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Compra de 2ª bicicleta até 1750€

cou7inho

Well-Known Member
Muito obrigado ao todos pela ajuda....resumindo e baralhando: tenho várias opções interessantes dentro do meu orçamento para aquilo que pretendo e a tipologia de quadro deverá ser o "endurance". O bike fit é o passo seguinte para determinar melhor o que se adequa á minha fisionomia e neste campo, também já vi que o Power Lab aparece bem referenciado pelos utilizadores deste fórum e irei consultá-los para saber mais detalhes (se porventura tiverem mais sugestões em Lisboa, as mesmas são muito bem-vindas).

No que respeita aos outros pontos que foram sendo elencados, aproveito desde já para expor uma das minhas máximas desde muito novo: se posso poupar, não vou gastar :) Acima de tudo procuro uma melhor transmissão e uma bicicleta mais completa do que a minha, e que de facto me motive a sair com maior frequência. Olhando para as minhas saídas de bicicleta, elas têm-se concentrado maioritariamente entre Abril/Maio e Setembro/Outubro e este ano não foi excepção com 15 saidas desde finais de Julho até hoje com 822km de total. Vou com toda a certeza fazer muitos mais kms este ano, nem que fosse com a Triban 500 visto que com toda a certeza depois do bike fit vou tirar muito mais rendimento dela, mas não deixa de ser uma máquina limitada ainda por cima com a questão das rodas 650 e a transmissão muito fraca que ninguém até hoje conseguiu afinar devidamente e que rápidamente se desafina e fica bem curtinha em inclinações mais prolongadas a cima dos 8% ( e volto a referir que mesmo assim já subi ao cimo da Sra da Graça com ela, e mais algumas maluqueiras similares), mas estou convencido que já fez o seu trabalho principal.

Se no ponto do Alumínio Vs Carbono tenho bastante flexibilidade, continuo a resistir bastante á questão dos travões de disco até porque em média representa um acréscimo de preço na ordem dos 300 a 400€ e isso não é um valor desprezível no orçamento que tenho com a agravante que não vejo que vá tirar muito partido disso a menos que começa-se a competir e a fazer descidas "sem filtros". Mas entendo os dados apresentados e o facto de ser cada vez mais um futuro presente nas bicicletas de estrada.
A questão dos discos se insistes tanto em não os ter mais vale seguires a tua consciência. Não vale a pena gastar mais 400€ e depois ficar arrependido por teres gasto o dinheiro.
Mas discos não é só para competir. É teres poder de travagem em descidas longas em dias quentes, ter poder de travagem em dias de chuva - sim porque em dias de chuva travões "convencionais" não travam, abrandam - é teres uma bicicleta com mais rigidez, ou seja maior capacidade de aceleração, é teres uma bicicleta em que podes usar todo o tipo de rodas sem te preocupares com prejuízo no poder de travagem, podes usar rodas com largura interna maior, ou seja mais conforto e, sem esquecer, vais comprar uma bicicleta moderna. Quer se queira quer não os discos são o presente. Conservadorismo há em todo o lado, mas esta é a realidade.
Mas como disse no inicio se é para gastar o dinheiro e depois haver arrependimentos mais vale não gastar. O importante é comprares uma bicicleta que gostes e que te de prazer em andar.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu tinha alguma resistência aos discos...
Depois de dar conta da manutenção que os travões de pinça dão, e da falta de poder de travagem... A próxima será obrigatoriamente disco.

Percebo a resistência, mas acredita:
Por mais dinheiro ficas mais seguro.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
A malta que tem que viajar frequentemente com as bicicletas queixa-se dos discos.
Mas são um caso muito especifico. Eu pessoalmente gosto da simplicidade dos travões normais e não sinto a necessidade de disco (nunca tive falta de travão a descer).

Mas:

Poder ter pneus mais grossos, melhor travagem etc. para mi parece-me que para quem vai comprar uma bicicleta nova tem que ser de disco. Só não acho que seja motivo suficiente para comprar uma nova...
 

petrix

Well-Known Member
À conta de não ter disco, a pessoa que ficou com a minha bike velha de travões normais, já estourou com uma roda de carbono a descer...
Vantagem do disco:
- Não sobreaquece as rodas a descer.
- Não desgasta pistas de travagem... ao fim de uns anos lá se tem que comprar outras rodas.
- Poder de travagem mais preciso... não se tem soluços nas travagens.
- Melhor poder de travagem à chuva... nos dias de chuva, a descer e com frio, não fico com as mãos dormentes de tanto fazer força.
É preciso mais motivos???
... e não estou a falar de nenhum assunto relacionado com provas e competição, isto só tem mesmo a ver com segurança...
 

Mafioso

Well-Known Member
E como se já não bastasse esses motivos ainda tens o estético. Bem mais bonitas as bicicletas com disco e ainda não se fica com a pista de travagem marcadas nas rodas. Ainda não tenho bicicleta com discos mas sem duvida que a próxima será um requisito obrigatório.
 

Sword

Well-Known Member
Eu não percebo muito, mas vou lendo e tal... e de facto de tudo o que vejo nos tempos que correm para bicicletas lançadas recentemente o que assusta é o peso...tanto que as marcas praticamente já o escondem.

Se a corrida era a bicicletas leves parece que hoje em dia não importa o peso, mas uma bicicleta de estrada com mais de 9,5kg, de disco sim, mas com 105 ou até Tiagra ...a custar quase 3 milhares. É estranho.
 

cou7inho

Well-Known Member
Eu não percebo muito, mas vou lendo e tal... e de facto de tudo o que vejo nos tempos que correm para bicicletas lançadas recentemente o que assusta é o peso...tanto que as marcas praticamente já o escondem.

Se a corrida era a bicicletas leves parece que hoje em dia não importa o peso, mas uma bicicleta de estrada com mais de 9,5kg, de disco sim, mas com 105 ou até Tiagra ...a custar quase 3 milhares. É estranho.
Qual é a bicicleta de 3 mil euros com 105 que pesa 9,5kg?
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Tens de começar a escolher melhor, até aos 2500€ de catalogo e até aos 8.5kg, tens Scott Addict disc e Merida Scultura Disc, com 105 ou com Ultrega
Nem vou a procura e mais, mas acredito que exista muitas mais por ai, pouco mais pesadas são e para o que fazemos pouco importante é o peso
 

Sword

Well-Known Member
Tens de começar a escolher melhor, até aos 2500€ de catalogo e até aos 8.5kg, tens Scott Addict disc e Merida Scultura Disc, com 105 ou com Ultrega
Nem vou a procura e mais, mas acredito que exista muitas mais por ai, pouco mais pesadas são e para o que fazemos pouco importante é o peso
Mas isso não invalida o que eu disse...Eu não disse que não havia! Sei que há e até acho que o melhor compromisso custo/beneficio/peso é mesmo o da Scott, mas eu não ando à procura delas.

Agora o que eu disse é que se a corrida das marcas era há uns anos terem as bicicletas mais leves, hoje em dia o peso parece pouco importar e isso é um bocado estranho.
A Trek não tem problemas em apresentar os kg das suas e apresenta 9,89/2700€ e 9,30/3600€...e isso importando ou não para o que cada um faz (e acredito que haja aqui no forum users a quem mais quase 1,5kg faça diferença) é sempre algo exagerado numa bicicleta de estrada ainda por cima se levarmos em conta ao preço que estão a ser vendidas..
 

cou7inho

Well-Known Member
Quase...as Domane SL a 5 e a 6 por exemplo

A 5 custa 2700, tem 105 e pesa 9,89kg...

A 6 custa 3600, tem Ultegra e pesa 9,30kg...
Não fazia ideia que estavam tão pesadas.
A SL7 está a 5600€ e pesa 8,84kg.
Realmente o mercado do ciclismo tem evoluído de uma forma em que o peso já não é um fator tão importante, mas realmente para estes preços são muito pesadas.
Mesmo a SLR7 está com 8,47kg e custa quase 8 mil euros...
 

Carolina

Well-Known Member
A Domane é mais pesada por causa do sistema isospeed. Além disso quem compra Domane é por causa do conforto que oferece e da variedade de terrenos onde é possível utilizar. O peso é a última preocupação.

Se fores olhar para a Emonda tem menos um quilo.
 

petrix

Well-Known Member
Para ter esse peso o quadro tem que ser levezinho e pelo menos alguns componentes bem ligeiros :)
Ora bem, Quadro Scott Addict RC 20, grupo SRAM Force AXS 12v com pedaleira ultegra R8000 (por causa do potenciómetro que transferi da bike antiga), rodas Prototype pro tour disc3, guiador de carbono e pedais ultegra.
 
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