• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda Garmin Edge 500

Miro

New Member
Boas pessoal

Como sei que existe aqui pessoal que tem o Garmin Edge 500 venho aqui pedir ajuda.

Estou com um problema que pelo o que já li por aí, parece ser feitio e não defeito. A dificuldade de atualização do track. Algumas vezes, vamos a andar e lá desaparece o risco...Lá temos de carregar na escala, voltar a fazer enter e esperar que o risco volte a aparecer...

Alguém sabe como resolver esta situação? É que sinceramente, faz 2 semanas que estive numa travessia e volta não volta tinha de parar a meio de um cruzamento de trilhos só porque o raio do track lá desaparecia. Não tinha outra solução se não esperar...

Se alguém souber como isto se resolve, agradeço a ajuda.
 

duchene

Well-Known Member
Com o meu acontece o mesmo. A Garmin ainda não acertou a 100% com as courses no 500...

A solução, tanto quanto sei, passa mesmo por abrandar e esperar que volte a redesenhar o mapa. Vale o facto de que, mesmo quando o traço não é desenhado, os avisos de fora de rota ainda aparecem...
 

Miro

New Member
A mim por acaso não me chateia muito porque não ando em correrias. Mas para quem anda em maratonas de BTT com o intuito de competir é para esquecer. Na 2ª feira fui seguir um track marcado no RWGPS e apesar de não ir a fazer corridas, num ou outro momento deixei de achar piada ao facto de ir com um ritmo certinho e estar a parar por não saber para onde era.

P.S - Ao fim de 12 anos de ciclismo no Oeste. Agora é que ando a explorar as estradinhas secundárias...Estou maravilhado. Nunca tinha feito tanta rampa e tanta calçada. Tem sido cá um tratamento :)

Quer dizer então que resta-nos esperar que eles melhorem isso?
 

duchene

Well-Known Member
Olha que o 500 não será o melhor companheiro para aventuras fora de estrada como instrumento de navegação em exclusividade e muito menos em ritmo de competição. Ou melhor, até pode ser. Mas a diferença entre 2 trilhos pode ser tão subtil (imagina 2 troços paralelos, afastados por 2 ou 3 metros em que um sobe e outro desce) que os enganos podem ser bastante complicados e morosos.

Apesar de o achar um prodígio, dado o reduzido tamanho, não confio o suficiente para navegação fora de estrada "à séria". Aliás, quando assim é, uso sempre um Dakota que permite uma melhor visualização das subtilezas do trilho, além de incluir os mapas de topo com uma interessante cobertura em termos de trilhos fora de estrada.

No último ano, os updates de firmware melhoraram bastante as prestações do Edge 500, mas continuam a existir estas pequenas pontas soltas. Na verdade, presumo que a Garmin também não pensou que a popularidade da criação e seguimento de tracks personalizados neste modelo fosse tão grande.

Ainda assim não justifica que as coisas não funcionem a 100% tanto tempo e tantos updates depois.

--

Quanto aos "quelhos", antes tarde do que nunca. Aparte do potencial de variação das rotas, há sempre um fascínio especial em enveredar por estas caças ao tesouro... mesmo que isso implique ficar ali uns segundos à espera que o monte de silício processe o caminho certo!

Naturalmente
 

duchene

Well-Known Member
Aproveitando a questão que me foi colocada via PM e porque entendo que poderá ser proveitosa para todos esta informação, deixo-vos com um pequeno guia de como carregar percursos Strava no Edge 500.

Este é um dos muitos métodos possíveis, e refere-se exclusivamente à cópia integral de um percurso do Strava para o Garmin, não permitindo qualquer personalização. Há outras formas de o fazer, bem como de criar e carregar percursos personalizados, mas não será esse o enfoque aqui.

--


Transferir percursos listados no Strava para o Garmin Edge 500. O método rápido.

1/ Com o login feito no Strava, abrir a página correspondente à actividade pretendida. Deverão estar na página de raiz da actividade, sem qualquer segmento activo ou troço seleccionado.

2/ Escolher a actividade pretendida, entrando na respectiva página. Seleccionar e copiar o endereço correspondente à actividade. Ex: "http://app.strava.com/activities/99999999". O endereço deverá ter exactamente este aspecto. Algo diferente e estarão dentro de um segmento ou troço.

3/ Ir a http://cosmocatalano.com/strava/export/index.html e colocar o endereço copiado na caixa marcada como "paste the Strava URL here".

4/ Escolher a opção "TCX" e clicar no gigantesco botão laranja que diz "Export".

5/ Com o Edge connectado via USB e em modo de armazenamento externo, colocar o ficheiro .tcx obtido anteriormente, dentro da pasta Garmin/NewFiles

6/ Remover a conexão USB em segurança e ligar o Edge500. Ao ligar, deverá iniciar-se o processo de conversão, assinalado por uma mensagem e uma barra de progresso no ecrã. Completo que esteja o carregamento e a sequência de arranque, bastará entrar no menu e na opção Training > Courses. Na lista já deverá estar disponível a nova actividade que pode ser consultada e iniciada, como normalmente fariam para qualquer outra Course.

--

Obviamente que sou defensor da criação dos nossos próprios percursos, mas caso estejam num dia mais preguiçoso, fica a dica.

Boas pedaladas a seguir um risco preto no ecrã!
 

Galitos

New Member
na 2ª feira dei com esse site e ontem fui dar uma volta com o track que tirei. mas eu não consegui como tu coloquei la o url da actividade que quis e descarreguei.
mas depois tive que ir ao gpsies converter para garmin CRS e mandar para o garmin.

a proposito não achaste que o track tinha um tamanho exagerado, tal como 2mb?
 

Lyp

Active Member
Só dizer que com o firmware 3.0, a barra de conversão e progresso referida no ponto 6 pelo duchene, já não aparece como acontecia nos firmwares anteriores. Digo isto para que a malta não se assuste, que foi o que me aconteceu... É que enquanto o edge está a converter o ficheiro, não arranca e está ali a moer sem gráfico nenhum, diz apenas "Garmin".

@galitos, depois do ficheiro ser convertido pelo edge (num ficheiro fit), este ocupará muito pouco espaço, e o tcx desaparecerá da pasta onde o havias colocado. Testa e verás ;)
 

ajaneiro

New Member
Boas,

também tive esse problema no início.

Podem usar o gpsies para carregar o track para o edge seleccionando a opção "set points evenly (every 40 meter)".

Ao fazer isto pude usar tracks feitos no gpsies e feitos noutros sítios no edge com:

- zoom de 80m: se a representação do track desapareceu 5 segundos em 100km foi muito...

- zoom de 50m: as falhas na representação do track aparentam ser mais frequentes do que na opção de 80m mas ainda assim muito menos frequentes do que anteriormente (sem a opção "set points evenly" escolhida.


Espero ter ajudado!


Boas pedaladas
 

duchene

Well-Known Member
@Galitos
O Lyp já se antecipou na resposta. Se o track original tiver bastantes pontos, produz um tcx mais pesado mas que será emagrecido depois da conversão para tcx.

@Lyp
Obrigado pela adenda.
Não fiz ainda o upgrade para o 3.0 porque há algumas queixas de que veio estragar mais do que aquilo que corrige. E como o meu se tem portado bem com o firmware anterior, não arrisquei. :D
 

Lyp

Active Member
@duchene, eu também ofereci alguma resistência ao update, exactamente pelos relatos que li. porém, não tive qualquer problema até agora. O novo update anuncia correcções na altímetria, e 5 páginas de treino (contínuo a usar 3), e foi até por isso que acabei por fazer, mas não notei nada de significativo, para ser honesto.

Relativamente à conversão, achei que era importante referir, pois fiquei um pouco assustado quando não vi o gráfico... É que pensei logo que o edge não arrancava. Acho que com o gráfico de conversão fazia muito mais sentido.

Ah, e obrigado eu, porque tu és o culpado de eu ser um utilizador do edge 500... E se calhar mais gente poderá dizer o mesmo ;)
 

Lyp

Active Member
@duchene, eu também ofereci alguma resistência ao update, exactamente pelos relatos que li. porém, não tive qualquer problema até agora. O novo update anuncia correcções na altímetria, e 5 páginas de treino (contínuo a usar 3), e foi até por isso que acabei por fazer, mas não notei nada de significativo, para ser honesto.

Relativamente à conversão, achei que era importante referir, pois fiquei um pouco assustado quando não vi o gráfico... É que pensei logo que o edge não arrancava. Acho que com o gráfico de conversão fazia muito mais sentido.

Ah, e obrigado eu, porque tu és o culpado de eu ser um utilizador do edge 500... E se calhar mais gente poderá dizer o mesmo ;)
 

Galitos

New Member
Eureka!
Em relação ao colocar o tcx na pasta new files e ele depois converte para .fit e fica no menu treino/percursos não o consegui fazer sinceramente não sei se será da versão (v3.0) se colocar um file .crs na pasta consigo ver no menu dos percursos.
Em relacção ao tcx não consegui :( mas no problem!

Tive a ler uns posts acima que o pessoal tem o mesmo problema que eu quando segue os tracks, a linhazita desaparece( as vezes é mesmo uma eternidade ) o que é bastante chato ainda por cima para mim que utilizo muito tb no BTT.
Andei a pesquisar e nos foruns da garmin é mesmo um problema de firmware e que estão a tentar resolver isso ( sinceramente para mim nunca será resolvido visto ser uma questão para vender os seus produtos mais caros )
Existe duas opções para resolver este problema:

A 1ª que acho demasiado estúpido é fazer o downgrade para a versão 2.4 quem já a utilizou sabe que não existiu nenhum problema em relacção a seguir tracks nesta versão, o problema é que todos os problemas que foram resolvidos na v2.6, v2.8 e v3.0 vão voltar :( ontem tive a escassos momentos de o fazer mas decidi continuar a pesquisar.

Até que encontrei uma 2ª opção ( site chinês xD, é um riso as traduções enfim ) que passa por instalar um pequeno programa o gpx2crs
e têm que ter o net frameworks 2.0, quem tiver o windows 7 já o tem instalado.

no final de instalado têm um interface assim
garminn.jpg


Na parte de Convert Gpx to Course têm que colocar as definições tal como tenho na imagem o importante é a "box" Add extra points e colocam 15 metros, adicionam a track original em gpx lá em cima no botão com 3 pontos e no final carregam no convert ( no final da barra verde podem fazer sair, não fiquem especados como eu a olhar para o monitor xD )
passam para o gps e siga!

utilizei assim em estrada hoje e 0 desaparecimentos xD
Em btt tenho que exprimentar esta semana,se tiver problemas provavelmente só terei que meter 10 metros talvez ( digo eu )

Segundo o que entendi o desaparecimento acontece por ele ter poucos pontos entre eles e isto é só para adicionar mais e o edge fazer menos contas

a proposito hoje andei com o zoom automatico e andei sempre a mudar em manual para varios zooms e não tive problema.

Exprimentem e digam qualquer coisa xD
 

ajaneiro

New Member
Uma opção sem instalação de qualquer programa:

Boas,

também tive esse problema no início.

Podem usar o gpsies para carregar o track para o edge seleccionando a opção "set points evenly (every 40 meter)".

Ao fazer isto pude usar tracks feitos no gpsies e feitos noutros sítios no edge com:

- zoom de 80m: se a representação do track desapareceu 5 segundos em 100km foi muito...

- zoom de 50m: as falhas na representação do track aparentam ser mais frequentes do que na opção de 80m mas ainda assim muito menos frequentes do que anteriormente (sem a opção "set points evenly" escolhida.


Espero ter ajudado!


Boas pedaladas

Cumps
 

amorais

Member
Boas,
aproveito este topico para pedir a vossa ajuda.
Tenho um edge 500 e parece-me que não está a funcionar bem no que respeita ao desnivel acumulado.
No ultimo fim de semana fui com uns amigos subir a montejunto e um deles tem o edge 800 agora o estranho é que fizemos o mesmo trajecto e chegamos ao fim e ele tem cerca de 60km com 1820 de acumulado e eu tenho 56km e 1294 de acumulado parece-me a mim que os dados dele é que estão corretos .
Tem conhecimento de algo parecido ?
Já agora o o trajecto foi : saida de alcoentre subimos por pragança até ás antenas , descemos para vila verde subimos novamente até ás antenas, e descemos novamente por pragança até alcoentre.
Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
estás a ver esses dados no gps ou no site(garmin connect)?

Se for no site, tens a opção de correcção de elevação activa? Senão tiveres activa-a e vê se os dados mudam alguma coisa...
 

edununo

Well-Known Member
A correcção de elevação não deve ser usada em modelos como o Edge 500 que já tem altimetro barométrico. Neste caso só aumenta o erro já que a base de dados de elevações não é tão precisa como o altimetro do Edge 500.
Eu tenho um 500 e tenho colegas com o 710 e 800. No final das voltas as diferenças são muito pequenas.
 

bigben

Member
eu tenho o 500 e não uso a correcção de elevação porque parece que ainda dá mais erro...
mas os dados nunca se espere que sejam 100% correctos... variam sempre um pouco .. mais não seja pelas condições meteorológicas
 

pratoni

Well-Known Member
olha que o altimetro barométrico também não é infalível.

Basta haver variações da pressão atmosférica a meio da volta e lá se vai a precisão....
 

edununo

Well-Known Member
Claro que não é infalível mas mesmo assim é mais certo. Em mais de 10.000kms no meu, raramente deu erros.
 
Top