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A minha "fisga" Trek Madone 4.3

rm6

Member
Pratoni – Obrigado! Sem duvida de que fiquei a conhecer melhor a bicicleta e tudo o que a faz mexer. :) É uma optima sugestão colocar uma tabela, e vou tratar disso.



Undernardo – Obrigado! Realmente o laranja no guiador, fazia desviar as atenções do quadro, e desta forma fica bem mais equilibrada.



Danielkezia – A minha duvida, é mesmo essa, com o espigão que tenho actualmente, ainda não consegui deixar de mexer no que está quieto! Ou é que chego mais para a frente, ou é que afasto mais para trás, e ainda não consegui sentir realmente bem... Vou ver como fica quando chegar o espigão, que tambem terá um recuo de 5mm, se eles não se enganarem a enviar!
 

rm6

Member
Ora, sai uma tabela com os pesos dos componentes, para a mesa do canto! :)

Quadro + Forquete:


Quadro - Madone 4.3 - T.56 C \ rolamentos e protector de quadro 1314 gr.
Forqueta - Madone KVF C/ aranha 488 gr.

Transmissão:

Manípulos - Campagnolo Centaur Carbon 2x10 354 gr.
Desviador da frente - Campagnolo Centaur Braze-on 92 gr.
Desviador de trás - Campagnolo Centaur 10 v caixa curta 221 gr.
Pedaleira - Shimano 105 172,5mm, pratos 50/34 C\parafuso de eixo 801 gr.
Cassete – Campagnolo Centaur 10v 12/26 286 gr.
Corrente – Não sei a marca nem modelo, mas sei que são para 10v
247 gr.

Componentes:

Selim - Selle Italia SLS S2 217 gr.
Espigão - Bontrager XXX Carbon, 27.2mm, 20mm offset , 400mm 190 gr.
Guiador - 3T Ergonova Pro 31,8mm, 44cm 257 gr.
Avanço - Bontrager RXL, 90mm, 31.8mm, 7º 131 gr.
Caixa de direcção - FSA Integrada 1-1/8” / 1.5” 76 gr.
Travões - Campagnolo Veloce dual pivot. 341 gr.

Rodas :

Roda da frente - Mavic Aksium C\ Iman Polar 815 gr.
Roda de trás - Mavic Aksium cepo campagnolo 10v 950 gr.
Pneus - Mavic Aksion 23 451 gr.
Chavetas - Edge Design 61 gr.

Acessórios :

Pedais – Exustaur EPS-R 252 gr.
Porta-Pipos – Bontrager RXL carbon C\ parafusos 47 gr.
Fitas de Guiador – BBB C\ Tampas 66 gr.

Outros componentes/acessórios :

Aperto de espigão – Bontrager 14 gr.
Cabos de travão/transmissão – Marca branca. 49 gr.
Espaçadores – Carbono marca branca. 15 gr.
Espirais Travão/transmissão – Marca Branca. 110 gr.
Camaras ar – Marca Chainize.
205 gr.

Total 8050 gr.
 

Morg

Well-Known Member
A forqueta é bem pesada.
Os manípulos são mais leves que os meus Athena carbon 2015.

Isso é que foi uma maratona!
 

rm6

Member
Sinceramente, estava com a ideia de que a forquete era mais leve! Embora não tenho grande base de comparação com outras, a não ser com a que tinha na B´twin, que pesava 495 gr com aranha!
e o tubo cortado a 23 cm...
 

edununo

Well-Known Member
A forqueta é pesada pois tem a coluna em alumínio.
As séries 5, 6 e 7 já são full carbono.

O peso total está simpático, tendo em conta as rodas e a pedaleira.
 

rm6

Member
O objectivo a que me propos, em termos de peso serão os 7,5 kg! Penso que será um bom peso, para o uso que lhe dou e também o investimento em euros que não quero ultrapassar uma certa fasquia.
O próximo investimento será na pedaleira, muito pelo peso que vou conseguir retirar (Campagnolo Centaur carbon - 645gr peso de fabricante) mas também para contribuir para a estética, já que tenho os restantes componentes da transmissão, dessa marca.
 

rm6

Member
Assim por alto e a médio/longo prazo, será mais ou menos isto :

Rodas - até 1500 gr, em estudo!
Pedaleira Centaur carbon - 645 gr, em vista já!
Guiador Bontrager RXL 44 cm - 185 gr, a namorar... :)
Cortar espigão a 350 mm - dá 165 gr, assim que chegue a casa... :)

Em relação ao que tenho neste momento dá para tirar 565 gr... :) mas sem pressas... :)
 

edununo

Well-Known Member
Atenção à pedaleira.
Tens de colocar um adaptador pois esse quadro é BB90. Eu tenho uma Record 11v Ultra Torque e a Trek disponibilizou o adaptador.
As Centaur mais antigas são Ultra Torque mas as actuais são Power Torque é penso que o adaptador é diferente.
A Campagnolo tem o Power Torque nas gamas mais baixas e mantém o Ultra Torque só na Chorus, Record e Super Record.
 

rm6

Member
Edununo - Realmente tenho reparado que as pedaleiras campagnolo tem um sistema diferente em vários modelos!
A pedaleira que tenciono comprar, é a que tem o eixo de "encaixe" no meio, não sei se para esse modelo, será necessário algum tipo de adaptador.
Já vi também uma pedaleira Centaur, em que o eixo é identico ao da shimano.
Vou pesquisar um pouco! :)
Obrigado edununo pela informação!
 

edununo

Well-Known Member
0599-campagnolo-ultra-torque-04.jpg


Este é o Ultra-Torque que utiliza uma ligação Hirth. É o tal sistema usado actualmente apenas na Chorus, Record e Super Record. É o melhor é mais rígido, mas muito caro de produzir.
Vais ter de usar o tal espaçador / adaptador pois os rolamentos não ficam no quadro mas sim presos aos cranks.

Hirth_joint.jpg
 

Xrockyman

New Member
Os pedaleiros Fulcrum, que são irmãos gémeos dos campagnolo também são ultra torque e por vezes conseguem encontrar estes pedaleiros a preço simpático.

Os adaptadores para campagnolo e fulcrum até são os mesmos, eu tinha o meu pedaleiro num quadro BSA comprei um quadro com pf86 e foi só comprar os respectivos copos.
 

edununo

Well-Known Member
É uma vantagem deste sistema. Basta trocar copos/adaptadores e funciona em diferentes tipos de BB, mantendo os rolamentos.
 

rm6

Member
Então neste caso, ao instalar a pedaleira campagnolo, dependendo do sistema e que ainda não sei se vou pelo power torque ou se vou pelo ultra torque, só tenho de retirar os rolamentos que estão neste momento instalados e colocar os copos/adaptadores!
Pelo que andei a pesquisar não são necessárias ferramentas "especiais" para esse efeito.
Neste momento estou à procura de uma Centaur 34/50 de 172,5 ou de 170, e gostava de ser eu a colocar no sitio, para não "chatear" os mecânicos lá da loja ;)
 

rompeestrada

New Member
Boas,

Caro rm6, tens uma bike mesmo linda... desculpa por ter comprado uma igual à tua :)
Agora já percebi o porque do teu andamento... andas nos treinos secretos... penha, ponte de lima, douro... é por essas e por outras que no dia 3 estou fod%&/(=(
 

rm6

Member
rompeestrada - Uiiiii agora é que vai ser romper borracha!!! :):):):)

Medroso#78 - É só gritar, e paro para dar duas de prosa, e dar umas pedaladas...:)
 

rm6

Member
Ora após uma leitura intensa, diga-se de passagem, começo a chegar à conclusão que isto é uma confusão do caraças. :)

Isto do Bottom Bracket, vulgo BB, ainda tem que se lhe diga, isto para quem se interessa é claro!
Por curiosidade e depois do user Edununo, referir algumas situações quanto a mudar de pedaleira, foi dar uma pestanada no maior livro de conhecimento do mundo, a Internet, no famoso motor de busca, o Google, escrevo “BB systems” e pumba, começou a confusão, tento então, filtrar um pouco a informação e escrevo “bycicles bottom brackets” e a coisa já melhorou um pouco!



Num dos sites que visitei, encontrei muita informação e que até acabou por satisfazer um pouco a minha curiosidade e de até ensinar mais algumas coisas sobre este assunto.

http://www.bikeradar.com/gear/article/complete-guide-to-bottom-brackets-36660/

Está em inglês, o que poderá colocar alguns entraves a quem tenha dificuldade nessa lingua.
Continuei a entrar e a sair de mais alguns sites, uns com identica informação outros que até acabaram por complicar a situação, de qualquer maneira consegui encontrar o que procurava, acho eu...

Assim, e para o caso da minha “fisga”, caso mude a pedaleira para uma Campagnolo Power Torque ou Ultra Torque vou ter obrigatóriamente de comprar o adaptador para colocar no quadro.



Neste momento tenho uma pedaleira shimano 105 que utiliza um movimento pedaleiro, exclusivo da Trek, o BB90.



Ora, os rolamentos são inseridos directamente, no quadro, ao contrário de outros sistemas, tendo claro está, várias vantagens segundo o fabricante.

Isto de ser BB90 ou BB68 ou BB386 etc... assim por alto, tem a ver com a largura do quadro na zona do movimento pedaleiro, não será novidade para alguns, mas para mim já me aliviou de uma carrada de duvidas e coçadelas na cabeça, ao olhar para um quadro com essas inscrições e ás vezes, fazer cara de quem percebe do assunto, quando o mecânico pergunta que tipo de BB é o meu! :) Agora já sei!!!

A largura do quadro onde entram os rolamentos é no caso da minha “fisga”, de 90mm mas, o mais importante e por aquilo que percebi, tem a ver com o diametro do eixo do crank, em que na Trek se mantem o mesmo em que a maior parte dos fabricantes de componentes, “acordaram”, ou seja, que o diametro do eixo do crank seria de 24mm, ficando assim como que, uma norma internacional. Existem outros BB que não seguem essa norma, e que para o meu caso, não interessa muito, mas fica a informação - BB30, BB386, Bbright, e mais alguns, em que estes utilizam, ou aceitam cranks com 30mm de diametro!

Era aqui, que tinha a duvida, em relação ao porquê de ter de trocar ou de ter de colocar um adaptador, no quadro.



A Campagnolo e no caso o modelo Centaur, tem um diametro de eixo de 25mm... Pois...

Pelas pesquisas que fiz tanto o modelo Power Torque (identico ao Shimano em que o eixo esta cravado no lado dos pratos) como o Ultra Torque em que se une no meio do eixo (como a specialized em alguns modelos), tem os dois 25mm de diametro.


Power Torque


Ultra Torque

e agora uma imagem de uma tabela só para ajudar a confundir um bocadinho... :)




Poderia alongar mais um bocadinho a prosa, mas o tempo, não se faz muito... :)

Assim, espero conseguir ajudar a dissipar algumas duvidas e que a mim estavam a por-me sem unhas!
Conclusão, assim que surgir a oportunidade, lá virá uma pedaleira Campagnolo, aqui para o Je, mas já com a certeza do que é!

Mais uma vez, obrigado Edununo, pelo alerta em relação a este assunto

p.s - se me enganei, a culpa é do Google!!! :):):):)

boas pedaladas
 
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