Compra da segunda bicicleta de estrada

Jorze30

Well-Known Member
#1
Boas pessoal.

Já acompanho o fórum a algum tempo e chegou a altura de pedir ajuda numa nova bicicleta.

Para começar um pequeno resumo sobre mim. Em fevereiro do ano passado fui para a Bélgica fazer a tese de mestrado e para poder ir para o meu local de trabalho tinha de fazer 13 km de viagem e a única opção era de bicicleta. Ao início ia numa fat bike mas depois cansei e procurei uma bicicleta de estrada em segunda mão. Tive a sorte de encontrar uma btwin triban 500 com apenas 40 km por uns meros 230euros. Com o tempo fui começando a gostar cada vez mais de andar na bicicleta de estrada até que acabou por se tornar um hobby e com apenas 4 meses de utilização foram quase 3000 km que fiz, chegando mesmo a atravessar a Bélgica de mochila às costas.


Voltei para Portugal em Agosto e aí vi a diferença que faz dar voltas com elevação numa bicicleta pesada. Continuei o meu hobby, praticava também boxe mas com o tempo fui percebendo que era o ciclismo de estrada que puxava mais por mim.

Tenho andando com alguma regularidade desde então e decidi que está na altura de investir numa nova bicicleta mais fiável.

De momento as minha voltas são na zona de sintra Lisboa: Pequenas sozinho 30-40 km, médias sozinho 50-60 km, grandes sozinho 70+km, voltas mais tranquilas com amigos 40-60 km, voltas em grupo 90-100km.

Em relação à btwin (tamanho M) considero-a um pouco pequena, sinto que podia ir mais inclinado para a frente, quando pedalo de pé em subidas bato facilmente com os joelhos no guiador e o meu troco passa facilmente o guiador. Não consigo ter uma posição muito aerodinâmica porque os cotovelos e joelhos tocam facilmente e o facto de ter o guiador um pouco perto de mais faz com que quando me agarre nas barras tenha os braço quase verticais.


Para que quero uma nova bicicleta? Para me tornar mais competitivo a nível pessoal, quero evoluir, ter mais conforto na bicicleta, ter uma bicicleta que me permita andar mais facilmente em grupo, ter uma bicicleta mais fiável e de melhor qualidade e que me permita fazer voltas sozinho bem maiores . A longo prazo, quando me sentir com melhor condição físicas quero começar a participar em provas , gran fondos (não para ganhar claro, mas para me desafiar a mim mesmo).


As minhas medidas aproximadas:

Peso: 70kg
Altura:178cm
Entre pernas: 82cm
Tronco: 66 cm
Largura de ombros: 46
Comprimento braço: 56 cm


Portanto o tamanho de uma nova bicicleta deverá andar pelo tamanho S ou M com top tube entre os 52 e 54cm. E é aqui que a vossa ajuda é fundamental!!

O meu orçamento vai até 1900euros e quero ter a certeza que faço a melhor escolha qualidade/preço. Após ver as várias marcas disponíveis, trek, specialized, bh, ktm, giant, cannondale, canyon, bmc, focus, merida e outras acabei de filtrar as minhas opções para os seguintes modelos com base no orçamento, estética e esquema de cores que procuro (vermelho, vermelho e preto).


Por este orçamento sei que estarei basicamente em investir no quadro, grupo shimano 105 e rodas serão sempre relativamente fracas.


Giant TCR Advanced 2 – https://www.giant-bicycles.com/int/tcr-advanced-2


BMC Team Machine SLR03 - http://www.bmc-switzerland.com/int-en/bikes/road/altitude-teammachine-slr03-105/


Canyon endurance CF SL 8.0 ou 9.0 - https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-8-0.html

https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-9-0.html


Próximo passo foi ir a lojas ver as bicicletas ao vivo, falar com os vendedores e ver que negócios conseguia fazer.


Loja BMC – Gostei muito da bicicleta ao vivo achei o quadro lindissimo, após alguma conversação a oferta que me foi feita foi de 1600€. Por outro lado não tinham grandes opções de rodas para trocar pelas originais para o eu orçamento. Pesaram o peso em loja e o tamanho S/51cm de TT (n me lembro bem) tinha 8.7 kg o que a torna pesada (e eu pretendo algo mais leve visto que a minha btwin tem 11.3kg). Além disso o quadro tem apenas garantia de 2 anos e os lojistas estava mais a tentar impingir bicicletas Merida do que falar da BMC. Conclusão, gostei do look da bicicleta mas não muito dos restantes componentes, não achei a loja muito profissional e não saí com enorme vontade de comprar.


Loja Giant – Achei a loja mais profissional e mais moderna/actualizada. Gostei bastante de falar com o vendedor. Também gostei bastante do look da bicicleta e tem garantia de quadro vitalícia. Perguntei então que rodas conseguia arranjar para o meu orçamento e dando as de origem e foi-me apresentado duas opções: New race SL com a possibilidade de ter os autocolantes em vermelho para condizer com a bicicleta, umas Prototype pro tour CA ou rodas usadas mavic ksyrium elite. Além de disse é-me oferecido bidon e porta bidon e não cobram mais para mudar fita guiador para uma vermelha.

Canyon – Originalmente estava bastante focado nas bicicletas canyon sendo que o meu modelo eleição seria a endurance cf sl 9.0 No entanto o meu orçamento desceu entretanto para os 1900€ e pagar 2200 mais custos de transporte e não ter atendimento em loja acabou por levar a desistir desta opção.


Conclusão e resumo. Dos meu três modelos selecionados acabei por ficar mais interessado na giant TCR advanced sendo que a loja foi mais profissional e apresenta mais opções para futuros upgrades. O negócio falado foi o quadro preto e vermelho, com troca da fita de guiador para vermelho, oferta de bidon e porta bidon, grupo shimano 105. Troca de rodas originais por New Race SL ou Prototype Pro tour CA por 1900€ o que para já me para já me parece o melhor negócio. O peso da bicicleta com a alteração de rodas deverá rondar os 7.5 kg o que vai com aquilo que procurava.

Em relação ao tamanho, a minha dúvida e do vendedor seria o tamanho S ou M. Como ele não tinha um uma TCR disponível para experimentar então deu-me a giant propel tamanho S dele para dar uma volta e ver como me sentia. Achei pequena, quase não tinha inclinação para a frente, e os meu pés facilmente batiam nas rodas. Portanto à partida será o tamanho M o indicado para mim.


Peço então a ajuda dos mais experientes para avaliarem esta minha pré-escolha, ajuda na escolha das rodas para a giant e no tamanho.


Se ainda estas a ler só me resta agradecer o teu tempo perdido. O post é grande mas acho que só dando todas as informações é que posso de facto ser bem ajudado.


Obrigado e Cumps!
 

Carolina

Well-Known Member
#2
Na loja da giant não te vendem sem as rodas?

Podias comprar as rodas pela net.

51 cm acho pouco para a tua altura. Diria que deves andar mais próximo de 52-53 cm de ETT.
 
#3
Boas pessoal.

Já acompanho o fórum a algum tempo e chegou a altura de pedir ajuda numa nova bicicleta.

Para começar um pequeno resumo sobre mim. Em fevereiro do ano passado fui para a Bélgica fazer a tese de mestrado e para poder ir para o meu local de trabalho tinha de fazer 13 km de viagem e a única opção era de bicicleta. Ao início ia numa fat bike mas depois cansei e procurei uma bicicleta de estrada em segunda mão. Tive a sorte de encontrar uma btwin triban 500 com apenas 40 km por uns meros 230euros. Com o tempo fui começando a gostar cada vez mais de andar na bicicleta de estrada até que acabou por se tornar um hobby e com apenas 4 meses de utilização foram quase 3000 km que fiz, chegando mesmo a atravessar a Bélgica de mochila às costas.


Voltei para Portugal em Agosto e aí vi a diferença que faz dar voltas com elevação numa bicicleta pesada. Continuei o meu hobby, praticava também boxe mas com o tempo fui percebendo que era o ciclismo de estrada que puxava mais por mim.

Tenho andando com alguma regularidade desde então e decidi que está na altura de investir numa nova bicicleta mais fiável.

De momento as minha voltas são na zona de sintra Lisboa: Pequenas sozinho 30-40 km, médias sozinho 50-60 km, grandes sozinho 70+km, voltas mais tranquilas com amigos 40-60 km, voltas em grupo 90-100km.

Em relação à btwin (tamanho M) considero-a um pouco pequena, sinto que podia ir mais inclinado para a frente, quando pedalo de pé em subidas bato facilmente com os joelhos no guiador e o meu troco passa facilmente o guiador. Não consigo ter uma posição muito aerodinâmica porque os cotovelos e joelhos tocam facilmente e o facto de ter o guiador um pouco perto de mais faz com que quando me agarre nas barras tenha os braço quase verticais.


Para que quero uma nova bicicleta? Para me tornar mais competitivo a nível pessoal, quero evoluir, ter mais conforto na bicicleta, ter uma bicicleta que me permita andar mais facilmente em grupo, ter uma bicicleta mais fiável e de melhor qualidade e que me permita fazer voltas sozinho bem maiores . A longo prazo, quando me sentir com melhor condição físicas quero começar a participar em provas , gran fondos (não para ganhar claro, mas para me desafiar a mim mesmo).


As minhas medidas aproximadas:

Peso: 70kg
Altura:178cm
Entre pernas: 82cm
Tronco: 66 cm
Largura de ombros: 46
Comprimento braço: 56 cm


Portanto o tamanho de uma nova bicicleta deverá andar pelo tamanho S ou M com top tube entre os 52 e 54cm. E é aqui que a vossa ajuda é fundamental!!

O meu orçamento vai até 1900euros e quero ter a certeza que faço a melhor escolha qualidade/preço. Após ver as várias marcas disponíveis, trek, specialized, bh, ktm, giant, cannondale, canyon, bmc, focus, merida e outras acabei de filtrar as minhas opções para os seguintes modelos com base no orçamento, estética e esquema de cores que procuro (vermelho, vermelho e preto).


Por este orçamento sei que estarei basicamente em investir no quadro, grupo shimano 105 e rodas serão sempre relativamente fracas.


Giant TCR Advanced 2 – https://www.giant-bicycles.com/int/tcr-advanced-2


BMC Team Machine SLR03 - http://www.bmc-switzerland.com/int-en/bikes/road/altitude-teammachine-slr03-105/


Canyon endurance CF SL 8.0 ou 9.0 - https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-8-0.html

https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-9-0.html


Próximo passo foi ir a lojas ver as bicicletas ao vivo, falar com os vendedores e ver que negócios conseguia fazer.


Loja BMC – Gostei muito da bicicleta ao vivo achei o quadro lindissimo, após alguma conversação a oferta que me foi feita foi de 1600€. Por outro lado não tinham grandes opções de rodas para trocar pelas originais para o eu orçamento. Pesaram o peso em loja e o tamanho S/51cm de TT (n me lembro bem) tinha 8.7 kg o que a torna pesada (e eu pretendo algo mais leve visto que a minha btwin tem 11.3kg). Além disso o quadro tem apenas garantia de 2 anos e os lojistas estava mais a tentar impingir bicicletas Merida do que falar da BMC. Conclusão, gostei do look da bicicleta mas não muito dos restantes componentes, não achei a loja muito profissional e não saí com enorme vontade de comprar.


Loja Giant – Achei a loja mais profissional e mais moderna/actualizada. Gostei bastante de falar com o vendedor. Também gostei bastante do look da bicicleta e tem garantia de quadro vitalícia. Perguntei então que rodas conseguia arranjar para o meu orçamento e dando as de origem e foi-me apresentado duas opções: New race SL com a possibilidade de ter os autocolantes em vermelho para condizer com a bicicleta, umas Prototype pro tour CA ou rodas usadas mavic ksyrium elite. Além de disse é-me oferecido bidon e porta bidon e não cobram mais para mudar fita guiador para uma vermelha.

Canyon – Originalmente estava bastante focado nas bicicletas canyon sendo que o meu modelo eleição seria a endurance cf sl 9.0 No entanto o meu orçamento desceu entretanto para os 1900€ e pagar 2200 mais custos de transporte e não ter atendimento em loja acabou por levar a desistir desta opção.


Conclusão e resumo. Dos meu três modelos selecionados acabei por ficar mais interessado na giant TCR advanced sendo que a loja foi mais profissional e apresenta mais opções para futuros upgrades. O negócio falado foi o quadro preto e vermelho, com troca da fita de guiador para vermelho, oferta de bidon e porta bidon, grupo shimano 105. Troca de rodas originais por New Race SL ou Prototype Pro tour CA por 1900€ o que para já me para já me parece o melhor negócio. O peso da bicicleta com a alteração de rodas deverá rondar os 7.5 kg o que vai com aquilo que procurava.

Em relação ao tamanho, a minha dúvida e do vendedor seria o tamanho S ou M. Como ele não tinha um uma TCR disponível para experimentar então deu-me a giant propel tamanho S dele para dar uma volta e ver como me sentia. Achei pequena, quase não tinha inclinação para a frente, e os meu pés facilmente batiam nas rodas. Portanto à partida será o tamanho M o indicado para mim.


Peço então a ajuda dos mais experientes para avaliarem esta minha pré-escolha, ajuda na escolha das rodas para a giant e no tamanho.


Se ainda estas a ler só me resta agradecer o teu tempo perdido. O post é grande mas acho que só dando todas as informações é que posso de facto ser bem ajudado.


Obrigado e Cumps!
@Bikerider e restantes,

Isto assim, está bem! Deu gosto ler! Assim, sim justifica! Isto é outra lenga lenga! No bom sentido, Sabe o que precisa e o que quer!

O jorze apesar de ter lido muito por alto o que escreves-te e ter gostado! Tem aí umas coisas que acho que te deves abstrair e deixar de pensar! Que é o peso! Vai por mim jorze veras que é cagativo! Não só neste segmento de bicicletas como em todos os segmentos, até no segmento elevado! Mas acredito que com a evolução neste desporto e quanto mais andares, vais-te aperceber disso mesmo!

Quanto ao resto tenho vontade de te ajudar! Mas não vai ser agora, estou muito cansado, hoje o dia não correu nada bem, por isso vou ficar no background, e apreciar a "boa ajuda" que outros users te irão dar com a promessa, que voltarei com ajudas e sugestões para ti...

Agora te adianto já! Há muitas mais opções, mas de todas as que estão aqui, a melhor máquina, como quadro, e mesmo a BMC...E se ainda levas esse desconto! E bang for the buck!

Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
#7
Bom dia @Jorze30!

Vamos rebobinar aqui um pouco a conversa, pode ser? Ontem já estava meio a dormir quando li o texto e só agora é que reparei numa coisa.

Faz-me um favor, pega na fita métrica e mede o top tube da tua bicicleta na horizontal.

O M da triban 500 tem 54,6 cm de ETT! Isso é gigante, é completamente impossível bateres com os joelhos onde quer que seja. E diz também o tamanho do avanço.
 

Jorze30

Well-Known Member
#8
Bom dia @Carolina

Só mais a tarde é que consigo arranjar essas medidas. Posso também arranjar umas fotos da minha posição na bike para mostrar melhor o que digo
 
#11
Não consegues fazer um vídeo a pedalar? No turbo trainer e meter aqui?

A Carolina tocou num ponto crucial, na minha opinião, a bicicleta não será grande no entanto pode é estar mal ajustada, assim como a sensação de bater com os joelhos no guiador, pouco ou nada tem a ver com o tamanho, na maior parte das vezes...

Já agora outra pergunta, tens a certeza que medis-te bem o top tube?

Jorze só estamos com este cuidado porque achamos que com o teu historial, mereces sem duvida uma bicicleta nova, precisas? Não! Mas claro, honestamente acho que mereces e por esses valores a rondar os 2000 euros consegues de facto algo bem melhor que o que tens, que embora seja o recomendável e o ideal para um iniciante, eu próprio recomendo aqui Btwin a quem está a iniciar, no caso da tua triBan 300 e da altura que é! E a base das bases, tendo em conta a tua evolução, mereces sem duvida algo melhor e fazer dessa a tua Winter bike! Mas por isso é que estamos com este cuidado, porque a base para a tua iniciação, foi boa!! Caso contrário não tinhas chegado aqui, no entanto o que não queremos é estragar tudo com uma bicicleta mal escolhida desta vez!! Porque achamos que a primeira, até foi muito bem escolhida! A intencao não é igualar sequer e fazer os possíveis e impossíveis, para até, melhorar!

Grande abraço...
 
#12
E trek? Não gostas? A trek tem bom serviço de apoio ao cliente!

Tens a Domane s4 para esses valores, um avião é muito mais confortável que todas essas que colocas-te!

Para mim muito superior! A BMC de todas e a melhor! Mas a geometria não é para todos, a geometria dessas BMC e agressiva, no entanto uma Domane e o melhor dos dois mundos!

E se fores a loja certa, representante certo da Trek ainda sais de lá com um bike fit! Que é algo, extremamente importante...

Grande abraço...
 

Jorze30

Well-Known Member
#14
Nao tenho trainer não, video serio so em andamento com alguem a filmar o que seria complicado. mas vou tentar por em breve fotos eu na da bike mas parado.
Em relação ao top tube tentei fazer o melhor que podia. O mais horizontal possivel do centro do tubo do selim ao tubo do quadro.

Em relação a bicicleta, já tive o meu periodo de iniciação e para poder subir de nível, para aquilo que quero terá que ser uma nova.

Nunca fui muito adepto de trek, seria dificil convencer-me. Além disso, pelo meu orçamento quero também mudar as rodas de origem. E no mínimo terá que ter shimano 105
 

Jorze30

Well-Known Member
#15
Sou sportinguista por acaso, mas cores e clubismos não é comigo. Essa não puxa muito por mim, e essa cor não é bem bem preta.

Mais depressa ia para um giant propel, preta e vermelha também https://www.giant-bicycles.com/pt/propel-advanced-1, por volta do mesmo preço. A geometria do quadro é completamente diferente eu sei.

Na loja da giant disseram que, caso n houvesse um esquema de cores que pretendesse no meu tamanho que era possível escolher outro e manter o mesmo groupset.
 
#16
Sei que vem com Tiagra e tem os cabos exteriores!

Mas estás a comprar algo diferente, uma geometria bastante confortável, carbono oclv, Isospeed couplers, etc..,etc.., como quadro é uma grande compra, pronto a andar!

A nível de grupo e upgrade também não estamos a falar de ir do tiagra para um 105, andas com o tiagra, disfrutas da bicicleta, rompes bem esse grupo e mais tarde o upgrade é mas é um Red etap ou com sorte já saiu o force etap e pegas nos cabos externos, cagas neles e metes ao peito!

É só uma sugestão,

Mas com o tempo virão mais!

Grande abraço..
 
#17
Ok, essa seria a primeira na minha lista...

Mas há mais!

Mas quando poderes coloca uma foto tua em cima da bicicleta, ver-te também é importante para te sugerir um quadro, ou um tipo de quadro!

Se tiveres um cabedal como eu estou a pensar, ainda acabas mas é sentado em cima de uma Vacarrona destas assim!

http://www.tredz.co.uk/.Giant-Prope...gle_shopping&gclid=CLW127qiotQCFUcQ0wodXB0GfA

Ein jorze? Essa aí não é para todos, mas quem tiver cabedal para a por a andar, cruz credo, meu Deus, nossa senhora! Lol

Grande abraço...
 
#19
Jorze quanto às rodas, tem cuidado, às vezes são uma ilusão!

Eu primeiro comprava uma bicicleta e curtia bem as rodas que vinham incluídas é mais tarde, sim, depois de a conhecer bem com as rodas base! Via qual o melhor upgrade a nível de rodas para ela!

Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
#20
se tem 53 de top tube, então é um S e não um M e teoricamente até pode ser um bom tamanho para ti.

no outro tópico penso que falaste em desconforto na lombar, se bem me recordo. parece-me que realmente não estás numa posição correcta, mas acho importante corrigir a posição antes de avançares para algo novo. é a melhor maneira de ver se efectivamente 53 de ETT dá para ti ou não.