• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Vou... ou não vou...(Troia-Sagres)?

Status
Not open for further replies.

Galitos

New Member
Amigo micropteus
O espirito do troia sagres é totalmente contrario à competição, é um trajecto para se fazer nas calmas com pessoal amigo de preferência.
É muito fácil arranjar um grupo que ande mais ou menos ao nosso ritmo e depois é dando a vez o "corpo às balas" (xD) quando fores dar por ela estás a dar um beijo na tabuleta a dizer Vila de Sagres ( Sim é verdade no meu 1º TS fiz isso e tem sabor a metal xD )
para uma pessoa que faz mais ou menos 140km como tu não terás grandes dificuldades se não te aventurares muito como é obvio em fazer o troia sagres.
o meu conselho sinceramente é .... Aproveita e Desfruta do percurso!

em relação as "bifas" ainda não tenho conhecimento disso mas existe uma pastelaria em rogil que tem lá uns pasteis de nata que é qualquer coisa, até sobes a carrapateira a fundo xD
 

micropterus

New Member
As rodas não me vão ajudar a lá chegar, mas em princípio também não me vão atrapalhar :D
Obviamente que sem treino não há rodas que safem ninguém, mas se dermos o nosso melhor nos "treinos" ou nas "voltas", ou nos "passeios", ou lá como quisermos chamar e se a isso, juntarmos melhor material, não vejo qualquer inconveniente...
Quanto ao assunto das médias, não vejo qual é o problema em tentar dar o melhor de mim. Visto andar habitualmente sozinho, estou constantemente (bem...quase sempre...)em competição comigo próprio e o que possa parecer pouco para muitos, pode ser para mim uma grande vitória, até porque o ano passado estava ainda mais pesado, mais lento, cansava-me mais e aguentava menos km por volta...
Formalmente tenho 47, mas sinto-me como se tivesse 20...também não é bem assim...mas está lá perto...
Já tenho ultrapassado camaradas com bem menos idade do que eu e também já fui ultrapassado por pessoal mais velho do que eu. E também já tenho rolado com pessoal que encontro na estrada, partilhando a volta. Fora da competição, a idade não é um problema de maior, embora seja uma das muuuitas variáveis que permitem um maior ou menor rendimento (ou maior resistência, ou velocidade, ou etc)...penso eu...
Resumindo: Com rodas ou sem rodas, tudo indica que vá, até que tenho mais 2 meses para me preparar melhor.
Quando se aproximar a data, formalizarei um convite aos que estão nas mesmas circunstâncias que eu (no tópico "Pedalar por aí") para partirmos um pouco mais cedo, de maneira que não cheguemos a Sagres, lá para a meia-noite ou algo que se pareça eheheh
E se tiverem rodas "levezinhas" também podem ir, que eu deixo :)...a brincar hem...
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Mais um ano e mais uma vez lá estarei a fazer o Tróia & Sagres :cool:

A RESPEITO DO TRÓIA & SAGRES JÁ ESTA FUI TODO DITO.

De bike de btt com roda gorda / de bike de btt com roda fina / de bike de ciclismo / de bike triathlon / bike Tandem / bike de downhill / bike citadinas / bike de roda 20 / etc etc etc etc já vi de todo.

O espírito é fazer.

PARAGEM >>> Eu e nos grupos que tenho ido normalmente temos feito 2 paragem 1 em Sines junto as refinarias pois esta ai um cafezito junto a estrada / a outra tem sido a zona do Odeceixe ou na zona do Rogil isto das paragem é como cada um planeia a sua travessia.


Muita coisa escrita, algumas bem escrita e bons conselhos, outras é só conversa atrás do TC. ( boa Travessia Tróia & Sagres )

Mais nada a dizer.

E BONS TREINOS.

ESTÃO CONVIDADO PARA PARTICIPAR NO DIA 10 / 11 / 2013 NO AUDACE ESPICHE FÓIA ESPICHE.
 

caliman67

New Member
micropterus,boa noite,tenho adiado a ida a sagres,este ano psicologicamente estou decidido a ir,estou a fazer oque posso fisicamente,vamos combinar uns treinos «matinais» aos domingos,até breve
 

fonsecarlos

New Member
micropterus

Pela experiência que transmites, as tuas voltas de 140 kms não terás dificuldade em concluir a prova.

Experimenta juntar-te a um grupo nas voltas de fim de semana há vários no distrito e verás que é mais fácil circular em grupo.

Se o conseguires fazer também durante o percurso apenas o tempo invernal, chuva, frio poderá condicionar o sucesso.


Para além dos aspectos logísticos esse tem sido o maior obstáculo para me aventurar na participação.
 

micropterus

New Member
Faço 140 km, porém, o ritmo a partir dos 120km baixa...não faço 140km "com uma perna às costas"...mas daqui a dois meses, estou convicto de que vou melhorar, para fazer pelo menos 160km (century) sem qualquer tipo de problema, antes de me atirar de cabeça para os 200km! Também as condições meteorológicas, pesam na balança: Com vento forte de norte durante todo o percurso, largo imediatamente o computador e vou já agora!!:)
 

moshinho

Well-Known Member
Micropterus
Eu sou daqueles que ambiciono fazer o Tróia-Sagres mas provavelmente ainda não é este ano, porque tenho receio de não aguentar.
Só ainda fiz uma volta de 3 dígitos (109kms) e ia morrendo.
Contudo, vou tentar preparar-me para ir e gostaria de ir com vocês num ritmo mais lento.
 

moshinho

Well-Known Member
Barragem do Pego do Altar.
Ainda Segunda-Feira lá estive.
Vou pedalar praticamente todos os dias para essa estrada.
Amanhã vou fazer uma voltinha diferente das restantes.
Vou lá de manhã e ao fim do dia.
Tens de dizer qualquer coisa quando vieres aqui.
 

Diogo112

New Member
Olá Micropterus, desde já fico agradecido à referência à minha pessoa, no que toca ao espirito do tróia Sagres, a mim só me diz uma coisa deve ser feito em duas rodas sendo nós o motor apenas. O Tróia Sagres não é nada do outro mundo, assim como o havia interiorizado, faz-se bem sem dificuldades de maior pois as dificuldades estão circunscritas a 63km a 20 e poucos kms antes do final, onde se passa um sobe e desce constante, mas até chegares aí já está devorado quase todo o caminho.

Convém ter alguma preparação fisica, levar o corpo não ao extremo, mas a um ritmo onde consigamos estar a pedalar sem problemas durante 7 a 9 horas, o treino é essencial, mas se fazes voltas de 130 a 140km, aguentas bem.

As rodas que vais usar só têm interesse se levares btt, aí o pneu cardado perde claramente para os demais, na fininha tanto faz que sejam umas mavic aksium, cosmic, shimano rs-10 ou dura-ace é indiferente, pois és tu que pões o veículo em marcha tudo o resto não importa, apenas importa estares consciente do teu limite e sobrepores-te a ti mesmo, mas numa empreitada destas deves "ouvir" bem o teu corpo, pois é ele que te vai dar as indicações que são preciosas para poderes seguir.

Numa volta destas é essencial uma boa hidratação, alimentação e tudo o mais para que consiga vingar.

The last, but not the least, precisas de muita força psiquica para conseguires efetuar a volta, caso vás sozinho, a dois é tudo melhor, sempre se vão revezando e dando força um ao outro, eu fí-lo em solitário, não em autonomia total, quero tentar voltar a fazer, desta feita em solitário e autonomia total, vamos ver como correrá, mas também não é para já.

Havia feito uma promessa, caso concluísse o Tróia Sagres, que consistia em ir a Fátima de bicicleta, mas para esta volta tinha 2 objetivos (ir a Fátima de bicicleta, e voltar ao ponto de partida) e apenas consegui concretizar um, que foi chegar a fátima 131,5km feitos, quando me preparava para regressar fui ao chão e lixei um pulso, ainda fiz mais 100km, pois as dores e a reduzida mobilidade não me permitiram fazer mais, as pequenas irregularidades do asfalto e o passar de mudanças atrás foram um suplicio durante esses 100km, fiquei a 39km de terminar este segundo objectivo, mas irá ser concluído em breve, pois não gosto deixar nada por fazer, durante duas ou mais horas pedalei com 43ºC, ia torrando, nem com mais de 5 litros de água consegui hidratar bem.

Alverca - Fátima - Alverca = 263km era o total da volta

Alverca - Fátima - Marinhais = 224km.

Muita força e bons treinos é o que te desejo, esperando ler o relato da tua odisseia do Tróia Sagres, votos de muitas e boas pedaladas!
 

micropterus

New Member
ok...obrigado pela resposta...
Eu não tenho como comparar, pois sempre tive rodas (e bikes), na casa dos 500kg:)...mais coisa menos coisa...mas pela lógica (e já agora pelas leis da física também), se as rodas forem mais leves, teremos de fazer menos esforço (muito pouco é certo) para deslocar a bicicleta, traduzindo-se numa maior velocidade (mais X de média)...ou não?! É um mito, essa história das rodas mais leves (mavic's, fulcrum e etc...) permitirem uma maior velocidade...é que se é treta, se é só para a bike ficar mais "pipi", não largo dinheiro nenhum...
Os comentários dos users duchene e justo, foram desfavoráveis no q respeita, á minha ideia, de usar rodas mais leves das que tenho (as minhas pesam 2459gr...eheh) e de me concentrar mais no treino. E agora dizes que tanto faz as rodas que usemos na fininha...oppsss
Ainda hoje de manhã fui dar uma volta com mais 3 camaradas, que tinham rodas mais leves das que eu tenho na bike (mavic's) e tanto os acompanhei sem dificuldade, como durante parte do percurso (tanto com subidas como a rolar) dei o peito ao vento. No final da volta perguntei a um deles (que tinha umas ksyrium elite) se tinha notado um aumento nas suas médias habituais, contudo e mesmo com alguma insistência da minha parte, as respostas foram sempre evasivas..."não tem bem a haver com velocidade..." "...é um rolar diferente..." "vê lá o peso da roda..."...etc e tal...
Não descuro o treino, sabendo como é óbvio, que sem treino não há rodas que safem ninguém...mas lá que gostava de ir um bocadinho mais depressa, à conta das leis da física (leia-se, umas boas rodas)...isso gostava...
Então mas afinal, isso das rodas mais leves é treta?!...Vocês já estão a arranjar maneira de eu poupar algum dinheiro eheh
Não há pessoal no fórum que tenha notado, com uma mudança (para melhor) de rodas, um aumento nas suas médias???
Se há, notaram um aumento de quê...1km/h, 2km/h, 3km/h...?
ok...não façam contas de quanto tempo é que eu pouparia num percurso de 200km(pois essas já eu as fiz eheh),e que não vale a pena e que não se encaixa no espírito to TC...mas o que é que querem...é uma maluqueira minha...andar o mais depressa que posso...
Alguém me diga se aumentou ou não as suas médias com rodas novas...e não deêm respostas evasivas...please:rolleyes:

p.s.- ok moshinho, quando passar pela tua zona apito
 

iMiguel

Active Member
Caro micropterus, se não houver pernas garanto-te que a bike não anda. Se o peso pode minimizar um pouco o esforço exercido pela bike, pode! Mas sem treino sem nada, não vamos a lado nenhum.

Se queres fazer o Troia-Sagres, arrisca! Tentar não custa. Ir no nosso ritmo, apreciar as paisagens, e quando deres por ti já tas em Sagres.
 

Jusko

New Member
Não podemos dizer que as rodas não fazem diferença, porque é obvio que fazem...mas nem sempre fazer o bem que imaginamos e muitas vezes o beneficio é mais psicologico que outra coisa. Por exemplo.
Eu para fazer um Tróia-Sagres preferia as minhas RS10 mais pesadas que uma Ksyrium xpto.

Quem tem € e quer ter uma bike toda pi-pi mesmo que depois ande a reboque, força...comprem tudo xpto, eu apoio e até estamos a ajudar o país neste tempo de crise.

Agora! Se andamos a esticar os tostões, para meter um Dura Ace, Ultegra, e uma rodas xpto não sei das quantas...aqui já não vejo necessidade.

E depois faz-me confusão pessoal que nada em terreno plano, comprar rodas de montanha...
 

fernandes_85

Well-Known Member
Em Setembro de 2011 comprei a minh a 1a bike (BTT) e em Dezembro estava a por-me à estrada para o Tróia-Sagres...Encarei aquilo como um desafio, fiz cerca de 9h de caminho e lá cheguei ao destino (ja de noite)...Aquilo não é para heróis, qualquer pessoa o faz, é preciso é estar consciente que tem de meter 1 ritmo que dê para chegar a Sagres e alimentar-se bem durante o esforço.

Ja agora, como sou da zona sul e vejo muita gente fascinada com ligações Lisboa-Sul, permitam-me deixarvos uma sugestão que em minha opinião é bem superior ao percurso do tróia Sagres. Estou a falar de fazer a N2 (que para quem nao sabe é 1 estrada património que liga Faro a Chaves) no troço entre Almodôvar- Alportel que acho simplesmente espetacular....bom piso, pouco trânsito, paisagem brutal
 

Diogo112

New Member
Micropterus, sim as rodas fazem diferença, se dizes que as tuas rodas pesam cerca de 2,5kg, sim sem duvida que fará diferença, melhoras a média cerca de 1 a 2km/h, para tal deves também equacionar mais factores, tais como a relação de transmissão o peso do quadro em suma todo o conjunto, só por si as rodas não são o factor mais preponderante, para o tróia sagres eu tinha uma pedaleira compacta e troquei o prato de 34 por um de 36, só para moer menos nas subidas porque as minhas pernas passam sem dificuldades aquelas serranias que irás encontrar, se fazes 130 a 140km treinas com regularidade, fazes o TS com uma perna às costas, vai sem receio!

cumps Diogo
 

Diogo112

New Member
Em Setembro de 2011 comprei a minh a 1a bike (BTT) e em Dezembro estava a por-me à estrada para o Tróia-Sagres...Encarei aquilo como um desafio, fiz cerca de 9h de caminho e lá cheguei ao destino (ja de noite)...Aquilo não é para heróis, qualquer pessoa o faz, é preciso é estar consciente que tem de meter 1 ritmo que dê para chegar a Sagres e alimentar-se bem durante o esforço.

Ja agora, como sou da zona sul e vejo muita gente fascinada com ligações Lisboa-Sul, permitam-me deixarvos uma sugestão que em minha opinião é bem superior ao percurso do tróia Sagres. Estou a falar de fazer a N2 (que para quem nao sabe é 1 estrada património que liga Faro a Chaves) no troço entre Almodôvar- Alportel que acho simplesmente espetacular....bom piso, pouco trânsito, paisagem brutal

Essa estrada é a EN2, 750km de muita dor é desafio para vários dias, pois os troços mais complicados estão circunscritos aos 400km iniciais, eu conheço bem a estrada já a fiz de carro num dia ao acompanhar um rally de clássicos do ACP, Fernandes os kms na serra algarvia são lindos, mas a beleza maior dessa estrada para mim está entre Vila Real e a Sertã.
 

micropterus

New Member
Ok Diogo
Era isso que eu queria ouvir (1 a 2km/h)! ...A minha pergunta foi respondida!
É claro que existem muitos factores a ter em conta (tais como os que enumeraste), sendo o mais importante de todos o treino (e já agora...também a maneira como se treina...), mas sabe sempre bem, além da parte física, meter-lhe mais 1 ou2 km/h, à conta do material!
 

pratoni

Well-Known Member
acho que o factor mais importante de umas rodas mais leves nem é a média ser maior mas sim, o menor esforço para fazer a mesma média e, consequentemente, o menor cansaço acumulado ao fim dos 280 kms...
 
Status
Not open for further replies.
Top