Relativamente à estética não me pronuncio, dado que varia de pessoa para pessoa, mas atendendo aos Designers à cultura de marketing que por cá existe (ganhando vários prémios internacionais), creio que é uma questão de tempo ou arranjar a pessoa certa para atingir um consenso geral.
Quanto ao "made in Portugal"
Creio que não estarei a mentir se escrever que 95% das bicicletas comercializadas e com séries superiores a 200 unidades/ano, são fabricadas por pessoas com olhos em bico.
Não que seja prenuncio de terem qualidade inferior, é apenas constatar um facto.
Relativamente a marcas nacionais, é sempre bom termos algo "nosso", nem que seja o "nosso" - a montagem e a pintura (até porque montar tem muitos mais truques do que muitos julgam ser possível numa coisa tão simples como uma bicicleta).
Não posso é estar minimamente de acordo é com isto:
não temos em Portugal a experiência nem o know-how, savoir-faire, da empresa que contratei, nem condição de as criar numa primeira fase( falta mão de obra especializada, maquinas) e dinheiro para as criar, no meu caso.
Com certeza que desconhece o conhecimento que existe hoje em dia, no nosso Portugal sobre compósitos.
Esse conhecimento não é aplicado em bicicletas pelo simples facto de não possuir os volumes de negócio que outros negócios permitem e daí não termos bikes "made in Portugal".
E diga-se abono da verdade que muitas das vezes, não é possível aplicar o conhecimento adquirido numa bicicleta (comercialmente falando), por violar n+1 patentes e quem o fizer pode ainda ser culpado de espionagem industrial.
Mas assim por alto, temos marcas como Nelo, para mostrar que o Made In Portugal é algo de qualidade (grande qualidade) -
http://www.mar-kayaks.pt/
Embora pareça "low-tech", os resultados obtidos dão provas do que são capazes
Pessoalmente creio que para ver estampado "MADE IN PORTUGAL" em bicicletas (sem ser da Decatlon), acredito mais em materiais menos "comerciais" (presentemente) como o aço, alumínio (Valdmiro) e claro titânio.
Espero que a fábrica com que trabalham, vos envolvam num futuro próximo, em modelos vindouros (que é o que fazem maior parte das fábricas).
Neste momento, aguardo com alguma expectativa os valores de bicicletas completas, que poderão ser interessantes atendendo a feroz concorrência que existe (Canyon/Radon/Cube/etc...)
Boa sorte, e que saem bem neste mundo!