Já tenho bicicleta há cerca de uma semana, dei umas voltas para testar antes de abrir aqui o tópico.
Sábado dia 1 fui então buscá-la, todo entusiamado. Ainda consegui dar uma volta nesse dia.
Fui com amigos, mas as minhas pernas estavam muito fracas por ter andado a fazer agachamentos uns dias antes para evitar estar parado, enquanto esperava pela bike.
A volta ficou pelos 44 km em que um dos meus amigos teve a infeliz ideia de ir fazer a subida da pena. Eu com poucas pernas la fui na mesma, aguentei-me mas estava exausto.
https://www.strava.com/activities/1062783476
Segunda-feira - 25km -
https://www.strava.com/activities/1066119182
Como as pernas ainda estavam mal tratadas fui tentar fazer uma volta de recuperação. Só que a meio caminho estava-me a entusiasmar com a bike nova e acabei por esforçar um bocado mais.
Terça - 34 km -
https://www.strava.com/activities/1067752321
Decidi dar uma volta curta aqui num pequeno percurso perto de casa que tem umas subidas chatas. Mais uma vez ia demasiado entusiasmado e tentei fazer o percurso à campeão. Era para dar duas voltas mas acabei por dar uma e desviar mais um pouco. Quando estava a voltar tive um furo, espetou-se um clip no pneu...
Quarta - 19 km -
https://www.strava.com/activities/1069340289
Tinha ideias de ir subir até à pena, mas como o vento que levei logo no focinho vi logo que não estava com pernas para isso. Acabei por so dar uma volta a Sintra e voltar a casa. Vacilei nesse dia.
Sexta - 32 km -
https://www.strava.com/activities/1071508591
Como na quinta decidi fazer um dia de descanso e durante a tarde não ia poder treinar, decidi ir treinar de manha. Levantar as 6, comer uma banana uma barrita e um cafe e ir mexer as pernas 1 hora antes de ir para o trabalho. Fui treinar uns sprints na recta da granja, algo que já tinha feito antes. Fiz um aquecimento de 15 min e depois 5 sprints de pé durante o tempo que desse, deve ter rondado os 20s. A minha velocidade máxima aqui foram os 46 km/h o que me surpreendeu um pouco pela negativa uma vez que com a minha btwin já tinha conseguido fazer sprint a 50 km/h e aguentado durante mais. Isto mostrou-me aquilo que muitos dizem, que o peso e a bicicleta não são tudo e que o mais importante são pernas. De qualquer das formas na minha btwin nunca tinha feito tantos dias seguidos de treino como desta vez nem me lembro como estava o vento. Não que isto sirva de desculpa, mas sim como referência.
Domingo - volta a solo maior, 60 km -
https://www.strava.com/activities/1075741328
Prometi a mim mesmo que tinha de acabar a semana com uma volta maior para ver como me sentia. Depois de ver o tour lá fui eu. Com o plano de ir até à Ericeira e voltar até Sintra. Estava bastante vento na ida para lá o que me cansou um pouco, mas a voltar já consegui manter um ritmo mais controlado. Basicamente com a bike nova acabei por fazer melhores tempos na maior parte dos segmentos o que me deixou bastante satisfeito. A parte mais negativa é que percebi que o meu selim ainda não esta bem ajustado porque fiquei com algum desconforto nas partes baixas ao fim de pouco tempo. Não me sinto amassado mas fico sempre com (sempre n)uma zona específica com tipo borbulha muito sensível que dá bastante dor. Creio que mesmo que queria ir andar amanha que não vá estar confortável.
Portanto resumo da primeira semana. É indiscutível que a nova bicicleta é melhor, é mais rápida sim mas no fundo o esforço que acabo por fazer é ainda maior que aquele que fazia na btwin. Digo isto com base naquilo que senti e na média dos batimentos. Creio que o que tenho mais que melhorar é mesmo a gestão de esforço para não ir logo à maluca e gastar as energias todas.