• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

O Jorze vai treinar

Jorze30

Well-Known Member
Resumo da semana

Era para começar um plano do Traineroad mas com o trabalho extra, poucas horas dormidas e cansaço acabei por nao o fazer.
Fiz dois treinos no TT, que eram os do plano
https://www.strava.com/activities/1224404480
https://www.strava.com/activities/1227385412
Estou a gostar bastante do TT, cada treino que faço, no fim ao sentir o esforço que foi feito, parece que já ganhei com isso

No fds troquei o selim para o original da giant e pareco ficar melhor que o SMP, o da giant nao me da sensacao de desconforto e de fricação, so fiquei com um pequeno amasso, mas isso tbm porque ja n o usava a uns tempos e é bem diferente.
Sábado volta por Sintra https://www.strava.com/activities/1229498498 As pernas responderam sempre bem, ia sempre no meu ritmo nas subidas e ate geri bem o esforço, acabei por bater alguns PRs
Domingo volta Saloia https://www.strava.com/activities/1231303452 Mais um dia para esvaziar o tanque de energia, sempre a tentar acompanhar o Flavio nas subidas, ali a cozer e bem, e acho que nao foi nada mau o resultado. Os Tom Tom hoje ficou estupido e decidiu nao detetar os sensores. Uma pena pois queria ver os meus bpms durante a volta durante as subidas.

Nota tirar 400 de acumulado nas duas voltas, o Tom Tom anda maluco

No geral sinto uma grande evolução de há 3 meses para agora, em todos os aspectos, rolar no plano, gerir esforço na volta, força, voltas de esforço maior em dias seguidos, maiores acumulados.

Agora vou iniciar o plano no TR. Se tudo correr bem, o fim do plano coincide com o Tróia-Sagres, o que vai ser um bom teste.
 

Jorze30

Well-Known Member
Depois de mais de 2 meses fora do meu tópico, cá estou eu de volta.

Decidi seguir um plano no trainer road e portanto achei que não faria sentido estar a fazer um post para cada treino.

Fui por um "Build phase - Sustained power build" de 8 semanas, mid volume - 5 treinos com 6.9h/semana o que na altura pareceu fazer mais sentido para mim, e isto serviu como treino para o Tróia-Sagres. Comecei com um teste de FTP que deu 241.

Gostei do plano, dos diferentes treinos. Em certos treinos, devido à intensidade realmente sentia que ia receber algo em troca, pelo esforço. Apanhei de tudo acho eu, series de 3 min VO2 max, series de 5, 10, 15 min.

Treinos que mais me custaram - https://www.strava.com/activities/1286449749

Já no final do treino cheguei a fazer série de over under de 12 min, o que ao inicio não achei que chegasse a fazer tão cedo.

A quarta semana era de "descanso", alguns treinos foram um tédio e no ultimo da semana substitui o treino de 2h indoor por uma volta de grupo https://www.strava.com/activities/1270658313 Aqui senti-me realmente bem e vi bem os efeitos do treinos, fiz a volta sempre na frente, e mesmo no final de 130 km ainda tinha pernas para fazer umas arrancadas em alguma subidas pequenas o que achei incrivel.

O pior desta volta é que o que vinha no plano a seguir era um novo teste de FTP. Nao tinha recuparado ainda o suficiente e notei isso logo no inicio do teste, que nao estava a 100%. Ainda assim, no novo teste o FTP subiu para os 248W. Pouco mas ainda assim superior.

O resto do plano teve treinos que para mim eram mais complicados, intensos, etc.

Acabei por fazer as 7 semanas de treino em 8 semanas, isto por diversas razões, atrasos, etc.

Mais uma vez substitui o ultimo treino da semana 7 por uma volta na rua, para meter kms e preparar para o Tróia-Sagres https://www.strava.com/activities/1309466376 Uma volta que começou bem mas no fim ja estava bastante cansado, isto também pelos 4 treinos que tive indoor ainda nessa semana.

A semana 8 do treino era "descanso", mas acabei por nao fazer treino nenhum por falta de tempo e oportunidade.

No Sábado dia 15 lá fui eu então ao Tróia-sagres https://www.strava.com/activities/1316128819 https://www.strava.com/activities/1315881536

Fica aqui o relato:
. O objectivo era chegar ao fim mas não queria andar perdido, queria manter-me no grupo em que me inscrevi, e claro isso já requer algum caparro. Juntei-me ao grupo do bike nutrition shop, para garantir o meu regresso num autocarro.

Fui no primeiro ferry, um friozinho logo pela manha, como queriamos ir juntar aqui a malta do forum, nao arrancamos com nenhum grupo, fomos andando, de grupo em grupo, isto fez com que os primeiros 30 kms tivessem muitas arrancadas e mudanças de ritmo etc. Ao fim de mais uns poucos kms o nosso pequeno grupo acabou por se separar (sorry @Carolina), eu e o camarada Rogerio fomos juntos, arranjamos um pequeno grupo e fui no ritmo bastante alto, o que me preocupou porque sabia que a gestão de esforço não estava a ser a melhor e ia comprometer bastante. Aos 80 kms a primeira paragens, e aqui tivemos sorte pois encontramos o grupo da loja. Comeu-se, bebeu-se e descansou-se mas pouco, e arrancamos de novo mas com o grupo grande. Ao início muito tranquilo, velocidade alta, pouco esforço, achei que era uma maravilha, mas aos 100km a malta aumentou o ritmo e bem, e houve alturas quase sufocantes, com malta a queixar que se continuasse assim o grupo ia partir todo. Eu lá me aguentei, mas comecei a pensar que se ia ainda a meio caminho que ia ter dificuldade, mas lá por volta dos 130 o ritmo ja tinha baixado de novo. Senti uma grande facilidade nas subidas em geral, metia o meu ritmo, e conseguia ir bem que nao tinha grandes diferenças no pulso, e acabava sempre por subir no grupo. Tirando isso, já começava a contar os kms para a próxima paragem pois precisava de descansar e dar uma valente mija, mas não podia parar e perder o grupo, portanto lá continuei. Aos 146 km chegou a pausa, e que bem, porque pensava que era aos 160km. Deu tempo para descansar mas já sentia as pernas bem inchadas, mas pensava: vá já só faltam 50km! Estava quase, mas onde estava mal era no selim, muito mal mesmo, terá que ser trocado. Arranquei de novo em grupo, mais uma vez o ritmo ia variando muito, e quando era alto cada vez sentia mais a pernas a dar de si. Numa certa altura quase cai e sei que assutei bastantes no grupo, numa rotunda ao curvar vi que estavam pedras soltas e pensei que pudesse escorregar entao abrandei e nao fiz bem a curva, resultado quase que fui ao rail da estrada e me metia numa cova. Felizmente nada correu mal, mas podia ter sido evitado, principiante... Lá mais para o fim, o grupo aumentou o ritmo mais um vez , nas ultimas subidas, e eu como estava mais para trás acabei por sofrer, por duas vezes tive que me colar a alguem para fechar o espaço e continuar no grupo da frente. Da terceira vez, a pessoa que ia a seguir nao conseguiu fechar o espaço e eu no limite do esforço quebrei, caibra nas duas pernas. Encostei , bebi agua, faltavam já só 20 km e acabei sozinho, ainda passei num pequeno grupo que ia fazer 300 km, ja vinha de bem longe.

E assim acabou, a verdade é que não foi bem um passeio, foi um grande treino, claro que aproveitei. Queria ir num grupo e quase que consegui, mas para mim foi uma vitória fazer 200km naquele ritmo. Para o ano se tudo correr bem, la estarei de novo.

Tirei mais uma semana de descanso e era para fazer um novo teste de FTP e experimentar o Zwift, mas devido a problemas técnico não o consegui fazer e fica adiado para O inicio do proximo ano.

Este ano vou também tentar fazer o Rapha 500, comecei hoje numa volta que apanhou bastante vento frontal https://www.strava.com/activities/1325578143

Já a pensar no inicio do próximo ano, em princípio vou participar no contra relogio de equipas de Samora Correia e estou a pensar fazer também o Tróia-Foia com o mesmo grupo com que fui no Tróia-Sagres.
 

Jorze30

Well-Known Member
Rapha festive 500 falhado

24 - 55 km https://www.strava.com/activities/1325578143
25 - 29 km https://www.strava.com/activities/1326667234
26 - 52 km https://www.strava.com/activities/1327779299
27 - Descanso forçado por causa de desconforto com o selim
28 - 38 km https://www.strava.com/activities/1330265608
29 - 58 km https://www.strava.com/activities/1331735511

Dia 30 e 31 acabei por não pedalar por causa da passagem de ano.

Foi um objectivo não cumprido. Agora que voltei à rua vejo que as minhas voltas devem continuar com os mesmo kms, a diferença é que agora não consigo ir a um ritmo baixo, vou sempre em ritmo alto, é como se não conseguisse andar devagar. Portanto andar a este ritmo ao fim de 2 horas acabo por ter bastante desgaste fisico. Ainda por cima nos primeiros dias estava bastante vento o que, a pedalar sozinho, tem tambem os seus efeitos. No dia 26 ainda fui com um amigo num passeio, e aí os 50 km custaram pouco. Se tivesse mais voltas assim penso que os 500 km seriam mais facilmente alcançaveis Agora fazer tudo sozinho, acho que ainda nao tenho pernas para isso.

Para o ano o objectivo continuará lá.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Tenta alterar para mais curtas as mais intensas e o mais difícil, alongar algumas em ritmo mais lento, com o tempo começas a encontrar ritmo para as mais longas
 

Jorze30

Well-Known Member
Tenta alterar para mais curtas as mais intensas e o mais difícil, alongar algumas em ritmo mais lento, com o tempo começas a encontrar ritmo para as mais longas

A questão é que as curtas as vezes tornam-se mais longas, e as mais longas passam a mais curtas.

O problema é ecnontrar um "ritmo lento"
 

zorza

Well-Known Member
A questão é que as curtas as vezes tornam-se mais longas, e as mais longas passam a mais curtas.

O problema é ecnontrar um "ritmo lento"
Tens de encarar o ritmo lento com um desafio.. Costumo fazer isso a controlar a pulsação: Do género, deixa ver se consigo ficar abaixo das 130bom nesta subida!! ou algo do género!! tens de criar um desafio para o lento.. Se for andar lento por andar, é impossível! as pernas querem ir mais rápido!!!

Zorza
 

Gandartista

Well-Known Member
acho que o teu problema é falta de ritmo na estrada...estás habituado ao rolo (seguir um plano treino XPTO) em que maior parte das vezes já se sabe que no rolo são voltas curtas e intensas, depois falta-te o "feeling" de andar na estrada..controlar o "pace" etc...e como vais sem um plano vais à morte e depois estás a dar o berro.
Não tenhas medo de ir mais pra estrada, dá-lhe km´s e tenta encontrar o teu ritmo.
 

cutkiller

Well-Known Member
Não tenhas medo de ir mais pra estrada, dá-lhe km´s e tenta encontrar o teu ritmo.

Eu aprendi isso desde que comprei o GPS com banda cardiaca.. tento andar na volta sempre abaixo dos 135bpm.. Só quando a estrada empina é que "panico" mais um bocado obviamente. mas tento nunca passar dos 160/165.
É importante o coração andar em zonas de "conforto" mais adequadas se queres fazer mais kms...
Isso e alimentar o corpo!

Mas este "remédio" pode não ser igual para todos!
 

Jorze30

Well-Known Member
Mais uma actualização dos treinos:

Tenho deixado o rolo por completo, arranjei um parceiro de treino que puxa por mim em voltas depois do trabalho durante a semana e deverei continuar assim ate acabar o mês.

2 Jan - https://www.strava.com/activities/1338052124 Fui fazer umas subidas para Sintra, duas vezes a subida da pena e depois segui mais um pouco. Ao parar fazer uma pausa para beber agua e inverter a marcha passa outro ciclista por mim. Estranhei por ser aquela hora, numa zona sem qualquer luz, outro maluco como eu. Acabei por ir atrás dele. Apanhei-o, fomos a conversa e fizemos o resto da volta juntos.

4 Jan - https://www.strava.com/activities/1341087747 Uma volta a solo, ja nem me lembro como foi

7 Jan - https://www.strava.com/activities/1345590666 Uma estreia no Monsanto, mas desde cedo que vi que nao estava a 100%, pelo que custou um bom bocado e na volta para casa, com um vento enorme de frente e a subir, acabei por chamar o reboque

8 Jan - https://www.strava.com/activities/1347598530 Uma nova volta com o companheiro de treino, mas fomos em ritmo baixo, era apenas um passeio e numa zona com pouca luz e na conversa, acabei por confundir um passeio com uma faixa de estrada e fui ao chão. Nada de aparatoso, acabei por rasgar um casaco que me tinha sido oferecido no natal e que gostava muito, na bicicleta apenas uma manete ficou afetada e foi depois ao mecânico.

11 Jan - https://www.strava.com/activities/1352441412 Já com a bike de volto, novo treino noturno com companhia, ele a puxar a maior parte do tempo e a tentar aguentar o ritmo. Um bom treino

13 Jan - https://www.strava.com/activities/1354932330 Reconhecimento do percurso de Samora Correio. Um arranque muito forte ao inicio, com cada um a puxar a sua maneira o que desgastou bastante.

Os restantes dois treinos da semana foi mais uma vez com o companheiro de treino. Foi de certa moda a preparar para o TTT, com ele a puxar e bem e eu mais uma vez a aguentar o ritmo. No plano ainda safa , mas nas subidas curtas é o mais complciado com ele a mandar arrancadas.

15 Jan https://www.strava.com/activities/1359186929

18 Jan https://www.strava.com/activities/1363791855

A intensidade foi muito alta, o que acaba por ser sempre um grande treino para mim. O power estimado vai aumentando lentamente, e neste momento o meu objectivo é conseguir voltas com media estimada de 200W.

Os dois dias a seguir foram recuperação para a prova de Domingo
https://www.strava.com/activities/1365084863
https://www.strava.com/activities/1366094207

21 Jan - Contra relógio de equipa https://www.strava.com/activities/1367976107
Comecou bastante bem, bom ritmo, controlado, boa comunicação, conseguia gerir bem o meu esforço. Mas infelizmente numa lomba parti um raio da roda de trás. Fiquei chateado mas também com muita pena por acabar ali assim. Ainda por cima ser a minha unica prova por cá, visto que vou viver para fora para o próximo mês.

Até lá vai ser continuar a treinar de semana, na rua
 
Top Bottom