Ora após uma leitura intensa, diga-se de passagem, começo a chegar à conclusão que isto é uma confusão do caraças.
Isto do Bottom Bracket, vulgo BB, ainda tem que se lhe diga, isto para quem se interessa é claro!
Por curiosidade e depois do user Edununo, referir algumas situações quanto a mudar de pedaleira, foi dar uma pestanada no maior livro de conhecimento do mundo, a Internet, no famoso motor de busca, o Google, escrevo “BB systems” e pumba, começou a confusão, tento então, filtrar um pouco a informação e escrevo “bycicles bottom brackets” e a coisa já melhorou um pouco!
Num dos sites que visitei, encontrei muita informação e que até acabou por satisfazer um pouco a minha curiosidade e de até ensinar mais algumas coisas sobre este assunto.
http://www.bikeradar.com/gear/article/complete-guide-to-bottom-brackets-36660/
Está em inglês, o que poderá colocar alguns entraves a quem tenha dificuldade nessa lingua.
Continuei a entrar e a sair de mais alguns sites, uns com identica informação outros que até acabaram por complicar a situação, de qualquer maneira consegui encontrar o que procurava, acho eu...
Assim, e para o caso da minha “fisga”, caso mude a pedaleira para uma Campagnolo Power Torque ou Ultra Torque vou ter obrigatóriamente de comprar o adaptador para colocar no quadro.
Neste momento tenho uma pedaleira shimano 105 que utiliza um movimento pedaleiro, exclusivo da Trek, o BB90.
Ora, os rolamentos são inseridos directamente, no quadro, ao contrário de outros sistemas, tendo claro está, várias vantagens segundo o fabricante.
Isto de ser BB90 ou BB68 ou BB386 etc... assim por alto, tem a ver com a largura do quadro na zona do movimento pedaleiro, não será novidade para alguns, mas para mim já me aliviou de uma carrada de duvidas e coçadelas na cabeça, ao olhar para um quadro com essas inscrições e ás vezes, fazer cara de quem percebe do assunto, quando o mecânico pergunta que tipo de BB é o meu!
Agora já sei!!!
A largura do quadro onde entram os rolamentos é no caso da minha “fisga”, de 90mm mas, o mais importante e por aquilo que percebi, tem a ver com o diametro do eixo do crank, em que na Trek se mantem o mesmo em que a maior parte dos fabricantes de componentes, “acordaram”, ou seja, que o diametro do eixo do crank seria de 24mm, ficando assim como que, uma norma internacional. Existem outros BB que não seguem essa norma, e que para o meu caso, não interessa muito, mas fica a informação - BB30, BB386, Bbright, e mais alguns, em que estes utilizam, ou aceitam cranks com 30mm de diametro!
Era aqui, que tinha a duvida, em relação ao porquê de ter de trocar ou de ter de colocar um adaptador, no quadro.
A Campagnolo e no caso o modelo Centaur, tem um diametro de eixo de 25mm... Pois...
Pelas pesquisas que fiz tanto o modelo Power Torque (identico ao Shimano em que o eixo esta cravado no lado dos pratos) como o Ultra Torque em que se une no meio do eixo (como a specialized em alguns modelos), tem os dois 25mm de diametro.
Power Torque
Ultra Torque
e agora uma imagem de uma tabela só para ajudar a confundir um bocadinho...
Poderia alongar mais um bocadinho a prosa, mas o tempo, não se faz muito...
Assim, espero conseguir ajudar a dissipar algumas duvidas e que a mim estavam a por-me sem unhas!
Conclusão, assim que surgir a oportunidade, lá virá uma pedaleira Campagnolo, aqui para o Je, mas já com a certeza do que é!
Mais uma vez, obrigado Edununo, pelo alerta em relação a este assunto
p.s - se me enganei, a culpa é do Google!!!
boas pedaladas