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Compra de 2ª bicicleta até 1750€

ptalves

New Member
Boa noite, está na altura de comprar uma bicicleta mais completa do que a minha Triban 500 comprada em 2015 e precisava de alguma ajuda para fazer uma shortlist inicial visto que a imensidão de soluções hoje em dia é assustadora. A minha fininha já anda com 5.200km com uma utilização muito a rondar este período do ano, mas gostaria de fazer voltas com maior regularidade e conforto e acima dos 120km com algum acumulado.

A última vez que considerei fazer um upgrade, tinha a CAAD12 debaixo de olho e que parecia estar muito bem para o preço que tinha, mas entretanto o tempo passou e a mais recente versão, pelas críticas que aqui vi, não convence e com um preço muito mais elevado. O meu orçamento anda pelos 1.750€ e já teria feito um bikefit este ano não fosse a circunstância pandemológica que temos vivido, mas é algo que irei fazer antes da compra.

Em termos de requisitos básicos tenho os seguintes:
- quadro em alumínio (prefiro um bom quadro de alumínio do que um carbono de entrada de gama);
- grupo shimano 105;
- travões de pinça ( não tenho particular interesse em travões de disco e estimo que não faça muita falta para as voltas que farei)
- cabos internos (puramente por uma questão estética que também é relevante)

Olhando para a oferta da Decathlon neste momento fico cada vez mais com a sensação de andam um pouco perdidos em termos de soluções, com uma data de rebrandings em muito pouco tempo e poucas soluções de bicicletas intermédias e sinceramente não vejo neste momento nenhuma que me encha as medidas. Conforme tinha indicado, uma das que tinha debaixo de olho era a CAAD 13 e uma marca de bicicletas de carbono - Swift Carbon (que não encontro praticamente críticas neste forum) onde por exemplo a Attack G2 Full 105 parece uma escolha interessante.
 

cou7inho

Well-Known Member
Esses 5 200 km são só este ano ou desde 2015?
Tendo em conta a boa fama da Cannondale CAAD 12 acredito que ou essa ou a CAAD 13 sejam excelentes opções.
 

ptalves

New Member
Esses 5 200 km são só este ano ou desde 2015?
Tendo em conta a boa fama da Cannondale CAAD 12 acredito que ou essa ou a CAAD 13 sejam excelentes opções.

infelizmente é desde a compra :( o ano que fiz mais kms foi em 2018 - 2000km, mas é algo que pretendo inverter até porque por força das circunstâncias terei algum tempo livre nos próximos meses, mas gostariam de começar a sair com maior regularidade.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu vou escrever uma coisa que o pessoal não quer ler
Se vais comprar por causa de fazeres mais km por ano e por vez, andas enganado, não só tu mas muitos mais

Se achas que deves comprar, ok, compra
Cada vez vai haver menos bicicletas com quadro de alumínio, cada vez eles vão evoluir menos, até serem substituídos pelo carbono, é mais ou menos o que vai acontecer com as rodas sem discos

Se gostares tens a Merida Scultura 400, parece um quadro de carbono, tem os cabos escondidos, não tem discos, fica dentro do teu orçamento, ja fiz voltas de 300km, já andei 12 horas seguidas em cima dela, tenho uma com 18000km e levou uma corrente porque sim, troquei as rodas, agora acho que já são diferentes, já não têm o mesmo problema (a de trás, empenava com facilidade), troquei cabos, espiras e fitas, o normal e mudei os travões para os 105, parece que a nova já os trás, troquei o selim por uma questão de conforto
Tem 3600km de TT
Basicamente foram 2 anos sem problemas, mesmo emprestando e andarem a mandarem-se para o chão

Eu não vendo e quem me a vendeu também já não vende, como tal o meu interesse é 0
 

ptalves

New Member
Eu vou escrever uma coisa que o pessoal não quer ler
Se vais comprar por causa de fazeres mais km por ano e por vez, andas enganado, não só tu mas muitos mais


Se achas que deves comprar, ok, compra
Cada vez vai haver menos bicicletas com quadro de alumínio, cada vez eles vão evoluir menos, até serem substituídos pelo carbono, é mais ou menos o que vai acontecer com as rodas sem discos


Se gostares tens a Merida Scultura 400, parece um quadro de carbono, tem os cabos escondidos, não tem discos, fica dentro do teu orçamento, ja fiz voltas de 300km, já andei 12 horas seguidas em cima dela, tenho uma com 18000km e levou uma corrente porque sim, troquei as rodas, agora acho que já são diferentes, já não têm o mesmo problema (a de trás, empenava com facilidade), troquei cabos, espiras e fitas, o normal e mudei os travões para os 105, parece que a nova já os trás, troquei o selim por uma questão de conforto
Tem 3600km de TT
Basicamente foram 2 anos sem problemas, mesmo emprestando e andarem a mandarem-se para o chão


Eu não vendo e quem me a vendeu também já não vende, como tal o meu interesse é 0

Boa noite Guilherme, muito obrigado pelo feedback e sinceridade e estou em linha com o que escreveste.... no que respeita á "necessidade" de compra, ela é real porque não se trata apenas de aumentar a quilometragem das voltas mas conseguir fazer subidas com maior conforto. Tenho plena consciência que o mais importante é "pernas" e não foi por ter uma bicicleta fraca que deixei de subir á Sra da Graça, mas também sei a vantagem de ter uma maior desmultiplicação pela experiência em BTT. Não tenho problemas em comprar uma bicicleta de carbono, aliás é uma das minhas opções em aberto conforme coloquei nas minhas opções e já tinha visto essa Merida que parece interessante, no que respeita ao travões já sou mais conservador, no entanto, a bicicleta que comprar agora vai ser para durar bastante tempo, até porque vou querer comprar outra de BTT, por isso não estou preocupado com desvalorizações no mercado de usados
 

ptalves

New Member
Conforto em termos de quê? Posição na bicicleta ou transmissão mais eficiente?

Bom dia Carolina, a transmissão mais eficiente é algo que procuro de facto. No que respeita ao conforto, sei que está relacionado com vários elementos (geometria, ajustes adequados á minha fisionomia, etc..), mas a minha bicicleta actual é muito rígida e após os 80km já começa a massacrar bastante o corpo
 

cconst

Well-Known Member
Viva @ptalves

Com a quantidade de Km que apresentas, o corpo sente-se massacrado porque simplesmente não está habituado a tiradas tão grandes. E este habituado pode ter a ver com posição na bicicleta, tamanho, poucos km, fraca alimentação, pressão inadequada... ou mesmo uma combinação de tudo o que está para trás.

Tendo escrito isto, não vejo mal nenhum em comprar uma nova bicicleta desde que possas. Pode dar aso a uma nova vontade de pedalar. No entanto irei tecer algumas considerações:
  1. Conforto:
    • Geometria: procura bicicletas com geometria de endurance. Estas tipicamente têm a testa do quadro maior e um menor reach promovendo uma posição menos esticada e mais relaxada.
    • Material do quadro: deves considerar seriamente o carbono. Este material tendo em conta os anos de evolução, permite quadros muito rígidos lateralmente mas com o triângulo traseiro muito flexível promovendo um conforto muito interessante.
    • Pneus: em adição, uma bicicleta com pneus mais largos (28c p.e.) e tubeless.
  2. Travões
    • O futuro são os discos. O mesmo se passou com o BTT. Se pretendes ficar com a bicicleta durante alguns anos, pensa seriamente em discos. Especialmente por causa das rodas, que com o Tru-Axle são mais rígidas e em caso de upgrade (tipicamente o melhor upgrade são em rodas) terás maior escolha (neste momento já se encontram tantas opções quer em tru-axle e disco como em QR e caliper).
Até ao patamar dos 1750 existem muitas escolhas. Tens alguma panca com alguma marca? Sabendo que os olhos também comem, já viste alguma que te chamasse a atenção (quer pelo esquema de cores, quer pelo formato do quadro, ou outro ponto qualquer)?
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
1º bike fit (é o ideal para poder escolher a geometria mais adequada ao teu corpo):

em alumínio sugiro-te:

- caad 13 (depende da tua flexibilidade, consegues chegar com as mãos ao chão?)
- topstone (gravel)
- trek emonda alr
- orbea avant (gravel)
 

Carolina

Well-Known Member
Estava a escrever, mas entretanto o cconst adiantou-se :p

A minha sugestão é a trek domane (pra variar). Tens a versão de alumínio com 105 (domane AL 5) dentro dos teus valores. A geometria é super confortável, alumínio de topo e uma excelente transmissão.

O facto de andares pouco vai ter uma grande influencia no conforto que vais sentir. Mesmo que dupliques a melhor distância anual que já fizeste, vai continuar a ser andar pouco. Portanto procura sempre uma geometria de endurance, porque vai exigir muito menos habituação.

A CAAD é muito gira e tal, mas é uma bike racing, com uma posição mais agressiva que a tua triban. Se agora já tens desconforto...

Quanto a evitar os discos, pára de viver no passado!
 

ptalves

New Member
Viva @ptalves

Com a quantidade de Km que apresentas, o corpo sente-se massacrado porque simplesmente não está habituado a tiradas tão grandes. E este habituado pode ter a ver com posição na bicicleta, tamanho, poucos km, fraca alimentação, pressão inadequada... ou mesmo uma combinação de tudo o que está para trás.

Tendo escrito isto, não vejo mal nenhum em comprar uma nova bicicleta desde que possas. Pode dar aso a uma nova vontade de pedalar. No entanto irei tecer algumas considerações:
  1. Conforto:
    • Geometria: procura bicicletas com geometria de endurance. Estas tipicamente têm a testa do quadro maior e um menor reach promovendo uma posição menos esticada e mais relaxada.
    • Material do quadro: deves considerar seriamente o carbono. Este material tendo em conta os anos de evolução, permite quadros muito rígidos lateralmente mas com o triângulo traseiro muito flexível promovendo um conforto muito interessante.
    • Pneus: em adição, uma bicicleta com pneus mais largos (28c p.e.) e tubeless.
  2. Travões
    • O futuro são os discos. O mesmo se passou com o BTT. Se pretendes ficar com a bicicleta durante alguns anos, pensa seriamente em discos. Especialmente por causa das rodas, que com o Tru-Axle são mais rígidas e em caso de upgrade (tipicamente o melhor upgrade são em rodas) terás maior escolha (neste momento já se encontram tantas opções quer em tru-axle e disco como em QR e caliper).
Até ao patamar dos 1750 existem muitas escolhas. Tens alguma panca com alguma marca? Sabendo que os olhos também comem, já viste alguma que te chamasse a atenção (quer pelo esquema de cores, quer pelo formato do quadro, ou outro ponto qualquer)?

Bom dia e muito obrigado pela síntese interessante sobre conforto e travões. Compreendo a questão da geometria endurance e já tinha começado a procurar por essa tipologia de geometria. No que respeita ao carbono, conforme tinha já mencionado antes, não tenho nada contra mas também sei que há quadros de alumínio melhores do que muitos quadros de carbono de entrada de gama (e a pagar menos) por isso tinha visto a tal marca Swift Carbon que apenas trabalha com quadros em carbono.

Recordo aqui as características da bicicleta que tenho neste momento e sinceramente acho que já tenho tirado um bom partido dela: https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-500-id_8331913.html , nomeadamente nas férias de verão em Trás-os-Montes onde são raros os troços sem inclinação.

No que respeita aos travões de disco, no BTT a sua vantagem é clara, não só pela necessidade de travagens em muito curta distância mas também pelos terrenos que se percorrem, principalmente os enlameados. Contudo a posição de condução de uma bicicleta de BTT e a sua tipologia de pneus facilita muito mais a estabilidade e controlo na travagem que não consigo sentir numa de estrada, e há uma diferença de preço que não é desprezível dos travões de pinça para os de disco.

Marcas e modelos........enfim... há de facto tanta coisa nos nossos dias que é difícil decidir pelo aspecto estético. Diria que acho piada á Swift, Scott e Wilier (por exemplo). Acima de tudo, gostaria de ter uma bicicleta que do ponto estético tivesse os cabos escondidos e solda invisível.
 

Gandartista

Well-Known Member
neste momento a bicicleta que te aconselho é a triban 500...essa mesmo que tu tens!!!
sinceramente acho que não vale a pena investires noutra para a quantidade de km´s que fazes.
Esgota essa bici....e se começares a fazer uns km´s consideráveis com essa (não 5.000 em 5 anos...) aí acho que já é mais lógico pensar noutra.
cumps.
 

pratoni

Well-Known Member
Uma das vantagens dos travões de disco é, geralmente, poderes colocar pneus mais largos e isso sim tem uma grande diferença para o conforto. Posso dizer até mais do que a questão de ser alumínio ou carbono...
 

Bruso

Well-Known Member
Eu sou mais um a dizer que tens bike suficiente que só precisa de mais kms para melhorar o conforto a não ser que seja um tamanho absurdo para ti.

Mas se estás mesmo convencido em comprar uma bike, começa por fazer o bike fit e vê que geometria recomendam. Não sei o teu background desportivo mas tendo em conta os comentários anteriores quase de certeza que te irão recomendar algo no campo de endurance.
Confirma isso e depois volta cá, ficará muito mais fácil recomendar uma bike porque a maior parte das marcas apenas tem 1 modelo endurance.
Não percas mais tempo à procura de bike até fazeres o bikefit.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
5.000 kms em 5 anos é muito pouco. Como a @Carolina mencionou e bem, mesmo que dupliques continuam a ser poucos kms. Eu por exemplo tenho à data de hoje em 2020 percorridos pouco mais de 5.200 kms e acredita que não é muito.

O desconforto pode claramente ser da não habituação, como pode ser de eventualmente ser um tamanho não indicado para a tua estatura, ou mesmo por se tratar de um modelo de bicicleta que não está pensada para que faças muitos kms em cima dela.

Mas sinceramente acho que fazes bem em trocar, desde que obviamente isso não implique teres que jantar massa com atum (adoro) todos os dias durante 10 anos, nem que seja por capricho. Há malta a espatifar dinheiro em bebedeiras e p***s, porque raio não podemos nós comprar uma bike nova só pq nos apetece ter algo mais recente ou mais bonito, ou simplesmente que nos faça renovar a vontade de pegar na bicicleta?

As minhas modestas considerações:

1) tendo em conta o teu orçamento diria que tens muitas e boas opções. Faz o Bikefit que me parece ser importante até para tentares identificar o motivo do desconforto, e depois logo vês que marcas e modelos vão de encontro ao pretendido;
2) alumínio vs carbono - só dei duas voltas numa fininha de alumínio mas era uma Giant TCR. Ainda não tinha bike de estrada e obviamente que não me senti muito confortável. Fiz uma estrada bastante esburacada e os braços sofreram e bem. Neste aspecto acho que o carbono leva clara vantagem por proporcionar um maior conforto. E pelo valor do teu orçamento acho que consegues claramente um quadro com carbono de qualidade (n tem que ser topo de gama tb);
3) disco vs pinças - inicialmente tb n achava piada às bikes de estrada com disco mas dps acabei por mudar de opinião. Esteticamente ganhas nas rodas sem pista de travagem (a n ser que vás para umas de carbono) mas perdes nas manetes um pouco mais "pronunciadas" mas que depois acabas por nem reparar. A travagem é muito melhor, em especial em condições húmidas. O facto do eixo das rodas para disco ser thru-axle confere uma maior rigidez, isso para mim foi bem notório, em especial a pedalar em pé. O facto de possibilitarem pneus mais largos tb ´uma clara vantagem pelo conforto e pela segurança em curva (passei de 25 para 28 e notei bastante);

Abraço!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Se não te importantes de comprar online, tens a gama Endurace da Canyon. Tenho uma em AL com travões de pinças e não tenho nada a apontar (mas também não posso dizer que tenha experimentado outros modelos de estrada).
Tens opções com pinças ou discos, tudo dentro do valor que estipulaste.
 

ptalves

New Member
Se não te importantes de comprar online, tens a gama Endurace da Canyon. Tenho uma em AL com travões de pinças e não tenho nada a apontar (mas também não posso dizer que tenha experimentado outros modelos de estrada).
Tens opções com pinças ou discos, tudo dentro do valor que estipulaste.

muito obrigado pela sugestão
 

ptalves

New Member
Muito obrigado ao todos pela ajuda....resumindo e baralhando: tenho várias opções interessantes dentro do meu orçamento para aquilo que pretendo e a tipologia de quadro deverá ser o "endurance". O bike fit é o passo seguinte para determinar melhor o que se adequa á minha fisionomia e neste campo, também já vi que o Power Lab aparece bem referenciado pelos utilizadores deste fórum e irei consultá-los para saber mais detalhes (se porventura tiverem mais sugestões em Lisboa, as mesmas são muito bem-vindas).

No que respeita aos outros pontos que foram sendo elencados, aproveito desde já para expor uma das minhas máximas desde muito novo: se posso poupar, não vou gastar :) Acima de tudo procuro uma melhor transmissão e uma bicicleta mais completa do que a minha, e que de facto me motive a sair com maior frequência. Olhando para as minhas saídas de bicicleta, elas têm-se concentrado maioritariamente entre Abril/Maio e Setembro/Outubro e este ano não foi excepção com 15 saidas desde finais de Julho até hoje com 822km de total. Vou com toda a certeza fazer muitos mais kms este ano, nem que fosse com a Triban 500 visto que com toda a certeza depois do bike fit vou tirar muito mais rendimento dela, mas não deixa de ser uma máquina limitada ainda por cima com a questão das rodas 650 e a transmissão muito fraca que ninguém até hoje conseguiu afinar devidamente e que rápidamente se desafina e fica bem curtinha em inclinações mais prolongadas a cima dos 8% ( e volto a referir que mesmo assim já subi ao cimo da Sra da Graça com ela, e mais algumas maluqueiras similares), mas estou convencido que já fez o seu trabalho principal.

Se no ponto do Alumínio Vs Carbono tenho bastante flexibilidade, continuo a resistir bastante á questão dos travões de disco até porque em média representa um acréscimo de preço na ordem dos 300 a 400€ e isso não é um valor desprezível no orçamento que tenho com a agravante que não vejo que vá tirar muito partido disso a menos que começa-se a competir e a fazer descidas "sem filtros". Mas entendo os dados apresentados e o facto de ser cada vez mais um futuro presente nas bicicletas de estrada.
 
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