• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta estrada "all-road"

Skyforger

Active Member
RTC, o bom aço e o titânio são opções caras, sem dúvida, e acho que mencionei isso lá atrás. Há a ideia de que o aço é o material mais barato, mas não é bem assim. Quanto mais curto for o orçamento, mais temos de nos virar para o alumínio, não há volta a dar. E para comprares uma bicicleta em aço de qualidade duvidosa, aconselho-te mesmo ficares pelo alumínio.

Quanto a essa On One, parece-me mais uma bicicleta de ciclocross pura, mais virada para a performance e não tanto para o conforto. O conforto advém sobretudo do material (mas sendo essa em carbono, acho que a questão não se coloca) e da geometria, principalmente no que diz respeito à distância entre eixos, ao comprimento da escoras e à altura da testa do quadro. Mas, mesmo sendo essa uma bicicleta mais virada para a performance, acho que facilmente a tornas numa all-rounder confortável, jogando principalmente com a altura do guiador e o comprimento entre este e o selim. Muitos daqueles exemplos que deixei lá atrás de bicicletas polivalentes, são mais vocacionadas para o light touring, oferencedo capacidade para transporte de carga, guarda lamas, etc.. Nessa On One talvez fiques um pouco limitado nesse aspecto, mas tudo depende do objectivo que tenhas em mente.
 

RTC

Moderador
Staff member
Suporte para guarda lamas e/ou alforges não são prioridade. Como disse de inicio, acima de tudo tinha interesse numa bicicleta de estrada mas que pudesse utilizá-la fora dela. Tão simples quanto isso.
 

Skyforger

Active Member
Suporte para guarda lamas e/ou alforges não são prioridade. Como disse de inicio, acima de tudo tinha interesse numa bicicleta de estrada mas que pudesse utilizá-la fora dela. Tão simples quanto isso.

Nesse caso, acho que vais encontrar opções para o que pretendes em praticamente todas as marcas mais convencionais. Specialized, Trek, Cube, Scott, Cannondale, BMC, etc... sei que têem bicicletas de ciclocross, mas praticamente todas terão um ou mais modelos. Será depois uma questão de gosto e de carteira ;) Como nunca experimentei nenhuma, não poderei indicar-te modelos específicos.
 

Adamastor

New Member
Adamastor, as grandes marcas não apostam em materiais nobres como o aço e o titânio porque simplesmente o público alvo dessas marcas não está interessado nesses materiais. São marcas que pretendem, acima de tudo, vender aquilo que os "pros" usam ou que é o último grito da tecnologia e que procuram atrair um público mais vasto, mais generalista, mais comercial e interessado em ter a bicicleta igual à do Contador, à do Armstrong ou à do Absalon. Não há dúvidas que a maioria dos utilizadores/consumidores de bicicletas na hora de decidir a compra optam pelo material mais badalado, pelo mais sofisticado, pelo mais leve, pelo mais rápido, pelo que o aproxima mais dos seus ídolos e aí o alumínio e o carbono dominam claramente o mercado. As grandes marcas apostam assim nestes materiais porque são incomparavelmente mais fáceis de vender e muito mais baratos e fáceis de produzir, recorrendo a moldes e a produção em série que, por outro lado, permite um preço mais atractivo para o consumidor. No entanto, também encontras algumas das chamadas grandes marcas que ainda fabricam modelos em aço e em titânio (algumas marcas mais clássicas ainda o fazem, lembro-de de ver um modelo da Trek em aço e, puxando a brasa à minha sardinha, tens o exemplo da Colnago que ainda produz o modelo Master em aço), mas normalmente são modelos produzidos em muito menor escala e dirigidos a um público mais específico.

Quem procurar fugir um pouco às tais grandes marcas e à lei do alumínio e do carbono, encontra todo um novo mundo de opções que se abrem...haja dinheiro...então quando entramos pela produção à medida do cliente, estilo alfaiate, haja mesmo muito dinheiro :) ! Mas lá está, tal como tu, acho que este tipo de marcas e modelos menos divulgados e mais restritos apresentam um carisma, um pormenor, uma personalidade que, para quem dá valor a isso, não sente numa marca mais generalista. Quanto ao nada chegar a um bom aço, acho que essa afirmação já daria para outra discussão à parte, mas daquelas que nunca chegaria a lado nenhum porque há sempre quem goste e quem não goste e há que respeitar os gostos e os princípios de cada um. Confesso que sou fã do aço e ainda mais fiquei depois de ter tomado a decisão de me desfazer de duas bicicletas de carbono em prol do aço. Já me chamaram algumas coisas menos agradáveis....:) Mas muito sinceramente, tivesse eu orçamento para tal, e o titânio seria o material que elegeria para a minha bicicleta, ou, melhor ainda, gostaria de manter uma bicicleta em aço e uma em titânio...mas há que tomar opções cada vez mais racionais.

Bem, mas com isto já nos estamos a afastar demasiado do assunto do tópico. Em relação às tais bicicletas polivalentes, as Genesis são, de facto, muito apetecíveis. Como já disse, estive a um passo de avançar para a CdF ou para a Croix de Fer, mas acabei por não o fazer pelas razões que já mencionei lá atrás. Acho as bicicletas lindas e muito equilibradas e se tivesse na situação de ficar apenas com uma bicicleta, essa seria a minha escolha. Não sendo essa a situação, acabei por desistir da ideia, espero não me arrepender. Acima de tudo achei os 12 kg (na melhor das hipóteses) anunciados algo exagerados, pecando um pouco em alguns componentes. Mas face ao panorama do que se encontra por aí dentro desse conceito, dificilmente encontras uma melhor relação qualidade/preço.

Skyforce não altero nem uma virgula, perfeitamente de acordo ;)

Sou e serei sempre a favor de uma bicicleta em aço (do bom claro está), por todos os motivos que já enumerei. Em relaçao as tubagens mais largas, eu pessoalmente prefiro as mais finas, pelo menos esteticamente ficam bem mais elegantes, já deve ter dado para perceber que gosto do look clássico :)

Eu já estou de olho numa Genesis Croix de Fer, tem um aço bastante razoável, o material que a equipa não é nada de extraordinário, mas tem a maior parte das características que procuro numa bicicleta, não há situações perfeitas :)
 

RTC

Moderador
Staff member
Voltando ao tópico e dado que este assunto esteve "congelado" durante uns meses, estou neste momento decidido a avançar com a compra e já limitei a minha escolha a 3/4 modelos.

A principal dúvida é sempre a escolha do material do quadro. Das 3 hipóteses (carbono, alumínio e titânio) teria que encontrar uma bike completa com o limite de 2000€ com os melhores componentes possíveis.

E assim, depois de muito ler e pesquisar, cheguei a 3 hipóteses:

- Canyon Inflite 9.0 ( https://www.canyon.com/en/roadbikes/bike.html?b=3620 )
- Rose Pro Dx 3000 ( http://www.rosebikes.com/bike/rose-pro-dx-cross-3000-hydraulic/aid:770985 )
ou esticando um pouco mais o orçamento,
- On-One Picknflick Gravel bike ( http://www.planetx.co.uk/i/q/CBOOPICKGRAFOR22/on-one-pickenflick-gravel-force-22-cross-bike )

Esteticamente, gosto de todas.
Agora aquela que se encaixa melhor naquilo que pretendo é que é a dúvida.
O objectivo é ter uma bike de estrada polivalente que permita sair do alcatrão sempre que me apeteça, com umas aventuras de longa distância à mistura. Procuro no entanto uma bicicleta ágil que não seja muito pesada.

O titânio sinceramente agrada-me (já tive uma e sei como é) mas os 400€ de diferença para as outras duas opções ainda dá que pensar. Mas o titânio tem algumas vantagens. É sempre um quadro bonito e actualizado. Quanto ao equipamento, preferia Shimano mas vem equipada com Sram Force, que equivale ao Ultegra. Os discos são mecânicos ao que passo que nas outras, são hidráulicos.
A Canyon e a Rose têm preços e equipamentos muito idênticos. A Rose tem a vantagem de poder ser configurada. A troca do pedaleiro de origem por um compact seria feita de imediato, com o agravamento no preço em 50€
A Canyon tem o sistema de espigão VCLS que em quadros de alumínio para este fim pode ser muito importante.

Baralhando e voltando a dar as dúvidas mantêm-se mas a escolha será, provavelmente, entre uma destas 3.
Há ainda a On-One Dirty Disco que é de carbono e por pouco mais de 1500€ mas esteticamente não me seduz. Muito preta e o carbono não me parece neste momento uma "obrigação" para uma bike deste tipo.


Alguma opinião da vossa parte quanto aos modelos que mencionei?
 

Lux

Active Member
A On-One é a que mais me agrada, mas os travões... não faço ideia em quanto ficaria a troca por uns hidráulicos mas seria por aí que começaria a fazer contas. Manter a bike com esses travões depois de estares habituado a bons travões não será, na minha opinião, boa ideia. Os 400€ a mais são justificados, o quadro é muito mais valioso e numa possível venda depois de usado compensará essa diferença em relação a qualquer um dos outros, para além de todas as vantagens que irás usufruir enquanto o utilizares e que conheces melhor que eu :)
As Dt swiss que equipam a Canyon e a Rose não serão certamente do mais leve, quanto pesam as Planet X da On-One? Este seria também um aspecto que daria importância. Quanto ao facto da transmissão ser Sram, eu gosto :)
 

grouk

Active Member
eu daqui a uns tempos vou começar uma montagem de uma de cyclocross/allround, só estou a espera de um certo alivio financeiro. o quadro ainda não escolhi, mas algumas coisas já estão escolhidas

travões serão cantilever, leves baratos eficazes com pouca/nenhuma manutenção,
a transmissão será 1X10 ou 1X11 mais uma vez peso e custo e simplicidade a ter em conta
o quadro ainda nao decidi poderá ser alumínio carbono ou titânio mas para ser este ultimo tinha que ser um negócio mesmo fantástico.
 

desmo13

New Member
Os travões Avid BB7 que vêm na On-One (mecânicos) travam melhor que muitos hidráulicos que por aí andam.
Alem de que os sistemas hidráulicos para estrada ainda não estão suficientemente evoluídos e têm dado alguns problemas!
Em ultimo recurso tens a outra On-One Pickenflick com Sram Rival e travões Hidráulicos!
 

RTC

Moderador
Staff member
Lux, agradeço o teu post.

As DT Swiss R23 da Canyon pesam segundo o site 1655gr ao passo que as R24 da Rose anunciam 1775gr, mas na Rose por pouco mais mete-se as R24.
As que a On-One não sei o pesam mas quase de certeza que andarão à volta dos 2kgs.
A questão dos travões (hidráulicos ou mecânicos) não é o que me vai fazer pesar na escolha, sinceramente. Há bons travões mecânicos (TRP por ex) e os Avid da On-One têm boas reviews e serão certamente potentes q.b.
Como a bicicleta não é para ter uma utilização diária, acho que não vale a pena estar a gastar muito. Gosto muito da On-One e certamente ficaria com uma bicicleta para a vida com uma utilização muito polivalente mas a diferença entre as bikes que postei faz-me pensar se não conseguiria atingir os meus objectivos com a Canyon ou a Rose.:rolleyes:

grouk, já tinha lido aqui no fórum dessa tua intenção. Não somos os únicos. :)
Mas para mim, não considero o 1x10 ou 1x11. Não me rendi a esse sistema no BTT e mais difícil será alinhar nisso numa de estrada.
 

Skyforger

Active Member
Dentro destas opções, sem dúvida a On One. Para além do titânio ser o que nós sabemos em termos de conforto, longevidade e intemporalidade, parece-me uma bicicleta muito mais equilibrada e pensada em função do uso a que se destina. As outras parecem-me apenas mais duas bicicletas...e o alumínio para uma montagem rígida em off road deixa-me de pé atrás.

Esta última sugestão do desmo13 também me parece bastante interessante, principalmente olhando à relação preço/qualidade.

Já agora, porque excluiste o aço enquanto material de eleição?
 

RTC

Moderador
Staff member
Excluí o aço por várias razões. Quando pensei numa bike deste género e apesar de ter visto boas montagens, nunca pensei no aço como material base. Não tenho nada contra o aço até porque tenho uma BTT de aço que uso com frequência e gosto muito mas nesta bike em particular pretendo um material que me dê alguma agilidade e rapidez e que no conjunto não seja pesada. Um quadro destes em aço vai sempre para cima de 2kgs e para uma primeira experiência deste género prefiro a economia e a leveza do alumínio.
E depois, do preço que vi de algumas bikes em aço não é assim muito mais baixo que permita pensar no assunto.

Claro que a Canyon e a Rose são apenas "mais duas bicicletas" mas neste caso não ando à procura de algo exclusivo ou diferente. Queria apenas uma bike de estrada preparada para entrar naquele "trilho" ali ao lado para ver onde vai dar e "apimentar" as minhas voltas por uma zona que entendo que tem muito potencial para um bicicleta deste tipo. A título de exemplo, posso sair de minha casa e 300 metros depois posso entrar num estradão e fazer praticamente 50 kms até Montejunto, podendo intercalar com algum alcatrão, se me apetecer.
A opção do On-One é de pensar pelo feeling e o conforto que o titânio dá e pela intemporalidade que aquele "cinza escovado" trás. É quase impossível ficar indiferente a uma boa montagem em titânio. Linhas e decorações simples e que nunca cansam ao olhar.
Tive durante 2 anos uma Van Nicholas (BTT) e a decisão de a ter vendido foi a pior que tomei. Sei disso hoje.
 

Lux

Active Member
Os travões Avid BB7 que vêm na On-One (mecânicos) travam melhor que muitos hidráulicos que por aí andam. Alem de que os sistemas hidráulicos para estrada ainda não estão suficientemente evoluídos e têm dado alguns problemas!

Travar melhor que muitos hidráulicos não significa que travem bem ;)

Sempre tive preconceito relativamente a travões de disco mecânicos e sempre achei preferível uns bons travões V brake a discos mecânicos. Nunca foi algo que tivesse investigado a fundo e admito que esses até possam ser bons... de qualquer forma preferiria arriscar nuns hidráulicos por não se tratar de uma bike puramente de estrada mas sim de algo que se pretende que apanhe com alguma terra e lama.

Fazer a mesma coisa, fazes... mas com uma de Ti fazes com muito mais classe!!

Verdade... :)
 

Lux

Active Member
Acredito perfeitamente no que dizes, talvez aconteça pelas razões que atrás apontaste (evolução / problemas). Numa coisa estaremos certamente de acordo, uns bons travões hidráulicos serão sempre melhores que uns bons travões mecânicos. Certamente será uma questão de tempo até existir oferta em quantidade e qualidade.
Agora o que realmente interessa neste tópico, se os travões são suficientes para o Rtc, falta saber o peso das rodas e depois encomendar a BIKE de titânio :)
 

Skyforger

Active Member
Excluí o aço por várias razões. Quando pensei numa bike deste género e apesar de ter visto boas montagens, nunca pensei no aço como material base. Não tenho nada contra o aço até porque tenho uma BTT de aço que uso com frequência e gosto muito mas nesta bike em particular pretendo um material que me dê alguma agilidade e rapidez e que no conjunto não seja pesada. Um quadro destes em aço vai sempre para cima de 2kgs e para uma primeira experiência deste género prefiro a economia e a leveza do alumínio.
E depois, do preço que vi de algumas bikes em aço não é assim muito mais baixo que permita pensar no assunto.

Claro que a Canyon e a Rose são apenas "mais duas bicicletas" mas neste caso não ando à procura de algo exclusivo ou diferente. Queria apenas uma bike de estrada preparada para entrar naquele "trilho" ali ao lado para ver onde vai dar e "apimentar" as minhas voltas por uma zona que entendo que tem muito potencial para um bicicleta deste tipo. A título de exemplo, posso sair de minha casa e 300 metros depois posso entrar num estradão e fazer praticamente 50 kms até Montejunto, podendo intercalar com algum alcatrão, se me apetecer.
A opção do On-One é de pensar pelo feeling e o conforto que o titânio dá e pela intemporalidade que aquele "cinza escovado" trás. É quase impossível ficar indiferente a uma boa montagem em titânio. Linhas e decorações simples e que nunca cansam ao olhar.
Tive durante 2 anos uma Van Nicholas (BTT) e a decisão de a ter vendido foi a pior que tomei. Sei disso hoje.

Sim, só perguntei por curiosidade, compreendo perfeitamente os teus argumentos. Se fores para um bom quadro de aço ficará sempre mais caro do que o alumínio, e até mesmo do que o carbono. Arranjas soluções mais económicas mas obviamente mais pesadas do que qualquer outro dos materiais, sendo que aí entra a ponderação que o factor peso terá naquilo que pretendes.

Recentemente também andei a ponderar a compra de uma bicicleta desse tipo, indo atrás da tal versatilidade de que falas. Pesquisei muito, li e ouvi muitas opiniões, mas comecei a convencer-me de que uma bicicleta de ciclocross "pura", como são essa Canyon ou a Rose, acabaria por tornar-se numa experiência frustrante, principalmente por temer que comprometessem no off road. Dei voltas à cabeça, e se o instinto me fazia pender mais para esse conceito de bicicleta, isto baseado numa perspectiva mais estética, a racionalidade acabou por imperar e segui pela via mais fácil, ou seja, comprar uma BTT. Não me arrependi da opção tomada, isto porque com a BTT sei que não há grandes limites à tal utilização off road e na estrada, principalmente com uma roda 29", também se flui de uma forma muito natural e confortável. No entanto, admito que o tal bichinho pela bicicleta de ciclocross, ou versátil como eu gosto mais de chamar, ficou por cá e, nesse sentido, já estou a reunir material para fazer uma montagem desse tipo numa perspectiva low cost, personalizada e com marca e cunho pessoal. Conheço vários projectos muito interessantes dentro desse conceito, ou seja, aproveitamento de quadros com geometria de estrada ou de touring com um bom clearance para pneus largos e cardados, resultando nas tais bicicletas que tanto permitem alternar estrada com estradão, transportar carga e representar conforto para quem as usa.
 
Top