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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
A discussão da tipologia de bicicleta para o subsídio é a coisa mais estúpida que pode existir, é surreal. Então mas alguém para o subsídio ao carro elétrico, que só por acaso em valor absoluto é bem mais elevado, discute se o tesla de 60.000€ é para fazer casa-trabalho ou é para lazer? Ou vamos fazer igual e só atribuir o subsídio a ZOE's e afins...
Eu faço casa-trabalho desde 2011 e sempre utilizei bicicleta de estrada ou btt. Aliás neste momento tenho uma bike de btt "artilhada" com 2 cadeiras para os putos para o caminho casa-creche.
Tal como o subsidio para compra de carro elétrico não vai parar a quem dele precisa e não comprara carro elétrico tão depressa, novo então só ver
 

fernandes_85

Well-Known Member
Sejamos pragmáticos, o público-alvo para esse incentivo à compra de bicicletas são as pessoas que ainda não têm bicicleta. Quem, como nós, já anda de bicicleta, não precisa do incentivo pois já tem bicicleta. Tem lógica?

Tem lógica que não precisemos em parte. Diria que para nós os incentivos/apoios devem ser desenhados para os custos de manutenção (com a dedução em sede de IRS por exemplo) ou com o apoio na compra de material como o exemplo do @Velhadas . Nos últimos tempos para poder levar os miúdos diariamente à creche comprou-se cadeiras e capacetes. Mais uma vez o Estado fica a ganhar: se eu comprar um carro elétrico para pôr os miúdos à creche o Estado gastou 3.000€. Se for de bicicleta neste caso gastou 0€, mas se gastasse 50-100€, julgo que o resultado final era sempre muito melhor. Uma coisa que não comprei e com apoio compraria seria aquele reboque que seria muito útil em dias de chuva. Assim nesses dias lá vai mais um carro circular na selva urbana.

Em relação a quem vai comprar, acho um erro crasso limitar o apoio à tipologia da bicicleta. Bicicleta é bicicleta ponto. Até se pode comprar uma de contra relogio de 10.000€ que o apoio do Estado tendo um tecto máximo de 300€ (creio) é um não assunto. Recordo-me perfeitamente de quando comprei a minha 1a bicicleta como adulto: Canyon BTT roda 26'' por 999€. Na altura um grande investimento que ponderei bastante. Optei pela btt porque me dava maior flexibilidade para fazer casa-trabalho ou andar a passear por ai caso não me adaptasse ou conseguisse conciliar no dia-a-dia. Assim ia sempre rentabilizar minimamente o investimento.
 

Velhadas

Well-Known Member
Sejamos pragmáticos, o público-alvo para esse incentivo à compra de bicicletas são as pessoas que ainda não têm bicicleta. Quem, como nós, já anda de bicicleta, não precisa do incentivo pois já tem bicicleta. Tem lógica?

nao concordo. Quantas pessoas tu tens que andaram de bike faz 10 anos mas agora tem um ferro desatualizado em casa e ja tem mais de 3 anos que nao pegam na bike?

por isso que o Subcidio na irlanda é dado de 4 em 4 anos. Nao há só que seduzir novos utilizadores de bike, ha que manter os existentes
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eheh, fdx, tenho uma do século passado e ainda a 2 anos fez uma voltinha de 400km, últimamente não anda tanto, ela e eu, mas de vez em quando 100 ou 200 lá vai fazendo
Os que não andam não é por causa da bicicleta, até porque ela continua a andar como antes, eles é que não andam como antes
 

Velhadas

Well-Known Member
Eheh, fdx, tenho uma do século passado e ainda a 2 anos fez uma voltinha de 400km, últimamente não anda tanto, ela e eu, mas de vez em quando 100 ou 200 lá vai fazendo
Os que não andam não é por causa da bicicleta, até porque ela continua a andar como antes, eles é que não andam como antes
certo. entao trocas de carro porque? tambem há pessoas que tem carros de 1950 a funcionar
 

Velhadas

Well-Known Member
A sério que está a comparar essas duas coisas?...
se uma bicicleta velha serve para te deslocares para o trabalho porque alguem tem uma velha que faz isso porque é que um carro velho nao serve também?
porque haver subsidios a renovacao do parque automovel e nao deve haver para a renovacao das bikes?

Sim , Sério. Estou a comparar as duas coisas
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
certo. entao trocas de carro porque? tambem há pessoas que tem carros de 1950 a funcionar
Não tenho carro, na minha casa não existe carro para aí à uns 10 anos, o último foi um RangerRover v8 que muitas alegrias me deu, depois ficou parado 2 anos e deixei de ter carro
Tenho amigos que deixam o carro aqui a porta quando vão de ferias e quando chegam esta no mesmo sitio
POIS É, já na garagem tenho um carrinho Datsun 1200, e um clubman que estou a restaurar, o Datsun anda quando vai a inspecção, anda da garagem a inspecção e volta para a garagem
Eu tenho um antes dos 100kg e um depois e já lá vão um bons anos
 

jocarreira

Well-Known Member
nao concordo. Quantas pessoas tu tens que andaram de bike faz 10 anos mas agora tem um ferro desatualizado em casa e ja tem mais de 3 anos que nao pegam na bike?

por isso que o Subcidio na irlanda é dado de 4 em 4 anos. Nao há só que seduzir novos utilizadores de bike, ha que manter os existentes
Não é fácil legislar uma coisa destas onde o objetivo é fomentar as deslocações urbanas de bicicleta, mas deixar de fora aqueles que querem aproveitar o subsídio para comprar uma bicicleta desportiva, cujo intuito será (em princípio) para praticar desporto e não para deslocações urbanas.

O "saco" não pode ser pequeno demais correndo o risco de não caber lá ninguém, mas também não pode ser demasiado grande para caber lá toda a gente. Legislaram dessa maneira e eu concordo.
 

Velhadas

Well-Known Member
Não tenho carro, na minha casa não existe carro para aí à uns 10 anos, o último foi um RangerRover v8 que muitas alegrias me deu, depois ficou parado 2 anos e deixei de ter carro
Tenho amigos que deixam o carro aqui a porta quando vão de ferias e quando chegam esta no mesmo sitio
POIS É, já na garagem tenho um carrinho Datsun 1200, e um clubman que estou a restaurar, o Datsun anda quando vai a inspecção, anda da garagem a inspecção e volta para a garagem
Eu tenho um antes dos 100kg e um depois e já lá vão um bons anos

Desculpa lá Guilherme, mas não estou a entender qual o teu ponto de vista. Certamente existe um objectivo nessas afirmações para além do amor declarado a coisas velhas.

Importas-te de explicar a gente o que queres dizer com isso? que nao concordas com subsidios para incentivar o uso da bicicleta, é isso?
 

Velhadas

Well-Known Member
Esta conversa já me fez lembrar meia dúzia de vezes os "jipes" comprados pelos "agricultores" com subsídios nos anos 90.

Certo. Como em Portugal há uns gajos que se aproveitam erradamente dos subsidios acabam-se com os subsídios em vez de prender os gajos.

olha ja a mim a ver estas respostas eu fico é bem feliz de ter saido de portugal
 

jocarreira

Well-Known Member
Um último off-topic, só para reforçar o meu ponto de vista:
O apoio do Fundo Ambiental para os Edifícios Mais Sustentáveis está limitado a imóveis construídos/licenciados até 2006. Tal como colocam a questão "Por que não apoio a bicicletas desportivas?" também se pode colocar a questão "Por que não apoio a edifícios construídos até 2010? Ou 2015?"

A resposta é igual para essas questões: porque o dinheiro não chega para todos, portanto tem que haver algum tipo de limitação.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Desculpa lá Guilherme, mas não estou a entender qual o teu ponto de vista. Certamente existe um objectivo nessas afirmações para além do amor declarado a coisas velhas.

Importas-te de explicar a gente o que queres dizer com isso? que nao concordas com subsidios para incentivar o uso da bicicleta, é isso?
Mas eu já disse mais acima que sim e nem me faz confusão ser citadina, btt ou de estrada, não concordo é com o, incentivar as deslocações de bicicleta e existe logo quem nem ande mas ache que tem direito a uma, entra aqui os que treinam como eu e acham que também têm direito
Eu já tinha dito tudo isto mais acima
Eu sou contra os espertalhões e outra bicharadazeca que por aí andam
 

cconst

Well-Known Member
Certo. Como em Portugal há uns gajos que se aproveitam erradamente dos subsidios acabam-se com os subsídios em vez de prender os gajos.

olha ja a mim a ver estas respostas eu fico é bem feliz de ter saido de portugal
E não achas que aproveitar um subsidio para comprar uma nova bicicleta com objetivo de treinar (ou passear ao fim de semana com licra) não é aproveitar-se erradamente de um subsidio para fomentar a mobilidade em bicicleta?
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Antes que alguém pense que é só bicicletas velhas, as mais novas talvez ainda não tenham completado 3 anos, mas devem andar por aí perto
Eu acho sempre errado haver subsidio para a batata e planta-se cebola, claro que há quem não o ache, mas por isso é que alguns plantam cebolas em vez de batatas
 

Velhadas

Well-Known Member
de facto isto é assustador. Num forum em que as pessoas deviam estar felizes por haver subsidios para incentivar o uso das bikes as pessoas atacam-nos. É por isso que quando há um granfondo em Portugal tens 300 ou 400 pessoas a participar enquanto na Irlanda, um pais que chove pa caracas em qualquer sportif vez 10 mil participantes.

que mentalidade assustadora. "podes comprar uma bicicleta para ir para o trabalho mas assim que chegas do trabalho tens de a guardar no armario. Nao é para andares ai de licra a usa-la ao fim de semana"

:D:D:D:D:D:D:D riu-me para nao chorar
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Bem, em termos de ambiente a compra e reconversão de bicicletas antigas devia ser promovida. Uma bicicleta com 20 anos é tão boa como uma atual para ir e vir do trabalho. Tem é que estar afinada e revista. Tem fatura de uma loja de bicicletas a vender-lhe uma bicicleta (nova ou velha) por menos de x valor? Aqui tem a sua ajuda de x%.
 

cconst

Well-Known Member
erradamente? WTF?
Sim, cria-se um fundo para a malta comprar bicicletas para usar no quotidiano (trabalhar, compras, levar miudos,..) e vem um artista e: "Boa! vou já comprar uma Cube Agree"
de facto isto é assustador. Num forum em que as pessoas deviam estar felizes por haver subsidios para incentivar o uso das bikes as pessoas atacam-nos.
Atacar não. Estão em desacordo com a tua interpretação do que é uma bicicleta para uso no dia-a-dia e na aplicabilidade desse fundo. Eu estou feliz por haver esse tipo de apoios. Mas que não sejam para bicicletas que não possibilitem a colocação de uma grade de carga ou uma cadeira de criança.
que mentalidade assustadora. "podes comprar uma bicicleta para ir para o trabalho mas assim que chegas do trabalho tens de a guardar no armario. Nao é para andares ai de licra a usa-la ao fim de semana"
O que é assustador é a incapacidade de conseguir separar as coisas. Ao ponto de até tentar ver se o rolo passa...
eu tentei meter o rolo mas não deixaram hehehehe
 
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