaras de ar s/ liquido.
Selim carbono chinoca (algo a mudar mais para a frente)
Espigão selim Bontrager Race X Lite ACC
Avanço 3T
Guiador FSA Omega, compact, 44cm
Travões Shimano CX77 com discos Avid HS1
Pedais XTR980
Deixo aqui algumas fotos dela actualmente. Fresquinhas, tiradas hoje após uma pequena revisão.
Vamos pedalando!