• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

O "Elo" mais fraco vai perdendo cada vez mais.

joao.ads

Well-Known Member
ainda ontem um Renault Clio de matricula 55-87-TT com uma histerica ao volante, businava atras de mim na marginal na parede por eu ter o atrevimento de me deslocar no alcatrão a 35 km/h.

Infelizmente conseguio arrancar no semaforo de São Pedro antes de eu lá chegar
 

klaser

Well-Known Member
Eu vou dar um testemunho um pouco ao contrário..podem chamar-me louco....Tenho andado na estrada à noite umas boas 4 vezes por semana.Sem facilitar,luzes à frente e atrás obviamente,casaco cor amarelo-limão com faixas refletoras nos braços,costas...calças iguais,com refletores...Na parte de trás da sapatilha e no capacete.Ou seja,torna-se muito visível para os carros não só as luzes mas todo o contorno do nosso corpo.
Não sei se é pelo grande número de praticantes de ciclismo (estrada e BTT) que aqui na região atualmente contém,mas posso dizer que nas minhas incursões noturnas sou normalmente respeitado por 98% dos condutores...Claro que basta uma besta destas incluída nos 2% para te aleijar ou matar,eu sei,mas normalmente me sinto seguro na estrada,adotando uma condução extremamente defensiva.
Um carro parado à direita já conto que vai arrancar sem dar pisca ou abrir a porta.....Se há uma entrada à direita e há um carro a passar-me à esquerda,conto ele cortar-me à frente sem dar pisca...Os carros têm sempre prioridade,mesmo quando não têm,reduz a velocidade em qualquer cruzamentos com veículos e confere 3 vezes que o outro condutor efetivamente viu-te e vai ceder a passagem...
Nunca andar muito perto da linha (nem falo em berma pq 90% das estradas não têm algo digno deste nome) simplesmente porque os condutores até nem querem te atropelar (nem que seja para não estragar o rico carro),mas não gostam de ter de esperar ou perder velocidade.Estando muito perto da linha da direita,eles sempre acham que têm espaço para ultrapassar,nem todos calculam bem aí surgem as tangentes ou mesmo os toques/atropelamentos....Isso também verifica-se quando começam a ultrapassar sem ver se vem carros no sentido contrário e,depois no meio da ultrapassagem,surge outro veículo,obviamente que vão chegar-se à direita e apertar o ciclista,não vão colidir de frente com o outro carro....
Quando sento um carro atrás e pela minha melhor visão vejo outro carro a vir no sentido contrário,situação que não permite ultrapassagem,aí sim que devemos chegar um nada mais para esquerda,para ocupar mais a via e obrigar o condutor de trás a reduzir a velocidade,pois ele não tem espaço para passar na via dele,é obrigado a realizar uma ultrapassagem normal,sempre requerendo mais cuidado...No momento que não vier mais carros no sentido contrário é chegar-se novamente para à direita e até sinalizar com a mão,facilitando então a vida ao condutor do carro....
Evidente que como disse acima,sempre podemos apanhar com uma besta assassina e aí só a sorte mesmo nos safa....
Nos domingos de dia,noto muito mais bestas na estrada....condutores nervosos,que para ir à missa no seu mercedes demonstram uma agressividade anormal....Deve ser por causa da barriga,do diabetes que lhes corre no sangue,com aquela "caibrada" que já não dão faz tempo e sobe-lhes para o cérebro,ataque de insulina que o corpo é submetido depois daquelas almoçaradas exageradas e cheia de doces com o quádruplo das calorias que um ser humano normal necessita...não sei...
 

caliman67

New Member
klaser,boa noite

como já disse anteriormente também ando bem sinalizado...minha parte e consciência estão tranquilo

porém a estrada acontece de tudo...

boas pedaladas
 

joaolucio

New Member
Concordo a 100% com o klaser. Sempre que ando à noite sinto-me mais seguro que durante o dia, porque vou bem sinalizado e os carros vêem-me com maior antecedência. Foi por isso que passei a usar luzes mesmo de dia.
 

pratoni

Well-Known Member
eu no carro também uso luzes durante o dia.

Na bicicleta nunca o fiz porque não me parece que a luz da bicicleta seja suficiente (em tamanho) num ambiente com luz natural...

Em chuva sim, uso.

Mas tenho que pensar nisso...
 

joaolucio

New Member
Tudo depende das luzes que usamos. Aqueles LED mais baratos não têm grande visibilidade durante o dia, mas luzes mais potentes vêem-se bastante bem.
 
Top