• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda Garmin Edge 500

Xrockyman

New Member
Quanto à precisão da velocidade, isso é normal em todos os gps, só quando se anda a uma velocidade constante é que a velocidade é precisa. Quando há variações bruscas de velocidade a leitura não é mais correcta. Para resolver este problema tens o sensor de velocidade/cadência (GS10, salvo o erro).
 

OMINIS

Active Member
Boas,

Aproveitando o tópico, fiz um percurso com o Edge 500 e depois o upload no Strava e depois no Garmin connect. No Strava deu-me uma elevação de 118 m, depois corrigi no site e deu-me 156 m. No Site da Garmin dá-me 118 m.

Qual será o valor verdadeiro, o do Gps edge 500, ou o valor corrido no Strava?
 

bigben

Member
boas .. com o edge 500 não se deve utilizar a correcção do site da garmin
o próprio aparelho tem altímetro barometrico
 

OMINIS

Active Member
boas .. com o edge 500 não se deve utilizar a correcção do site da garmin
o próprio aparelho tem altímetro barometrico

Boas,

Eu sei que não devo corrigir pelo site da Garmin. A minha questão é, qual o valor mais fidedigno, o valor do Edge ou o valor do site Strava depois de corrigido?

Obrigado
 

OMINIS

Active Member
se te estão a dizer que não se deve corrigir, acho que já está respondido, não? ;)

Pelo que eu compreendi na resposta do Amigo bigben, foi que não se deve corrigir pelo site garmin, a minha duvida é se pelo site do Strava tb não se deve actualizar?
 

bigben

Member
isso nunca te vai dar os valores com 100% de exactidão...
mesmo que faças a volta exactamente igual 2 vezes .. nessas duas vezes o garmin não te vai dar os valores de acumulado nem de distância exactamente igual e o mesmo se passa com o site strava.
em voltas de 50 60Km ..exactamente o mesmo percurso, quando passo para o site do garmin connect com 450 500m de acumulado.. chega me a dar diferenças de 50m de distancia e 10 ou + de acumulado..
isso não é exacto ao metro... mas sempre ficas com uma ideia mais perto do real da volta que deste
 

bigben

Member
eu pessoalmente não faço correcções.. aceito os dados que o site em causa e o aparelho me dão... e os dados se não fizeres correcções são exactamente os mesmo no garmin e no strava..
não percebo essa tua questão de corrigir no strava
 

OMINIS

Active Member
eu pessoalmente não faço correcções.. aceito os dados que o site em causa e o aparelho me dão... e os dados se não fizeres correcções são exactamente os mesmo no garmin e no strava..
não percebo essa tua questão de corrigir no strava

No Strava tens a possibilidade de actualizar ou corrigir o acumulado do Upload que fizeste do Garmin. Agora se estão mais certos que o do Edge, também não sei. Eu com o Edge fiz um acumulado de 118 metros depois fiz o upload para o Strava e fiz a actualização do acumulado e já deu 156 metros.
 

pratoni

Well-Known Member
Corrigir no garmin connect ou no strava significa o mesmo.

Significa que não se acredita nos valores que o dispositivo dá e tenta-se, por cartas de GPS, recalcular a altimetria da volta.

Depois, cada site tem o seu algoritmo de correcção, logo podem dar valores dispares. A única forma de teres o mesmo valores em vários sites é usares os dados do dispositivo.

Eu, no meu caso, tenho sempre a opção de correcção activa, mas é porque o meu GPS não tem altímetro barométrico(FR305)...
 

Diogo112

New Member
Tenham atenção que relativamente ao strava os dados por norma nunca batem muito corretos com o registado pelo edge, já tive a oportunidade de atestar isso mesmo quando transferia os dados para o garmin connect e para o strava, sendo que no garmin connect batem sempre certos com o registado pelo edge 500, e no strava, costuma dar mais tempo de volta, menos kilometros, menos velocidade média e menos altimetria. O Strava é giro mas aprendi a confiar mais no garmin connect, aí os dados são fidedignos.
 

pratoni

Well-Known Member
no garmin connect, se não tiveres as opções de correcção ativas, são os dados gravados pelo dispositivo e pronto.

Quanto a strava, para poder retirar os dados dos KOM's e dos segmentos é capaz de corrigir secções e extrapolar alguns dos valores. Por exemplo no strava tens um segmento de X com várias curvas, se vires o desenho no garmin connect o trajecto pode estar em linha recta quando deveria ter curvas. O strava pode estar a extrapolar o trajecto ponto a ponto para obter as curvas necessárias ao segmento e assim poder comparar com os tempos de outros utilizadores...
 

jofari

New Member
Alguém sabe explicar o porque de eu "atingir" velocidades máximas de 154, 177 ou 229 km/h? :confused:
Uso o Edge 510
 

Xrockyman

New Member
Presumo que essas velocidades não te apareçam na velocidade instantânea e aparecem nos registos da velocidade máxima, certo ?

A velocidade nos GPS é medida em função do tempo e das posições capturadas. Se por exemplo fazes uma movimento muito brusco, passas por uma estrada esburacada ou a precisão do gps naquele momento é baixa (por ex: poucos satélites activos), e se num curo espaço de tempo são registados dois pontos a velocidade poderá ser absurdamente elevada. Não sei se o GPS tem a opção de ajustar a sensibilidade, se forem usados mais pontos para calcular a velocidade ( menos sensibilidade ) o erro deverá ser menor, mas o gps irá responder mais lentamente às mudanças.

A forma de ter a velocidade de uma forma mais precisa no GPS é teres o sensor de cadência/velocidade GS10. Com este acessório a velocidade é medida com recurso à rotação/tamanho da roda e também do próprio GPS.
 

pratoni

Well-Known Member
isso foi o gps que num segundo ou dois se baralhou com a tua posição e deste tipo um salto quântico e daí essa velocidade exagerada...

Tenta reparar no mapa e de certeza que localizarás o local desse pico com um traço que não faz sentido...
 

jofari

New Member
Xrockyman - Nas velocidades instantânea aparecem 25km/h e depois passa para 90km/h, mas depois a média até nem fica muito longe com estas alterações.
Eu utilizo o sensor de cadencia e velocidade, mas quem vendeu aconselhou a retirar o de velocidade, já que segundo a informação este serve apenas para ... os rolos.
eu sempre o tive montado, sem qualquer tipo de problemas.

pratoni - É possível, o problema é que ele já se anda a baralhar " á bués de segundos", pois já é a quarta saída, com um registo na ordem dos 400km, e a baralhação continua.
No fim de cada a volta no mapa, não aparece essa velocidade máxima, mas garanto que a velocidade máxima que por lá consta eu também não atinjo.

A questão mais "parva" é a constante alteração da velocidade instantânea, pois anda sempre aos saltos, e pode parecer parvoíce minha, mas é por aqui que eu controlo a minha pedalada, enquanto aprendo (já que não sei) a trabalhar com a cadência.
 

jnap

New Member
Para a velocidade andar aos saltos, é porque estás unicamente a utilizar a velocidade medida através do GPS...
Essa esta boa, o sensor de cadÊncia só servir para os rolos... ?!!?
Quantas vezes já tive problemas de apanhar mal sinal GPS, quantas vezes ele atrofiou as posições... e depois se o sensor estiver a funcionar em condições e a medida correcta no garmin, não eixste qualquer gps que dê velocidade instantanea mais acertada, bem como as distancias.
 

pratoni

Well-Known Member
Concordo a 100% com o jnap, volta a colocar o sensor da velocidade, coloca a medida correcta da roda(de preferência com o teu peso em cima dela) e vais ver que isso vai ao sitio.

Os sintomas que estás a ter tem exactamente a ver com a má recepção do sinal do gps e não tens o sensor de velocidade para atenuar esses baralhanços...
 

Xrockyman

New Member
É isso, volta a pôr o sensor e esses problemas vão acabar. Quanto ao tamanho da roda nem é preciso de preocupares ( pelo menos no edge 800 é assim.. ), ao fim de alguma centenas de metros ele calcula automaticamente o tamanho da roda a partir de uma distância percorrida.
 

OTALEM

Member
Como se diz cada cabeça sua sentença.
Há dias perdi o íman do sensor de velocidade Apercebi-me por que deixei de ter velocidade no Garmin.Como uso outro conta km vi a distancia percorrida depois da paragem do gps e voltei atrás e lá o encontrei.
Na ultima volta montei-o outra vez e a velocidade tanto era zero referindo pausa automática como velocidades mais altas do que estava fazendoDemorei uns tempos a perceber o que se passava que era o íman que não estava na posição optima.Tirei-o e fiz o resto da volta sem problemas.
A minha conclusão é que ele leva algum tempo a assumir a velocidade da roda ou do satélite e que se o íman não estiver na posição correta ele vai oscilando entre as duas e dá esse problema.
Na outra bike que não tem sensor de velocidade nunca tive esses problemas e agora também já não o uso na que tem o sensor .Não precisamos daquilo portanto não vale a pena.
 
Top