Muito obrigado ao todos pela ajuda....resumindo e baralhando: tenho várias opções interessantes dentro do meu orçamento para aquilo que pretendo e a tipologia de quadro deverá ser o "endurance". O bike fit é o passo seguinte para determinar melhor o que se adequa á minha fisionomia e neste campo, também já vi que o Power Lab aparece bem referenciado pelos utilizadores deste fórum e irei consultá-los para saber mais detalhes (se porventura tiverem mais sugestões em Lisboa, as mesmas são muito bem-vindas).
No que respeita aos outros pontos que foram sendo elencados, aproveito desde já para expor uma das minhas máximas desde muito novo: se posso poupar, não vou gastar
Acima de tudo procuro uma melhor transmissão e uma bicicleta mais completa do que a minha, e que de facto me motive a sair com maior frequência. Olhando para as minhas saídas de bicicleta, elas têm-se concentrado maioritariamente entre Abril/Maio e Setembro/Outubro e este ano não foi excepção com 15 saidas desde finais de Julho até hoje com 822km de total. Vou com toda a certeza fazer muitos mais kms este ano, nem que fosse com a Triban 500 visto que com toda a certeza depois do bike fit vou tirar muito mais rendimento dela, mas não deixa de ser uma máquina limitada ainda por cima com a questão das rodas 650 e a transmissão muito fraca que ninguém até hoje conseguiu afinar devidamente e que rápidamente se desafina e fica bem curtinha em inclinações mais prolongadas a cima dos 8% ( e volto a referir que mesmo assim já subi ao cimo da Sra da Graça com ela, e mais algumas maluqueiras similares), mas estou convencido que já fez o seu trabalho principal.
Se no ponto do Alumínio Vs Carbono tenho bastante flexibilidade, continuo a resistir bastante á questão dos travões de disco até porque em média representa um acréscimo de preço na ordem dos 300 a 400€ e isso não é um valor desprezível no orçamento que tenho com a agravante que não vejo que vá tirar muito partido disso a menos que começa-se a competir e a fazer descidas "sem filtros". Mas entendo os dados apresentados e o facto de ser cada vez mais um futuro presente nas bicicletas de estrada.