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[Diário de Treino] Subir mais um degrau

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Oh Lecas para essa Vespa ......qual o modelo? Parece ser uma Rallye :cool:
Não quero estar a contar histórias, sei que é um modelo raro, carta de moto e não me lembra mais informação, isto foi um achado e um choro ao mesmo tempo, um achado porque estava fechada num quarto e um choro para a venderem, mesmo sem documentos, agora já os tem, tirando o portão e o Datsun, o resto são projetos a longo praso
 

gonzaga

Active Member
SOIGNEUR
Muitos parabéns pelo projecto.

Esse azul ficou só lindo. E eu muito curioso como foi a pintura. Mandas preparar a tinta e pintas em casa a pistola?

Às vezes apetece-me muito começar algo parecido, mas a falta de tempo e outras prioridades por agora vão -se metendo á frente
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Muitos parabéns pelo projecto.

Esse azul ficou só lindo. E eu muito curioso como foi a pintura. Mandas preparar a tinta e pintas em casa a pistola?

Às vezes apetece-me muito começar algo parecido, mas a falta de tempo e outras prioridades por agora vão -se metendo á frente
A tinta vou a loja e peço a cor que quero e a quantidade, tal como as outras coisas, primarios, vernizes, lata ou spray, junto ou separado, neste caso se quero verniz em cima da tinta/autocolantes ou se quero pintar com o preparado, ja tudo junto, sem ter de envernizar
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
A tinta vou a loja e peço a cor que quero e a quantidade, tal como as outras coisas, primarios, vernizes, lata ou spray, junto ou separado, neste caso se quero verniz em cima da tinta/autocolantes ou se quero pintar com o preparado, ja tudo junto, sem ter de envernizar
Quem me dera perceber o que acabaste de dizer... :cool: :D:D:p:p:po_Oo_O
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Quem me dera perceber o que acabaste de dizer... :cool: :D:D:p:p:po_Oo_O
Simplificando, primário, tinta verniz,

O primário serve para preparar a superfície para receber a tinta, sem primário a tinta acaba por se desprender da superfície, com o primário consegue-se ter uma superfície mais lisa, vê desta forma, tens algumas irregularidades, depressões na superfície, das primário e lixas, a o primário desgasta mas fica dentro das depressões, das mais uma de mão de primário e vai ficar mais liso, podes usar primários mais grossos para preencher melhor, tens primários específicos para as varias superfícies, Ferro, Alumínio, Plástico, etc
De seguida das a tinta, ficas com a cor pretendida, em algumas situações dá-se uma cor primeiro, clara, escura, etc, para realçar o tom pretendido, a tinta por si só não impermeabiliza, vai deixar a humidade entrar nas camadas e oxidar a superfície, sendo assim dá-se verniz, ou pinta-se com tinta já preparada para não dar verniz, a vantagem do verniz é impermeabilizar e proteger a cor contra o sol (UV), para alem de se conseguir uma superfície mais lisa, tipo espelho
A tinta podes comprar em lata para pintar com rolo, pincel, pistola etc, ou podes comprar em spray, caso não tenhas pistola e compressor, o verniz e o primário também
A tinta ao fim ao cabo é vendida ao peso, logo podes pedir a quantidade que quiseres, não sei se existe um mínimo
Complicando um pouco, os primários e os vernizes podem ser também de dois componentes, será o verniz e o endurecedor, só se prepara na altura de dar, geralmente dura mais tempo em repouso dentro da lata, sem secar
Não vou entras noutros pontos porque adiantava pouco e faria mais confusão
 

gonzaga

Active Member
SOIGNEUR
Impecável
Engraçado que também sou informático de profissão e engenhocas nos tempos livres.
Nunca me meti no mundo das bicicletas mas já andei a inventar com uma motorizada antiga.


Não vou entras noutros pontos porque adiantava pouco e faria mais confusão
Por mim podes continuar, que isto é música para os meus ouvidos
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Simplificando, primário, tinta verniz,

O primário serve para preparar a superfície para receber a tinta, sem primário a tinta acaba por se desprender da superfície, com o primário consegue-se ter uma superfície mais lisa, vê desta forma, tens algumas irregularidades, depressões na superfície, das primário e lixas, a o primário desgasta mas fica dentro das depressões, das mais uma de mão de primário e vai ficar mais liso, podes usar primários mais grossos para preencher melhor, tens primários específicos para as varias superfícies, Ferro, Alumínio, Plástico, etc
De seguida das a tinta, ficas com a cor pretendida, em algumas situações dá-se uma cor primeiro, clara, escura, etc, para realçar o tom pretendido, a tinta por si só não impermeabiliza, vai deixar a humidade entrar nas camadas e oxidar a superfície, sendo assim dá-se verniz, ou pinta-se com tinta já preparada para não dar verniz, a vantagem do verniz é impermeabilizar e proteger a cor contra o sol (UV), para alem de se conseguir uma superfície mais lisa, tipo espelho
A tinta podes comprar em lata para pintar com rolo, pincel, pistola etc, ou podes comprar em spray, caso não tenhas pistola e compressor, o verniz e o primário também
A tinta ao fim ao cabo é vendida ao peso, logo podes pedir a quantidade que quiseres, não sei se existe um mínimo
Complicando um pouco, os primários e os vernizes podem ser também de dois componentes, será o verniz e o endurecedor, só se prepara na altura de dar, geralmente dura mais tempo em repouso dentro da lata, sem secar
Não vou entras noutros pontos porque adiantava pouco e faria mais confusão
Podes entrar à vontade, mal não fará de certeza!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Boas
Hoje foi o dia de colar os autocolantes e dar verniz, um dos problemas foi não me ter apercebico que era um autocolante completo em vez de um recortado, fiquei com a ideia de onde não se via nada não ter autocolante, errado, era um plastico transparente, o que dificultou um pouco a colagem do primeiro autoculante, no seguinte correu melhor visto ter recortado os furos dos parafusos dos porta bidons antes de tentar aplicar, este correu um pouco melhor, mas ja estava a pensar porque se gasta 35€ em autocolantes, em camaróes era bem melhor,
De seguida dou verniz e nem queria acreditar, havia reacção entre o autocolante e o verniz, fdx, que sena do cacete, foi uma meia hora de preguejar e a pensar que autocolantes nunca mais, eu nem sou muito de autoclolantes

Na semana passada fui buscar a btt á oficina e o rapaz la mensionou que o aro de trás ja estava um pouco amassado, perguntou-me que rodas eram para se tentar arranjar um aro e a minha resposta foi, epá, umas rodas quaisqueres que custaram uns 500€, é que eu por norma tiro os autocolantes, ninguem tem de saber que rodas são, nem o ladrão

Segunda feira logo vejo com mais atenção como ficou a borrada, hoje já não estava com paciencia para olhar para a coisa
 

NunoAlves

Active Member
SOIGNEUR
Hoje foi dia de meter azul nela, amanhã ver como esta a pintura, espero que esteja bem para dar mais uma de mão ou seguir em frente para os autocolantes
Agora ja começo a estar mais animado com a italiana, a ver qual o peso na balança, deve ser a ultima vez que me meto nestas andanças, uma coisa é ter as condiçoes e ser a nossa area, outra coisa é ser informatico e deta vez na bancada para pintura ter, foi mais improviso, fica o prazer de sermos nós a fazermos as coisas e poder conversar sobre o assunto com o pessoal das bicicletas






Estás de parabéns, boa escolha!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
@NunoAlves
A escolha é natural, é a cor que mais gosto, carros, bicicletas, roupa, etc
Não, não ando sempre de azul e nem sou do porto ou do belenenses
Já que a tinha de a pintar escolhi um tom que gostasse, não era este tom mas foi o que se arranjou na altura
Não basta dizer que não se gosta de bicicletas pretas
Só há uma cor que não gosto muito, possivelmente nunca terei um carro nessa cor, primeiro porque não tenho dinheiro para comprar um carro que nasceu com essa cor na alma, em segundo porque se tivesse dinheiro essa marca devia de ser a quinta marca a entrar na minha garagem, isso referente a carros, antes que imaginem algo fora do contexto, ja tive o carro dos meus sonhos, não é para todos, nas motos existe a cor cereja, mas o azul continua a ser rei e rainha, por exemplo as motas da Honda no tempo da rothmans, as Suzukis azuis, a cor da Yamaha, por acaso em tempos estive para ficar com uma YZF 1000 branca e com um ligeiro "cor de rosa"
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
De momento está assim, fui para a montar e a caixa de direcção não da na forqueta, fica larga um pintelho. o anel devia de ser 26,4
Quanto a pintura, foi a pior que já saiu das minhas mãos, o verniz dado com spay é para esquecer, não assenta bem e não é um spray fluido, vai ficar assim porque a soluçao era começar de novo
Como eu costumo dizer, só se vê se estivermos parados, a andar que é para o que elas foram feitas não se nota grande coisa

Sim, a que está por trás, preta é a minha mais velha, 1955, toda EFS, por falar nisso está a precisar de cera no selim, é de estrada mas não é de corrida e está a andar

 
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pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
De momento está assim, fui para a montar e a caixa de direcção não da na forqueta, fica larga um pintelho. o anel devia de ser 26,4
Quanto a pintura, foi a pior que já saiu das minhas mãos, o verniz dado com spay é para esquecer, não assenta bem e não é um spray fluido, vai ficar assim porque a soluçao era começar de novo
Como eu costumo dizer, só se vê se estivermos parados, a andar que é para o que elas foram feitas não se nota grande coisa

Sim, a que está por trás, preta é a minha mais velha, 1955, toda EFS, por falar nisso está a precisar de cera no selim, é de estrada mas não é de corrida e está a andar

Se é a pior pintura não se nota nada de errado com o barulho das luzes! :D
 
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