• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

UCI World Tour 2018

jpacheco

Well-Known Member
@Wawando Temos que entender os GT como isso mesmo...provas de endurance de 3 semanas já de si desumanas. É uma prova de eliminação e desgaste em que no fim ganha o que está menos cansado :p Se calhar televisivamente só tem interesse o final é verdade. Pessoalmente gosto de ver tudo :D A dinâmica das provas de 1 semana e de poucos dias ou até as de 1 dia, as clássicas, já é outra historia, ha pouco tempo para fazer alguma coisa e toda a gente tenta fazer qualquer coisa.

Pode ser que a alteração para menos 1 elemento por equipa ajude a criar desequilíbrios?!
 
  • Like
Reactions: DMA

Wawando

Well-Known Member
@Wawando Temos que entender os GT como isso mesmo...provas de endurance de 3 semanas já de si desumanas. É uma prova de eliminação e desgaste em que no fim ganha o que está menos cansado :p Se calhar televisivamente só tem interesse o final é verdade. Pessoalmente gosto de ver tudo :D A dinâmica das provas de 1 semana e de poucos dias ou até as de 1 dia, as clássicas, já é outra historia, ha pouco tempo para fazer alguma coisa e toda a gente tenta fazer qualquer coisa.

Pode ser que a alteração para menos 1 elemento por equipa ajude a criar desequilíbrios?!
Atenção que eu adoro os GTs mas estava a referir-me ao facto dos Sprinters n estarem lá a fazer nada para as etapas de montanha (e o contrário tb, mas menos, claro!) e as etapas para Sprinteres serem uma seca monumental e as de montanha tb.
Com este modelo de bonificações intermedias do TDU a coisa parece mt mais dinâmica e como se viu, compensa quem investe nisso.
As etapas para Sprinters podiam ser de 40km a fundo em circuidos urbanos com sprints em todas as voltas que contavam com 3s, 2s, 1s. E o sprint final contar o dobro, por exemplo. Era a festa do Sprint hehehe e depois íam todos para casa em vez de se andarem a arrastar pelas montanhas a chegar fora de tempo...
Mas enfim, são divagações! Venham é as provas!!!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Atenção que eu adoro os GTs mas estava a referir-me ao facto dos Sprinters n estarem lá a fazer nada para as etapas de montanha (e o contrário tb, mas menos, claro!) e as etapas para Sprinteres serem uma seca monumental e as de montanha tb.
Com este modelo de bonificações intermedias do TDU a coisa parece mt mais dinâmica e como se viu, compensa quem investe nisso.
As etapas para Sprinters podiam ser de 40km a fundo em circuidos urbanos com sprints em todas as voltas que contavam com 3s, 2s, 1s. E o sprint final contar o dobro, por exemplo. Era a festa do Sprint hehehe e depois íam todos para casa em vez de se andarem a arrastar pelas montanhas a chegar fora de tempo...
Mas enfim, são divagações! Venham é as provas!!!!

Para isso tens as provas de pista sprint, scratch e etc... ha variantes para tudo. Se podia haver um GT só com montanhas? Se calhar. Se podia haver um GT só com Sprinters? Duvido. Ganhar a camisola verde, assim como a da montanha, seriam os pontos de interesse. Se houvesse pontos UCI?! ou mais pontos atribuídos a quem ganha essas camisolas se calhar haveria um apostar maior das equipas. Um sprinter chegar ao final e ganhar a camisola verde é de homem :D Não sei o que diga. Gosto dos moldes em que as coisas estão. Provavelmente brincava-se com a importância das camisolas e dos pontos atribuídos a essas camisolas pela UCI. As equipas gostam do pontos e precisam deles. Menos 1 ou 2 elementos por equipa daria espaço para haver mais uma equipa nos GT.

Divagar faz parte.
 

Bruso

Well-Known Member
EU gosto particularmente do modelo do TDU principalmente o facto das partidas todas da mesma cidade (centrando toda a logística num hub e retirando necessidade de deslocação). Isto é excelente para os fãs e para as equipas.
O que mudava: falta ali uma chegada mais dura para tornar as coisas mais interessantes. Ou na ausência de uma subida mais dura, fazer pelo menos mais uma etapa para trepadores como o ano passado.

Esta prova é particularmente dedicada aos Australianos é verdade mas eles nunca desiludem - consegues fazer um pelotão só de australianos com muita qualidade. A BMC e a EF'Drapac levaram 5 australianos cada!!

Para os restantes ciclistas é uma prova de abertura de época, e para começar a ganhar ritmo competitivo principalmente para trepadores. Para os sprinters já é uma prova com bastante interesse e que permite começar a época a amealhar vitórias WT (sprinter vive de vitórias em etapas).
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...e para somar km's em climas quentes, bem diferentes da meteorologia do resto da Europa em janeiro...
Da mesma forma que não é descabida, também, a escolha / participação massiva na Volta ao Algarve das equipas WORLD e PRO TOUR...
 

Bruso

Well-Known Member
Claro que não ou acham que as equipas WT vêm ao Algarve para ver as vistas ou devido à boa organização?
 

qwerAC

Well-Known Member
mas o percurso da volta ao algarve é muito mais interessante do que o percurso do tour down under... temos normalmente duas etapas para os trepadores, 1 contra-relógio e 2 etapas ao sprint mas que tem algumas dificuldades montanhosas pelo meio. A volta ao algarve é super interessante, é pena a falta de transmissão televisiva...
 

Bruso

Well-Known Member
mas o percurso da volta ao algarve é muito mais interessante do que o percurso do tour down under... temos normalmente duas etapas para os trepadores, 1 contra-relógio e 2 etapas ao sprint mas que tem algumas dificuldades montanhosas pelo meio. A volta ao algarve é super interessante, é pena a falta de transmissão televisiva...

Tão interessante que é que nem tem transmissão televisiva. Os patrocinadores das equipas é que adoram provas assim.
Não quero desvalorizar a prova mas também não a sobrevalorizem. Ao nível de percurso pode ser mais interessante que o TDU mas uma prova de ciclismo não vive só do percurso.
 

Bruso

Well-Known Member
Sim, sei que o ano passado e este ano vai haver mas o facto de todos os anos haver incerteza acerca da transmissão mostra alguma coisa.
 

qwerAC

Well-Known Member
Tão interessante que é que nem tem transmissão televisiva. Os patrocinadores das equipas é que adoram provas assim.
Não quero desvalorizar a prova mas também não a sobrevalorizem. Ao nível de percurso pode ser mais interessante que o TDU mas uma prova de ciclismo não vive só do percurso.
bruso vai lá ver o meu comentário outra vez. Eu disse que era interessante do ponto de vista do percurso apenas e só
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...mas o facto de todos os anos haver incerteza acerca da transmissão mostra alguma coisa.
... a única incerteza é o pagamento dessa transmissão, porque vontade sempre houve...

A Volta ao Algarve já foi televisionada no passado e demoraram cerca de 1 ano a pagar esse serviço, por isso é que a credibilidade é muito pouca e, quem presta esse serviço, não quer ficar a arder cerca de 300M€...
 

RTC

Moderador
Staff member
E depois temos a volta à Andaluzia. Praticamente na mesma altura onde têm participado as figuras de destaque das principais equipas. É natural que as TVs optem por lá.
Mas penso que ano após ano a volta ao Algarve tem ganho mais importancia.
 
Top